Questões de Concursos Médico Pediatra

Resolva questões de Médico Pediatra comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

201Q907504 | Medicina, Médico Pediatra, Prefeitura de Araçariguama SP, Avança SP, 2024

Nas glomerulonefrites primárias, a sindrome r nefrótica é uma condição comum em crianças. E o principal tipo histológico de glomerulopatia associado à síndrome nefrótica em idade pediátrica:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

202Q909499 | Medicina, Médico Pediatra, Prefeitura de Espera Feliz MG, Consulplan, 2024

A mononucleose infecciosa, atualmente, é considerada uma síndrome, sendo que o ______________________ é o responsável por cerca de 80% dos casos. A ocorrência de erupção cutânea não excede os 10 a 15% dos casos, e pode ser desencadeada pela administração de penicilina ou ampicilina ao paciente. O tipo de exantema é variável, sendo, na maioria das vezes, maculopapular, mas podem ocorrer erupções petequiais, papulovesiculares, escarlatiniformes e urticariformes e são mais evidentes na presença dos citados antibióticos.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

203Q984790 | Medicina, Oncologia, Médico Pediatra, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

O câncer de tireoide geralmente se apresenta como um nódulo palpável, firme e não doloroso, na região da tireoide. Em relação às principais características dos diferentes tipos de câncer de tireoide, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Carcinoma medular da tireoide.
(2) Carcinoma papilar.
(3) Carcinoma folicular.
(4) Carcinoma anaplásico da tireoide.

( ) Pode ser familiar ou estar associado à polipose colônica adenomatosa.
( ) Peptídeos (p. ex., serotonina) podem causar sintomas e servir como marcadores tumorais.
( ) É o carcinoma mais agressivo da tireoide.
( ) É o segundo câncer de tireoide mais comum.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

204Q984792 | Medicina, Médico Pediatra, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

Em relação à asma, analisar os itens.

I. Os sintomas respiratórios comuns na asma consistem em sibilos, dispneia e tosse. Com frequência, esses sintomas variam bastante em determinado indivíduo, podendo modificar-se espontaneamente, seja com a idade, a época do ano e o tratamento. Os sintomas podem piorar à noite, constituindo os despertares noturnos, umidificador de controle inadequado da asma.
II. A inflamação crônica das vias respiratórias superiores causa hiper-responsividade dessas vias a uma restrita variedade de agentes desencadeantes, resultando em restrição ao fluxo aéreo (disfunção do parênquima pulmonar) e sintomas respiratórios que consistem em dispneia e sibilos.
III. A classe de broncodilatadores mais usada no tratamento da asma crônica é representada pelos agonistas Beta-2- adrenérgicos, que relaxam o músculo liso das vias respiratórias por ativarem os receptores Beta-2- adrenérgicos.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

205Q907511 | Medicina, Médico Pediatra, Prefeitura de Araçariguama SP, Avança SP, 2024

Uma criança de 8 anos apresenta febre alta, dor de garganta intensa, faringite eritematosa com pontos purulentos ("exantema faríngico") e adenomegalia cervical. O exame físico revela amigdalas hiperemiadas e edemaciadas, com exsudato purulento ("pústulas"). O teste rápido para estreptococia do grupo A (STRAT) é positivo. Qual o diagnóstico mais provável?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

206Q909573 | Medicina, Médico Pediatra, Prefeitura de Água Santa RS, FUNDATEC, 2024

Nos sinais semiológicos durante investigação da apendicite aguda, o Sinal de Blumberg corresponde à:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

207Q1037103 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Médico Pediatra, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Quanto à introdução alimentar, a Sociedade Brasileira de Pediatria preconiza
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

208Q1037116 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Médico Pediatra, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Menino de 4 anos, é trazido à emergência após ser resgatado de uma piscina. Ele estava brincando com amigos quando, acidentalmente, caiu na água. Os pais o encontraram imediatamente e o retiraram da piscina. O paciente está tossindo, eliminando um pouco de espuma e parece assustado. A ausculta respiratória revela estertoração esparsa, entretanto não há repercussões hemodinâmicas.
Nesse caso, assinale a opção que indica a conduta a ser realizada nesta situação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

209Q1037120 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Médico Pediatra, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Menino de 5 anos, foi trazido à emergência após um acidente doméstico com água quente, resultando em queimaduras em sua face e membros superiores. Ele está agitado, choroso e com sialorréia. Como pediatra, você precisa tomar decisões rápidas para iniciar o manejo adequado das queimaduras.
Nesse contexto, de acordo com as diretrizes da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a prioridade inicial no manejo do paciente é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

210Q995751 | Medicina, Médico Pediatra, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Na avaliação do estado nutricional, de acordo com os índices antropométricos e pontos de corte recomendados pela Organização Mundial da Saúde e adotados pelo Ministério da Saúde, crianças na faixa etária de 5 a 10 anos incompletos com valores do Escore Z do Índice de Massa Corpórea (IMC) > +2 e ≤ +3 são classificadas como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

211Q1042643 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Médico Pediatra, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Menina de 8 anos, é trazida ao pronto-socorro pelos pais devido a um episódio agudo de urticária. Os pais relatam que ela desenvolveu lesões no corpo há cerca de 2 horas. Não há história de febre, dor abdominal, dificuldade respiratória ou outros sintomas associados. Está alerta e orientada, sem sinais de angioedema. O exame mostra múltiplas pápulas eritematosas, algumas coalescentes, distribuídas por todo o corpo e que poupam a face.

A respeito do caso descrito, assinale a opção que indica a primeira medida a ser tomada no manejo inicial da paciente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

212Q1037105 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Médico Pediatra, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Recém-nascida saudável, foi trazida à consulta de rotina aos 4 dias de vida. Os pais notaram o aparecimento de lesões na pele da bebê e estão preocupados. A criança nasceu a termo, sem complicações durante a gravidez e o parto. As lesões são pápulas eritematosas com base amarelada na face e tronco.

Nesse caso, a causa mais comum desta condição que é característica dos recém-nascidos é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

213Q901718 | Medicina, Médico Pediatra, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Relação Médico-Família-Criança Uma criança de 7 anos, residente em Queimadas, PB, tem um histórico de múltiplas consultas médicas relacionadas a distúrbios comportamentais e dificuldades escolares. A família expressa preocupações sobre a saúde mental e o desempenho escolar da criança, mas demonstra resistência em aderir a algumas das recomendações médicas propostas.
Quais estratégias são fundamentais para fortalecer a relação médico-família-criança e promover a adesão ao tratamento?

1. Realização de consultas periódicas que incluam discussões abertas com a família sobre as preocupações e expectativas em relação ao tratamento normalmente não atinge os resultados esperados.

2. Envolvimento da escola no plano de cuidados da criança, estabelecendo uma comunicação contínua entre os professores e o médico. Apesar de ser importante, é inviável na implantação.

3. Implementação de uma abordagem centrada na família, que valorize o papel dos pais como parceiros ativos no processo terapêutico.

4. Oferta de recursos de apoio psicológico para a família, ajudando-os a lidar com o estresse relacionado à condição da criança.

5. Adaptação do plano de tratamento conforme necessário, levando em consideração as preferências e as necessidades da família.


Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

214Q993121 | Medicina, Médico Pediatra, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Uma criança de 6 anos foi picada por um escorpião enquanto brincava no quintal de casa. Ao chegar ao pronto-socorro, apresenta dor intensa no local da picada, sudorese e agitação.
Qual deve ser a conduta adequada nesse caso?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

215Q993130 | Medicina, Gastroenterologia, Médico Pediatra, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Uma criança de 5 anos é levada ao pronto-socorro com icterícia, urina escura e hepatomegalia. Os exames laboratoriais mostram bilirrubina total de 15 mg/dL, com 12 mg/dL de bilirrubina direta. As transaminases estão elevadas (ALT 350 U/L, AST 400 U/L), e a fosfatase alcalina está dentro dos limites normais.
Qual é a causa mais provável da icterícia nesta criança?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

216Q995733 | Medicina, Médico Pediatra, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

As cardiopatias congênitas críticas dependem da manutenção do canal arterial patente para a sobrevida logo após o nascimento. Assinale a alternativa que apresenta a cardiopatia congênita crítica em que o canal arterial é responsável por manter o débito cardíaco sistêmico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

217Q995736 | Medicina, Médico Pediatra, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Assinale a alternativa correta em relação à Febre Reumática.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

218Q999320 | Medicina, Médico Pediatra, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

No tratamento das parasitoses, um dos anti - parasitários mais clássicos é o albendazol, que pode ser considerado um medicamento de primeira linha quando utilizado em dose única para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

219Q995741 | Medicina, Médico Pediatra, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Adolescente de 11 anos, masculino, com aproximadamente 40 Kg de peso, é trazido por populares ao PS de Pediatria em parada cardiorespiratória após afogamento em piscina de clube esportivo. Imediatamente são iniciadas as manobras de ressuscitação cardiopulmonar com compressões torácica e ventilação por meio de bolsa-valva-máscara e instalada monitorização. O monitor cardiaco mostra imagem de fibrilação ventricular.

Diante do exposto assinale a alternativa que apresenta a conduta imediata a ser realizada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

220Q995742 | Medicina, Médico Pediatra, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

A cetoacidose diabética é uma complicação grave que pode ocorrer na evolução do diabetes mellitus tipo 1 ou 2, além de ser frequentemente a forma de apresentação inicial do diabetes mellitus tipo 1 nos pacientes pediátricos.

Assinale a alternativa com os critérios diagnósticos laboratoriais da cetacidose diabetica
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.