Início

Questões de Concursos Médico Psiquiatra

Resolva questões de Médico Psiquiatra comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


301Q216469 | Medicina, Médico psiquiatra, TJ PA, VUNESP

Utilize o quadro clínico a seguir para responder a questão.

Uma mulher de 66 anos foi levada ao psiquiatra pela família, pois ela está apresentando comportamentos agressivos com seu marido e com familiares em geral. Ela diz que o marido e as empregadas da casa a maltratam e não a deixam comer. O marido relata que ela se alimenta, mas esquece que comeu, e que ninguém a maltrata. A filha relata que, há alguns anos, vem notando a mãe mais esquecida e atrapalhada. Notou que esses sintomas estão se agravando de forma progressiva e lenta. Atualmente, ela esquece os fatos recentes e tem dificuldade em nomear objetos. Às vezes, faz falsos reconhecimentos e confunde os nomes das pessoas. Ela era excelente cozinheira, mas não tem conseguido executar receitas, nem as mais simples. No exame psíquico, apresenta alterações em memória recente, sem polarização do humor. Apesar de estar diferente, não apresenta desinibição comportamental e nem comportamentos estereotipados. Sem alterações ao exame neurológico motor. Exame de neuroimagem demonstrou alargamento de sulcos cerebrais de forma generalizada.

A hipótese diagnóstica para esse quadro é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

302Q687263 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

Sobre o suicídio na prática clínica do psiquiatra, assinale a afirmativa correta. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

303Q215517 | Psiquiatria, Médico psiquiatra, TRF 3a, FCC

Sobre o quadro clínico do Transtorno de Estresse Pós- Traumático, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

304Q215798 | Medicina, Médico psiquiatra, TJ PA, VUNESP

Utilize o quadro clínico descrito a seguir para responder a questão.

      Um rapaz de 17 anos está preocupando sua família. Há um ano, não sai mais de casa, passa a maior parte do tempo trancado em seu quarto com as cortinas fechadas. A família percebe que ele fala em voz baixa, sozinho. Ele chegou a comentar com a sua mãe que um professor da escola está querendo matá-lo e toda noite fica na porta da sua casa gritando o seu nome. E comentou que ouve pessoas comentando coisas sobre ele e que acha que o professor implantou um chip em seu cérebro, que controla suas ações.
      A família relata que ele sempre foi um menino introspectivo e com poucos amigos, nunca teve história de uso de substâncias de abuso. Ele é obeso e faz tratamento para diabetes com insulina. Ao realizar eletrocardiograma foi constatado aumento do intervalo QTc.

O fato de o rapaz ser introspectivo e ter poucos amigos desde a infância pode ser interpretado como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

305Q687636 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

A ação de saúde mental em clínica ampliada com equipe multiprofissional está relacionada ao conceito de 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

306Q215324 | , Médico psiquiatra, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, acerca da psiquiatria da infância e da adolescência.

Os testes de personalidade, como o teste de Rorschach, que apresentam maior confiabilidade e validade que os testes de inteligência, são importantes instrumentos para complementação do diagnóstico psiquiátrico na infância.

  1. ✂️
  2. ✂️

307Q215365 | Psiquiatria, Médico psiquiatra, TJ AL, CESPE CEBRASPE

Acerca de exame pericial psiquiátrico, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

308Q216645 | Psiquiatria, Médico psiquiatra, TRF 3a, FCC

Os sintomas presentes em um quadro de delirium se referem a uma ou mais funções mentais comprometidas. A correlação existente entre sintoma e função comprometida encontra-se em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

309Q214622 | , Médico psiquiatra, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos a transtornos psicóticos.

Na esquizofrenia, o comportamento agressivo está relacionado à presença de sintomas positivos, sobretudo delírios persecutórios, e não se associa a fatores ambientais

  1. ✂️
  2. ✂️

310Q215404 | Psiquiatria, Médico psiquiatra, TRF 3a, FCC

Com relação às anormalidades observadas nos exames de neuroimagem e sua correlação com os principais transtornos mentais, constata-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

311Q214921 | , Médico psiquiatra, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos a transtornos psicóticos.

Os sintomas negativos da esquizofrenia incluem anedonia, embotamento afetivo, avolição e redução da atividade social, não estando associados à redução da função executiva e da capacidade intelectual geral.

  1. ✂️
  2. ✂️

312Q214740 | Psiquiatria, Médico psiquiatra, TRT 4a REGIÃO, FCC

Assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

313Q215272 | Psiquiatria, Médico psiquiatra, TRF 3a, FCC

É característica do Transtorno Psicótico Agudo (Bouffée delirante):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

314Q215545 | , Médico psiquiatra, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Parassonias são transtornos do sono com grande potencial de causar prejuízo ao indivíduo. Acerca desse grupo de transtornos, julgue os itens subsequentes.

É correto afirmar que o tratamento de transtornos por comportamento em sono REM com baixas doses de clonazepam é eficaz para a maioria dos casos clínicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

315Q216605 | , Médico psiquiatra, DEPEN, CESPE CEBRASPE

A característica essencial dos transtornos do controle dos impulsos é o fracasso em resistir a um impulso ou à tentação de executar atos perigosos para si ou para terceiros. Com relação a esse grupo de transtornos, julgue os itens a seguir.

A naltrexona é um dos fármacos com melhor evidência para o tratamento da cleptomania, tendo-se mostrado eficaz em um pequeno ensaio clínico randomizado.

  1. ✂️
  2. ✂️

316Q215601 | Psiquiatria, Médico psiquiatra, TRE MG, CONSULPLAN

A prosopagnosia é um distúrbio caracterizado pela inabilidade de reconhecer

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

317Q214686 | , Médico psiquiatra, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, referentes às síndromes psiquiátricas do puerpério.

Vários quadros psiquiátricos apresentam melhora espontânea no período de gestação e piora no puerpério.

  1. ✂️
  2. ✂️

318Q215267 | Medicina, Médico psiquiatra, TJ PA, VUNESP

Utilize o quadro clínico descrito a seguir para responder a questão. 

      Uma mulher de 25 anos foi levada ao psiquiatra pela família, a qual relata que, há um mês a moça começou a ter dificuldade para dormir, começou a ficar agitada, falar muito rápido e dizer coisas sem sentido. Dizia que era escritora e que estava escrevendo o melhor romance jamais escrito, que iria ganhar o prêmio Nobel de literatura. A família percebeu que ela estava extremamente animada e passava noites escrevendo e ouvindo música num volume alto e acordava disposta mesma tendo dormido pouco. Ela já fez tratamento com psiquiatra em duas outras ocasiões. A primeira, aos 14 anos, quando apresentou um quadro de tristeza, apatia, anergia, anedonia, perda de peso, insônia, lentificação psicomotora e lentificação do pensamento com conteúdo de ruína e morte. Apresentou melhora após introdução de fluoxetina. E a segunda, aos 20 anos, ao apresentar quadro semelhante ao primeiro. Mas só melhorou totalmente após introdução de venlafaxina. Antes da melhora, parou de frequentar a faculdade por não ter disposição, tendo que trancar sua matrícula. Atualmente estava bem, tendo permanecido nos últimos dois anos sem qualquer medicação. Ela tem psoríase.

Considerando o perfil de tolerabilidade, o psicofármaco que deve ser iniciado para o terceiro quadro, o qual, além de ajudar no controle do quadro agudo, atua na profilaxia das recorrências, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

319Q214826 | , Médico psiquiatra, DEPEN, CESPE CEBRASPE

A respeito de psicopatologia, julgue os próximos itens.

A porção anterior do giro do cíngulo é fundamental ao processo de controle da atenção realizado pelas estruturas frontais.

  1. ✂️
  2. ✂️

320Q216663 | Psiquiatria, Médico psiquiatra, TRF 3a, FCC

Na interconsulta com pacientes portadores de doenças endocrinológicas, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.