Início

Questões de Concursos Médico Clínico Geral

Resolva questões de Médico Clínico Geral comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


321Q987986 | Medicina, Neurologia, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Na atuação em emergências neurológicas, os médicos devem estar familiarizados com diversos protocolos que visam garantir um atendimento rápido, preciso e eficiente. Tais protocolos são essenciais para realizar o diagnóstico correto, estabilizar o paciente e encaminhá-lo para tratamento especializado.
No caso de emergências neurológicas decorrentes de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), existem protocolos específicos. A opção que aborda uma conduta para o caso mencionado anteriormente é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

322Q987988 | Medicina, Hematologia, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

A deficiência causa anemia megaloblástica, danos à substância branca da medula espinhal e encéfalo e neuropatia periférica. O diagnóstico se faz pela medida plasmática e o teste de Schilling ajuda a determinar a etiologia. Em idosos, a absorção inadequada mais comumente resulta da diminuição da secreção ácida.
A qual quadro clínico corresponde essa caracterização?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

323Q976274 | Medicina, Hematologia, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Vinhedo SP, Avança SP, 2025

Joana, 15 anos, procurou atendimento médico devido a cansaço generalizado, falta de apetite, palidez de pele e mucosas (parte interna do olho, gengivas). Após avaliação clínica e exames laboratoriais, foi constatado que seus níveis de hemoglobina estavam abaixo do normal.

Considerando o quadro clínico apresentado, e apenas as alternativas abaixo, qual é o diagnóstico mais provável?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

324Q990121 | Medicina, Pneumologia, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Infecção comunitária se refere a qualquer infecção adquirida na comunidade, isto é, em oposição àquelas adquiridas em instituições de saúde (infecção hospitalar). Portanto, a infecção é classificada como adquirida na comunidade se o paciente não esteve recentemente em instituições de saúde ou não esteve em contato com alguém que esteve recentemente em instituições de saúde. Levando em conta esse conceito, a pneumonia bacteriana pode comportar-se como uma infecção comunitária.
Considerando que onda de pneumonia bacteriana já era prevista depois da pandemia de covid, segundo OMS, tendo em vista o período de isolamento pela pandemia do coronavírus, analise as informações:
I. O diagnóstico da pneumonia bacteriana é feito pelo pneumologista ou clínico geral através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde e exame físico ao solicitar a pessoa para inspirar e expirar, enquanto ausculta os pulmões com um estetoscópio, para verificar se existem ruídos durante a respiração. Para confirmar o diagnóstico, o médico deve solicitar um raio X de tórax ou tomografia computadorizada.
II. A principal bactéria responsável por esse tipo de pneumonia é Streptococcus pneumoniae, no entanto outras bactérias podem também levar ao desenvolvimento dessa infecção, sendo importante que seja identificada para que o melhor tratamento seja indicado pelo médico.
III. A pneumonia bacteriana é transmitida através da água e de alimentos contaminados.
IV. Os sintomas mais comuns de pneumonia bacteriana são: Tosse seca ou tosse com catarro contendo muco, pus ou sangue; Febre alta, acima de 39º; Calafrios ou suor excessivo; Dificuldade para respirar ou falta de ar; Dor no peito ao tossir ou respirar; Náuseas ou vômitos; Mal-estar geral; Cansaço excessivo.
Estão corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

325Q1042409 | Medicina, Clínica Médica Humana, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

O Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Tabagismo foi atualizado em março/2020. Em uma unidade básica de saúde o Teste de Fagerström foi realizado em todos os pacientes adultos tabagistas.

Em relação a esse teste, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

326Q1051127 | Medicina, Legislação Profissional do Médico, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

De acordo com o Capítulo VIII – Remuneração Profissional, do Código de Ética Médica/2019, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) É vedado o exercício mercantilista da Medicina.
( ) É vedado ao médico subordinar os honorários ao resultado do tratamento ou à cura do paciente.
( ) É vedado ao médico incluir nomes de profissionais que participaram do ato médico para efeito de cobrança de honorários.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

327Q1051133 | Medicina, Pneumologia, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Em acordo com o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas Asma/2023, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

328Q976263 | Saúde Pública, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Vinhedo SP, Avança SP, 2025

A notificação compulsória é a comunicação obrigatória à autoridade de saúde, realizada pelos médicos, profissionais de saúde ou responsáveis pelos estabelecimentos de saúde, públicos ou privados, sobre a ocorrência de suspeita ou confirmação de doença, agravo ou evento de saúde pública. Em relação à notificação compulsória, analise os itens a seguir e assinale a alternativa correta:

I – A ocorrência de óbitos por Dengue deve ser notificada de forma imediata, no prazo de até 24 horas, ao Ministério da Saúde (MS), Secretaria Estadual de Saúde (SES) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
II – Os casos de Botulismo devem ser notificados semanalmente ao Ministério da Saúde (MS).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

329Q990117 | Medicina, Distúrbios Nutricionais, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Uma paciente de 69 anos deu entrada no Pronto Atendimento do hospital apresentando dor no peito (angina), falta de ar e um inchaço considerável dos pés. Além disso, encontra-se em sobrepeso e tem histórico clínico de diabetes e hipertensão.
O exame físico apresentou o seguinte resultado:
Regular estado geral, corada, hidratada, afebril, anictérica, acianótica, sem turgência jugular, edemas ou linfonodomegalias. PA 120×70 mmHg; FC 83 bpm; FR 17 irpm; SatO2 92%. Ritmo cardíaco regular, com bulhas cardíacas hipofonéticas, com sopro diastólico em foco de base. Tórax simétrico, com expansibilidade preservada. Murmúrio vesicular presente em ambos hemitóraces, sem ruídos adventícios. Abdome plano, flácido, sem lesões ou herniações. Timpânico, com ruídos hidroaéreos normais. Indolor à palpação superficial e profunda. Pulsos palpáveis e simétricos. Ausência de cianose e edema. Tempo de enchimento capilar < 2 segundos. Pulsos palpáveis e simétricos.
Quanto aos exames complementares, obteve-se o seguinte resultado:
Hemograma, glicemia e função renal sem alterações Na: 130 mmol/L (VR: 135-145 mmol/L) K: 4,2 mmol/L (VR: 3,5-5,5 mmol/L) CKMB: 8,0 ng/ml (VR: < 5,0 ng/ml) Troponina: 4,3 ng/ml (VR: < 0,04 ng/ml)
CATETERISMO: Circulação coronariana com padrão obstrutivo triarterial: CD com lesão 90% terço médio; DA com lesão de 99% terço médio; CX com múltiplas lesões, sendo a mais importante 90% do terço médio.
A partir desse histórico, qual é o diagnóstico sugestivo desse caso clínico?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

330Q986561 | Medicina, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Você está atendendo um paciente que vive com HIV/Aids e apresenta contagem de células CD4 menor que 200. Ele não tem conhecimento do seu estado vacinal e nenhum registro disponível.
Assinale a alternativa que apresenta uma vacina contraindicada para o paciente em questão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

331Q1042412 | Medicina, Gastroenterologia, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Uma paciente gestante portadora crônica do vírus da hepatite B, com elevada carga viral, apresenta indicação de submeter-se ao tratamento antiviral.
Em um contexto de gestação, a droga de predileção é o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

332Q1051124 | Medicina, Clínica Médica Humana, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

O protocolo clínico e as diretrizes terapêuticas para manejo da infecção pelo HIV em adultos, foi atualizado em outubro de 2023.
Um jovem médico observa que, a despeito de algumas atualizações, na ausência de contraindicações ou intolerâncias, o esquema preferencial para início do tratamento continua sendo a associação de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

333Q987984 | Medicina, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

A administração de fluidos é algo muito comum na prática clínica, sobretudo no período perioperatório.
Qual a conduta no caso de Hipovolemia não hemorrágica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

334Q976273 | Medicina, Oncologia, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Vinhedo SP, Avança SP, 2025

Jerusa, 52 anos, percebeu recentemente o aparecimento de um nódulo na mama direita, que é duro, irregular e indolor. Além disso, notou inversão do mamilo, áreas avermelhadas (hiperemia) e descamação na região do mamilo. Considerando esses sinais e sintomas, qual é o tipo de câncer mais provável?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

335Q895676 | Psiquiatria, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

Indique qual dos seguintes achados clínicos é característico do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), uma neurose que se manifesta por pensamentos obsessivos e comportamentos compulsivos, e qual tratamento medicamentoso é comumente utilizado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

336Q994240 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Acrelândia AC, IBADE, 2022

Texto associado.

Texto.

AFINIDADE

Afinidade é um dos poucos sentimentos que resistem a todo e qualquer tempo. A afinidade não é o mais brilhante, mas o mais sutil, delicado e penetrante dos sentimentos.

É o mais independente. Não importa o tempo, a ausência, os adiamentos, as distâncias, as impossibilidades.

Quando realmente há afinidade, qualquer reencontro retoma a relação no exato ponto em que foi interrompido. Retoma também o diálogo, a conversa, o afeto.

Afinidade é não haver tempo mediando a vida.

É uma vitória do adivinhado sobre o real. Do subjetivo para o objetivo. Do permanente sobre o passageiro. Do básico sobre o superficial.

É muito raro ter afinidade.

Mas quando existe não se precisa de códigos verbais para se expressar.

Existia antes do conhecimento, irradia durante e permanece depois que as pessoas deixaram de estar juntas.

O que você tem dificuldade de expressar a um afim, sai simples e claro diante de alguém com quem você tem afinidade.

Afinidade é ficar longe pensando parecido a respeito dos mesmos fatos que impressionam, comovem ou mobilizam.

É ficar conversando sem trocar palavras.

Afinidade é jamais "sentir por".

Quem "sente por", confunde afinidade com masoquismo, mas quem "sente com", avalia sem se contaminar.

(...)

Compreende sem ocupar o lugar do outro.

Aceita para poder questionar.

Quem não tem afinidade, questiona por não aceitar.

Afinidade é ter perdas semelhantes e iguais esperanças.

É conversar no silêncio, tanto nas possibilidades exercidas quanto das impossibilidades vividas.

Afinidade é retornar à relação no ponto em que parou sem lamentar o tempo de separação.

Porque tempo e separação nunca existiram.

Foram apenas oportunidades dadas ou tiradas pela vida, para que a maturação comum pudesse se dar.

E para que cada pessoa pudesse e possa ser, cada vez mais a expressão do outro sob a forma ampliada do eu individual aprimorado.

Do livro: "Alguém que já não fui" Artur da Távola, pseudônimo de Paulo Alberto Moretzsohn Monteiro de Barros - Adaptado Fonte: https://www.contandohistorias.com.br/cgi-bin/ch.cgi

A concordância das palavras no trecho “É conversar no silêncio, tanto nas possibilidades exercidas quanto das impossibilidades vividas”, está de acordo com as regras de concordância nominal, o que NÃO acontece em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

337Q1028057 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Piancó PB, CPCON, 2024

Sejam p,q e r proposições simples.

Quais os respectivos valores lógicos das proposições compostas P: pv(qʌr), Q: p →q e R: (pvq)→~r, sabendo que a proposição S: q→~r é falsa?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

338Q976269 | Medicina, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Vinhedo SP, Avança SP, 2025

Em relação ao aneurisma de aorta, analise os itens abaixo e assinale a alternativa correta:

I - O aneurisma de aorta é causado exclusivamente por fatores genéticos.
II - Aneurismas pequenos são sempre sintomáticos, causando inevitavelmente dor de cabeça súbita, náuseas e perda da consciência.
III - O tabagismo e a hipertensão arterial não controlada são fatores de risco diretamente relacionados à formação e à ruptura de aneurismas.

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

339Q1029009 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória em Raciocínio Lógico, Médico Clínico Geral, Prefeitura de São José das Palmeiras PR, OBJETIVA, 2024

Pedro sai de casa para trabalhar no centro da cidade. Para chegar ao trabalho, ele conta com 3 possíveis linhas de ônibus que o deixam na metade do caminho. Para a outra metade, Pedro pode optar por uma das 6 linhas de metrô. Quantas possibilidades Pedro possui ao sair de casa para chegar ao trabalho?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

340Q994233 | Português, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Acrelândia AC, IBADE, 2022

Texto associado.

Texto.

AFINIDADE

Afinidade é um dos poucos sentimentos que resistem a todo e qualquer tempo. A afinidade não é o mais brilhante, mas o mais sutil, delicado e penetrante dos sentimentos.

É o mais independente. Não importa o tempo, a ausência, os adiamentos, as distâncias, as impossibilidades.

Quando realmente há afinidade, qualquer reencontro retoma a relação no exato ponto em que foi interrompido. Retoma também o diálogo, a conversa, o afeto.

Afinidade é não haver tempo mediando a vida.

É uma vitória do adivinhado sobre o real. Do subjetivo para o objetivo. Do permanente sobre o passageiro. Do básico sobre o superficial.

É muito raro ter afinidade.

Mas quando existe não se precisa de códigos verbais para se expressar.

Existia antes do conhecimento, irradia durante e permanece depois que as pessoas deixaram de estar juntas.

O que você tem dificuldade de expressar a um afim, sai simples e claro diante de alguém com quem você tem afinidade.

Afinidade é ficar longe pensando parecido a respeito dos mesmos fatos que impressionam, comovem ou mobilizam.

É ficar conversando sem trocar palavras.

Afinidade é jamais "sentir por".

Quem "sente por", confunde afinidade com masoquismo, mas quem "sente com", avalia sem se contaminar.

(...)

Compreende sem ocupar o lugar do outro.

Aceita para poder questionar.

Quem não tem afinidade, questiona por não aceitar.

Afinidade é ter perdas semelhantes e iguais esperanças.

É conversar no silêncio, tanto nas possibilidades exercidas quanto das impossibilidades vividas.

Afinidade é retornar à relação no ponto em que parou sem lamentar o tempo de separação.

Porque tempo e separação nunca existiram.

Foram apenas oportunidades dadas ou tiradas pela vida, para que a maturação comum pudesse se dar.

E para que cada pessoa pudesse e possa ser, cada vez mais a expressão do outro sob a forma ampliada do eu individual aprimorado.

Do livro: "Alguém que já não fui" Artur da Távola, pseudônimo de Paulo Alberto Moretzsohn Monteiro de Barros - Adaptado Fonte: https://www.contandohistorias.com.br/cgi-bin/ch.cgi

O acento grave indicativo de crase empregado no fragmento “Afinidade é retornar à relação no ponto em que parou sem lamentar o tempo de separação” deve ser classificado como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.