Início

Questões de Concursos Médico Infectologista

Resolva questões de Médico Infectologista comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q681414 | Medicina, Médico Infectologista, UFF, COSEAC, 2019

Analise as afirmativas abaixo sobre a infecção por Clostridium difficile (ICD).
I A ICD é uma infecção gastrointestinal caracterizada por diarreia (três ou mais episódios de fezes moles ou líquidas em até 24 horas) e um teste positivo para toxina A ou B do Clostridium difficile.
II A ICD ocorre frequentemente em hospitais e lares de idosos em que o nível de utilização de antimicrobianos é elevado e o ambiente contaminado com esporos de Clostridium difficile.
III As cefalosporinas de segunda e terceira gerações, particularmente cefotaxima, ceftriaxona, cefuroxima e ceftazidima, são os
antibióticos mais frequentemente associados à ICD.
IV A colite pseudomembranosa (CPM) é a forma mais avançada de ICD e pode ser visualizada na endoscopia em apenas cinco por cento dos pacientes com diarreia que apresentam cultura e teste para toxinas positivos para Clostridium difficile.

V A endoscopia constitui um recurso diagnóstico rápido para pacientes gravemente enfermos com suspeita de CPM e abdome agudo; e a obtenção de um resultado negativo nesse exame exclui a possibilidade de ICD.
Das afirmativas acima, estão corretas apenas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q688559 | Medicina, Médico Infectologista, UFF, COSEAC, 2019

Um paciente apresenta a seguinte sorologia para hepatite B:
Anti-HBS: negativo
HbSAg: negativo
Anti-HBC total: positivo
Anti_HBC IgM: negativo
HBEAg: negativo
Anti-HBE: negativo
Das opções abaixo, a interpretação clínica mais apropriada é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q682588 | Medicina, Médico Infectologista, UFF, COSEAC, 2019

Com relação ao linfogranuloma venéreo, está correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q688487 | Medicina, Médico Infectologista, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

Segundo o Ministério da Saúde, a primeira opção no tratamento das formas intestinais da infecção por Ascaris lumbricoides, em uma criança sem obstrução intestinal, é o 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q689864 | Medicina, Médico Infectologista, UFF, COSEAC, 2019

A indicação do tratamento da infecção latente pelo Mycobacterium tuberculosis (ILTB) depende de vários fatores, a saber: resultado da prova tuberculínica (PT) ou da Interferon-Gamma Release Assays (IGRA), idade da pessoa, probabilidade de ILTB e risco para o desenvolvimento de tuberculose ativa. O tratamento está indicado para as situações de silicose, insuficiência renal em diálise, neoplasias em terapia imunossupressora quando:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q692918 | Medicina, Médico Infectologista, UFF, COSEAC, 2019

Analise as afirmativas abaixo sobre a doença de Lyme (DL).
I Na artrite da DL, a articulação mais comumente envolvida é a do joelho.
II A anormalidade cardíaca mais comum é um grau flutuante de bloqueio atrioventricular.
III Em pacientes não tratados, a encefalite é monofásica e lentamente progressiva, envolvendo principalmente a substância branca. 
IV O eritema migrans é uma lesão cutânea patognomônica da DL.
Das afirmativas acima, estão corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q683580 | Medicina, Médico Infectologista, UFF, COSEAC, 2019

Buscando maior eficácia, maior efetividade e menor presença de efeitos adversos, o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Hepatite B e Coinfecções do Ministério da Saúde (2017) altera o conjunto terapêutico com a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q693881 | Medicina, Médico Infectologista, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

Com relação à infecção pelo HIV, analise as afirmativas a seguir. 
I. Pessoas com exposição de risco recente, sobretudo nos últimos 30 dias, devem ser orientadas quanto à possibilidade de infecção pelo HIV, mesmo com resultado não reagente nos testes realizados. 
II. O primeiro atendimento após a exposição ao HIV é uma urgência. A Profilaxia Pós-Exposição (PEP) deve ser iniciada o mais precocemente possível, tendo como limite as 72 horas subsequentes à exposição. 
III. A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) consiste no uso de antirretrovirais (ARV) para reduzir o risco de adquirir a infecção pelo HIV. No entanto, a eficácia e a segurança da PrEP ainda não foram demonstradas em estudos clínicos. Está correto o que se afirma em 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q689532 | Medicina, Médico Infectologista, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

Com relação às doenças sexualmente transmissíveis, analise as afirmativas a seguir. 
I. A infecção por Neisseria gonorrhoeae na mulher é sintomática, na maioria dos casos. 
II. A penicilina benzatina é a droga de escolha para o tratamento da gonorreia em função da alta suscetibilidade da Neisseria gonorrhoeae a essa droga. 
III. As manifestações clínicas da sífilis secundária incluem pápulas palmo-plantares, placas mucosas, poliadenopatia generalizada, alopecia em clareira, madarose e condilomas planos. Essas manifestações duram, em média, entre 4 e 12 semanas e desaparecem independentemente de tratamento. Está correto o que afirma em 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q683761 | Medicina, Médico Infectologista, UFF, COSEAC, 2019

Objetivando estabelecer metas e monitorar os avanços relativos ao cuidado das Pessoas Vivendo com HIV (PVHIV), globalmente se utilizam os cinco movimentos da “cascata de cuidado contínuo do HIV”. O movimento definido por “processo que consiste no acompanhamento clínico regular e contínuo da pessoa que vive com HIV” e “que realiza exames e/ou retira os medicamentos antirretrovirais sistematicamente, sem faltar às consultas” é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

131Q689562 | Medicina, Médico Infectologista, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

Com relação às meningites, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa. 
( ) A quimioprofilaxia com rifampicina não está indicada para comunicantes de creches e escolas ou para pessoas diretamente expostas às secreções de casos suspeitos de doença meningocócica. 
( ) A ceftriaxona está indicada no tratamento da meningite por Haemophilus influenzae. 
( ) Em lactentes com meningite, a pesquisa de sinais meníngeos é extremamente difícil e a rigidez de nuca nem sempre está presente. Nestas circunstâncias, deve-se realizar o exame cuidadoso da fontanela bregmática. O abaulamento e/ou aumento da tensão da fontanela, aliados a febre, irritabilidade, gemência, inapetência e vômitos podem ocorrer na presença da doença. As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente, 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q683988 | Medicina, Médico Infectologista, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

Com relação à infecção pelo vírus HTLV1, analise as afirmativas a seguir. I. A principal doença neurológica associada ao HTLV1 é a paraparesia espástica tropical/mielopatia associada ao HTLV1 (PET/MAH). Aproximadamente 60% dos pacientes apresentam, como primeiro sintoma, fraqueza dos membros inferiores. Esta progride para uma marcha espástica anormal. Durante a evolução da doença, é muito frequente a ocorrência de disfunção vesical. II. A leucemia/linfoma de células T do adulto (LLcTA) é uma neoplasia de linfócitos T maduros associada à infecção pelo HTLV1 e seus principais sinais e sintomas são astenia, dor abdominal, tosse, artropatia, ascite, diarreia e episódios de infecções repetidas. III. A transmissão intrauterina é a principal via de transmissão vertical do HTLV1. Está correto o que afirma em 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q683136 | Medicina, Médico Infectologista, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

Com relação à neurotoxoplamose em pessoas vivendo com HIV(PVHIV), analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa. 
( ) A neurotoxoplasmose é a causa mais comum de lesões expansivas cerebrais em PVHIV. 
( ) Os pacientes com neurotoxoplasmose apresentam, geralmente, contagem de linfócito T CD4+ acima de 350 céls/mm³. 
( ) O diagnóstico definitivo da neurotoxoplasmose é feito por meio da tomografia computadorizada de crânio com e sem contraste endovenoso. As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente, 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q686413 | Medicina, Médico Infectologista, UFF, COSEAC, 2019

Recentemente, foi lançada uma cefalosporina de 5ª geração, a Ceftarolina. Dos cenários abaixo, seu uso é mais apropriado em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

135Q692655 | Medicina, Médico Infectologista, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

Com relação à hanseníase, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. 
( ) Eritema e infiltração difusos, placas eritematosas de pele, infiltradas e de bordas mal definidas, tubérculos e nódulos, madarose, lesões das mucosas, com alteração de sensibilidade caracterizam a forma wirchowiana (ou lepromatosa) da doença. 
( ) O tratamento é eminentemente ambulatorial. Administra-se uma associação de medicamentos denominada de poliquimioterapia constituída por rifampicina, dapsona e clofazimina. 
( ) A baciloscopia de pele (esfregaço intradérmico) é utilizada como exame complementar para a classificação dos casos em paucibacilar ou multibacilar. O resultado negativo da baciloscopia exclui o diagnóstico de hanseníase. As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente, 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

136Q691820 | Medicina, Médico Infectologista, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

ALC, sexo feminino, 5 anos, foi levada, por sua mãe, à Unidade de Emergência, com quadro de febre alta acompanhada de tosse produtiva, coriza, conjuntivite e fotofobia. A mãe relata que no terceiro dia da doença a criança apresentou exantema cutâneo máculo-papular de coloração vermelha, que se iniciou na região retroauricular e disseminou-se para tronco e membros. A criança apresenta também pequenos pontos brancos na mucosa bucal (manchas de Koplik). A mãe não sabe informar que vacinas sua filha tomou. A principal hipótese diagnóstica é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

137Q688572 | Medicina, Médico Infectologista, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

O mosquito transmissor da febre amarela em ambiente urbano, é o 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q692982 | Medicina, Médico Infectologista, UFF, COSEAC, 2019

O agente etiológico mais comum de meningite bacteriana em pacientes com linfoma, transplantados e em tratamento com corticoides por qualquer razão é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

139Q691581 | Medicina, Médico Infectologista, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

As opções a seguir apresentam sinais de alarme na dengue, à exceção de uma. Assinale-a. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q683180 | Medicina, Médico Infectologista, UFF, COSEAC, 2019

Certo paciente informa não usar camisinha e ter relações frequentes com parceiros HIV positivo sem tratamento. Por isso passou a fazer uso rotineiro de medicamentos como profilaxia pósexposição ao HIV (PEP). Sua decisão inclui entre outros:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.