Início

Questões de Concursos Médico Psiquiatra

Resolva questões de Médico Psiquiatra comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


461Q909152 | Medicina, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024

Trata-se da área do cérebro frequentemente associada ao controle da impulsividade e tomada de decisões, sendo implicada em distúrbios, tais como o Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

462Q898657 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Matriz de Camaragibe AL, ADM TEC, 2024

O suicídio é uma das principais causas de mortalidade no mundo, e sua etiologia envolve uma interação complexa de fatores de risco individuais, ambientais e populacionais. Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

463Q1084287 | Psiquiatria, Legislação e Pesquisa em Psiquiatria, Médico psiquiatra, SAP SP, VUNESP

Com relação à responsabilidade penal de um indivíduo que comete um crime sob efeito de uma droga psicoativa, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

464Q897442 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Brasília de Minas MG, COTEC, 2024

Caso clínico: Wellington, 23 anos, atendente dos Correios, chega à UBS queixando-se de tensão diária, alerta constante, insônia e choro fácil há aproximadamente 2 meses. Desde que foi abordado por um assaltante armado no serviço, vem apresentando crises diárias de taquipneia, sudorese intensa, medo e angústia, sempre que lembra do ocorrido. Tenta evitar tais lembranças, mas não consegue afastá-las de sua consciência. Apresenta, ainda, redução do apetite, desânimo e dificuldade de concentração.
De acordo com o caso clínico descrito, pode-se afirmar que o paciente apresenta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

465Q1012172 | Psicologia, Esquizofrenia e outros Transtornos Psicóticos, Médico Psiquiatra, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item a seguir, considerando os elementos teóricos e clínicos dos distúrbios psiquiátricos associados ao uso de substâncias psicoativas.

Os sintomas psicóticos em usuários de maconha distinguem se dos observados na psicose esquizofrênica clássica, caracterizando-se os primeiros por uma predominância de delírios persecutórios e alucinações auditivas acompanhadas de disfunções executivas significativas, especialmente em flexibilidade cognitiva, inibição e memória de trabalho, que persistem mesmo após a cessação do uso da substância.

  1. ✂️
  2. ✂️

466Q1086760 | Psiquiatria, Psiquiatria Infantil, Médico Psiquiatra, TJ RJ, CESPE CEBRASPE, 2021

O transtorno do desenvolvimento que ocorre em meninas que tenham apresentado desenvolvimento normal nos primeiros seis meses, seguido de uma grave deterioração evolutiva é denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

467Q1083712 | Psiquiatria, Psiquiatria Clínica, Médico Psiquiatra, DEPEN, CESPE CEBRASPE, 2021

A classificação psiquiátrica é um desafio antigo na medicina e que sempre está em mutação. Ela é fundamental para que psiquiatras de diversos países e culturas distintas padronizem a comunicação científica. Com relação a diagnóstico e classificação em psiquiatria, julgue o item a seguir.
Pelo DSM-V, o transtorno depressivo maior não pode ser diagnosticado em pacientes meses após a perda de um ente querido, que seria a fase de luto, a menos que apresente graves sintomas de comprometimento como ideias de suicídio por exemplo.
  1. ✂️
  2. ✂️

468Q898650 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Matriz de Camaragibe AL, ADM TEC, 2024

Com relação aos transtornos depressivos, analise os itens a seguir.

I. Diminuição da energia, cansaço e fadiga são comuns nesse transtorno, sendo que o indivíduo pode relatar fadiga persistente sem esforço físico ou mesmo as tarefas mais leves parecem exigir um esforço substancial.
II. A característica essencial de um episódio depressivo maior é um período de pelo menos duas semanas durante as quais há um humor depressivo ou perda de interesse ou prazer em quase todas as atividades.
III. A afetividade negativa (Neuroticismo) é um fator de risco bem estabelecido para o início do transtorno depressivo maior, e altos níveis parecem aumentar a probabilidade de os indivíduos desenvolverem episódios depressivos em resposta a eventos estressantes na vida.

Estão CORRETOS os itens:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

469Q991104 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

Analise as seguintes afirmativas relacionadas aos transtornos do humor.


I – O Transtorno Bipolar tipo I se caracteriza exclusivamente por episódios maníacos, sem a ocorrência de episódios depressivos.

II – No Transtorno Depressivo Maior, sintomas como perda de interesse ou prazer em quase todas as atividades são essenciais para o diagnóstico.

III – O Transtorno Bipolar tipo II é distinguido do tipo I pela presença de pelo menos um episódio hipomaníaco e um episódio depressivo maior, sem episódios maníacos completos.

IV – Sintomas psicóticos podem ocorrer tanto no Transtorno Depressivo Maior quanto no Transtorno Bipolar durante episódios de humor severamente alterado.

V – A distimia, agora classificada como Transtorno Depressivo Persistente, é caracterizada por episódios de depressão que duram ao menos 12 meses.


Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

470Q1084289 | Psiquiatria, Legislação e Pesquisa em Psiquiatria, Médico psiquiatra, SAP SP, VUNESP

De acordo com a Lei n.o 10.216, conhecida como Lei Paulo Delgado, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

471Q1084290 | Psiquiatria, Perícia Psiquiátrica, Médico psiquiatra, SAP SP, VUNESP

Na Psiquiatria Forense, o transtorno de personalidade é considerado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

472Q1010099 | Psicologia, Médico Psiquiatra, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.

Paciente de 38 anos de idade, secretária-executiva, solteira, atendida em primeira consulta, queixa-se de burnout, descrevendo sobrecarga de trabalho nos últimos 6 meses, sensação de cansaço, desmotivação, tristeza, ansiedade, irritabilidade, alteração do sono e do apetite há cerca de 1 mês. Refere ter solicitado férias, dada a dificuldades de ir ao trabalho e de se concentrar. Relata angústia e pensamentos de que a vida não vale mais a pena e que não quer ser um peso na vida de ninguém. Reporta preocupação de sua família, que a aconselhou que procurasse apoio profissional. Nega uso/abuso de etílicos ou outras SPA. Sem história familiar de quadros psiquiátricos. Ao exame, apresenta bom aspecto geral, orientada, discurso coerente, hipotimia, ansiedade, pensamento lógico e conteúdo pessimista, sem sintomas produtivos. O médico apresenta proposta de tratamento e agenda retorno.

Com base no caso clínico hipotético precedente, julgue o item seguinte.

A prescrição de ISRS à paciente, como o escitalopram, alinha-se às recomendações atuais.

  1. ✂️
  2. ✂️

473Q1010124 | Psicologia, Psicologia e Políticas Públicas, Médico Psiquiatra, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.

Deus sabe quantas vezes vou deitar-me com o desejo, com a esperança, de não mais despertar. E pela manhã, quando abro os olhos e revejo a luz do sol, sinto-me infeliz. Oh! Se eu fosse leviano, poderia culpar o tempo, uma outra pessoa, um empreendimento fracassado e, assim, o insuportável fardo do descontentamento não me pesaria tanto. Pobre de mim! Percebo muito bem que a culpa é toda minha: não a culpa, não! A verdadeira fonte de toda a minha desgraça está oculta no meu peito, a mesma fonte que outrora produzia toda a minha felicidade. Será que já não sou mais o mesmo que antes flutuava na plenitude dos sentimentos; que encontrava um paraíso em cada passo; que possuía um coração capaz de abraçar com seu amor o mundo inteiro? Mas, agora, esse coração está morto; dele já não brota nenhum entusiasmo; meus olhos estão secos e, como meus sentidos, já não têm o alívio das lágrimas refrescantes, tenho a face contraída pela angústia.


Johann Wolfgang Goethe. Os sofrimentos do jovem Werther.

São Paulo: Martins Claret, 2014 (com adaptações).

Tendo o excerto literário precedente como referência inicial, julgue o item seguinte, relativo a suicídio.

O uso de inibidores seletivos da recaptação de serotonina na abordagem medicamentosa de pessoas com ideação suicida mostra-se mais eficaz e seguro que o de lítio, porque uma eventual intoxicação por esses antidepressivos não acarreta os mesmos riscos clínicos que a ingestão excessiva do estabilizador de humor.

  1. ✂️
  2. ✂️

474Q1012177 | Psicologia, Transtornos do Neurodesenvolvimento, Médico Psiquiatra, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação ao transtorno do desenvolvimento intelectual, julgue o item subsequente.

Segundo o manual DSM-5-TR, o transtorno do desenvolvimento intelectual, nova nomenclatura adotada para substituir o antigo termo “retardo mental”, caracteriza se por déficits intelectuais e adaptativos com início durante o período do desenvolvimento, tipicamente entre os 18 e os 21 anos de idade, e comprometimento do funcionamento nos domínios conceitual, social e prático.

  1. ✂️
  2. ✂️

475Q1012179 | Psicologia, Transtornos do Neurodesenvolvimento, Médico Psiquiatra, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca do transtorno do espectro autista (TEA), julgue o item que se segue.

A superexpressão do gene DDX53, localizado no cromossomo X, está associada a alterações no desenvolvimento neuronal e contribui para a maior prevalência do TEA em meninos, o que evidencia o papel dos fatores genéticos nesse transtorno.

  1. ✂️
  2. ✂️

476Q896737 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

A insônia é definida como uma dificuldade de iniciar ou manter o sono. O entendimento atual é que ela possa estar presente como um sintoma de um transtorno mental, como a depressão, ou como uma condição independente, como o transtorno de insônia. Assinale abaixo a alternativa INCORRETA sobre a insônia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

477Q906560 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

Mulher de 43 anos, nulipara, mora com os pais, profissão secretária de consultório odontológico, com histórico de múltiplos episódios depressivos, durante a vida. Durante todo esse tempo, foi tratada com várias medicações diferentes. Entre essas medicações, usou duas que são pertencentes à classe medicamentosa dos Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina e Norepinefrina. Qual das seguintes alternativas cita corretamente esses dois psicofármacos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

478Q901735 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Exame Psiquiátrico Um paciente de 35 anos, com histórico de transtorno bipolar, comparece à consulta relatando episódios de euforia, redução do sono e aumento da impulsividade nas últimas duas semanas. Durante a avaliação psiquiátrica, ele exibe discurso acelerado, ideias grandiosas e irritabilidade. Com base nos métodos diagnósticos em psiquiatria, quais elementos do exame psiquiátrico devem ser priorizados para a formulação diagnóstica?

1. Avaliação da orientação temporal e espacial do paciente são cruciais no diagnóstico.

2. Investigação das alterações no conteúdo do pensamento, como ideias delirantes.

3. Exame do afeto e da congruência emocional.

4. Análise da coerência e do fluxo do discurso.

5. Observação de sinais de catatonia ou outros sintomas motores, são prioritários nesse contexto.


Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

479Q901748 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Transtornos do Humor Um homem de 28 anos, de Queimadas, PB, apresenta sintomas de depressão profunda, seguidos de um episódio de hipomania, caracterizado por energia elevada, menor necessidade de sono e comportamento impulsivo. Diante desse quadro, considera-se o diagnóstico de transtorno bipolar tipo II. Quais são as intervenções terapêuticas mais indicadas para estabilizar o humor e prevenir novos episódios?

1. Início de um estabilizador de humor, como o lítio, para o controle a longo prazo dos sintomas.

2. Prescrição de antidepressivos durante o episódio depressivo, com cautela para evitar virada maníaca.

3. Monitoramento regular dos níveis séricos do lítio para evitar toxicidade.

4. Acompanhamento psicoterápico contínuo, com foco na identificação de gatilhos para as mudanças de humor.

5. Educação do paciente e familiares sobre a natureza cíclica do transtorno e a importância da adesão ao tratamento.

Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

480Q1084031 | Psiquiatria, Perícia Psiquiátrica, Médico Psiquiatra, TJ RJ, CESPE CEBRASPE, 2021

Considerando o que prescreve o Manual de Perícia Oficial em Saúde do Servidor Público Federal, assinale a opção correta com relação a perícias médicas e alienação mental.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.