Início

Questões de Concursos Médico Clínico

Resolva questões de Médico Clínico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q684419 | Saúde Pública, Médico Clínico, IABAS RJ, IBADE, 2019

De acordo com a Portaria nº 399, de 22 de fevereiro de 2006, do Ministério da Saúde, uma das suas prioridades para o ano de 2006 foi elaborar e implantar uma Política Nacional sobre diversos pontos da área da Saúde, com ênfase na adoção de hábitos saudáveis por parte da população brasileira, de forma a internalizar a responsabilidade individual da prática de atividade física, regular a alimentação saudável e combater o tabagismo. As ações citadas se referem à:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q683219 | Medicina, Médico Clínico, IABAS RJ, IBADE, 2019

Dentre os critérios de pontuação para a classificação de Child-Pugh de gravidade de doenças hepáticas, a opção NÃO correspondente é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q681313 | Medicina, Médico Clínico, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

Paciente do sexo masculino, 32 anos, é encaminhado ao serviço de emergência com história aguda de febre alta, mialgias e icterícia. As dosagens séricas de ureia e creatinina encontram-se aumentadas e o médico que o atende suspeita de leptospirose icterohemorrágica. Assinale a opção que indica o achado plasmático que apoia o diagnóstico desta hipótese diagnóstica. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q820431 | Legislação Federal, Lei 8142 1990, Médico Clínico, CEFET RJ, CESGRANRIO

Nos termos da Lei nº 8.142/1990, a Conferência de Saúde atua em cada esfera de governo e deve, com a representação de vários segmentos sociais, reunir-se a cada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q682545 | Medicina, Médico Clínico, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

Exenetide e liraglutide foram incorporados recentemente ao arsenal terapêutico para o diabetes mellitus. Não causam hipoglicemia, promovem perda de peso, retardam o esvaziamento gástrico e estimulam a secreção de insulina. Assinale a opção que indica o grupo de medicamentos a que essas substâncias pertencem. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q692891 | Medicina, Médico Clínico, IABAS RJ, IBADE, 2019

A alternativa que demonstra a melhor conduta diante do Infarto Agudo do Miocárdio sem Supra-ST é a seguinte: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q688715 | Medicina, Médico Clínico, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

Um homem de 65 anos tem história de dispneia aos esforços e expectoração diária há seis meses. É tabagista de 50 maços ano. No exame físico apresente redução do murmúrio vesicular com alguns sibilos ao final da expiração. Seu teste de função pulmonar apresenta FEV? de 4,5 L (60% do predito), capacidade vital forçada (CVF) de 2,3 L e a relação FEV?/CVF é de 0,65. Segundo os critérios GOLD para gravidade da obstrução ventilatória do portador de DPOC, sua alteração respiratória pode ser classificada como 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q681794 | Medicina, Médico Clínico, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

Homem de 35 anos procura unidade de pronto atendimento devido a edema em ambos os tornozelos e ganho de peso de 5 kg nos últimos dois meses. Sua pressão arterial é de 120/80mmHg e apresenta edema de membros inferiores bilateral até a metade das coxas. Exames laboratoriais: hemoglobina = 13,5g/dl; hematócrito = 40%; glicemia = 92mg/dl; creatinina = 1,1mg/dl; ureia = 42mg/dl; albumina sérica = 2,5g/dl; colesterol total = 285mg/dl; e triglicerídeos = 4450mg/dl; complemento sérico (C3 e C4) = dentro dos limites normais. O exame de urina apresentou proteinúria 4+, sedimento com duas hemácias/campo e cilindros hialinos. A relação proteína/creatinina, em uma amostra matinal de urina, foi de 6g/mg. O paciente foi submetido a uma biopsia renal. Assinale a opção que indica o achado mais provável desta biópsia. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q822525 | Legislação Federal, Lei n 8080 1990 Lei Orgânica da Saúde, Médico Clínico, CEFET RJ, CESGRANRIO

Sr. Y é Governador do Estado Gama e pretende organizar o serviço de saúde de sua terra natal com padrões de primeiro mundo. De início, verifica qual a organização existente e procura mecanismos para sua atualização, bem como projeta um plano de cargos e salários para os integrantes da carreira de Saúde. Nos termos da Lei nº 8.080/1990, a direção do Sistema Único de Saúde é única, sendo exercida em cada esfera de governo pelo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q683973 | Medicina, Médico Clínico, IABAS RJ, IBADE, 2019

A patologia em que o mneumônico ABCDE (Assimetria, Bordas, Coloração, Diâmetro e Evolução) é usado como método diagnóstico é: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q681443 | Medicina, Médico Clínico, IABAS RJ, IBADE, 2019

Paciente, masculino, 30 anos, deu entrada no serviço de emergência, com palidez cutaneomucosa e fortes dores lombares a direita. Realizado Tomografia Computadorizada de Vias Urinárias, demonstrando ureterolitíase intramural direito.Aprovável substância que forma este cálculo ureteral é: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q820672 | Legislação Federal, Lei n 8080 1990 Lei Orgânica da Saúde, Médico Clínico, CEFET RJ, CESGRANRIO

Sr. X ocupa alto cargo na estrutura administrativa da República e vem a ser acometido de mal súbito em município situado no interior do Estado Delta. Dada sua alta hierarquia, tem o seu atendimento realizado com a máxima presteza, com ambulância de última geração, tendo ocupado imediatamente o único leito disponível no hospital para onde foi enviado, superando uma longa fila de pacientes em idêntica ou pior situação. Nos termos dos princípios que norteiam o Sistema Único de Saúde, regulados pela Lei nº 8.080/1990, a hipótese em tela revelaria confronto com o da(o)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q682192 | Medicina, Médico Clínico, IABAS RJ, IBADE, 2019

Paciente, 50 anos, sexo feminino, com melanose labial, realizou exame de colonoscopia demonstrando pólipos intestinais hamartomatosos em cólon transverso. Dentre as Polipóses Intestinais Familiares Hereditárias e origem genética, a alternativa para este caso é: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q684282 | Medicina, Médico Clínico, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

Os esquemas terapêuticos atuais para a hepatite C apresentam alta eficácia e extrema segurança para os portadores desta doença. Conforme a orientação atualmente preconizada para o SUS, indique a associação que apresenta a melhor relação custo/benefício para pacientes sem tratamento prévio e com genótipo 1. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q682072 | Medicina, Médico Clínico, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

Assinale a opção que apresenta o antimicrobiano mais indicado para o tratamento de infecções cutâneas comunitárias causadas por cepas de Staphylococcus auresus resistentes à meticlina ou oxacilina. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q689572 | Medicina, Médico Clínico, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

Paciente do sexo masculino, 38 anos, com história de dor epigástrica, realiza endoscopia digestiva alta que revela a presença de úlcera duodenal. A presença de Helicobacer pylori é comprovada por biópsia. Assinale a opção que indica o tratamento para sua erradicação. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q688732 | Português, Médico Clínico, IABAS RJ, IBADE, 2019

Texto associado.
Leia o texto e responda às perguntas. 
Infestação de escorpiões no Brasil pode ser imparável 
A infestação de escorpião no Brasil é o exemplo perfeito de como a vida moderna se tornou imprevisível. É uma característica do que, no complexo campo de problemas, chamamos de um mundo “VUCA” (Volatility, uncertainty, complexity and ambiguity em inglês) – um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo. Escorpiões, como as baratas que eles comem, são u m a e s p é c i e i n c r i v e l m e n t e a d a p t á v e l . O número de pessoas picadas em todo o Brasil aumentou de 12 mil em 2000 para 140 mil no ano passado, de acordo com o Ministério da Saúde. A espécie que aterroriza os brasileiros é o perigoso escorpião amarelo, ou Tityus serrulatus. Ele se reproduz por meio do milagre da partenogênese, significando que um escorpião feminino simplesmente gera cópias de si mesma duas vezes por ano – nenhuma participação masculina é necessária. A infestação do escorpião urbano no Brasil é um clássico "problema perverso". Este termo, usado pela primeira vez em 1973, refere-se a enormes problemas sociais ou culturais como pobreza e guerra – sem solução simples ou definitiva, e que surgem na interseção de outros problemas. Nesse caso, a infestação do escorpião urbano no Brasil é o resultado de uma gestão inadequada do lixo, saneamento inapropriado, urbanização rápida e mudanças climáticas. No VUCA, quanto mais recursos você der para os problemas, melhor. Isso pode significar tudo, desde campanhas de conscientização pública que educam brasileiros sobre escorpiões até forças-tarefa exterminadoras que trabalham para controlar sua população em áreas urbanas. Os cientistas devem estar envolvidos. O sistema nacional de saúde pública do Brasil precisará se adaptar a essa nova ameaça. Apesar da obstinada cobertura da imprensa, as autoridades federais de saúde mal falaram publicamente sobre o problema do escorpião urbano no Brasil. E, além de alguns esforços mornos em nível nacional e estadual para treinar profissionais de saúde sobre o risco de escorpião, as autoridades parecem não ter nenhum plano para combater a infestação no nível epidêmico para o qual ela está se dirigindo. Temo que os escorpiões amarelos venenosos tenham reivindicado seu lugar ao lado de crimes violentos, tráfico brutal e outros problemas crônicos com os quais os urbanitas no Brasil precisam lidar diariamente.
* Hamilton Coimbra Carvalho é pesquisador em Problemas Sociais Complexos, na Universidade de São Paulo (USP). T e x t o a d a p t a d o d e R e v i s t a G a l i l e u ( h t t p s : / / r e v i s t a g a l i l e u . g l o b o . c o m / C i e n c i a / M e i o - Ambiente/noticia/2019/02/infestacao-de-escorpioes-no-brasilpode-ser-imparavel-diz-pesquisador.html
Observe o que se afirma nos itens a seguir e preencha os parênteses com (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para as afirmativas falsas.
I. A infestação de escorpiões no ambiente urbano brasileiro decorre exclusivamente de uma
política sanitária ineficaz. ( )
II. O crescimento do número de escorpiões no Brasil é um desafio para toda a sociedade. ( )
III. Há uma correlação direta entre recursos e eficácia no combate a problemas considerados
“perversos”. ( )
IV. A obstinada participação da imprensa prejudica o trabalho dos órgãos públicos sanitários. ( )
V. É insano aproximar a infestação de escorpiões de temas como o tratamento do lixo urbano e as variações climáticas. ( )
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q690723 | Medicina, Médico Clínico, IABAS RJ, IBADE, 2019

A Acantose Nigricans é um sinal cutâneo c a r a c t e r i z a d o p e l a h i p e r q u e r a t o s e d e hiperpigmentação cinzenta e espessa da pele. É (são) doença(s) associada(s) a esse sinal clínico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q682356 | Português, Médico Clínico, IABAS RJ, IBADE, 2019

Texto associado.
Leia o texto e responda às perguntas. 
Infestação de escorpiões no Brasil pode ser imparável 
A infestação de escorpião no Brasil é o exemplo perfeito de como a vida moderna se tornou imprevisível. É uma característica do que, no complexo campo de problemas, chamamos de um mundo “VUCA” (Volatility, uncertainty, complexity and ambiguity em inglês) – um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo. Escorpiões, como as baratas que eles comem, são u m a e s p é c i e i n c r i v e l m e n t e a d a p t á v e l . O número de pessoas picadas em todo o Brasil aumentou de 12 mil em 2000 para 140 mil no ano passado, de acordo com o Ministério da Saúde. A espécie que aterroriza os brasileiros é o perigoso escorpião amarelo, ou Tityus serrulatus. Ele se reproduz por meio do milagre da partenogênese, significando que um escorpião feminino simplesmente gera cópias de si mesma duas vezes por ano – nenhuma participação masculina é necessária. A infestação do escorpião urbano no Brasil é um clássico "problema perverso". Este termo, usado pela primeira vez em 1973, refere-se a enormes problemas sociais ou culturais como pobreza e guerra – sem solução simples ou definitiva, e que surgem na interseção de outros problemas. Nesse caso, a infestação do escorpião urbano no Brasil é o resultado de uma gestão inadequada do lixo, saneamento inapropriado, urbanização rápida e mudanças climáticas. No VUCA, quanto mais recursos você der para os problemas, melhor. Isso pode significar tudo, desde campanhas de conscientização pública que educam brasileiros sobre escorpiões até forças-tarefa exterminadoras que trabalham para controlar sua população em áreas urbanas. Os cientistas devem estar envolvidos. O sistema nacional de saúde pública do Brasil precisará se adaptar a essa nova ameaça. Apesar da obstinada cobertura da imprensa, as autoridades federais de saúde mal falaram publicamente sobre o problema do escorpião urbano no Brasil. E, além de alguns esforços mornos em nível nacional e estadual para treinar profissionais de saúde sobre o risco de escorpião, as autoridades parecem não ter nenhum plano para combater a infestação no nível epidêmico para o qual ela está se dirigindo. Temo que os escorpiões amarelos venenosos tenham reivindicado seu lugar ao lado de crimes violentos, tráfico brutal e outros problemas crônicos com os quais os urbanitas no Brasil precisam lidar diariamente.
* Hamilton Coimbra Carvalho é pesquisador em Problemas Sociais Complexos, na Universidade de São Paulo (USP). T e x t o a d a p t a d o d e R e v i s t a G a l i l e u ( h t t p s : / / r e v i s t a g a l i l e u . g l o b o . c o m / C i e n c i a / M e i o - Ambiente/noticia/2019/02/infestacao-de-escorpioes-no-brasilpode-ser-imparavel-diz-pesquisador.html
Há dois momentos em que o autor inclui-se no texto. Pode-se perceber isso pelo emprego de: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q407632 | Direito Administrativo, Parte Geral, Médico Clínico, CEFET RJ, CESGRANRIO

Sr. W é servidor público federal, atuando no município Alfa e resolve postular sua transferência para o município Beta, tendo em vista que pretende permanecer mais tempo na companhia de sua mãe, sendo filho único, solteiro e não pretendendo contrair núpcias em curto ou médio prazos. Nos termos da Lei nº 8.112/1990, esse ato de transferência é denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.