Questões de Concurso Médico Multiprofissional em Atenção Oncológica

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

61 Q797282 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Médico Multiprofissional em Atenção Oncológica, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens subsecutivos, relativos ao tratamento do linfedema de membro inferior. O sinal de Stemmer negativo é frequente em linfedemas avançados, em decorrência da maior concentração de proteínas no espaço intersticial, o que acarreta espessamento cutâneo.

62 Q799890 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Médico Multiprofissional em Atenção Oncológica, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação ao câncer de mama, seus sintomas e seu tratamento, julgue os itens subsequentes. É possível reduzir o linfedema secundário decorrente do tratamento cirúrgico do câncer de mama por meio de intervenção fisioterapêutica que combine drenagem linfática manual, terapia compressiva, cinesioterapia para estimulação do fluxo linfático e cuidados com a pele.

63 Q798361 | Fisioterapia, Fisioterapia Cardiovascular, Médico Multiprofissional em Atenção Oncológica, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Um homem de setenta e cinco anos de idade foi internado em um hospital, queixando-se de dor no lado esquerdo do peito que, segundo ele, irradiava para a axila. O paciente foi diagnosticado com infarto agudo do miocárdio. No segundo dia pós-infarto, o quadro clínico ficou estável e o paciente foi transferido para a unidade coronariana.

Com relação às atividades fisioterapêuticas que deverão ser programadas, de acordo com as fases da reabilitação cardiovascular, para uma adequada reabilitação desse paciente, julgue os itens que se seguem.

Na fase I — nível 3 —, será permitido que o paciente faça deambulação de curta distância de três a quatro vezes por dia.

64 Q797383 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Médico Multiprofissional em Atenção Oncológica, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Um homem de quarenta e cinco anos de idade compareceu ao pronto-socorro de um hospital com quadro clínico de palpitações cardíacas e dor no hemitórax esquerdo, que se irradiava para o membro superior esquerdo. A dor torácica foi descrita por ele com um gesto de fechar a mão sobre o tórax na região do esterno. Durante o atendimento, o paciente apresentou perda súbita da consciência, queda da própria altura, ausência de movimentos respiratórios e ausência de pulso. O eletrocardiograma realizado evidenciou fibrilação ventricular, e imediatamente a equipe de socorristas iniciou o protocolo de suporte básico de vida com um soco precordial e, após cinco minutos, com o uso do desfibrilador.

Considerando o caso clínico precedente, julgue os itens a seguir.

No caso clínico em apreço, o profissional fisioterapeuta deve ser acionado apenas se o paciente necessitar de ventilação mecânica.

65 Q799531 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Médico Multiprofissional em Atenção Oncológica, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação ao câncer de pulmão e ao papel dos fisioterapeutas no gerenciamento dessa doença, julgue os itens subsecutivos. Os sintomas decorrentes do câncer de pulmão, como dispneia, fadiga, tosse, dor e insônia, de modo geral, não impedem a continuidade da atividade física regular pelo paciente, o que previne seu declínio funcional.

66 Q798462 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Médico Multiprofissional em Atenção Oncológica, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Paciente do sexo masculino, com quarenta e cinco anos de idade, ex-tabagista, encontra-se internado na enfermaria após ter sido submetido à mastectomia radical modificada à Madden e biópsia de linfonodo sentinela à direita devido a câncer de mama diagnosticado um mês antes. O paciente queixa-se de dormência na região medial do braço e axila direita e medo de movimentar o braço direito.

Considerando o caso clínico precedente e os cuidados no pré-operatório e no pós-operatório de mastectomias, julgue os próximos itens.

A queixa do paciente relacionada à dormência na região do braço sugere lesão do nervo torácico longo, sendo indicada, nesse caso, terapia de estímulo com diferentes texturas.

67 Q801132 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Médico Multiprofissional em Atenção Oncológica, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Paciente de sessenta e dois anos de idade, do sexo masculino, foi admitido no setor de fisioterapia com histórico de nódulo no pescoço com crescimento progressivo e doloroso, que evoluiu com ulceração da pele da região, o que levou o paciente a ser submetido a radioterapia local e cirurgia para retirada do tumor. O paciente foi submetido a procedimento cirúrgico quinze dias antes para a retirada da massa tumoral e o esvaziamento cervical, além da ressecção do nervo acessório e da remoção de estruturas do trato aerodigestivo superior. Na avaliação fisioterapêutica, foram observados linfedema facial, diminuição da mobilidade cervical e trismo.

A partir do caso clínico precedente, julgue os itens seguintes.

Embora a radioterapia na região da cabeça e do pescoço acarrete extensas queimaduras no tecido epitelial da região irradiada, não está associada à diminuição da mobilidade do segmento.

68 Q800404 | Fisioterapia, Fisioterapia Cardiovascular, Médico Multiprofissional em Atenção Oncológica, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Os objetivos da reabilitação cardíaca (RC) incluem melhorar ou manter as condições cardiovasculares, a fim de proporcionar uma vida normal e produtiva às pessoas com doenças cardiovasculares. Nesse sentido, considerando que o treinamento com exercícios é um componente essencial da RC, julgue os itens subsequentes. A RC usualmente divide-se em três fases: a fase I desenvolve-se durante a hospitalização do paciente; a fase II desenvolve-se em ambiente ambulatorial; e a fase III desenvolve-se por meio de acompanhamento minimamente supervisionado da condição física do paciente.

69 Q796615 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Médico Multiprofissional em Atenção Oncológica, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca da atuação da fisioterapia nos casos de câncer de mama e linfedema, julgue os seguintes itens. A aplicação de laser, mesmo em baixas doses, pode aumentar o volume do edema, já que essa terapia apresenta efeito estimulante sobre a atividade metabólica local, bem como efeito vasodilatador.

70 Q796891 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Médico Multiprofissional em Atenção Oncológica, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Uma paciente de trinta e cinco anos de idade foi internada na UTI com histórico inicial de pneumonia seguida de quadro de sepse e síndrome de resposta inflamatória aguda (SARA), uso de corticoterapia e desmame difícil da ventilação mecânica invasiva. Embora se mantivesse colaborativa, a paciente foi acometida repentinamente por uma fraqueza muscular generalizada, simétrica, com acometimento maior dos músculos proximais, em relação aos distais, o que a levou a permanecer hipomóvel no leito e com grau de força muscular baixo. Na avaliação clínica, foram descartadas doenças do sistema nervoso central (SNC) ou do sistema nervoso periférico (SNP). Para acompanhamento desse caso clínico, o fisioterapeuta sugeriu a utilização da escala do MCR (Medical Research Council).

Considerando esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.

A cinesioterapia, considerada uma abordagem segura, pode ser indicada para a referida paciente, devendo ser iniciada o mais precocemente possível.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.