Início

Questões de Concursos Médico Clínico

Resolva questões de Médico Clínico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q684419 | Saúde Pública, Médico Clínico, IABAS RJ, IBADE, 2019

De acordo com a Portaria nº 399, de 22 de fevereiro de 2006, do Ministério da Saúde, uma das suas prioridades para o ano de 2006 foi elaborar e implantar uma Política Nacional sobre diversos pontos da área da Saúde, com ênfase na adoção de hábitos saudáveis por parte da população brasileira, de forma a internalizar a responsabilidade individual da prática de atividade física, regular a alimentação saudável e combater o tabagismo. As ações citadas se referem à:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q692891 | Medicina, Médico Clínico, IABAS RJ, IBADE, 2019

A alternativa que demonstra a melhor conduta diante do Infarto Agudo do Miocárdio sem Supra-ST é a seguinte: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q682545 | Medicina, Médico Clínico, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

Exenetide e liraglutide foram incorporados recentemente ao arsenal terapêutico para o diabetes mellitus. Não causam hipoglicemia, promovem perda de peso, retardam o esvaziamento gástrico e estimulam a secreção de insulina. Assinale a opção que indica o grupo de medicamentos a que essas substâncias pertencem. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q681313 | Medicina, Médico Clínico, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

Paciente do sexo masculino, 32 anos, é encaminhado ao serviço de emergência com história aguda de febre alta, mialgias e icterícia. As dosagens séricas de ureia e creatinina encontram-se aumentadas e o médico que o atende suspeita de leptospirose icterohemorrágica. Assinale a opção que indica o achado plasmático que apoia o diagnóstico desta hipótese diagnóstica. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q820431 | Legislação Federal, Lei 8142 1990, Médico Clínico, CEFET RJ, CESGRANRIO

Nos termos da Lei nº 8.142/1990, a Conferência de Saúde atua em cada esfera de governo e deve, com a representação de vários segmentos sociais, reunir-se a cada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q688715 | Medicina, Médico Clínico, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

Um homem de 65 anos tem história de dispneia aos esforços e expectoração diária há seis meses. É tabagista de 50 maços ano. No exame físico apresente redução do murmúrio vesicular com alguns sibilos ao final da expiração. Seu teste de função pulmonar apresenta FEV? de 4,5 L (60% do predito), capacidade vital forçada (CVF) de 2,3 L e a relação FEV?/CVF é de 0,65. Segundo os critérios GOLD para gravidade da obstrução ventilatória do portador de DPOC, sua alteração respiratória pode ser classificada como 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q681443 | Medicina, Médico Clínico, IABAS RJ, IBADE, 2019

Paciente, masculino, 30 anos, deu entrada no serviço de emergência, com palidez cutaneomucosa e fortes dores lombares a direita. Realizado Tomografia Computadorizada de Vias Urinárias, demonstrando ureterolitíase intramural direito.Aprovável substância que forma este cálculo ureteral é: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q822525 | Legislação Federal, Lei n 8080 1990 Lei Orgânica da Saúde, Médico Clínico, CEFET RJ, CESGRANRIO

Sr. Y é Governador do Estado Gama e pretende organizar o serviço de saúde de sua terra natal com padrões de primeiro mundo. De início, verifica qual a organização existente e procura mecanismos para sua atualização, bem como projeta um plano de cargos e salários para os integrantes da carreira de Saúde. Nos termos da Lei nº 8.080/1990, a direção do Sistema Único de Saúde é única, sendo exercida em cada esfera de governo pelo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q683973 | Medicina, Médico Clínico, IABAS RJ, IBADE, 2019

A patologia em que o mneumônico ABCDE (Assimetria, Bordas, Coloração, Diâmetro e Evolução) é usado como método diagnóstico é: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q683219 | Medicina, Médico Clínico, IABAS RJ, IBADE, 2019

Dentre os critérios de pontuação para a classificação de Child-Pugh de gravidade de doenças hepáticas, a opção NÃO correspondente é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q684282 | Medicina, Médico Clínico, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

Os esquemas terapêuticos atuais para a hepatite C apresentam alta eficácia e extrema segurança para os portadores desta doença. Conforme a orientação atualmente preconizada para o SUS, indique a associação que apresenta a melhor relação custo/benefício para pacientes sem tratamento prévio e com genótipo 1. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q688732 | Português, Médico Clínico, IABAS RJ, IBADE, 2019

Texto associado.
Leia o texto e responda às perguntas. 
Infestação de escorpiões no Brasil pode ser imparável 
A infestação de escorpião no Brasil é o exemplo perfeito de como a vida moderna se tornou imprevisível. É uma característica do que, no complexo campo de problemas, chamamos de um mundo “VUCA” (Volatility, uncertainty, complexity and ambiguity em inglês) – um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo. Escorpiões, como as baratas que eles comem, são u m a e s p é c i e i n c r i v e l m e n t e a d a p t á v e l . O número de pessoas picadas em todo o Brasil aumentou de 12 mil em 2000 para 140 mil no ano passado, de acordo com o Ministério da Saúde. A espécie que aterroriza os brasileiros é o perigoso escorpião amarelo, ou Tityus serrulatus. Ele se reproduz por meio do milagre da partenogênese, significando que um escorpião feminino simplesmente gera cópias de si mesma duas vezes por ano – nenhuma participação masculina é necessária. A infestação do escorpião urbano no Brasil é um clássico "problema perverso". Este termo, usado pela primeira vez em 1973, refere-se a enormes problemas sociais ou culturais como pobreza e guerra – sem solução simples ou definitiva, e que surgem na interseção de outros problemas. Nesse caso, a infestação do escorpião urbano no Brasil é o resultado de uma gestão inadequada do lixo, saneamento inapropriado, urbanização rápida e mudanças climáticas. No VUCA, quanto mais recursos você der para os problemas, melhor. Isso pode significar tudo, desde campanhas de conscientização pública que educam brasileiros sobre escorpiões até forças-tarefa exterminadoras que trabalham para controlar sua população em áreas urbanas. Os cientistas devem estar envolvidos. O sistema nacional de saúde pública do Brasil precisará se adaptar a essa nova ameaça. Apesar da obstinada cobertura da imprensa, as autoridades federais de saúde mal falaram publicamente sobre o problema do escorpião urbano no Brasil. E, além de alguns esforços mornos em nível nacional e estadual para treinar profissionais de saúde sobre o risco de escorpião, as autoridades parecem não ter nenhum plano para combater a infestação no nível epidêmico para o qual ela está se dirigindo. Temo que os escorpiões amarelos venenosos tenham reivindicado seu lugar ao lado de crimes violentos, tráfico brutal e outros problemas crônicos com os quais os urbanitas no Brasil precisam lidar diariamente.
* Hamilton Coimbra Carvalho é pesquisador em Problemas Sociais Complexos, na Universidade de São Paulo (USP). T e x t o a d a p t a d o d e R e v i s t a G a l i l e u ( h t t p s : / / r e v i s t a g a l i l e u . g l o b o . c o m / C i e n c i a / M e i o - Ambiente/noticia/2019/02/infestacao-de-escorpioes-no-brasilpode-ser-imparavel-diz-pesquisador.html
Observe o que se afirma nos itens a seguir e preencha os parênteses com (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para as afirmativas falsas.
I. A infestação de escorpiões no ambiente urbano brasileiro decorre exclusivamente de uma
política sanitária ineficaz. ( )
II. O crescimento do número de escorpiões no Brasil é um desafio para toda a sociedade. ( )
III. Há uma correlação direta entre recursos e eficácia no combate a problemas considerados
“perversos”. ( )
IV. A obstinada participação da imprensa prejudica o trabalho dos órgãos públicos sanitários. ( )
V. É insano aproximar a infestação de escorpiões de temas como o tratamento do lixo urbano e as variações climáticas. ( )
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q689572 | Medicina, Médico Clínico, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

Paciente do sexo masculino, 38 anos, com história de dor epigástrica, realiza endoscopia digestiva alta que revela a presença de úlcera duodenal. A presença de Helicobacer pylori é comprovada por biópsia. Assinale a opção que indica o tratamento para sua erradicação. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q820672 | Legislação Federal, Lei n 8080 1990 Lei Orgânica da Saúde, Médico Clínico, CEFET RJ, CESGRANRIO

Sr. X ocupa alto cargo na estrutura administrativa da República e vem a ser acometido de mal súbito em município situado no interior do Estado Delta. Dada sua alta hierarquia, tem o seu atendimento realizado com a máxima presteza, com ambulância de última geração, tendo ocupado imediatamente o único leito disponível no hospital para onde foi enviado, superando uma longa fila de pacientes em idêntica ou pior situação. Nos termos dos princípios que norteiam o Sistema Único de Saúde, regulados pela Lei nº 8.080/1990, a hipótese em tela revelaria confronto com o da(o)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q682072 | Medicina, Médico Clínico, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

Assinale a opção que apresenta o antimicrobiano mais indicado para o tratamento de infecções cutâneas comunitárias causadas por cepas de Staphylococcus auresus resistentes à meticlina ou oxacilina. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q681794 | Medicina, Médico Clínico, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

Homem de 35 anos procura unidade de pronto atendimento devido a edema em ambos os tornozelos e ganho de peso de 5 kg nos últimos dois meses. Sua pressão arterial é de 120/80mmHg e apresenta edema de membros inferiores bilateral até a metade das coxas. Exames laboratoriais: hemoglobina = 13,5g/dl; hematócrito = 40%; glicemia = 92mg/dl; creatinina = 1,1mg/dl; ureia = 42mg/dl; albumina sérica = 2,5g/dl; colesterol total = 285mg/dl; e triglicerídeos = 4450mg/dl; complemento sérico (C3 e C4) = dentro dos limites normais. O exame de urina apresentou proteinúria 4+, sedimento com duas hemácias/campo e cilindros hialinos. A relação proteína/creatinina, em uma amostra matinal de urina, foi de 6g/mg. O paciente foi submetido a uma biopsia renal. Assinale a opção que indica o achado mais provável desta biópsia. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q682356 | Português, Médico Clínico, IABAS RJ, IBADE, 2019

Texto associado.
Leia o texto e responda às perguntas. 
Infestação de escorpiões no Brasil pode ser imparável 
A infestação de escorpião no Brasil é o exemplo perfeito de como a vida moderna se tornou imprevisível. É uma característica do que, no complexo campo de problemas, chamamos de um mundo “VUCA” (Volatility, uncertainty, complexity and ambiguity em inglês) – um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo. Escorpiões, como as baratas que eles comem, são u m a e s p é c i e i n c r i v e l m e n t e a d a p t á v e l . O número de pessoas picadas em todo o Brasil aumentou de 12 mil em 2000 para 140 mil no ano passado, de acordo com o Ministério da Saúde. A espécie que aterroriza os brasileiros é o perigoso escorpião amarelo, ou Tityus serrulatus. Ele se reproduz por meio do milagre da partenogênese, significando que um escorpião feminino simplesmente gera cópias de si mesma duas vezes por ano – nenhuma participação masculina é necessária. A infestação do escorpião urbano no Brasil é um clássico "problema perverso". Este termo, usado pela primeira vez em 1973, refere-se a enormes problemas sociais ou culturais como pobreza e guerra – sem solução simples ou definitiva, e que surgem na interseção de outros problemas. Nesse caso, a infestação do escorpião urbano no Brasil é o resultado de uma gestão inadequada do lixo, saneamento inapropriado, urbanização rápida e mudanças climáticas. No VUCA, quanto mais recursos você der para os problemas, melhor. Isso pode significar tudo, desde campanhas de conscientização pública que educam brasileiros sobre escorpiões até forças-tarefa exterminadoras que trabalham para controlar sua população em áreas urbanas. Os cientistas devem estar envolvidos. O sistema nacional de saúde pública do Brasil precisará se adaptar a essa nova ameaça. Apesar da obstinada cobertura da imprensa, as autoridades federais de saúde mal falaram publicamente sobre o problema do escorpião urbano no Brasil. E, além de alguns esforços mornos em nível nacional e estadual para treinar profissionais de saúde sobre o risco de escorpião, as autoridades parecem não ter nenhum plano para combater a infestação no nível epidêmico para o qual ela está se dirigindo. Temo que os escorpiões amarelos venenosos tenham reivindicado seu lugar ao lado de crimes violentos, tráfico brutal e outros problemas crônicos com os quais os urbanitas no Brasil precisam lidar diariamente.
* Hamilton Coimbra Carvalho é pesquisador em Problemas Sociais Complexos, na Universidade de São Paulo (USP). T e x t o a d a p t a d o d e R e v i s t a G a l i l e u ( h t t p s : / / r e v i s t a g a l i l e u . g l o b o . c o m / C i e n c i a / M e i o - Ambiente/noticia/2019/02/infestacao-de-escorpioes-no-brasilpode-ser-imparavel-diz-pesquisador.html
Há dois momentos em que o autor inclui-se no texto. Pode-se perceber isso pelo emprego de: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q690723 | Medicina, Médico Clínico, IABAS RJ, IBADE, 2019

A Acantose Nigricans é um sinal cutâneo c a r a c t e r i z a d o p e l a h i p e r q u e r a t o s e d e hiperpigmentação cinzenta e espessa da pele. É (são) doença(s) associada(s) a esse sinal clínico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q686694 | Medicina, Médico Clínico, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

Mulher de 40 anos é atendida no serviço de emergência com dispneia de início súbito. Há dois dias observou aumento e dor na panturrilha direita, pouco tempo após ter retornado de viagem de longa duração ao exterior. Ao exame apresentava PA = 110/65mmHg; FC =116bpm; FR = 28rpm; saturação de O? ao ar ambiente de 92%. A ausculta pulmonar estava normal; havia dor à flexão dorsal do pé direito e a panturrilha desse lado apresentava maior diâmetro comparado à da esquerda. Em relação à utilização do exame dímero-D na investigação diagnóstica dessa paciente, assinale a afirmativa correta. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q694064 | Medicina, Médico Clínico, IABAS RJ, IBADE, 2019

A alternativa de representa a maior causa de taquiarritmias em atletas é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.