Questões de Concursos Médico Neurologista Pediátrico

Resolva questões de Médico Neurologista Pediátrico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q989060 | Medicina, Médico Neurologista Pediátrico, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

A _______________________ é um distúrbio do neurodesenvolvimento que é mais frequentemente reconhecido em mulheres. Afeta o desenvolvimento após um período inicial de 6 meses de desenvolvimento normal. O diagnóstico baseia-se na observação clínica dos sinais e sintomas durante o crescimento e desenvolvimento iniciais da criança, avaliações contínuas regulares do estado físico e neurológico da criança e exames genéticos para pesquisar mutação no gene MECP2 no cromossomo X (Xq28) da criança. O tratamento envolve uma abordagem multidisciplinar que focaliza o tratamento dos sintomas. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do enunciado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q995716 | Medicina, Neurologia, Médico Neurologista Pediátrico, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Sabemos que a incidência de Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem aumentado sensivelmente nos últimos anos. Com isso muitas vezes nos deparamos com diagnósticos incorretos, a partir de supervalorização de sintomas. Sobre o assunto, analise as afirmativas abaixo.


I. Muitos indivíduos com TEA apresentam comprometimento intelectual, e mesmo aqueles com inteligência normal ou superior, apresentam um perfil irregular de capacidades.

II. É possível que individuos com TEA apresentem um comportamento motor semelhante à catatonia, com lentificação e “congelamento” em meio a ação.

III. Andar na ponta dos pés é um sinal específico e exclusivo de TEA.


Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q995726 | Medicina, Neurologia, Médico Neurologista Pediátrico, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Infecções envolvendo o Sistema Nervoso Central são um grande desafio em termos de diagnóstico e tratamento. Sobre o exposto, analise as afirmativas abaixo.


I. A polineuropatia simétrica distal é a forma mais comum de neuropatia em pacientes infectados por HIV.

II. A infecção congênita pelo Citomegalovirus pode causar comprometimento auditivo progressivo.

III. A Neurocisticersose é causada pela ingestão de carne de porco contaminada por larvas da Taenia (canjiquinhas).


Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q995729 | Medicina, Neurologia, Médico Neurologista Pediátrico, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Lesões cutâneas podem estar associadas a Doenças específicas do Sistema Nervoso. A respeito de Doenças Neurocutâneas, relacione as colunas.

I. Doença de Sturge-Weber.
II. Esclerose Tuberosa.
III. Neurofibromatose Tipo I.
IV. Ataxia-telangectasia.

A. Angiofibromas faciais.
B. Mancha “vinho do Porto” em face.
C. Glioma do nervo Óptico.
D. Maior propensão à neoplasias e radiossensibilidade.


Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q992409 | Medicina, Neurologia, Médico Neurologista Pediátrico, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

No exame-físico neurológico do recém nascido (RN), existe uma manobra para avaliação de um reflexo primitivo, em que o RN é colocado em decúbito dorsal, estabiliza-se o tórax e vira a cabeça para o lado - resposta: extensão dos membros do lado para o qual a face está virada e flexão dos membros voltados para o outro lado. Qual é esse reflexo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q992414 | Medicina, Médico Neurologista Pediátrico, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

A __________________ é causada pela reativação do vírus JC. A doença costuma ocorrer em pacientes com imunidade celular prejudicada, especialmente em pacientes com infecção pelo HIV. Essa patologia resulta em desmielinização progressiva e subaguda do sistema nervoso central, déficits neurológicos multifocais e morte, geralmente em 9 meses. O diagnóstico é por ressonância magnética e análise do líquido cefalorraquidiano utilizando teste de reação em cadeia da polimerase. O tratamento é de suporte. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do enunciado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q992417 | Medicina, Médico Neurologista Pediátrico, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

Sobre o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q995717 | Medicina, Neurologia, Médico Neurologista Pediátrico, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Anteriormente a classificação etiológica das Epilepsias se subdividiam em apenas três categorias: Idiopáticas, Sintomática e Criptogênicas. A International League Against Epilepsy (ILAE) apresentou uma nova proposta para esta classificação.

São consideradas categorias etiológicas das epilepsias, as que se seguem, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q995723 | Medicina, Neurologia, Médico Neurologista Pediátrico, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Conhecer sinais e sintomas e associá-los a diagnóstico topográfico é de suma importância para definição de patologias neurológicas. Diante do exposto, relacione as colunas.

I. Sindrome de Foville
II. Síndrome de Ramsay Hunt
III. Defeito no campo visual estritamente unilateral
IV. Mutismo com distúrbio de marcha

A. Lesão do gânglio geniculado
B. Região mais anterior do córtex calcarino
C. Lesão fascicular do nervo facial
D. Lobo frontal medial


Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q995732 | Medicina, Neurologia, Médico Neurologista Pediátrico, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Dá entrada a um Serviço de Emergência, uma criança de 6 anos com histórico de mialgia, cefaleia e dificuldade na marcha, que progrediram até a impossibilidade de deambular. Apresentou episódio de retenção urinária. Apresentava fraqueza muscular em membros inferiores, com arreflexia. Fundo de olho demonstrou borramento na região inferior da papila, em ambos os olhos, que evoluiu para edema de papila à esquerda e hemorragia retiniana sugestiva de neurite. TC de crânio mostrou área hipodensa frontal e temporal direita. TC de coluna vertebral sem anormalidades. No quinto dia de internação, referiu dificuldade para enxergar. Houve excelente resposta ao tratamento com Predinisona. Com base nesse relato, a principal hipótese diagnóstica seria:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q992411 | Medicina, Médico Neurologista Pediátrico, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

A ataxia pode ser definida como um distúrbio na coordenação suave e precisa dos movimentos. É mais comumente manifestada como uma marcha instável e, em crianças, recusa em andar. Sobre esse tema, analise os itens a seguir:


I.A ataxia geralmente é o resultado de disfunção cerebelar. No entanto, distúrbios em muitos níveis do sistema nervoso também podem afetar a coordenação. Por exemplo, a ataxia que se desenvolve como resultado da perda da função sensorial (como a propriocepção) seria descrita como uma ataxia sensorial.


II.Condições comuns e autolimitadas em crianças que se apresentam para avaliação de emergência incluem ataxia cerebelar aguda, intoxicação medicamentosa, síndrome de Guillain-Barré, enxaqueca vestibular e vertigem paroxística benigna.


III.A neuroimagem deve ser obtida para pacientes com ataxia aguda que apresentam níveis alterados de consciência, sinais neurológicos focais, neuropatias cranianas, assimetria acentuada de ataxia, preocupação com uma lesão de massa ou história de trauma. Sempre que disponível, a tomografia computadorizada é a modalidade de imagem de escolha.

Está(ão) correto(s) o(s) item(ns):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q992412 | Medicina, Médico Neurologista Pediátrico, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

_________________ consiste em movimento involuntário não rítmico, espasmódico, rápido e não suprimível, principalmente dos músculos distais e da face; os movimentos podem ser incorporados a atos semivoluntários que mascaram os movimentos involuntários. ____________ é o movimento não rítmico, lento, de contorção, predominantemente em músculos distais; em geral, alternado com posturas dos membros proximais. ____________ é movimento unilateral rápido não rítmico, não suprimível descontroladamente arremessador do membro superior e/ou perna proximal; raramente, esse movimento ocorre bilateralmente. Assinale a alternativa que apresenta os termos que completam as lacunas do enunciado na ordem em que aparecem.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q995715 | Medicina, Neurologia, Médico Neurologista Pediátrico, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Uma família leva ao Neurologista Pediátrico o filho de 5 anos de idade, que apresenta Encefalopatia Epiléptica Severa, com histórico de crises mioclônica-astáticas, mioclônicas localizadas ou generalizadas e crises de perda de tono súbitas, que levam a queda. Ocorreram episódios de Estado de mal epiléptico (EME) não convulsivos e mioclônicos. O eletroencefalograma inicial tinha atividade de base normal e agora apresenta atividade epileptiforme do tipo complexo ponta-onda e poliponta-onda generalizados e fotossensíveis. Há histórico familiar positivo para epilepsia. O paciente não está respondendo bem às drogas anti-epilépticas. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta um diagnóstico provável.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q995722 | Medicina, Neurologia, Médico Neurologista Pediátrico, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Um dos principais motivos de consultas ambulatoriais na Neurologia, são as dores de cabeça. Em relação ao tema, analise as afirmativas abaixo.


I. Migrânea consiste em um distúrbio neurovascular, de alta incidência, sendo caracterizada por serem cefaleias recorrentes, geralmente associadas a disfunções autonômicas (náuseas e vômitos), foto e fonofobia.

II. O diagnóstico da migranea é estabelecido através da presença de sinais e/ou sintomas característicos dos ataques, sendo necessário, mesmo na infância, o fator hemicraniano, foto e fonofobia e duração de mais do que uma hora.

III. A enxaqueca hemiplégica familiar caracteriza-se por início súbito de hemiplegia ou perda hemisensitiva geralmente acompanhada de cefaleia contralateral.


Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q992406 | Medicina, Médico Neurologista Pediátrico, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

Sobre o transtorno do espectro autista (TEA) em crianças, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q992416 | Medicina, Médico Neurologista Pediátrico, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

Embora seja mais comum em adultos mais velhos, o acidente vascular cerebral (AVC) também ocorre em neonatos, bebês, crianças e adultos jovens, resultando em morbidade e mortalidade significativas. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q995718 | Medicina, Neurologia, Médico Neurologista Pediátrico, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Estima-se que 25% das crianças apresentem algum tipo de Distúrbios do sono ao longo da infância. Diante do exposto, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q995724 | Medicina, Neurologia, Médico Neurologista Pediátrico, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Padrões eletroencefalográficos nunca são patognomônicos. Um padrão equivalente a surto-supressão pode significar um quadro muito grave numa criança em coma, mas pode ser o esperado em um Recém- nascido (RN) prematuro. Este padrão encontrado em RN nos primeiros dias de vida, associado à crises epilépticas, de muito difícil controle, tônicas, às vezes focais e mais raramente mioclônicas, é sugestivo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q992415 | Medicina, Neurologia, Médico Neurologista Pediátrico, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

Considere uma criança de quatro anos vítima de um acidente admitida em serviço de emergência com um traumatismo crânio encefálico. No presente momento, apresenta abertura palpebral a estímulos verbais, diz sons incompreensíveis ou inespecíficos e localiza estímulos dolorosos. Qual é a pontuação dessa criança na escala de coma de Glasgow?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.