Início

Questões de Concursos Médico Psiquiatra

Resolva questões de Médico Psiquiatra comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


501Q904994 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

O comprometimento cognitivo leve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

502Q986410 | Saúde Pública, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Assinale a alternativa que apresenta corretamente todas as categorias profissionais mínimas necessárias para que uma equipe de uma Unidade Básica de Saúde seja considerada uma Equipe de Saúde da Família (ESF).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

503Q986418 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Qual das características abaixo elencadas é típica das alucinações negativas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

504Q900922 | Saúde Pública, Organização e Funcionamento do SUS, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Chapecó SC, OBJETIVA, 2024

A respeito do Decreto nº 7.508/2011, o Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde terá como disposições essenciais:

I. Identificação das necessidades de saúde locais e regionais. II. Estratégias para a melhoria das ações e serviços de saúde. III. Indicadores e metas de saúde.


Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

505Q1083712 | Psiquiatria, Psiquiatria Clínica, Médico Psiquiatra, DEPEN, CESPE CEBRASPE, 2021

A classificação psiquiátrica é um desafio antigo na medicina e que sempre está em mutação. Ela é fundamental para que psiquiatras de diversos países e culturas distintas padronizem a comunicação científica. Com relação a diagnóstico e classificação em psiquiatria, julgue o item a seguir.
Pelo DSM-V, o transtorno depressivo maior não pode ser diagnosticado em pacientes meses após a perda de um ente querido, que seria a fase de luto, a menos que apresente graves sintomas de comprometimento como ideias de suicídio por exemplo.
  1. ✂️
  2. ✂️

506Q904264 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Cavalcante GO, Itame, 2024

Sobre a temática do suicídio que é considerado o pior desfecho para o profissional da saúde mental, em especial o médico Psiquiatra, como é de conhecimento dos profissionais da área, abordar a temática do suicídio de maneira adequada, com conhecimento e técnicas apropriadas é considerado um fator protetor e que não influencia o aumento do número de tentativas ou concretização do ato. Entretanto, uma abordagem inadequada, que coloca em evidência, por vezes glorificando o ato, pode estimular ou precipitar a ideação suicida em indivíduos que compartilham algum grau de semelhança com a figura original, ou um quadro psiquiátrico latente ou ativo, principalmente se a figura for midiática ou referência para aquela população em específico. Descrito como suicídio copiado, o que ocorre principalmente se o indivíduo não possui fatores de proteção, como boa continência familiar, religiosidade, vínculo empregatício, capacidade de adaptação positiva dentre outros. O nome dessa emulação que foi primeiramente observado na população da Europa por um livro de romance se chama:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

507Q898651 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Matriz de Camaragibe AL, ADM TEC, 2024

O Espectro da Esquizofrenia abrange um grupo heterogêneo de pacientes, com apresentações e evoluções clínicas extremamente variadas. Sobre esse tema, classifique V para verdadeiro e F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Os delírios autorreferentes e persecutórios e as alucinações auditivas são as manifestações mais comuns na esquizofrenia.
( ) O tempo mínimo de sintomas ativos é de um mês, mas o DSM-5 exige um tempo total de prejuízo no funcionamento de seis meses, incluindo a fase Prodrômica – anterior ao início do primeiro episódio psicótico – e sintomas residuais.
( ) Os antipsicóticos de segunda geração têm em comum uma alta afinidade por receptores D2 e, em relação aos de primeira geração, apresentam maior potencial para induzir síndromes extrapiramidais (p. ex., tremores, rigidez e bradicinesia), como resultado do bloqueio dopaminérgico em via Nigroestriatal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

508Q1058141 | Português, Sintaxe, Médico Psiquiatra, CBM RN, COMPERVE UFRN, 2023

Texto associado.

Para responder à questão, considere o texto abaixo.

Incêndios Florestais e Aquecimento Global

Airton Bodstein


Todos aqueles que acompanham diariamente o noticiário nacional e internacional, através dos principais meios de comunicação, têm se deparado com imagens impressionantes de grandes incêndios florestais que estão ocorrendo em várias partes do mundo, principalmente no hemisfério norte. Todos sabemos que incêndios em florestas sempre ocorreram em função de diversos fatores, como queimadas de vegetação nativa utilizadas na pecuária e na agricultura, acidentes envolvendo crianças brincando com fogo, turistas descuidados fazendo fogueiras para um acampamento provisório ou ainda atos criminosos que provocam os incêndios de maneira intencional. De acordo com o Ministério da Ecologia francês, o país tem, em média, 4 mil incêndios florestais por ano, sendo 90% provocados por atividade humana, geralmente por desconhecimento dos riscos ou imprudência; desse total, 10% são criminosos.

Entretanto, os incêndios florestais podem também ocorrer devido a causas naturais. A queda de um raio sobre uma vegetação seca pode provocar um incêndio localizado, mas, se houver ventos fortes e baixa umidade do ar, pode rapidamente se espalhar, dependendo da topografia do terreno, de forma a atingir grandes áreas de vegetação e até zonas habitadas. Vale lembrar que, na maioria dos casos, os raios ocorrem durante o período de chuvas que podem dificultar a propagação do fogo.

Os incêndios florestais se caracterizam por um fogo intenso fora de controle, capaz de produzir graves danos ao meio ambiente pela destruição da vegetação nativa, liberação de grande quantidade de fumaça com gases tóxicos, além de provocar a morte de muitos animais selvagens. Quando ocorrem nas proximidades de áreas habitadas, podem destruir casas e outras instalações, causar a morte de animais domésticos e colocar em risco a vida de pessoas, que, por qualquer razão, não tenham sido evacuadas a tempo; ou ainda provocar sérios acidentes rodoviários por falta de visibilidade nas estradas ocasionada pela fumaça intensa. Aviões e helicópteros utilizados no combate a incêndios também já sofreram acidentes, bem como outros veículos, voluntários e bombeiros que foram cercados pelas chamas em função da mudança repentina de direção dos ventos. O tipo de vegetação também pode influenciar na propagação do fogo. Algumas plantas produzem óleos que atuam como combustível, aumentando a disseminação das chamas. Nos períodos de calor intenso, nos quais aumentam as emissões de radiações UV, pode ocorrer a ignição espontânea da vegetação seca produzindo fogo, sem intervenção humana. Os grandes incêndios florestais podem provocar a morte de muitas pessoas, mas o calor intenso, nas áreas urbanas, produz um número bem maior de vítimas. Neste verão europeu, já perderam a vida, por excesso de calor, mais de 1.700 pessoas, segundo o escritório europeu da Organização Mundial da Saúde (OMS). Os mais vulneráveis são os bebês, as crianças e os idosos.

O verão, no hemisfério norte, neste ano, vem apresentando temperaturas muito elevadas, bem acima das médias de verões anteriores naqueles países, superando recordes de séculos. Portugal, Espanha, Reino Unido, França e Estados Unidos têm sido submetidos a temperaturas que ultrapassam os 40ºC e que têm causado mortes por calor e incêndios florestais. No dia 16 de julho deste ano, a agência de meteorologia francesa, a Météo France, divulgou um mapa mostrando temperaturas acima da média em todo o território francês, que variavam dos 32ºC até valores extremos para os padrões franceses, de 42ºC. É o que eles chamam de canicule ou onda de calor. Os especialistas atribuem essas altas temperaturas às mudanças climáticas, e a tendência é de elevação na próxima década. A climatologista Françoise Vimeu, do Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento, não descarta temperaturas em torno de 50°C em futuro próximo. O efeito dessas temperaturas elevadas sobre a população europeia é bastante danoso, uma vez que esses países, acostumados com o frio, não possuem as estruturas de minimização dos efeitos do calor, como nos países de clima quente. As habitações são pouco ventiladas, com os telhados revestidos de material escuro que absorve calor e há quase total ausência de aparelhos de ar-condicionado nas residências, as quais possuem apenas os clássicos aquecedores.

Na mesma semana de julho, o Brasil também apresentou temperaturas bem elevadas para a estação do inverno, conforme apresentado no mapa do Instituto Nacional de Meteorologia. Apesar de os brasileiros já estarem bem acostumados com o calor e o uso de ventiladores ou aparelhos de ar-condicionado ser comum em nossas residências, com moradias bem adaptadas para temperaturas altas, vale lembrar que as médias acima de 40ºC ocorrem no verão, geralmente nos meses de dezembro a fevereiro, e com duração de alguns dias, sendo logo amenizadas pelas fortes chuvas tropicais, também comuns no verão do país. E, dado o que vem ocorrendo no hemisfério norte, neste ano, é de se esperar temperaturas extremamente elevadas no próximo verão, agora no hemisfério sul. Então, precisamos nos preparar para o enfrentamento de grandes incêndios florestais, tanto em recursos humanos quanto em equipamentos e, principalmente, estabelecer os protocolos de saúde pública necessários para reduzir os riscos de mortes por calor junto às nossas crianças e idosos.

Como dito anteriormente, 90% dos incêndios florestais são ocasionados por ação humana, daí a grande importância da prevenção por parte da população. Além de evitar as práticas já citadas, não coloque fogo em lixo e nem solte balões. Esta semana, um cidadão norte-americano de 26 anos foi preso em Utah, por provocar um grande incêndio florestal ao queimar uma aranha com um isqueiro na mata. Proteja as nossas florestas e a nossa população.


https://www.revistaemergencia.com.br/blogs/incendios-florestais-e-aquecimento-global/ [Adaptado]

Para responder à questão, considere o período abaixo.

Nos períodos de calor intenso[1],nos quais[2]aumentamas emissões de radiações UV[3], pode ocorrera ignição espontânea da vegetação seca[4]produzindo fogo, sem intervenção humana.

Em relação aos termos em destaque,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

509Q908385 | Medicina, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Piraquara PR, UNIVIDA, 2024

Sobre a abordagem da saúde mental feita através da Estratégia de Saúde da Família, assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

510Q908388 | Medicina, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Piraquara PR, UNIVIDA, 2024

Os princípios e as práticas da Medicina da Família e Comunidade são centrados na pessoa, na relação entre médico e individuo, e na relação deste sujeito, mais ou menos sadio, com sua família e com a comunidade em que vive. Um dos Princípios da Medicina de Família e Comunidade é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

511Q1084027 | Psiquiatria, Psiquiatria Geriátrica, Médico Psiquiatra, TJ RJ, CESPE CEBRASPE, 2021

Uma paciente de 59 anos de idade, com histórico de fibromialgia, diagnosticada com câncer de mama, foi submetida a cirurgia, radioterapia e quimioterapia. Foram identificadas células cancerosas por meio de receptores positivos para estrogênio e progesterona. A paciente iniciou hormonioterapia com tamoxifeno. Cinco meses após o procedimento cirúrgico, a paciente passou a apresentar piora do quadro de dor crônica e prejuízo funcional acentuado nas atividades laborativas, com relatos de tristeza na maioria dos dias, perda do interesse pelas coisas que antes lhe despertava prazer, fadiga intensa, insônia, baixa autoestima associada a sentimentos de culpa e redução da capacidade de concentrar-se. Dois meses depois, com o agravamento dos sintomas, durante internação na unidade de oncologia, foi solicitado parecer para a psiquiatria. Os exames bioquímicos estavam dentro dos limites da normalidade.

Considerando o quadro clínico descrito e o perfil de interação medicamentosa, assinale a opção que apresenta o tratamento adequado nesse caso.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

512Q1084299 | Psiquiatria, Transtornos Relacionados a Substâncias, Médico psiquiatra, SAP SP, VUNESP

Dos medicamentos usados no tratamento da dependência de álcool, aquele que atua como antagonista opioide nas vias mesolímbicas é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

513Q896418 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

Sobre o uso da Eletroconvulsoterapia (ECT) no tratamento da esquizofrenia, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

514Q1010101 | Psicologia, Semiologia Psiquiátrica e Critérios de Normalidade, Médico Psiquiatra, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.

Paciente de 38 anos de idade, secretária-executiva, solteira, atendida em primeira consulta, queixa-se de burnout, descrevendo sobrecarga de trabalho nos últimos 6 meses, sensação de cansaço, desmotivação, tristeza, ansiedade, irritabilidade, alteração do sono e do apetite há cerca de 1 mês. Refere ter solicitado férias, dada a dificuldades de ir ao trabalho e de se concentrar. Relata angústia e pensamentos de que a vida não vale mais a pena e que não quer ser um peso na vida de ninguém. Reporta preocupação de sua família, que a aconselhou que procurasse apoio profissional. Nega uso/abuso de etílicos ou outras SPA. Sem história familiar de quadros psiquiátricos. Ao exame, apresenta bom aspecto geral, orientada, discurso coerente, hipotimia, ansiedade, pensamento lógico e conteúdo pessimista, sem sintomas produtivos. O médico apresenta proposta de tratamento e agenda retorno.

Com base no caso clínico hipotético precedente, julgue o item seguinte.

Os pensamentos referidos pela paciente indicam ideação suicida, sendo recomendável a internação voluntária.

  1. ✂️
  2. ✂️

515Q989121 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

Analise as seguintes afirmativas relacionadas ao diagnóstico em psiquiatria e indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) O diagnóstico diferencial entre Transtorno Depressivo Maior e Transtorno de Adaptação com humor deprimido pode ser especialmente desafiador, devido à sobreposição significativa de sintomas, como tristeza persistente e perda de interesse em atividades anteriormente prazerosas.


( ) O Transtorno Bipolar tipo II é caracterizado por pelo menos um episódio de mania e pelo menos um episódio depressivo maior, diferenciando-se do Transtorno Bipolar tipo I pela ausência de episódios maníacos completos.


( ) Na avaliação diagnóstica do Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), a re-experiência traumática é um critério que pode ser observado em todos os casos, sem exceções.


( ) O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) foi reclassificado do capítulo de transtornos de ansiedade para um capítulo próprio na última edição do DSM, refletindo uma compreensão mais nuanciada da sua patologia.


( ) Transtornos de Personalidade são tipicamente diagnosticados na infância, dada a estabilidade dos traços de personalidade observados desde os primeiros anos de vida.

A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

516Q896724 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Paulo, 32 anos, solteiro, vai ao psiquiatra após atendimento de urgência no pronto-socorro há 1 semana, apresentando uma crise com muita falta de ar, palpitação, taquicardia, sudorese, dor no peito, formigamento nas mãos, sensação de desmaio iminente e muito medo de morrer. Acreditava que estava tendo um infarto agudo do miocárdio, mas que foi descartado com o resultado normal do eletrocardiograma e dos exames das enzimas cardíacas. Foi medicado com clonazepam, liberado para casa e orientado a procurar ajuda psiquiátrica. Relata ser muito ansioso e preocupado com tudo, mas que isso tem se agravado há 5 anos, devido dificuldades financeiras e problemas no ambiente familiar. Tem sentido muita fadiga, irritabilidade, tensão muscular e, mais recentemente, há 1 ano, problemas no sono, acordando várias vezes, ao longo da noite. Nega antecedente de tratamento psiquiátrico e psicológico.
Em relação ao caso, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

517Q910550 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

O transtorno bipolar do humor (TBH) é uma patologia que possui um espectro amplo, cuja epidemiologia pode chegar a até 5% da população. Para que se chegue ao diagnóstico de TBH tipo 1 ou tipo 2, é importante estar atento não apenas à sintomatologia maníaca ou hipomaníaca, mas também a duas características essenciais da doença, que são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

518Q895448 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A parafilia que consiste no comportamento ou preocupação de observar de forma clandestina pessoas em momentos ou situações íntimas é denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

519Q896730 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Os psicoestimulantes são os medicamentos considerados de primeira linha para o tratamento farmacológico do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). O conhecimento dos efeitos adversos induzidos por essa classe de medicamentos é fundamental para que o tratamento obtenha o resultado esperado.
Assinale a alternativa INCORRETA sobre o manejo desses efeitos adversos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

520Q1042651 | Medicina, Legislação Profissional do Médico, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Conforme o Código de Ética Médica (Resolução CFM nº 2.217, de 27 de setembro de 2018, modificada pelas Resoluções CFM nº 2.222/2018 e 2.226/2019), sobre o sigilo profissional, é correto afirmar é vedado ao médico:

I. revelar sigilo profissional relacionado a paciente criança ou adolescente inclusive a seus pais ou representantes legais, salvo quando a não revelação possa acarretar dano ao paciente.

II. prestar informações a empresas seguradoras sobre as circunstâncias da morte do paciente sob seus cuidados, além das contidas na declaração de óbito, salvo por expresso consentimento do seu representante legal.

III. revelar fato de que tenha conhecimento em virtude do exercício de sua profissão, salvo apenas com consentimento, por escrito, do paciente.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.