Início

Questões de Concursos Médico Psiquiatra

Resolva questões de Médico Psiquiatra comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


381Q911662 | Psiquiatria, Neuropsicologia, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

A demência é uma diminuição, lenta e progressiva, da função mental, que afeta a memória, o pensamento, o juízo e a capacidade para aprender.
Sobre a Demência, é CORRETO afirmar que:

I. A demência rapidamente progressiva é um grupo de demências que progridem mais rapidamente do que outras demências, normalmente em um a dois anos. O sintoma precoce mais óbvio dessas demências é a redução rápida da função mental. A memória é perdida. As pessoas têm dificuldade em usar a linguagem. Elas também têm dificuldade de planejar, resolver problemas, lidar com tarefas complexas (como gerenciar uma conta bancária) e usar o bom senso (função executiva)

II. Outros sintomas de demências rapidamente progressivas incluem comportamento disruptivo, alterações de personalidade, transtornos do humor, psicose, transtornos do sono e dificuldade para caminhar. Os níveis de alerta e de consciência podem ser alterados. Seus membros podem tremer e/ou sacudir involuntariamente.

III. A causa mais comum de demência rapidamente progressiva é um distúrbio causado por príons. Outras causas comuns incluem encefalite autoimune e paraneoplásica. Eles incluem alguns casos de doença de Alzheimer, demência com corpos de Lewy, demência frontotemporal e demência devido a causas potencialmente reversíveis.

IV. Em alguns tipos de demência (como a doença de Alzheimer), o nível de acetilcolina no cérebro é baixo. A acetilcolina é um mensageiro químico (chamado de neurotransmissor) que ajuda as células nervosas a se comunicarem umas com as outras. A acetilcolina ajuda a memória, a aprendizagem, e a concentração e ajuda a controlar o funcionamento de vários órgãos.

Estão CORRETAS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

382Q906558 | Psiquiatria, Transtornos Mentais Orgânicos, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

Com relação ao tratamento dos transtornos mentais, pode-se afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

383Q906568 | Psiquiatria, Emergências Psiquiátricas, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

JJC, 56 anos, ingeria aguardente diariamente em doses acima de 90g. Trazido ao pronto-socorro pelos familiares, durante anamnese observa-se tremor fino e lateralizado nas mãos, pletora facial, hálito etílico, icterícia e ansiedade. Realizada internação e 01 dia após, desenvolveu estado confusional e agitação psicomotora. O exame físico revelou icterícia 2+/4+ e aranhas vasculares no tórax e abdome. Sem sinais de ascite nem hepatoesplenomegalia. Sinais de Kernog, Laségue e Brudzinski foram negativos. Sem rigidez de nuca. De acordo dados e exame físico, as principais hipóteses diagnósticas e as intervenções terapêu ticas recomendadas são:
I- Delirium tremens ou hepatite alcoólica; hidratação, vitaminas do complexo B e diazepam intravenoso.
II- Meningite bacteriana ou hepatite alcoólica; hidratação e antibióticos intravenosos.
III- Encefalopatia hepática ou desidratação; hidratação e lactulose por sonda nasogástrica.
IV- Leptospirose ou hepatite transinfecciosa; diálise peritoneal e lactulose por sonda nasogástrica.
Está(ão) CORRETO(S) os itens
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

384Q908389 | Medicina, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Piraquara PR, UNIVIDA, 2024

A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) é constituída por um conjunto integrado e articulado de diferentes pontos de atenção para atender pessoas em sofrimento psíquico e com necessidades decorrentes uso prejudicial de álcool e outras drogas, com estabelecimento de ações intersetoriais para garantira integralidade do cuidado. Assinale a alternativa que representa o serviço de residências temporárias para pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, acompanhadas nos CAPS, em situação de vulnerabilidade social e/ou familiar e que demandem acolhimento terapêutico e protetivo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

385Q906564 | Psiquiatria, Emergências Psiquiátricas, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

Paciente 23 anos, sexo feminino, em acompanhamento psiquiátrico, fazendo uso de Lítio. Assinale os achados presentes em uma intoxicação por Lítio com litemia entre 1,5-1,9 mEq/L.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

386Q901746 | Psiquiatria, Transtornos Relacionados a Substâncias, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Transtornos Mentais Orgânicos e Decorrentes do Uso de Substâncias Psicoativas Um paciente de 45 anos, residente em Queimadas, PB, é admitido no hospital com confusão mental, alucinações visuais e tremores. O histórico médico revela consumo excessivo de álcool por mais de 20 anos. Após a avaliação clínica, o diagnóstico inicial de delirium tremens é considerado. Quais abordagens diagnósticas e terapêuticas são mais adequadas para este paciente?


1. Realização de exames laboratoriais para avaliar disfunções hepáticas e eletrólitos.

2. A administração imediata de benzodiazepínicos deve ser analisada com cautela, pois em geral não apresenta bons resultados.

3. Monitoramento contínuo em uma unidade de terapia intensiva (UTI) para prevenção de complicações graves.

4. Implementação de medidas de suporte nutricional, incluindo tiamina para prevenir a síndrome de Wernicke-Korsakoff.

5. Início de um programa de reabilitação alcoólica assim que o paciente se estabiliza clinicamente.


Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

387Q990088 | Psiquiatria, Transtornos de Ansiedade, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Um menino de 10 anos é levado pela mãe ao consultório psiquiátrico devido a preocupações persistentes sobre doenças graves, como câncer ou ataques cardíacos, apesar de não apresentar sintomas físicos. Ele relata sentir-se constantemente ansioso e preocupado com sua saúde e a de seus familiares, o que interfere em suas atividades diárias e no desempenho escolar. Durante a entrevista, a mãe menciona que o menino também tem dificuldade em se separar dela, evitando situações em que estejam separados por períodos prolongados. Com esses sintomas, o psiquiatra identificou que a criança sofre de Transtorno de Ansiedade de Separação (TAS).
Qual dos seguintes fatores NÃO tem sido associado ao desenvolvimento do TAS em crianças?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

388Q897448 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Brasília de Minas MG, COTEC, 2024

A esquizofrenia é um transtorno mental grave, crônico e de curso heterogêneo. Considerando a história natural da esquizofrenia, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

389Q901749 | Psiquiatria, Transtornos de Ansiedade, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Psicoterapias: Individual, Grupal e Familiar Uma adolescente de 16 anos, residente em Queimadas, PB, foi recentemente diagnosticada com transtorno de ansiedade generalizada. A mãe expressa preocupação com o impacto do transtorno no desempenho escolar e nas interações sociais da filha. Quais abordagens psicoterapêuticas são indicadas para este caso, considerando a importância da intervenção familiar?

1. Terapia cognitivo-comportamental (TCC) individual, focada em reestruturação cognitiva e técnicas de relaxamento.

2. Terapia familiar para abordar padrões de comunicação e suporte emocional no ambiente doméstico.

3. Terapia de grupo com outros adolescentes que enfrentam problemas semelhantes, para desenvolvimento de habilidades sociais.

4. Psicoeducação para a família sobre a natureza do transtorno de ansiedade e estratégias de manejo.

5. Implementação de intervenções baseadas em mindfulness para reduzir os sintomas de ansiedade em geral não trazem benefícios relevantes.


Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

390Q1010119 | Psicologia, Transtornos de Personalidade, Médico Psiquiatra, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação aos transtornos de personalidade e ao transtorno de conduta antissocial, julgue o item que se segue.

A aplicação da escala PCL-R (psychopathy checklist revised) é condição essencial para o diagnóstico formal de transtorno de conduta antissocial.

  1. ✂️
  2. ✂️

391Q911664 | Radiologia, Operação de Equipamentos e Posição Radiológica, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

É uma técnica de imagem em tempo real que utiliza raios-x para visualizar o funcionamento de órgãos internos, como o coração, os pulmões e o trato gastrointestinal. É frequentemente utilizada durante procedimentos médicos, como angiografias, estudos de deglutição e procedimentos de intervenção radiológica.


A informação refere-se à:

Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

392Q1010086 | Psicologia, Transtornos Neurocognitivos, Médico Psiquiatra, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito dos transtornos mentais orgânicos, julgue o item a seguir.

A patogênese da doença de Alzheimer, cuja etiologia é multifatorial, está relacionada, entre outros fatores, a erros na clivagem da proteína beta-amiloide e à hiperfosforilação da proteína tau.

  1. ✂️
  2. ✂️

393Q906570 | Psiquiatria, Distúrbio Bipolar e Transtorno de Humor, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

A lamotrigina é uma medicação de primeira linha para tratamento de episódios depressivos agudos do transtorno bipolar. Marque a alternativa que está em desacordo com a lamotrigina.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

394Q910560 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Paciente masculino, 22 anos, com diagnóstico de esquizofrenia desde os 15 anos, em uso de risperidona 6mg/dia, veio para avaliação rotineira no CAPS. Durante entrevista, além do esvaziamento de rotina e da distância afetiva, você percebe que, ao responder algo, ele repete a palavra que acabou de falarde forma mecânica e que não acrescenta sentido prático para a resposta como um todo. A esta alteração psicopatológica dá-se o nome de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

395Q911659 | Saúde Pública, Políticas Públicas de Saúde no Brasil, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

O Ministério da Saúde é o órgão do Poder Executivo Federal responsável pela organização e elaboração de planos e políticas públicas voltados para a promoção, a prevenção e a assistência à saúde dos brasileiros. De acordo com as ações implementadas pelo Ministério da Saúde, assinale a 2ª coluna de acordo com a 1ª:

(1) Programa Cuida Mais Brasil.
(2) Estratégia Saúde da Família (ESF).
(3) Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).
(4) Programa de Volta Para Casa (PVC).

( ) São abordagens terapêuticas que têm como objetivo prevenir agravos à saúde, a promoção e recuperação da saúde, enfatizando a escuta acolhedora, a construção de laços terapêuticos e a conexão entre ser humano, meio ambiente e sociedade. Estas práticas foram institucionalizadas pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (PNPIC) e, atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece à população, de forma integral e gratuita, 29 procedimentos.

( ) Foi instituído pela Portaria nº 937, de 5 de maio de 2022, e tem o propósito de aprimorar a assistência àsaúde da mulher e à saúde materno-infantil, no âmbito da Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde. O programa considera aspectos regionais de organização da Rede de Atenção à Saúde (RAS) no Distrito Federal, estados e municípios para levar, por meio de financiamento federal, ações complementares de apoio às equipes de Saúde da Família (eSF) e equipes de Atenção Primária (eAP).


( ) Visa à reorganização da atenção básica no País, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde, e é tida pelo Ministério da Saúde e gestores estaduais e municipais como estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção básica por favorecer uma reorientação do processo de trabalho com maior potencial de aprofundar os princípios, diretrizes e fundamentos da atenção básica, de ampliar a resolutividade e impacto na situação de saúde das pessoas e coletividades, além de propiciar uma importante relação custo-efetividade.

( ) Oferece auxílio à reabilitação psicossocial e é destinado às pessoas acometidas por transtornos mentais, com histórico de internação de longa permanência, a partir de dois anos ininterruptos, em hospitais psiquiátricos ou de custódia. O auxílio à reabilitação atua para restituir o direito de morar e conviver em liberdade, bem como promover a autonomia e o protagonismo de seus usuários.


A sequência CORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

396Q904253 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Cavalcante GO, Itame, 2024

Segundo Beauchamps & Childress (2002) o princípio bioético que consiste em não lesar o paciente, denomina-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

398Q897987 | Psiquiatria, História da Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de São José da Tapera AL, ADVISE, 2024

A Psiquiatria Democrática, movimento que busca a transformação das práticas psiquiátricas tradicionais, tem como um de seus principais expoentes o psiquiatra Franco Basaglia. Qual das seguintes alternativas descreve CORRETAMENTE o fundamento central da teoria de Basaglia em relação à assistência em saúde mental?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

399Q1010117 | Psicologia, Transtornos de Personalidade, Médico Psiquiatra, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação aos transtornos de personalidade e ao transtorno de conduta antissocial, julgue o item que se segue.

Os transtornos de personalidade são diagnosticados com base em alterações episódicas de comportamento, limitadas a períodos de crise emocional intensa.

  1. ✂️
  2. ✂️

400Q900921 | Saúde Pública, SUS princípios, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Chapecó SC, OBJETIVA, 2024

De acordo com a Constituição Federal, as ações e os serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:


I. Centralização, com direção única nas esferas da União e Estados.
II. Atendimento parcial, sem prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais.
III. Participação da comunidade.


Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.