Início

Questões de Concursos Médico Pediatra

Resolva questões de Médico Pediatra comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q995743 | Medicina, Médico Pediatra, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Considerando o atendimento à criança politraumatizada, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

222Q984792 | Medicina, Médico Pediatra, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

Em relação à asma, analisar os itens.

I. Os sintomas respiratórios comuns na asma consistem em sibilos, dispneia e tosse. Com frequência, esses sintomas variam bastante em determinado indivíduo, podendo modificar-se espontaneamente, seja com a idade, a época do ano e o tratamento. Os sintomas podem piorar à noite, constituindo os despertares noturnos, umidificador de controle inadequado da asma.
II. A inflamação crônica das vias respiratórias superiores causa hiper-responsividade dessas vias a uma restrita variedade de agentes desencadeantes, resultando em restrição ao fluxo aéreo (disfunção do parênquima pulmonar) e sintomas respiratórios que consistem em dispneia e sibilos.
III. A classe de broncodilatadores mais usada no tratamento da asma crônica é representada pelos agonistas Beta-2- adrenérgicos, que relaxam o músculo liso das vias respiratórias por ativarem os receptores Beta-2- adrenérgicos.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

223Q907507 | Medicina, Médico Pediatra, Prefeitura de Araçariguama SP, Avança SP, 2024

Sobre o manejo farmacológico do estado de mal asmático em pacientes pediátricos, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

224Q1037109 | Medicina, Clínica Médica Humana, Médico Pediatra, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

No caso de mordedura por cão, o soro antirrábico pós-exposição é indicado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

225Q1037112 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Médico Pediatra, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A malformação urinária mais comum em crianças e que frequentemente é associada à indicação de quimioprofilaxia é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

226Q1037115 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Médico Pediatra, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Menina de 8 anos, é trazida à emergência com quadro agudo de dispneia, chiado no peito, uso da musculatura acessória e batimento da asa do nariz. Há história de asma, mas nunca na gravidade em que se apresenta no momento. Após o manejo inicial, não há melhora significativa e o médico decide realizar uma gasometria arterial para avaliar sua função respiratória.
Assinale a opção que indica o parâmetro gasométrico que provavelmente estará alterado na gasometria arterial da paciente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

227Q993128 | Medicina, Médico Pediatra, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Uma criança de 5 anos apresenta placas eritematosas e pruriginosas no couro cabeludo, com áreas de alopécia. A mãe relata que os sintomas começaram há cerca de um mês e não melhoraram com o uso de shampoos anticaspa. O exame micológico direto revelou hifas e esporos.
Qual é o diagnóstico mais provável?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

228Q993131 | Medicina, Médico Pediatra, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Um paciente pediátrico de 8 anos foi admitido na UTI com insuficiência respiratória aguda secundária a uma pneumonia grave. Após avaliação, a equipe médica decidiu iniciar ventilação mecânica.
Qual das seguintes situações é mais apropriada para o uso de ventilação mecânica não invasiva (VNI) em comparação com a ventilação mecânica invasiva (VMI)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

229Q995751 | Medicina, Médico Pediatra, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Na avaliação do estado nutricional, de acordo com os índices antropométricos e pontos de corte recomendados pela Organização Mundial da Saúde e adotados pelo Ministério da Saúde, crianças na faixa etária de 5 a 10 anos incompletos com valores do Escore Z do Índice de Massa Corpórea (IMC) > +2 e ≤ +3 são classificadas como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

230Q993120 | Medicina, Médico Pediatra, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS.
1.(__) A insuficiência adrenal primária, também conhecida como doença de Addison, é uma condição rara em crianças, caracterizada pela destruição ou disfunção das glândulas suprarrenais, resultando em deficiência de cortisol e, frequentemente, de aldosterona. 2.(__) O hiperaldosteronismo primário é raro em crianças e caracteriza-se pela produção excessiva de aldosterona pelas glândulas suprarrenais, resultando em retenção de sódio e perda de potássio. 3.(__) A hiperplasia adrenal congênita (HAC) é um grupo de doenças hereditárias autossômicas recessivas causadas por deficiências enzimáticas na via de síntese de corticosteroides.
A sequência CORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

231Q993123 | Medicina, Médico Pediatra, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Um menino de 4 anos é trazido ao pronto-socorro com febre alta persistente há 6 dias, acompanhada de conjuntivite bilateral não purulenta, erupção cutânea polimórfica, língua com aspecto de "morango" e linfadenopatia cervical não supurativa. Seus exames laboratoriais revelam leucocitose com neutrofilia, aumento de proteínas de fase aguda e trombocitose.
Com base nesses achados, qual é o diagnóstico mais provável?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

232Q995741 | Medicina, Médico Pediatra, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Adolescente de 11 anos, masculino, com aproximadamente 40 Kg de peso, é trazido por populares ao PS de Pediatria em parada cardiorespiratória após afogamento em piscina de clube esportivo. Imediatamente são iniciadas as manobras de ressuscitação cardiopulmonar com compressões torácica e ventilação por meio de bolsa-valva-máscara e instalada monitorização. O monitor cardiaco mostra imagem de fibrilação ventricular.

Diante do exposto assinale a alternativa que apresenta a conduta imediata a ser realizada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

233Q984793 | Medicina, Médico Pediatra, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

A maioria dos lactentes pré-termo deve receber as mesmas vacinas que o lactente a termo e em épocas semelhantes com base em sua idade cronológica. Entretanto, deve-se dedicar atenção especial ao lactente pré-termo no que concerne às certas vacinas e a certas doenças infecciosas. Nesse sentido, assinalar a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

234Q986405 | Medicina, Médico Pediatra, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Em pediatria, o manejo dos líquidos corporais requer monitoramento constante das perdas insensíveis e do equilíbrio hidroeletrolítico. A escolha da hidratação oral ou parenteral deve considerar a condição clínica e o nível de atividade da criança.

Indique a opção correta sobre a terapia de hidratação pediátrica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

235Q995735 | Medicina, Médico Pediatra, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Assinale a alternativa incorreta em relação à fimose.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

236Q999320 | Medicina, Médico Pediatra, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

No tratamento das parasitoses, um dos anti - parasitários mais clássicos é o albendazol, que pode ser considerado um medicamento de primeira linha quando utilizado em dose única para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

237Q984796 | Medicina, Médico Pediatra, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

A infecção do trato urinário (ITU) em crianças tem particularidades, principalmente na suspeita clínica, no método de coleta da urina e no seguimento, que a distinguem da ITU no adulto. Em relação à ITU em crianças, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

238Q1037106 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Médico Pediatra, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Em relação ao teste do coraçãozinho é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

239Q993129 | Medicina, Médico Pediatra, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Um recém-nascido de 3 dias apresenta icterícia com níveis de bilirrubina total de 18 mg/dL. O exame físico revela icterícia até as coxas e sem outras anormalidades significativas. Os exames laboratoriais mostram bilirrubina indireta elevada e Coombs direto negativo.
Qual é o diagnóstico mais provável e a conduta inicial recomendada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

240Q995748 | Medicina, Médico Pediatra, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

A história clínica e o exame físico são essenciais para o diagnóstico de urticária e o estabelecimento de provável etiologia. Clinicamente, a urticária pode ser classificada de acordo com o tempo decorrido desde o início das manifestações clínicas em aguda e crônica. Na urticária crônica há manifestações clínicas diárias ou quase diárias por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.