Início

Questões de Concursos Médico Clínico Geral

Resolva questões de Médico Clínico Geral comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


281Q214185 | Medicina, Médico Clínico Geral, Polícia Militar RO, FUNCAB

Presença de T4 livre elevado, TSH suprimido e captação de iodo reduzida na cintilografia são compatíveis com o diagnóstico de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

282Q213841 | Medicina, Médico Clínico Geral, Polícia Militar RO, FUNCAB

Paciente masculino, de 26 anos, apresenta quadro de candidíase oral, emagrecimento e pneumonia. Seu Anti-HIV teve resultado positivo, e sua contagem de células CD4 é de 30 células/mm3. Seu médico decidiu iniciar fluconazol, azitromicina, sulfametoxazol+trimetoprima, lamivudina, zidovudina e efavirenz. Após uma semana de utilização das medicações, o paciente diz ter pesadelos freqüentes. Entre as drogas em uso, aquela responsável por esse tipo de sintoma é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

283Q214177 | Medicina, Médico Clínico Geral, TJ GO, FGV

O uso de trombolíticos na embolia pulmonar está indicado quando:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

284Q902590 | Medicina, Médico Clínico Geral, UFAM, COMVEST UFAM, 2024

Homem, 44 anos, obeso e hipertenso, com dores na panturrilha direita há 10 dias, associada com palpitações e dispneia há 48 horas. Ao exame físico apresenta os seguintes parâmetros: FC:110 bpm, PA:120 ×60 mmHg, FR: 34 irpm e SatO2:92% em ar ambiente. A principal hipótese diagnóstica desse paciente é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

285Q902591 | Psicologia, Transtornos relacionados a substâncias, Médico Clínico Geral, UFAM, COMVEST UFAM, 2024

Homem, 25 anos, solteiro, universitário e morando com os pais. Segundo informações de familiares (mãe e irmão), recentemente passou por situações estressantes (término de um namoro de seis anos e a perda do emprego) e tem o hábito de fumar maconha diariamente. O paciente vem apresentando sintomas como delírios, alucinações, pensamento e fala desorganizados, bem como comportamento motor estranho e inadequado (incluindo catatonia). A partir dessas informações, a hipótese diagnóstica desse paciente é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

287Q1051122 | Medicina, Clínica Médica Humana, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Uma paciente de 55 anos acaba de receber o laudo histopatológico da biópsia de mama. Ao ler o laudo você conclui por um câncer de mama associado ao tipo histológico mais comumente observado (responsável por 90 % dos casos).

De acordo com o caso descrito, é correto afirma que trata-se do carcinoma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

288Q990118 | Medicina, Intoxicações Exógenas, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Um paciente chegou ao hospital relatando ter sido picado em seu quintal por uma serpente conhecida como jararaca comum (Bothrops jararaca) e apresentando os seguintes sintomas:
- Dor e inchaço local (pé) - Manchas arroxeadas e sangramento no ferimento - Sangramento na gengiva - Urina escura.
O paciente levou fotos do animal, o que auxiliou na confirmação do acidente botrópico e início da conduta médica.
Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. Em seguida, marque a opção correspondente
( ) Na maioria dos casos, o diagnóstico é clínico, baseado nas manifestações apresentadas pelo paciente; o diagnóstico etiológico, quando há identificação do animal, é pouco frequente. Na ausência de alterações clínicas, o paciente deve ser mantido em observação por 6 a 12 horas seguintes ao acidente.
( ) O hemograma pode auxiliar no diagnóstico através de achado de leucocitose, neutrofilia com desvio para a esquerda e plaquetopenia. O sumário de urina pode apresentar hematúria, leucocitúria e proteinúria.
( ) O soro ou antiveneno deve ser específico para cada tipo de acidente. A soroterapia deve ser realizada o mais rapidamente possível e o número de ampolas depende do tipo e da gravidade do acidente, sendo a via de administração endovenosa.
( ) Hidratação endovenosa deve ser iniciada precocemente para prevenir a insuficiência renal aguda.
( ) Para a administração de soro Antibotrópico, geralmente são indicadas de 2 a 4 ampolas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

289Q986562 | Medicina, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Paciente de 70 anos, sem patologias prévias, apresenta lesão hipocrômica em região anterior de membro superior direito. Durante avaliação médica, nota-se ausência de sensibilidade térmica e dolorosa na região da lesão, sem alterações na sensibilidade tátil.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o diagnóstico e o possível desdobramento frente a vigilância epidemiológica neste caso.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

290Q1083402 | Medicina, Médico da Família, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Olivedos PB, CPCON, 2025

Durante a consulta de rotina, o médico de família observa que uma criança de 2 anos não possui registro completo das vacinas do calendário nacional. Considerando as diretrizes do Ministério da Saúde e da Atenção Primária à Saúde (APS), como melhor proceder visando aos cuidados com a saúde da criança, especificamente acerca da vacinação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

291Q976272 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Vinhedo SP, Avança SP, 2025

Júlio, 4 anos, com esquema vacinal incompleto, apresentou quadro inicial de febre, dor de garganta, vômitos, diarreia, espasmos musculares e rigidez de nuca. Após alguns dias, desenvolveu paralisia flácida de surgimento agudo, com diminuição ou abolição de reflexos tendinosos. O exame laboratorial detectou a presença de poliovírus nas fezes da criança. Considerando o quadro clínico apresentado, e apenas as alternativas abaixo, qual é o diagnóstico mais provável?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

292Q981435 | Medicina, Cardiologia, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Pedro Velho, FACET, 2025

A síndrome de choque é uma condição crítica que reflete a incapacidade do sistema cardiovascular de manter a perfusão tecidual adequada, levando a disfunções orgânicas progressivas e, muitas vezes, à morte. Diversos tipos de choque são descritos na literatura médica, cada um com etiologias e mecanismos distintos. Sobre a fisiopatologia e manejo da síndrome de choque, considere as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

293Q899271 | Medicina, Saúde da Mulher na Atenção Básica, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

A situação de saúde envolve diversos aspectos da vida, como a relação com o meio ambiente, o lazer, a alimentação e as condições de trabalho, moradia e renda. No caso das mulheres, os problemas são agravados pela discriminação nas relações de trabalho e a sobrecarga com as responsabilidades com o trabalho doméstico. Outras variáveis como raça, etnia e situação de pobreza realçam ainda mais as desigualdades. Nesse sentido, a atuação da atenção primária à saúde no atendimento às mulheres em situação de violência doméstica:

I. Não deve culpabilizar e não acelerar ou influenciar nas suas decisões, mantendo atitude isenta de julgamentos, atentando para os aspectos socioculturais, históricos e econômicos, e respeitando suas crenças e sistemas de valores morais.
II. Deve garantir uma possibilidade de escuta, acolhimento e atendimento que poderá potencializar o enfrentamento da situação de violência vivenciada, prevenindo outros danos e agravos.
III. Deve se limitar a tratar as lesões físicas das mulheres vítimas de violência doméstica, sem se envolver em questões psicológicas ou sociais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

294Q1042413 | Medicina, Ginecologia e Obstetrícia, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

No Brasil, a triagem neonatal do hipotireoidismo congênito (HC), é feita pela medida do TSH em amostra de sangue coletada em papel de filtro - constituindo uma das avaliações do teste do pezinho.

O Programa Nacional de Triagem Neonatal, a fim de minimizar um excesso de resultados falso-positivos, preconiza que a triagem do HC deve ser realizada nas crianças a termo e aparentemente saudáveis
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

295Q899275 | Medicina, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

Patologia genética e neurodegenerativa, clinicamente caracterizada pela tríade: coreia, alterações psiquiátricas e declínio cognitivo. Sua etiologia está relacionada a uma expansão instável do trinucleotídeo CAG (citosina-adenina-guanina) no gene HD que codifica uma proteína, localizada no braço curto no cromossomo 4 e que, por sua vez, associa-se com a função efetiva no transporte de vesículas intracelulares. A mutação dessa proteína leva à formação de agregados citoplasmáticos que causariam degeneração axonal, levando à sintomatologia vista na doença. Trata-se corretamente da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

296Q1051121 | Medicina, Clínica Médica Humana, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A equipe de uma unidade básica de saúde organiza um seminário sobre o rastreamento do Câncer de Mama.

Com relação ao tema, avalie os fatores de risco de natureza hormonal listados a seguir.

I. Menarca precoce. II. Nuliparidade. III. Idade da primeira gestação a termo acima dos 30 anos. IV. Menopausa tardia.

Assinale:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

297Q990123 | Medicina, Choque e Parada Cardiorrespiratória, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

É sabido que pacientes que sofrem uma parada cardiorrespiratória e recebem reanimação cardíaca imediata podem dobrar e até triplicar a chance de sobrevivência. Nessa perspectiva, a reanimação cardiopulmonar (RCP) é uma sequência organizada de ações, em resposta a uma parada cardíaca.
Sobre as técnicas de RCP para profissionais de saúde, qual a conduta no caso de RCP em adulto e com apenas um socorrista?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

298Q994236 | Português, Sintaxe, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Acrelândia AC, IBADE, 2022

Texto associado.

Texto.

AFINIDADE

Afinidade é um dos poucos sentimentos que resistem a todo e qualquer tempo. A afinidade não é o mais brilhante, mas o mais sutil, delicado e penetrante dos sentimentos.

É o mais independente. Não importa o tempo, a ausência, os adiamentos, as distâncias, as impossibilidades.

Quando realmente há afinidade, qualquer reencontro retoma a relação no exato ponto em que foi interrompido. Retoma também o diálogo, a conversa, o afeto.

Afinidade é não haver tempo mediando a vida.

É uma vitória do adivinhado sobre o real. Do subjetivo para o objetivo. Do permanente sobre o passageiro. Do básico sobre o superficial.

É muito raro ter afinidade.

Mas quando existe não se precisa de códigos verbais para se expressar.

Existia antes do conhecimento, irradia durante e permanece depois que as pessoas deixaram de estar juntas.

O que você tem dificuldade de expressar a um afim, sai simples e claro diante de alguém com quem você tem afinidade.

Afinidade é ficar longe pensando parecido a respeito dos mesmos fatos que impressionam, comovem ou mobilizam.

É ficar conversando sem trocar palavras.

Afinidade é jamais "sentir por".

Quem "sente por", confunde afinidade com masoquismo, mas quem "sente com", avalia sem se contaminar.

(...)

Compreende sem ocupar o lugar do outro.

Aceita para poder questionar.

Quem não tem afinidade, questiona por não aceitar.

Afinidade é ter perdas semelhantes e iguais esperanças.

É conversar no silêncio, tanto nas possibilidades exercidas quanto das impossibilidades vividas.

Afinidade é retornar à relação no ponto em que parou sem lamentar o tempo de separação.

Porque tempo e separação nunca existiram.

Foram apenas oportunidades dadas ou tiradas pela vida, para que a maturação comum pudesse se dar.

E para que cada pessoa pudesse e possa ser, cada vez mais a expressão do outro sob a forma ampliada do eu individual aprimorado.

Do livro: "Alguém que já não fui" Artur da Távola, pseudônimo de Paulo Alberto Moretzsohn Monteiro de Barros - Adaptado Fonte: https://www.contandohistorias.com.br/cgi-bin/ch.cgi

As normas de concordância verbal, considerado o padrão da norma culta, estão plenamente observadas no trecho “Afinidade é ficar longe pensando parecido a respeito dos mesmos fatos que impressionam, comovem ou mobilizam”, assim como na alternativa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

299Q1083403 | Medicina, Clínica Médica Humana, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Olivedos PB, CPCON, 2025

Mulher, 52 anos, relata dificuldade para iniciar o sono e acorda várias vezes durante a noite nos últimos 3 meses. Refere cansaço diurno, irritabilidade e dificuldade de concentração no trabalho. Nega uso de medicamentos, álcool ou substâncias estimulantes recentes. Relata estresse familiar.

Acerca da conduta frente à insônia na Atenção Primária à Saúde (APS), é CORRETO afirmar que compete ao médico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

300Q987983 | Medicina, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Os distúrbios hidroeletrolíticos constituem-se em eventos extremamente comuns na prática médica pediátrica, principalmente em situações de emergência, quando, dependendo da magnitude, podem representar risco de vida ou de sequelas para o paciente. A desidratação, independentemente da etiologia, tem sua importância definida pela intensidade das perdas líquidas (1º, 2º e 3º graus) e pela proporção de perdas salinas em relação à perda de água (isotônica, hipotônica e hipertônica), devendo ser corretamente caracterizada, de modo a orientar um tratamento adequado.
Que tipo de distúrbio se caracteriza pelo risco de arritmias cardíacas e, portanto, requer atenção especial e tratamento cuidadoso?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.