Questões de Concursos: Médico Infectologista

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Médico Infectologista. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

81 Q58470 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Médico infectologista, HUB, CESPE CEBRASPE

Com relação a crianças nascidas pequenas para a idade gestacional (PIG) em razão de doenças maternas preexistentes ou agravadas durante a gestação, julgue os seguintes itens.

A maior parte das crianças nascidas PIG não recupera o canal de crescimento até os dois anos de vida e ainda apresenta maior risco de desenvolver pubarca precoce e síndrome metabólica. 

82 Q58474 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Médico infectologista, HUB, CESPE CEBRASPE

A respeito de crises convulsivas na infância, julgue o próximo item. Considere a seguinte situação hipotética.

Uma mãe relatou que sua filha de 1 ano de idade sofrera convulsão generalizada de curta duração em vigência de um quadro febril (temperatura axilar de 39 ºC). No momento do exame clínico, a menina não apresentou mais o quadro descrito pela mãe, que consistiu no primeiro episódio de convulsão da criança. Nesse caso clínico, é indicado o tratamento profilático com benzodiazepínicos até os cinco anos de idade.

83 Q58461 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Médico infectologista, HUB, CESPE CEBRASPE

Com relação ao aleitamento materno, julgue os seguintes itens.

No segundo ano de vida, a chance de uma criança que é amamentada morrer em decorrência de doença infecciosa é a mesma que a de uma criança não amamentada.

84 Q58464 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Médico infectologista, HUB, CESPE CEBRASPE

Com relação ao aleitamento materno, julgue os seguintes itens.

Tanto a mãe que amamenta como a criança que é amamentada adquirem proteção contra diabetes melito tipo 2. 

85 Q58475 | Medicina, Urologia, Médico Infectologista, HUB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Considerando que, durante a investigação clínica de um paciente de 48 anos de idade com acidose metabólica hiperclorêmica com hiato aniônico (anion gap) plasmático dentro da normalidade, tenha-se obtido o diagnóstico de acidose tubular renal distal tipo 1, julgue os itens a seguir.
No referido paciente, devem-se investigar como possíveis causas dessa doença renal o mieloma múltiplo, o hiperparatireodismo primário, o uso de aminoglicosídeos e a síndrome de Fanconi.

86 Q58468 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Médico infectologista, HUB, CESPE CEBRASPE

Com relação a cardiopatias na infância, julgue os itens a seguir.

A manifestação mais frequente de comprometimento cardíaco em criança com febre reumática é a endocardite, e as valvas mais acometidas, em ordem de frequência, são: mitral, aórtica e tricúspide.

87 Q44231 | Conhecimentos Específicos, Oncologia, Médico Infectologista, HUB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Sabendo que o câncer colorretal é uma das lesões malignas mais frequentes na população adulta, julgue os itens que se seguem.
A dosagem de marcadores tumorais no sangue, destacadamente o antígeno carcinoembrionário (CEA), representa a melhor estratégia de rastreamento populacional, por ser pouco invasivo e de baixo custo.

88 Q44289 | Medicina, Médico Infectologista, HUB, CESPE CEBRASPE

Com relação à doença de Alzheimer, julgue os itens a seguir. 

A ressonância magnética nuclear contribui para o diagnóstico dessa doença, por descartar outras possíveis causas que explicariam os sintomas apresentados pelos pacientes, como a presença de um hematoma subdural crônico.

89 Q44230 | Conhecimentos Específicos, Oncologia, Médico Infectologista, HUB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Sabendo que o câncer colorretal é uma das lesões malignas mais frequentes na população adulta, julgue os itens que se seguem.
Ao se compararem os prognósticos de pacientes com câncer colorretal com mesmo estadiamento, o prognóstico pós-operatório de um paciente com câncer colorretal hereditário não relacionado com a polipose (HNPCC), ou síndrome de Lynch, é melhor que o de um paciente que não possua essa síndrome.

90 Q58463 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Médico infectologista, HUB, CESPE CEBRASPE

Com relação ao aleitamento materno, julgue os seguintes itens.

Logo após o nascimento da criança, a produção de leite materno é controlada, principalmente, pela ação hormonal, e a apojadura ou descida do leite, que costuma ocorrer entre o 3.º e o 4.º dia do pós-parto, não ocorre se a criança não sugar o seio.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.