Questões de Concurso Médico Multiprofissional em Atenção Oncológica

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

41 Q798584 | Fisioterapia, Fundamentos da Saúde, Médico Multiprofissional em Atenção Oncológica, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Paciente do sexo masculino, com quarenta e cinco anos de idade, ex-tabagista, encontra-se internado na enfermaria após ter sido submetido à mastectomia radical modificada à Madden e biópsia de linfonodo sentinela à direita devido a câncer de mama diagnosticado um mês antes. O paciente queixa-se de dormência na região medial do braço e axila direita e medo de movimentar o braço direito.

Considerando o caso clínico precedente e os cuidados no pré-operatório e no pós-operatório de mastectomias, julgue os próximos itens.

A depressão do sistema nervoso central, imposta pela ação de drogas anestésicas, a ineficácia da tosse e a dor são potenciais causas das alterações respiratórias em pós-operatório.

42 Q801221 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Médico Multiprofissional em Atenção Oncológica, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

O aumento nos casos de cânceres avançados tem levado à inserção dos cuidados paliativos no âmbito da assistência à saúde da população como uma medida extremamente necessária. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens. Caso o nível de consciência do paciente esteja reduzido, é fundamental induzir e avaliar sua resposta ao estímulo doloroso, com vistas à exclusão de quadro de síndrome do encarceramento.

43 Q797673 | Fisioterapia, Fisioterapia Cardiovascular, Médico Multiprofissional em Atenção Oncológica, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Um homem de setenta e cinco anos de idade foi internado em um hospital, queixando-se de dor no lado esquerdo do peito que, segundo ele, irradiava para a axila. O paciente foi diagnosticado com infarto agudo do miocárdio. No segundo dia pós-infarto, o quadro clínico ficou estável e o paciente foi transferido para a unidade coronariana.

Com relação às atividades fisioterapêuticas que deverão ser programadas, de acordo com as fases da reabilitação cardiovascular, para uma adequada reabilitação desse paciente, julgue os itens que se seguem.

Na fase I — nível 4 —, em que o paciente poderá realizar atividades da vida diária de forma independente bem como poderá deambular médias distâncias de três a quatro vezes por dia, é permitido que o paciente suba um lance de escadas.

44 Q797661 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Médico Multiprofissional em Atenção Oncológica, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Paciente de sessenta e dois anos de idade, do sexo masculino, foi admitido no setor de fisioterapia com histórico de nódulo no pescoço com crescimento progressivo e doloroso, que evoluiu com ulceração da pele da região, o que levou o paciente a ser submetido a radioterapia local e cirurgia para retirada do tumor. O paciente foi submetido a procedimento cirúrgico quinze dias antes para a retirada da massa tumoral e o esvaziamento cervical, além da ressecção do nervo acessório e da remoção de estruturas do trato aerodigestivo superior. Na avaliação fisioterapêutica, foram observados linfedema facial, diminuição da mobilidade cervical e trismo.

A partir do caso clínico precedente, julgue os itens seguintes.

A abordagem fisioterapêutica nesse caso, que envolve trismo, inclui massagem facial, cinesioterapia ativa com exercícios que visem o ganho de amplitude articular e exercícios de propriocepção.

45 Q798460 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Médico Multiprofissional em Atenção Oncológica, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Um homem de quarenta e cinco anos de idade compareceu ao pronto-socorro de um hospital com quadro clínico de palpitações cardíacas e dor no hemitórax esquerdo, que se irradiava para o membro superior esquerdo. A dor torácica foi descrita por ele com um gesto de fechar a mão sobre o tórax na região do esterno. Durante o atendimento, o paciente apresentou perda súbita da consciência, queda da própria altura, ausência de movimentos respiratórios e ausência de pulso. O eletrocardiograma realizado evidenciou fibrilação ventricular, e imediatamente a equipe de socorristas iniciou o protocolo de suporte básico de vida com um soco precordial e, após cinco minutos, com o uso do desfibrilador.

Considerando o caso clínico precedente, julgue os itens a seguir.

No caso, a demora no uso do desfibrilador compromete a sobrevida do paciente em cerca de 40%.

46 Q801501 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Médico Multiprofissional em Atenção Oncológica, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens subsecutivos, relativos ao tratamento do linfedema de membro inferior. O risco para o desenvolvimento do linfedema após linfonodectomias aumenta na presença de fatores como obesidade e infecções, mas não está relacionado ao tratamento adjuvante com radioterapia em cadeias de drenagem.

47 Q800918 | Fisioterapia, Fisioterapia Respiratória, Médico Multiprofissional em Atenção Oncológica, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca da fisiologia pulmonar e de sua aplicabilidade em meio hospitalar, julgue os itens que se seguem. Embora a realização de programa de reabilitação pulmonar melhore a força dos músculos periféricos, a dispneia e a capacidade de pacientes com fibrose pulmonar idiopática de realizar esforços, esses ganhos são pequenos, quando comparados aos ganhos observados em pacientes portadores de DPOC, pareados por força muscular.

48 Q800199 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Médico Multiprofissional em Atenção Oncológica, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

O aumento nos casos de cânceres avançados tem levado à inserção dos cuidados paliativos no âmbito da assistência à saúde da população como uma medida extremamente necessária. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens. O cuidado paliativo é uma abordagem que visa promover a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares, os quais, juntos, enfrentam a doença que ameaça a continuidade da vida.

49 Q801244 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Médico Multiprofissional em Atenção Oncológica, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação ao câncer de pulmão e ao papel dos fisioterapeutas no gerenciamento dessa doença, julgue os itens subsecutivos. O câncer de pulmão é o quarto tipo mais comum de câncer entre as mulheres e o tipo mais comum de câncer entre os homens no mundo.

50 Q797111 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Médico Multiprofissional em Atenção Oncológica, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação ao câncer de pulmão e ao papel dos fisioterapeutas no gerenciamento dessa doença, julgue os itens subsecutivos. A fisioterapia no período pós-operatório do câncer de pulmão deve incluir os seguintes procedimentos: mobilizar o paciente precocemente, ou seja, no primeiro dia pós-operatório; sentar o paciente fora da cama; iniciar o processo de tosse assistida; e introduzir, após a remoção do cateter intercostal, exercícios para ombro e caixa torácica.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.