Início

Questões de Concursos Médico Psiquiatra

Resolva questões de Médico Psiquiatra comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


441Q987939 | Psiquiatria, Perícia Psiquiátrica, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Um homem de 35 anos é acusado de homicídio após matar um colega de trabalho. Durante a avaliação psiquiátrica, ele alega que estava seguindo ordens de vozes que acreditava serem de anjos, instruindo-o a eliminar uma ameaça para salvar a humanidade. O exame revela que ele tem um histórico de esquizofrenia não tratada.
Com base no teste de M'Naghten, como a defesa poderia argumentar a sua inimputabilidade?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

442Q904253 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Cavalcante GO, Itame, 2024

Segundo Beauchamps & Childress (2002) o princípio bioético que consiste em não lesar o paciente, denomina-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

444Q898650 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Matriz de Camaragibe AL, ADM TEC, 2024

Com relação aos transtornos depressivos, analise os itens a seguir.

I. Diminuição da energia, cansaço e fadiga são comuns nesse transtorno, sendo que o indivíduo pode relatar fadiga persistente sem esforço físico ou mesmo as tarefas mais leves parecem exigir um esforço substancial.
II. A característica essencial de um episódio depressivo maior é um período de pelo menos duas semanas durante as quais há um humor depressivo ou perda de interesse ou prazer em quase todas as atividades.
III. A afetividade negativa (Neuroticismo) é um fator de risco bem estabelecido para o início do transtorno depressivo maior, e altos níveis parecem aumentar a probabilidade de os indivíduos desenvolverem episódios depressivos em resposta a eventos estressantes na vida.

Estão CORRETOS os itens:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

445Q1010081 | Psicologia, Transtornos do Humor, Médico Psiquiatra, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca dos transtornos de humor, julgue o item seguinte.

A diferenciação entre episódio depressivo unipolar e bipolar é um desafio frequente na prática clínica e, ainda que não haja características patognomônicas que os diferenciem, alguns aspectos clínicos são mais preditivos de transtorno depressivo maior que de transtorno afetivo bipolar, a exemplo de depressão recorrente e depressão com retardo psicomotor acentuado; por outro lado, depressão psicótica antes dos 25 anos de idade e depressão pós-parto, especialmente com sintomas psicóticos, predizem maior risco de quadro bipolar.

  1. ✂️
  2. ✂️

446Q1010118 | Psicologia, Transtornos de Personalidade, Médico Psiquiatra, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação aos transtornos de personalidade e ao transtorno de conduta antissocial, julgue o item que se segue.

As relações interpessoais de indivíduos com transtorno de personalidade narcisista são comumente estáveis e harmoniosas, dada a sua autoconfiança, que torna prescindível a aprovação externa.

  1. ✂️
  2. ✂️

447Q896737 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

A insônia é definida como uma dificuldade de iniciar ou manter o sono. O entendimento atual é que ela possa estar presente como um sintoma de um transtorno mental, como a depressão, ou como uma condição independente, como o transtorno de insônia. Assinale abaixo a alternativa INCORRETA sobre a insônia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

448Q1086749 | Psiquiatria, Psicofarmacologia, Médico Psiquiatra, TJ RJ, CESPE CEBRASPE, 2021

Prescrever ou não medicamentos psicotrópicos durante a amamentação é uma decisão complexa, devendo-se sempre levar em consideração a relação risco-benefício. O psicofármaco que oferece maior risco quando prescrito durante o período de amamentação é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

449Q1086753 | Psiquiatria, Psiquiatria Clínica, Médico Psiquiatra, TJ RJ, CESPE CEBRASPE, 2021

Na abordagem do paciente com transtornos relacionados ao uso de drogas psicoativas, o médico deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

450Q1083726 | Psiquiatria, Neurociência, Médico Psiquiatra, DEPEN, CESPE CEBRASPE, 2021

Os avanços científicos de métodos de pesquisa têm possibilitado uma melhor compreensão da neurobiologia de diversos transtornos mentais. Acerca desse assunto e considerando que a sigla TDAH refere-se ao transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, julgue o item que se segue.
Ainda que a pesquisa científica sobre o uso excessivo de tecnologias digitais, sobretudo em crianças e adolescentes, esteja em rápido desenvolvimento, a única categoria de dependência comportamental relativa a este tema presente no DSM-V é o transtorno do jogo pela Internet.
  1. ✂️
  2. ✂️

451Q898657 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Matriz de Camaragibe AL, ADM TEC, 2024

O suicídio é uma das principais causas de mortalidade no mundo, e sua etiologia envolve uma interação complexa de fatores de risco individuais, ambientais e populacionais. Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

452Q1012172 | Psicologia, Esquizofrenia e outros Transtornos Psicóticos, Médico Psiquiatra, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item a seguir, considerando os elementos teóricos e clínicos dos distúrbios psiquiátricos associados ao uso de substâncias psicoativas.

Os sintomas psicóticos em usuários de maconha distinguem se dos observados na psicose esquizofrênica clássica, caracterizando-se os primeiros por uma predominância de delírios persecutórios e alucinações auditivas acompanhadas de disfunções executivas significativas, especialmente em flexibilidade cognitiva, inibição e memória de trabalho, que persistem mesmo após a cessação do uso da substância.

  1. ✂️
  2. ✂️

453Q1086754 | Psiquiatria, Psiquiatria Clínica, Médico Psiquiatra, TJ RJ, CESPE CEBRASPE, 2021

A automutilação está mais comumente associada ao transtorno de personalidade do tipo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

454Q1086758 | Psiquiatria, Psiquiatria Clínica, Médico Psiquiatra, TJ RJ, CESPE CEBRASPE, 2021

Pessoas com depressão atípica muitas vezes tiveram o primeiro episódio depressivo em uma idade precoce, geralmente durante a adolescência. Um dos sintomas característicos da depressão atípica é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

455Q986409 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Uma criança com transtorno do espectro autista (TEA) participa de um grupo terapêutico no Centro de Apoio Psicossocial Infanto Juvenil (CAPS-I) visando a integração comunitária. A mãe está sempre presente e tem notado resultados satisfatórios na evolução de sua filha.

Assinale a alternativa que apresenta correta e respectivamente o nível de prevenção e o nível de atenção do serviço apresentados no caso.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

456Q911660 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

Neurose é um termo que os psicólogos utilizam para falar sobre certos problemas de saúde mental que podem fazer com que a pessoa tenha muita ansiedade, medo ou se comporte de maneira repetitiva e obsessiva.

Sobre a Neurose, é correto afirmar que, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

457Q904260 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Cavalcante GO, Itame, 2024

Uma das entidades da psiquiatria que mais ocorre em unidades consideradas clínicas são as crises de ansiedade, que apresenta em sua maior parte com sintomas físicos de origem autonômica, ou seja, liberação de catecolaminas que promovem sintomas como: Sudorese, náusea, diarreia, palpitação, dispneia e tontura. Durante a crise como medida emergencial, ou seja, não trata a causa base apenas sintomas, muito se utiliza benzodiazepínicos que podem promover alívio dos sintomas descritos. Mas em um Transtorno Psiquiátrico específico, em que um dos tripes que o constitui é a “hiperexcitabilidade” pode mimetizar alguns sintomas da crise de ansiedade, porém seu uso é considerado proscrito, pois os benefícios de curto prazo não superam seus efeitos deletérios, podendo até piorar o quadro base. Esse Transtorno apresentado é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

458Q1058140 | Português, Morfologia, Médico Psiquiatra, CBM RN, COMPERVE UFRN, 2023

Texto associado.

Para responder à questão, considere o texto abaixo.

Incêndios Florestais e Aquecimento Global

Airton Bodstein


Todos aqueles que acompanham diariamente o noticiário nacional e internacional, através dos principais meios de comunicação, têm se deparado com imagens impressionantes de grandes incêndios florestais que estão ocorrendo em várias partes do mundo, principalmente no hemisfério norte. Todos sabemos que incêndios em florestas sempre ocorreram em função de diversos fatores, como queimadas de vegetação nativa utilizadas na pecuária e na agricultura, acidentes envolvendo crianças brincando com fogo, turistas descuidados fazendo fogueiras para um acampamento provisório ou ainda atos criminosos que provocam os incêndios de maneira intencional. De acordo com o Ministério da Ecologia francês, o país tem, em média, 4 mil incêndios florestais por ano, sendo 90% provocados por atividade humana, geralmente por desconhecimento dos riscos ou imprudência; desse total, 10% são criminosos.

Entretanto, os incêndios florestais podem também ocorrer devido a causas naturais. A queda de um raio sobre uma vegetação seca pode provocar um incêndio localizado, mas, se houver ventos fortes e baixa umidade do ar, pode rapidamente se espalhar, dependendo da topografia do terreno, de forma a atingir grandes áreas de vegetação e até zonas habitadas. Vale lembrar que, na maioria dos casos, os raios ocorrem durante o período de chuvas que podem dificultar a propagação do fogo.

Os incêndios florestais se caracterizam por um fogo intenso fora de controle, capaz de produzir graves danos ao meio ambiente pela destruição da vegetação nativa, liberação de grande quantidade de fumaça com gases tóxicos, além de provocar a morte de muitos animais selvagens. Quando ocorrem nas proximidades de áreas habitadas, podem destruir casas e outras instalações, causar a morte de animais domésticos e colocar em risco a vida de pessoas, que, por qualquer razão, não tenham sido evacuadas a tempo; ou ainda provocar sérios acidentes rodoviários por falta de visibilidade nas estradas ocasionada pela fumaça intensa. Aviões e helicópteros utilizados no combate a incêndios também já sofreram acidentes, bem como outros veículos, voluntários e bombeiros que foram cercados pelas chamas em função da mudança repentina de direção dos ventos. O tipo de vegetação também pode influenciar na propagação do fogo. Algumas plantas produzem óleos que atuam como combustível, aumentando a disseminação das chamas. Nos períodos de calor intenso, nos quais aumentam as emissões de radiações UV, pode ocorrer a ignição espontânea da vegetação seca produzindo fogo, sem intervenção humana. Os grandes incêndios florestais podem provocar a morte de muitas pessoas, mas o calor intenso, nas áreas urbanas, produz um número bem maior de vítimas. Neste verão europeu, já perderam a vida, por excesso de calor, mais de 1.700 pessoas, segundo o escritório europeu da Organização Mundial da Saúde (OMS). Os mais vulneráveis são os bebês, as crianças e os idosos.

O verão, no hemisfério norte, neste ano, vem apresentando temperaturas muito elevadas, bem acima das médias de verões anteriores naqueles países, superando recordes de séculos. Portugal, Espanha, Reino Unido, França e Estados Unidos têm sido submetidos a temperaturas que ultrapassam os 40ºC e que têm causado mortes por calor e incêndios florestais. No dia 16 de julho deste ano, a agência de meteorologia francesa, a Météo France, divulgou um mapa mostrando temperaturas acima da média em todo o território francês, que variavam dos 32ºC até valores extremos para os padrões franceses, de 42ºC. É o que eles chamam de canicule ou onda de calor. Os especialistas atribuem essas altas temperaturas às mudanças climáticas, e a tendência é de elevação na próxima década. A climatologista Françoise Vimeu, do Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento, não descarta temperaturas em torno de 50°C em futuro próximo. O efeito dessas temperaturas elevadas sobre a população europeia é bastante danoso, uma vez que esses países, acostumados com o frio, não possuem as estruturas de minimização dos efeitos do calor, como nos países de clima quente. As habitações são pouco ventiladas, com os telhados revestidos de material escuro que absorve calor e há quase total ausência de aparelhos de ar-condicionado nas residências, as quais possuem apenas os clássicos aquecedores.

Na mesma semana de julho, o Brasil também apresentou temperaturas bem elevadas para a estação do inverno, conforme apresentado no mapa do Instituto Nacional de Meteorologia. Apesar de os brasileiros já estarem bem acostumados com o calor e o uso de ventiladores ou aparelhos de ar-condicionado ser comum em nossas residências, com moradias bem adaptadas para temperaturas altas, vale lembrar que as médias acima de 40ºC ocorrem no verão, geralmente nos meses de dezembro a fevereiro, e com duração de alguns dias, sendo logo amenizadas pelas fortes chuvas tropicais, também comuns no verão do país. E, dado o que vem ocorrendo no hemisfério norte, neste ano, é de se esperar temperaturas extremamente elevadas no próximo verão, agora no hemisfério sul. Então, precisamos nos preparar para o enfrentamento de grandes incêndios florestais, tanto em recursos humanos quanto em equipamentos e, principalmente, estabelecer os protocolos de saúde pública necessários para reduzir os riscos de mortes por calor junto às nossas crianças e idosos.

Como dito anteriormente, 90% dos incêndios florestais são ocasionados por ação humana, daí a grande importância da prevenção por parte da população. Além de evitar as práticas já citadas, não coloque fogo em lixo e nem solte balões. Esta semana, um cidadão norte-americano de 26 anos foi preso em Utah, por provocar um grande incêndio florestal ao queimar uma aranha com um isqueiro na mata. Proteja as nossas florestas e a nossa população.


https://www.revistaemergencia.com.br/blogs/incendios-florestais-e-aquecimento-global/ [Adaptado]

Para responder à questão, considere o período abaixo.

Nos períodos de calor intenso [1], nos quais [2] aumentam as emissões de radiações UV [3], pode ocorrer a ignição espontânea da vegetação seca [4] produzindo fogo, sem intervenção humana.

Mantendo-se o sentido original do período, o termo [2] destacado pode ser substituído por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

459Q898660 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Matriz de Camaragibe AL, ADM TEC, 2024

Um transtorno da personalidade é um padrão persistente de experiência interna e comportamento que se desvia acentuadamente das expectativas da cultura do indivíduo, é difuso e inflexível, começa na adolescência ou no início da fase adulta, é estável ao longo do tempo e leva a sofrimento ou prejuízo. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

460Q898663 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Matriz de Camaragibe AL, ADM TEC, 2024

Sobre a Estratégia de Saúde da Família (ESF), analise os itens a seguir.

I. A ESF está estruturada para ser a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde, atuando na promoção da saúde, prevenção de doenças, tratamento e reabilitação.
II. As equipes profissionais que a formam são compostas por, no mínimo: médico, enfermeiro, técnico em enfermagem, fisioterapeuta e agente comunitário de saúde.
III. A ESF tem o papel de coordenar o cuidado dos usuários dentro da rede de serviços do SUS, garantindo o fluxo entre os diferentes níveis de atenção (primária, secundária e terciária).

Estão CORRETOS os itens:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.