Questões de Concursos: Médico Infectologista

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Médico Infectologista. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

71 Q44269 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Médico Infectologista, HUB, CESPE CEBRASPE

A respeito da adolescência, julgue o item abaixo.
Considere a seguinte situação hipotética.

Durante uma consulta, uma adolescente informou ao pediatra que está grávida e é usuária de drogas ilícitas e solicitou a ele que não contasse à sua mãe sobre a gravidez e o consumo de drogas.
Nessa situação, o pediatra deve atendê-la.

72 Q44238 | Medicina, Ginecologia e Obstetrícia, Médico Infectologista, HUB, CESPE CEBRASPE

Com referência a doenças benignas e malignas do trato genital feminino e mamário, julgue os itens a seguir. 

O crescimento rápido de um mioma uterino com macroscopia evidenciando margens infiltrativas e extensão além do útero e cujo exame histopatológico evidenciou atipia citológica e necrose de coagulação das células tumorais evidencia um leiomiossarcoma de mau prognóstico.

73 Q44246 | Medicina, Ginecologia e Obstetrícia, Médico Infectologista, HUB, CESPE CEBRASPE

O parto resulta de complexa relação e interação de fatores maternos, fetais e placentários. Cuidados na assistência ao parto e puerpério são fundamentais na redução dos índices de mortalidade materna e perinatal. Com referência a esse tema, julgue o item seguinte.

A utilização de prostaglandinas, E2 (dinoprostone) e E1 (misoprostol), na maturação cervical, associa-se claramente à redução do intervalo entre o início da indução e o parto, bem como na redução dos índices de cesarianas quando comparado a casos nos quais se utilizou somente a ocitocina.

74 Q44260 | Medicina, Epidemiologia, Médico Infectologista, HUB, CESPE CEBRASPE

Com relação aos múltiplos modelos de pesquisa epidemiológica, julgue os itens que se seguem.

Os estudos de caso-controle não permitem inferir associações causais entre a exposição e o desfecho, devido ao viés de memória.

75 Q693342 | Medicina, Médico Infectologista, UFF, COSEAC, 2019

Analise as afirmativas abaixo sobre a leptospirose.
I A leptospirose é descrita classicamente como bifásica. A fase leptospirêmica caracteriza-se por febre de vinte e quatro a quarenta e oito horas de duração, tempo durante o qual o microrganismo pode ser cultivado a partir do sangue. 
II Durante a fase imune, a resolução dos sintomas pode coincidir com o aparecimento de anticorpos, e leptospiras podem ser cultivadas a partir da urina.
III Na leptospirose grave, anormalidades radiográficas pulmonares são mais comuns do que seria esperado com base no exame físico. O achado radiográfico mais típico é um padrão alveolar bilateral esparso, que corresponde à hemorragia dispersa. Essas anormalidades afetam predominantemente os lobos superiores.
IV Ceftriaxona, cefotaxima ou doxiciclina são alternativas satisfatórias à penicilina para o tratamento da leptospirose grave.
Das afirmativas acima, estão corretas apenas:

76 Q44252 | Medicina, Ginecologia e Obstetrícia, Médico Infectologista, HUB, CESPE CEBRASPE

Acerca das alterações puberais, julgue o próximo item.
Considere a seguinte situação hipotética.

Uma menina com seis anos de idade apresenta telarca bilateral (Tanner 2), sem alterações na genitália e sem desenvolvimento de pelos pubianos ou axilares. Não houve aceleração de sua velocidade de crescimento no último ano, sua idade óssea é compatível com a cronológica e a ultrassonografia pélvica evidenciou útero e ovários pré-púberes.
Nesse caso clínico, o diagnóstico inicial deve ser de puberdade precoce.

77 Q44288 | Medicina, Médico Infectologista, HUB, CESPE CEBRASPE

Considerando que, durante a investigação clínica de um paciente de 48 anos de idade com acidose metabólica hiperclorêmica com hiato aniônico (anion gap) plasmático dentro da normalidade, tenha-se obtido o diagnóstico de acidose tubular renal distal tipo 1, julgue os itens a seguir.

Hipercalciúria, nefrocalcinose e nefrolitíase são alterações que devem ser investigadas no paciente em tela, pois estão frequentemente associadas a essa nefropatia.

78 Q58466 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Médico infectologista, HUB, CESPE CEBRASPE

Acerca de infecções, julgue os itens que se seguem.

Considere que uma criança de nove anos de idade, há três semanas com hepatite causada pelo vírus A, apresente icterícia e tenha sido levada pela mãe ao pediatra. A mãe gostaria de saber se a criança poderia viajar ao exterior em tais condições. Nessa situação, o pediatra pode liberá-la para viajar em razão de não haver mais risco de contaminação.

79 Q44273 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Médico Infectologista, HUB, CESPE CEBRASPE

Com relação a cardiopatias na infância, julgue os itens a seguir. 

A transposição das grandes artérias é uma das cardiopatias congênitas que se manifestam com cianose. Para diagnosticá-la, recomenda-se a realização de ecocardiograma, por meio do qual é possível observar praticamente todos os detalhes anatômicos da doença.

80 Q58434 | Medicina, Epidemiologia, Médico Infectologista, HUB, CESPE CEBRASPE

Com relação aos múltiplos modelos de pesquisa epidemiológica, julgue os itens que se seguem.

Uma das medidas a serem estimadas em ensaios clínicos é o número necessário para tratar (NNT), medida de grande relevância clínica que corresponde ao inverso da redução de risco absoluto. 
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.