Início

Questões de Concursos Médico Infectologista

Resolva questões de Médico Infectologista comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q991098 | Medicina, Médico Infectologista, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

É uma complicação que pode ocorrer como consequência da cólera:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

182Q1048473 | Medicina, Epidemiologia, Médico Infectologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Considerando o perfil epidemiológico atual do sarampo, assinale a opção que apresenta corretamente condutas aplicáveis a viajantes oriundos do Brasil que se dirigem a outros países.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

183Q989083 | Medicina, Médico Infectologista, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

No que diz respeito à classificação dos eventos adversos pós-vacinação quanto à gravidade, é considerada evento adverso grave: a situação que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

184Q909467 | Medicina, Médico Infectologista, Prefeitura de Lorena SP, Avança SP, 2024

A SÌndrome da ImunodeficiÍncia Adquirida (AIDS) È uma doenÁa complexa causada pelo VÌrus da ImunodeficiÍncia Humana (HIV), que afeta o sistema imunolÛgico humano.

Teste seu conhecimento sobre a fisiopatologia da AIDS com a seguinte pergunta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

185Q909470 | Medicina, Médico Infectologista, Prefeitura de Lorena SP, Avança SP, 2024

Durante um surto de uma doença viral, um grupo de cientistas identifica um novo patógeno. A análise genômica revela semelhanças com vírus conhecidos por causar condições respiratórias graves. No entanto, este novo vírus possui uma peculiaridade na estrutura de sua proteína de superfície, o que o torna altamente transmissível. Além disso, ele apresenta um padrão de mutação acelerado, dificultando o desenvolvimento de vacinas específicas.

Com base nessas características, qual das seguintes doenças é a mais provável que esse novo vírus cause, considerando o conhecimento atual sobre patógenos virais?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

186Q1048481 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Médico Infectologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Mulher de 20 anos, sem história de doenças pregressas, procura atendimento com queixa de febre, artralgia e o surgimento de uma lesão úlcero-crostosa na mão direita. À palpação, você detecta um cordão de nódulos endurecidos que se inicia próximo à lesão e é perceptível até o cotovelo. A paciente afirma que resgatou um gato doente, com várias lesões ulceradas na cabeça, havia 10 dias, mas em poucas horas o animal não resistiu e morreu em poucas horas.
Baseando-se em critérios clínicos e epidemiológicos, estabeleça o diagnóstico mais provável e assinale a opção que contenha seu tratamento de escolha.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

187Q908762 | Medicina, Médico Infectologista, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, FUNDATEC, 2024

A sífilis é uma infecção bacteriana sistêmica, de evolução crônica, causada pelo Treponema pallidum. Quando não tratada, progride ao longo dos anos por vários estágios clínicos, que se dividem em sífilis recente (primária, secundária, latente recente) e tardia (latente tardia e terciária). Assinale a alternativa correta em relação às fases da doença.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

188Q1042538 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Médico Infectologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

No triênio de 2017 a 2019, vivemos, no Brasil, a maior epidemia de febre amarela desde a década de 1940. Nesse período, a experiência adquirida com o manejo clínico da doença fora da região amazônica levou o Ministério da Saúde a emitir a recomendação de que todos os casos que receberem alta hospitalar deverão ser acompanhados ambulatorialmente por pelo menos 90 dias, em virtude de complicações tardias que podem ocorrer. Entre essas complicações, destaca-se a hepatite tardia.
A respeito de tal complicação, analise as afirmativas a seguir.

I. Tem início 60 dias após o término da chamada fase ictérica.

II. Os valores de ALT costumam ser maiores que os valores de AST.

III. Tem desfecho benigno, com normalização das aminotransferases dentro de 120 dias.

IV. A biópsia hepática com imuno-histoquímica revela positividade para o vírus da febre amarela.


Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

189Q995707 | Medicina, Médico Infectologista, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Mulher, 58 anos, viajou para Rondônia há quatro meses. Na época teve quadro de febre diária, associada a episódios de tremores e a gota espessa evidenciou alta parasitemia por Plasmodium vivax. Fez tratamento da malária por três dias e teve remissão completa dos sintomas. Retornou para o estado de Santa Catarina há três meses e desde então não viajou mais para fora desse estado. Voltou a apresentar febre diária há 4 dias. Repetiu a gota espessa, que evidenciou positividade para o mesmo agente.
Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Trata-se de recaída de malária.
( ) O uso da primaquina poderia ter evitado o novo quadro.
( ) A cloroquina é um hipnozoiticida, necessário para prevenção de recaídas.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

190Q995711 | Medicina, Médico Infectologista, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Homem, 35 anos de idade, hígido, lavrador, feriu o pé com uma enxada durante o trabalho. Ao exame verificou-se ferimento cortante profundo no pé direito. Ao ser verificada a carteira de vacinação, viu-se que o paciente tinha sido vacinado contra o tétano com 3 doses de vacina dT (dupla adulto - difteria e tétano) há 11 anos. Assinale a alternativa que apresenta a conduta a ser tomada para esse paciente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

191Q909475 | Medicina, Médico Infectologista, Prefeitura de Lorena SP, Avança SP, 2024

As doenças de notificação compulsória são aquelas que, por sua natureza ou potencial de transmissibilidade, devem ser comunicadas às autoridades de saúde pública. Este processo é crucial para a vigilância epidemiológica e o controle de doenças infecciosas.

Qual das seguintes doenças, de acordo com as diretrizes internacionais e a prática padrão em saúde pública, é considerada de notificação compulsória imediata?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

192Q989095 | Medicina, Médico Infectologista, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

Leia as afirmativas abaixo e marque V para verdadeiro e F para falso quanto à pneumonia adquirida no hospital.


(__) É, em geral, mais grave do que a pneumonia adquirida na comunidade, porque os organismos infectantes tendem a ser mais agressivos.

(__) É menos provável que respondam a antibióticos (chamado resistência) e são, portanto, mais difíceis de tratar.

(__) O diagnóstico se baseia nos sintomas de uma pessoa e nos resultados de radiografias ou de uma tomografia computadorizada (TC) torácica.

(__) O sintoma mais comum é a tosse com expectoração, mas dor torácica, calafrios, febre e falta de ar também são comuns.


Assinale a alternativa que contém a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

193Q908761 | Medicina, Médico Infectologista, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, FUNDATEC, 2024

“Febre maculosa” é uma denominação dada no Brasil a um grupo de zoonoses causadas por bactérias do gênero Rickettsia, transmitidas por carrapatos. Assinale a alternativa INCORRETA sobre o tema.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

194Q1058586 | Português, Interpretação de Textos, Médico Infectologista, Prefeitura de Camboriú SC, FURB, 2025

Texto associado.
'A periferia nunca deixou de produzir literatura', defende coordenadora das Fábricas de Cultura


Os hábitos de leitura nas periferias da maiormetrópoledaAméricado Sul são o foco da pesquisa realizada pela Organização Social Poiesis, que analisou o público das oito unidades das Fábricas de Cultura presentes em São Paulo e apontou que mulheres representam 70% do público leitor.

Para a coordenadora artístico-pedagógica das bibliotecas das Fábricas de Cultura, Ifé Rosa, a literatura sempre esteve presente na comunidade, que não deixou "nenhum preconceito impedir de acessar a literatura".

"Todo esse movimento de literatura mostra que ela, na verdade, foi durante muito tempo vista como algo elitista, como algo para outro tipo de público, mas, enquanto isso, aperiferianunca deixou de produzir literatura, de produzir oralidade ou 'oralituras', expressão usada por Leda Maria Martins. A periferia nunca deixou que nenhum preconceito a impedisse de acessar a literatura, algo tão importante para todo ser humano", disse Ifé em entrevista ao Conexão BdF, da Rádio Brasil de Fato.

A pesquisa avaliou oshábitosde leitura dos frequentadores das bibliotecas das Fábricas de Cultura na Brasilândia, Capão Redondo, Diadema, Iguape, Jaçanã, Jardim SãoLuís, Osasco e Vila Nova Cachoeirinha. A coordenadora destaca que a literatura sempre esteve presente nas comunidades e que a diversidade de leitura apontada pela pesquisa ajuda a desconstruir preconceitos sobre "queme o que lê".

Os dados indicam que as mulheres foram 70% do total de leitores, porcentagem maior que a média nacional (61%). Para a coordenadora artístico-pedagógica das bibliotecas das Fábricas de Cultura, Ifé Rosa, o protagonismo feminino revela a participação singular das mulheres nas comunidades. "Sabemos o quanto as mulherestêmum papel fundamental nas periferias, nãonas questões do dia a dia, no trato com aprópriafamília, com a comunidade, mas também com a literatura. Ficamos muito felizes em saber que as mulheres estão acessando a literatura, uma literatura diversa que fala tanto diretamente com as realidades delas quantotambémcom a literatura clássica", contou.

Representatividade

Para a coordenadora, a diversidade de leitura da populaçãoperiférica— que incluimangás,clássicos, autores negros eindígenas— mostra que o acesso "às literaturas" precisa ser ampliado, sempre atento ao que o público deseja ler. Ela também ressalta aimportânciada representatividade e de uma curadoria coletiva.

"Recentemente, Ana Maria Gonçalves — primeira mulher negra a entrar na Academia Brasileira de Letras —, falou algo bem importante: que as pessoas racializadas,negras principalmente, muitas vezes não acessavam a literatura porque não se viam representadas, eram histórias que iam muitoalémda sua realidade. Quando uma criança, um jovem, um adolescente, uma pessoa trabalhadora consegue acessar uma história em que se sinta representada, essa literatura se aproxima", afirma Ifé.


(Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2025/08/20/a-periferia-nunca-deixou-de -produzir-literatura-defende-coordenadora-das-fabricas-de-cultura/. Acesso em 25 ago. 2025. Adaptado.)
Tendo como referência o trecho a seguir e considerando o texto, é correto afirmar que a palavra preconceito se refere a quê? Assinale a alternativa correta:
"A periferia nunca deixou que nenhum preconceito a impedisse de acessar a literatura, algo tão importante para todo ser humano".
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

195Q1042540 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Médico Infectologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Nos últimos anos, o surgimento de novos antibióticos para tratamento de bactérias multirresistentes ampliou um pouco o reduzido arsenal terapêutico contra essas infecções. Um desses novos medicamentos é a ceftolozana-tazobactam.
A respeito desse antibiótico, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Possibilita o tratamento de infecções por Acinetobacter sp. e Staphylococcus sp. com padrões prevalentes de resistência.

( ) É uma alternativa para tratamento de infecções por enterobactérias produtoras de NDM.

( ) Pode ser utilizada para tratamento de pneumonia associada a ventilação mecânica por Pseudomonas aeruginosa.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

196Q1048472 | Medicina, Epidemiologia, Médico Infectologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A Vigilância de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Brasil sofreu alterações significativas a partir de 2020. A respeito dos objetivos dessa vigilância no Brasil atualmente, analise os itens a seguir.

I. Identificar e monitorar a circulação e os padrões de ocorrência dos vírus respiratórios de importância para a saúde pública.

II. Monitorar a resistência dos vírus influenza e do SARS-CoV-2 aos antivirais atualmente disponíveis para tratamento.

III. Identificar grupos e fatores de risco para doenças causadas por vírus respiratórios de importância para a saúde pública,


Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

197Q909465 | Medicina, Médico Infectologista, Prefeitura de Lorena SP, Avança SP, 2024

As salmoneloses são infecções causadas por bactérias do gênero Salmonella e podem resultar em uma variedade de sintomas, desde leves a graves.

Analise as seguintes afirmações sobre salmoneloses e selecione a correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

198Q909471 | Medicina, Médico Infectologista, Prefeitura de Lorena SP, Avança SP, 2024

Um paciente de 65 anos, com histórico de diabetes mellitus tipo 2 e hipertensão, é admitido no hospital com febre, tosse produtiva e dispneia. Após avaliação clínica e radiográfica, é diagnosticado com pneumonia.

Considerando o ambiente de aquisição e os agentes etiológicos mais comuns, identifique qual das seguintes afirmações é mais provável em relação à pneumonia deste paciente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

199Q1048479 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Médico Infectologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Homem de 25 anos procura o ambulatório com queixa de febre intermitente, astenia e dor na garganta. Ao exame físico você detecta adenomegalias cervicais e axilares. Aprofundando mais a anamnese, você descobre que o paciente esteve em uma festa havia cerca de 2 semanas. Durante o evento, o paciente consumiu grande quantidade de tabaco, álcool e outras drogas, e manteve relações sexuais desprotegidas com pelo menos duas pessoas diferentes. Ao ser questionado sobre medicações de uso frequente, ele revela que faz uso irregular e profilaxia pré-exposição do HIV.

Considerando as hipóteses diagnósticas que se impõem, analise as condutas listadas a seguir.

I. Solicitar carga viral do HIV.
II. Interromper a profilaxia pré-exposição do HIV.
III. Iniciar terapia preemptiva com tenofovir, lamivudina e dolutegravir.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

200Q909473 | Medicina, Médico Infectologista, Prefeitura de Lorena SP, Avança SP, 2024

Um paciente de 25 anos é admitido no pronto-socorro apresentando febre alta, rigidez de nuca e cefaleia intensa. A punção lombar revela líquido cefalorraquidiano (LCR) turvo, com aumento de leucócitos, principalmente polimorfonucleares, elevação de proteínas e diminuição da glicose. Culturas estão pendentes.

Com base nesses achados e considerando as causas mais comuns de meningite aguda, qual é o agente etiológico mais provável neste caso?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.