Início

Questões de Concursos Médico Psiquiatra

Resolva questões de Médico Psiquiatra comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


402Q1010083 | Psicologia, Transtornos Neurocognitivos, Médico Psiquiatra, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito dos transtornos mentais orgânicos, julgue o item a seguir.

Exceto as intervenções para a redução do risco de recorrência de acidente vascular encefálico na demência vascular, não há medicamentos disponíveis que alterem o curso dos transtornos neurocognitivos maiores ou melhorem os sintomas de maneira substancial e duradoura.

  1. ✂️
  2. ✂️

404Q1010117 | Psicologia, Transtornos de Personalidade, Médico Psiquiatra, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação aos transtornos de personalidade e ao transtorno de conduta antissocial, julgue o item que se segue.

Os transtornos de personalidade são diagnosticados com base em alterações episódicas de comportamento, limitadas a períodos de crise emocional intensa.

  1. ✂️
  2. ✂️

405Q1012181 | Psicologia, Transtornos do Neurodesenvolvimento, Médico Psiquiatra, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca do transtorno do espectro autista (TEA), julgue o item que se segue.

A presença do transtorno de compulsão alimentar é frequente em indivíduos com TEA, sendo atribuída principalmente às dificuldades sociais e aos comportamentos restritivos característicos desses indivíduos, o que pode levar ao desenvolvimento de padrões alimentares disfuncionais.

  1. ✂️
  2. ✂️

406Q898661 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Matriz de Camaragibe AL, ADM TEC, 2024

A psiquiatria forense talvez seja a área da psiquiatria com mais dilemas éticos, ou seja, a área em que mais dúvidas surgem ao determinar se as ações do psiquiatra estão de acordo com os conceitos éticos, os ditames morais e os preceitos legais. Sobre esse tema, analise os itens a seguir.

I. O psiquiatra que atua como perito, assistente técnico ou médico assistente é preliminarmente um médico, e deve atuar guiado pela capacitação técnica, honestidade e veracidade no exercício de suas funções.
II. É vedado ao médico ser perito ou auditor do próprio paciente, de pessoa de sua família ou de qualquer outra com a qual tenha relações capazes de influir em seu trabalho ou de empresa em que atue ou tenha atuado.
III. Quando o psiquiatra forense prestar serviços como médico assistencialista, o sigilo deve ser resguardado, salvo em situações excepcionais, em que, por motivo justo ou dever legal, existe a possibilidade de se compartilhar informações que sejam estritamente necessárias para prevenir danos ao próprio paciente e a terceiros.

Estão CORRETOS os itens:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

407Q904257 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Cavalcante GO, Itame, 2024

A personalidade é uma característica do ser humano que se desenvolve desde a infância, podendo continuar a se alterar por meios de experiências positivas e negativas. E apesar da sua maior parte já estar formada existem autores que defendem sua mutabilidade até à morte. Conhecido como o "pai da psicanálise", Sigmund Freud, propõem em sua teoria, que a personalidade é composta de três elementos conhecidos como ID, ego e superego. Assinale a alternativa correta que corresponde a uma dessas partes e sua função atribuída por Freud:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

408Q901745 | Psiquiatria, Distúrbio Bipolar e Transtorno de Humor, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Descrições Clínicas e Diretrizes Diagnósticas Um jovem adulto de 22 anos, de Queimadas, PB, apresenta queixas de anedonia, insônia, e pensamentos de inutilidade, sem histórico prévio de doenças mentais. O médico considera a possibilidade de um episódio depressivo maior. Quais são os critérios diagnósticos que devem ser preenchidos para confirmar o diagnóstico de transtorno depressivo maior?

1. Presença de pelo menos cinco dos nove sintomas listados no DSM-5, incluindo humor deprimido ou perda de interesse.

2. Duração dos sintomas por pelo menos duas semanas.

3. Comprometimento significativo no funcionamento social ou ocupacional.

4. Exclusão de causas orgânicas e de outras condições psiquiátricas, como transtorno bipolar.

5. Avaliação da ausência de luto recente como fator explicativo para os sintomas.


Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

409Q1054685 | Medicina, Biossegurança em Medicina, Médico psiquiatra, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Uma paciente com 25 anos de idade estava internada em
um hospital especializado para tratamento de lúpus eritematoso
sistêmico em atividade e insuficiência renal crônica - estava em
tratamento hemodialítico crônico. Foram solicitados exames
laboratoriais de sangue para auxiliar na avaliação da situação
clínica.

Com relação a essa situação hipotética, para que o laboratório de
análises clínicas do nosocômio possa atender à demanda em
apreço, é indispensável que a coleta de sangue venoso obedeça a
determinadas regras básicas, com vistas a fornecer resultados
adequados, e que sejam tomadas precauções para minimizar o
risco de infecção hospitalar. Com relação aos procedimentos que
devem ser adotados pelo laboratório, julgue os itens que se
seguem.

A fim de prevenir alterações nos resultados de certos exames, deve-se evitar o procedimento de bater com dois dedos sobre a veia que será puncionada, o que poderia causar hemólise capilar, assim como deve-se evitar que o torniquete seja continuamente apertado por mais de 1 minuto, por causa do risco de hemoconcentração.
  1. ✂️
  2. ✂️

410Q999338 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

A insônia é uma queixa frequente em adultos, particularmente, em idosos. As frases abaixo discorrem sobre os cuidados no manejo farmacológico da insônia e as propriedades dos fármacos mais comumente utilizados. Assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

411Q1010120 | Psicologia, Representações Sociais, Médico Psiquiatra, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.

Deus sabe quantas vezes vou deitar-me com o desejo, com a esperança, de não mais despertar. E pela manhã, quando abro os olhos e revejo a luz do sol, sinto-me infeliz. Oh! Se eu fosse leviano, poderia culpar o tempo, uma outra pessoa, um empreendimento fracassado e, assim, o insuportável fardo do descontentamento não me pesaria tanto. Pobre de mim! Percebo muito bem que a culpa é toda minha: não a culpa, não! A verdadeira fonte de toda a minha desgraça está oculta no meu peito, a mesma fonte que outrora produzia toda a minha felicidade. Será que já não sou mais o mesmo que antes flutuava na plenitude dos sentimentos; que encontrava um paraíso em cada passo; que possuía um coração capaz de abraçar com seu amor o mundo inteiro? Mas, agora, esse coração está morto; dele já não brota nenhum entusiasmo; meus olhos estão secos e, como meus sentidos, já não têm o alívio das lágrimas refrescantes, tenho a face contraída pela angústia.


Johann Wolfgang Goethe. Os sofrimentos do jovem Werther.

São Paulo: Martins Claret, 2014 (com adaptações).

Tendo o excerto literário precedente como referência inicial, julgue o item seguinte, relativo a suicídio.

A estimativa de que 90% dos indivíduos que cometem suicídio apresentam algum transtorno mental à época de sua morte vem sendo questionada por cientistas, que apontam vulnerabilidades na construção dessa informação, baseada, sobretudo, em estudos de autópsia psicológica, que estariam, segundo esses cientistas, altamente sujeitos a vieses de confirmação dada sua limitação metodológica.

  1. ✂️
  2. ✂️

412Q1012180 | Psicologia, Transtornos do Neurodesenvolvimento, Médico Psiquiatra, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca do transtorno do espectro autista (TEA), julgue o item que se segue.

A melatonina é uma intervenção hormonal recomendada para o manejo dos distúrbios do sono no TEA, devido à sua capacidade de regular o ritmo circadiano e melhorar a qualidade do sono, o que pode contribuir indiretamente para a melhora do comportamento e do funcionamento diário desses pacientes.

  1. ✂️
  2. ✂️

413Q896731 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Em 2023, a Revista Brasileira de Psiquiatria publicou as “Diretrizes do Consórcio Brasileiro de Pesquisa em Transtornos do Espectro Obsessivo-Compulsivo”. Através de uma revisão sistemática, as diretrizes forneceram os tratamentos farmacológicos baseados em evidências e as orientações clínicas em relação ao tratamento do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) no adulto.
De acordo com tais diretrizes, levando-se em consideração o tratamento farmacológico do TOC no adulto e as devidas estratégias nos casos refratários, qual das alternativas abaixo podemos identificar como INCORRETA?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

414Q1054700 | Psiquiatria, Perícia Psiquiátrica, Médico psiquiatra, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Conforme o que dispõem as resoluções n.º 267, de 15/2/2008, e
n.º 283, de 1.º/7/2008, do Conselho Nacional de Trânsito
(CONTRAN), julgue os itens seguintes.

Caso um candidato à obtenção de CNH, com diagnóstico de epilepsia, traga um relatório do neurologista que o acompanha há 4 anos informando que está há 2 anos sem ter crises convulsivas, faz uso regular de anticonvulsivante (com boa adesão ao tratamento) e que seu parecer é favorável à liberação para que possa dirigir veículos automotores, então ele poderá ser considerado apto no exame pericial.
  1. ✂️
  2. ✂️

415Q900924 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Chapecó SC, OBJETIVA, 2024

Em relação à lurasidona e ao Transtorno de Humor Bipolar, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) A lurasidona está aprovada para ser usada em crianças a partir dos 10 anos de idade para o tratamento de esquizofrenia.
( ) Devido a sua alta afinidade nos receptores de histamina H1 e colinérgicos M1, tende a causar ganho de peso e sonolência excessiva.
( ) É considerado um agente altamente efetivo na depressão bipolar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

416Q906569 | Psiquiatria, Esquizofrenia, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

Qual a afirmativa CORRETA em relação às vias dopaminérgicas na esquizofrenia e a atuação dos antipsicóticos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

417Q898662 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Matriz de Camaragibe AL, ADM TEC, 2024

O transtorno da personalidade _______________ é um padrão de preocupação com ordem, perfeccionismo e controle. Assinale a alternativa que completa corretamente o enunciado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

418Q901743 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Organização da Atenção em Saúde Mental e Reabilitação Psicossocial Após a alta hospitalar de um paciente com esquizofrenia crônica, a equipe de saúde mental de Queimadas, PB, busca integrar o paciente em atividades de reabilitação psicossocial na comunidade. Quais abordagens são recomendadas para promover areintegração social e a melhoria da qualidade de vida do paciente?

1. Participação em programas de educação e treinamento vocacional adaptados às capacidades do paciente.

2. Inserção em grupos de apoio e terapia ocupacional para desenvolver habilidades sociais e ocupacionais.

3. Envolvimento da família e da rede de suporte social para garantir o apoio contínuo fora do ambiente hospitalar.

4. Uso de tecnologias de telemedicina para monitoramento regular e suporte terapêutico à distância não são suficientes e nem indicados nesse caso.

5. Estabelecimento de um plano de cuidados individualizado, incluindo metas de curto e longo prazo para a reabilitação.


Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

420Q1010116 | Psicologia, Transtornos de Personalidade, Médico Psiquiatra, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação aos transtornos de personalidade e ao transtorno de conduta antissocial, julgue o item que se segue.

Indivíduos com transtorno de conduta antissocial podem reincidir em atos ilícitos, estando a reincidência muitas vezes associada a dificuldades em processos de controle de impulsos e a uma baixa resposta a intervenções punitivas ou reabilitativas.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.