Início

Questões de Concursos Médico Pediatra

Resolva questões de Médico Pediatra comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q985075 | Farmácia, Médico Pediatra, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Muitos fármacos necessitam sofrer biotransformação em formas mais polares para que sejam eliminados do corpo. As reações de biotransformação são designadas como reações da fase I, que tornam o agente mais polar através de oxidação, redução ou hidrólise. Em termos quantitativos, as enzimas da fase I de maior importância são os citocromos P450, uma superfamília de proteínas contendo heme, que catalisam o metabolismo de muitas substâncias lipofílicas. As isozimas do citocromo P450 denominam-se CYP e são agrupadas pelo grau de identidade na sua sequência de aminoácidos. Nesse contexto, assinalar a alternativa que se refere ao padrão de desenvolvimento para enzimas citocromo P450 importantes no recém-nascido:

Não aparentes no fígado fetal. Dados inferenciais, utilizando o processamento da fenitoína como sonda farmacológica inespecífica, sugerem atividade baixa durante a primeira semana devida, sendo a atividade de adulto alcançada até os 6 meses de idade, com atividade máxima até os 3 a 4 anos de idade. Metabolismo induzido por rifampicina e fenobarbital e inibido por cimetidina.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

182Q1037101 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Médico Pediatra, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Lactente de 6 meses, nascido a termo e sem intercorrências de saúde até o momento, é levado ao pronto-socorro pelos pais com história de irritabilidade, choro intenso, vômitos biliosos e recusa alimentar nas últimas 24 horas. Os pais notaram uma distensão abdominal progressiva.
Assinale a opção que indica o exame mais apropriado para elucidar esse quadro.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

183Q1037110 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Médico Pediatra, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

De acordo com as diretrizes da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a primeira etapa essencial no manejo de um recém-nascido com genitália ambígua é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

184Q1037111 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Médico Pediatra, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Menina de 4 anos, é trazida pelos pais à consulta pediátrica devido a dores abdominais persistentes e hematúria nas últimas semanas. Realizada uma ultrassonografia abdominal, que revela uma massa no rim esquerdo.
Com base nesses achados, assinale a opção que indica a suspeita diagnóstica mais provável.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

185Q993122 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Médico Pediatra, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Uma criança de 5 anos é trazida ao pronto-socorro pelos pais com queixa de vômitos persistentes, dor abdominal e perda de peso nas últimas duas semanas. Durante a anamnese, os pais relatam que a criança tem apresentado sensação de queimação no estômago, especialmente após as refeições, e tem acordado à noite chorando de dor. O exame físico revela sensibilidade epigástrica, sem sinais de defesa abdominal ou distensão.
Considerando o quadro clínico apresentado, qual é a hipótese diagnóstica mais provável?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

186Q907506 | Medicina, Médico Pediatra, Prefeitura de Araçariguama SP, Avança SP, 2024

Na investigação de bronquiolite viral aguda em lactentes, qual das seguintes modalidades de imagem é a mais indicada?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

187Q1037107 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Médico Pediatra, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Para um transporte inter hospitalar de pacientes neonatais de forma segura, o Ministério da Saúde indica a realização do índice de risco para o paciente (Trip) no início e ao final do transporte.
Esse escore é composto pelos seguintes parâmetros:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

188Q995744 | Medicina, Médico Pediatra, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

De acordo com o Consenso sobre Anemia Ferropriva da Sociedade Brasileira de Pediatria de 2021, a suplementação profilática de ferro para lactentes em aleitamento materno exclusivo nascidos a termo, com peso adequado para a idade gestacional, sem outros fatores de risco de deficiência deve ser iniciada na dose de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

189Q995750 | Medicina, Médico Pediatra, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

De acordo com o Programa Nacional de Imunização e da Sociedade Brasileira de Pediatria, a primeira dose da vacina contra a Hepatite B deve ser aplicada idealmente nas primeiras :
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

190Q1042645 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Médico Pediatra, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Assinale a opção que indica o imunobiológico responsável por imunização passiva a ser aplicado numa bebê de 6 meses, que nascera com 28 semanas de gestação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

191Q984790 | Medicina, Oncologia, Médico Pediatra, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

O câncer de tireoide geralmente se apresenta como um nódulo palpável, firme e não doloroso, na região da tireoide. Em relação às principais características dos diferentes tipos de câncer de tireoide, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Carcinoma medular da tireoide.
(2) Carcinoma papilar.
(3) Carcinoma folicular.
(4) Carcinoma anaplásico da tireoide.

( ) Pode ser familiar ou estar associado à polipose colônica adenomatosa.
( ) Peptídeos (p. ex., serotonina) podem causar sintomas e servir como marcadores tumorais.
( ) É o carcinoma mais agressivo da tireoide.
( ) É o segundo câncer de tireoide mais comum.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

192Q1042646 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Médico Pediatra, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Assinale a opção que indica os principais fatores que devem ser considerados ao decidir pela sedação de uma paciente de 3 anos que requer sedação para a realização de uma ressonância nuclear magnética de neuroeixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

193Q907510 | Medicina, Médico Pediatra, Prefeitura de Araçariguama SP, Avança SP, 2024

Na epidemiologia, estudos de caso-controle são amplamente utilizados para investigar fatores de risco associados a doenças raras. Selecione qual método estatístico é o mais apropriado para calcular a medida de associação entre exposição e doença nesse tipo de estudo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

194Q907511 | Medicina, Médico Pediatra, Prefeitura de Araçariguama SP, Avança SP, 2024

Uma criança de 8 anos apresenta febre alta, dor de garganta intensa, faringite eritematosa com pontos purulentos ("exantema faríngico") e adenomegalia cervical. O exame físico revela amigdalas hiperemiadas e edemaciadas, com exsudato purulento ("pústulas"). O teste rápido para estreptococia do grupo A (STRAT) é positivo. Qual o diagnóstico mais provável?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

195Q909573 | Medicina, Médico Pediatra, Prefeitura de Água Santa RS, FUNDATEC, 2024

Nos sinais semiológicos durante investigação da apendicite aguda, o Sinal de Blumberg corresponde à:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

196Q901718 | Medicina, Médico Pediatra, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Relação Médico-Família-Criança Uma criança de 7 anos, residente em Queimadas, PB, tem um histórico de múltiplas consultas médicas relacionadas a distúrbios comportamentais e dificuldades escolares. A família expressa preocupações sobre a saúde mental e o desempenho escolar da criança, mas demonstra resistência em aderir a algumas das recomendações médicas propostas.
Quais estratégias são fundamentais para fortalecer a relação médico-família-criança e promover a adesão ao tratamento?

1. Realização de consultas periódicas que incluam discussões abertas com a família sobre as preocupações e expectativas em relação ao tratamento normalmente não atinge os resultados esperados.

2. Envolvimento da escola no plano de cuidados da criança, estabelecendo uma comunicação contínua entre os professores e o médico. Apesar de ser importante, é inviável na implantação.

3. Implementação de uma abordagem centrada na família, que valorize o papel dos pais como parceiros ativos no processo terapêutico.

4. Oferta de recursos de apoio psicológico para a família, ajudando-os a lidar com o estresse relacionado à condição da criança.

5. Adaptação do plano de tratamento conforme necessário, levando em consideração as preferências e as necessidades da família.


Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

197Q995734 | Medicina, Médico Pediatra, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

O controle clínico da asma persistente é um desafio para todos os médicos que cuidam de crianças e deve ser diferenciado do tratamento da crise aguda de asma. Assinale a alternativa que apresenta o medicamento considerado de primeira linha no tratamento da asma grave persistente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

198Q995740 | Medicina, Médico Pediatra, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Hemodinamicamente, pacientes com choque cardiogênico se apresentam com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

199Q995746 | Medicina, Médico Pediatra, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Em relação à Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) O álcool é considerado o agente teratogênico mais comum atualmente existente.

( ) Apesar de totalmente prevenível, a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF) representa a causa mais comum de retardo mental não congênito.

( ) A prevenção é a única maneira de evitar a doença e somente será atingida pela orientação de uma quantidade segura para o consumo de álcool na gravidez.

( ) Não existe tratamento para a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF). Até o momento, dispõe-se apenas de medidas de suporte, que visam minimizar os danos causados e o sentimento de culpa.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

200Q907504 | Medicina, Médico Pediatra, Prefeitura de Araçariguama SP, Avança SP, 2024

Nas glomerulonefrites primárias, a sindrome r nefrótica é uma condição comum em crianças. E o principal tipo histológico de glomerulopatia associado à síndrome nefrótica em idade pediátrica:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.