Questões de Concursos: Médico Infectologista

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Médico Infectologista. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

101 Q44278 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Médico Infectologista, HUB, CESPE CEBRASPE

Acerca de alterações glicêmicas na infância, julgue os itens que se seguem.
Considere a seguinte situação hipotética.

Um menino com oito anos de idade apresenta índice de massa corporal e circunferência abdominal acima do percentil 95 para a idade e taxa de glicemia de jejum de 111 mg/dL.
Nesse caso, a criança apresenta síndrome metabólica e diabetes melito do tipo 2.

102 Q44287 | Medicina, Médico Infectologista, HUB, CESPE CEBRASPE

Considerando que, durante a investigação clínica de um paciente de 48 anos de idade com acidose metabólica hiperclorêmica com hiato aniônico (anion gap) plasmático dentro da normalidade, tenha-se obtido o diagnóstico de acidose tubular renal distal tipo 1, julgue os itens a seguir.

Nesse caso, o hiato aniônico (anion gap) urinário deve apresentar valor nulo ou positivo.

103 Q685339 | Medicina, Médico Infectologista, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

Com relação à coinfecção da tuberculose (TB) e do vírus da imunodeficiência humana (HIV), analise as afirmativas a seguir. I. As pessoas vivendo com HIV (PVHIV) em seguimento clínico devem ser triadas para TB em todas as visitas aos serviços de saúde, mediante o questionamento sobre a existência de um dos quatro sintomas: febre, tosse, sudorese noturna e emagrecimento. II. O tratamento da infecção latente pelo Mycobacterium tuberculosis com isoniazida em PVHIV com prova tuberculínica reagente não reduz significativamente o risco de desenvolvimento de tuberculose. III. Em pacientes com diagnóstico recente e concomitante de infecção pelo HIV e tuberculose pulmonar, a terapia antirretroviral deve ser instituída imediatamente e o tratamento da tuberculose deve ser administrado posteriormente em até duas semanas se a contagem de linfócito T CD4+ estiver acima de 50 céls/mm³. Está correto o que se afirma em 

104 Q691480 | Medicina, Médico Infectologista, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

JCA, 20 anos, sexo masculino, é atendido em uma Unidade de Pronto Atendimento, com febre, odinofagia, placas esbranquiçadas em orofaringe, adenopatia cervical posterior simétrica, hepatoesplenomegalia discreta e erupção cutânea. O leucograma revela leucocitose com elevada linfocitose atípica. Assinale a opção que indica a principal hipótese diagnóstica. 

105 Q44282 | Medicina, Médico Infectologista, HUB, CESPE CEBRASPE

No que concerne à avaliação e ao tratamento das queimaduras, julgue os seguintes itens.

Nos casos de suspeita de lesão por inalação de fumaça, em paciente que apresente rouquidão, sibilos e escarros carbonáceos, a realização de broncoscopia está contraindicada devido ao risco de pneumotórax por barotrauma.

106 Q691487 | Medicina, Médico Infectologista, UFF, COSEAC, 2019

Segundo o Protocolo de Tratamento de Influenza do Ministério da Saúde (2017), está presente na abordagem clínica e terapêutica à gestante:        

107 Q685301 | Medicina, Médico Infectologista, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

O método amplamente adotado no Brasil para o diagnóstico da malária, por ser um método simples, eficaz, de baixo custo, de fácil realização e que quando executado adequadamente, é considerado padrão ouro pela Organização Mundial da Saúde (OMS), denomina-se 

108 Q689609 | Medicina, Médico Infectologista, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

Com relação à Doença de Chagas, analise as afirmativas a seguir. 
I. O diagnóstico parasitológico na fase aguda da doença é realizado pela demonstração do Trypanosoma cruzi em amostras de sangue, diretamente ao exame microscópico. 
II. A droga de escolha para o tratamento da Doença de Chagas é o benznidazol. 
III. Entre as principais manifestações clínicas decorrentes do comprometimento cardíaco de um paciente com Doença de Chagas crônica incluem-se: palpitações, edemas, dispneia paroxística noturna, tosse, desdobramento ou hipofonese de segunda bulha e sopro sistólico. Está correto o que se afirma em 

109 Q693136 | Medicina, Médico Infectologista, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

O esquema recomendado para tratamento de um caso de tuberculose pulmonar, recentemente diagnosticado, em um homem adulto, jovem, com HIV negativo, é 

110 Q687203 | Medicina, Médico Infectologista, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

A pneumonia adquirida na comunidade tem como principal agente etiológico o 
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.