Início

Questões de Concursos Médico Psiquiatra

Resolva questões de Médico Psiquiatra comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


581Q1010126 | Psicologia, Psicologia e Políticas Públicas, Médico Psiquiatra, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.

Deus sabe quantas vezes vou deitar-me com o desejo, com a esperança, de não mais despertar. E pela manhã, quando abro os olhos e revejo a luz do sol, sinto-me infeliz. Oh! Se eu fosse leviano, poderia culpar o tempo, uma outra pessoa, um empreendimento fracassado e, assim, o insuportável fardo do descontentamento não me pesaria tanto. Pobre de mim! Percebo muito bem que a culpa é toda minha: não a culpa, não! A verdadeira fonte de toda a minha desgraça está oculta no meu peito, a mesma fonte que outrora produzia toda a minha felicidade. Será que já não sou mais o mesmo que antes flutuava na plenitude dos sentimentos; que encontrava um paraíso em cada passo; que possuía um coração capaz de abraçar com seu amor o mundo inteiro? Mas, agora, esse coração está morto; dele já não brota nenhum entusiasmo; meus olhos estão secos e, como meus sentidos, já não têm o alívio das lágrimas refrescantes, tenho a face contraída pela angústia.


Johann Wolfgang Goethe. Os sofrimentos do jovem Werther.

São Paulo: Martins Claret, 2014 (com adaptações).

Tendo o excerto literário precedente como referência inicial, julgue o item seguinte, relativo a suicídio.

Uma das estratégias, em nível de saúde pública, com significativa evidência de prevenção de suicídios é limitar o acesso a meios letais, como armas de fogo.

  1. ✂️
  2. ✂️

582Q896728 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

O transtorno por uso de álcool (TUA) é caracterizado por um padrão problemático de uso do álcool que leva o indivíduo a apresentar um grupo de sintomas físicos e comportamentais que gera comprometimento ou sofrimento clinicamente significativos. Todas as alternativas abaixo são características associadas ao TUA, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

583Q896734 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Dentre as opções abaixo, qual o psicofármaco que oferece o maior risco durante o período da amamentação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

584Q1054698 | Legislação de Trânsito, Resoluções do Contran, Médico psiquiatra, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Conforme o que dispõem as resoluções n.º 267, de 15/2/2008, e
n.º 283, de 1.º/7/2008, do Conselho Nacional de Trânsito
(CONTRAN), julgue os itens seguintes.

Caso um candidato à CNH, na categoria D, apresente acuidade visual igual a 20/40 em ambos os olhos e visão binocular de 20/30, com a melhor correção óptica, ele deverá ser considerado inapto para essa categoria.
  1. ✂️
  2. ✂️

585Q987934 | Psiquiatria, Retardo Mental, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Um adolescente de 15 anos é avaliado por uma equipe multidisciplinar de saúde devido a dificuldades de aprendizado na escola. Após uma avaliação abrangente, é determinado que ele tem um QI na faixa de 60-65 e demonstra habilidades adaptativas suficientes para realizar atividades da vida diária com apoio mínimo.
Com base nesse caso e nas informações apresentadas, qual é o diagnóstico mais provável para esse adolescente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

586Q904991 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

Descartando condições médicas gerais e o uso de substâncias, qual episódio de humor, segundo critérios do DSM-V, pode ser caracterizado com apenas quatro dias de história?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

587Q911663 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

Sobre a Eletroconvulsoterapia é correto afirmar que, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

588Q900918 | Português, Uso da Vírgula, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Chapecó SC, OBJETIVA, 2024

Texto associado.
Lixo eletrônico: pedras artificiais no meio do ambiente


No meio do caminho tinha uma pilha
tinha uma bateria no meio do caminho
tinha smartphones, computadores, televisores, rádios e
outros aparelhos eletrônicos no meio do caminho.



Você pode pensar que algo está errado com esse poema de Carlos Drummond de Andrade. No entanto, ele foi simplesmente atualizado. As pedras drummondianas foram substituídas por aparelhos eletrônicos descartados de maneira inadequada no meio ambiente.

Se o poeta estivesse vivo, se depararia com uma produção anual global de 53,6 milhões de toneladas de lixo eletrônico e elétrico, uma média de 7,3kg por pessoa, conforme relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2020.

O e-lixo, termo atribuído a todo componente eletrônico descartado na natureza sem tratamento, não polui apenas o meio ambiente, mas também acarreta problemas de saúde pública, expondo as pessoas a substâncias perigosas e cancerígenas, como mercúrio, chumbo e cádmio. A presença de lixo eletrônico em aterros contamina o solo e os lençóis freáticos, ameaçando os sistemas de fornecimento de alimentos e recursos hídricos.

A reciclagem e a implementação de sistemas de logística reversa surgem como as melhores soluções para minimizar os efeitos pós-consumo. A coleta seletiva e a reutilização de materiais eletrônicos têm o potencial de gerar renda e proporcionar uma melhor qualidade de vida para todos. Contudo, a melhor forma de mudar essa situação é por meio da educação ambiental, que deve começar bem cedo. Seja dentro de casa ou nas escolas, crianças e jovens precisam aprender a separar os recicláveis e rever a própria maneira como consumem, produzem e depois descartam seus resíduos.


(Fernando Uliana Barboza – Eco Debate. Adaptado).
Assinalar a alternativa em que a vírgula exerce a mesma função daquela desempenhada no período a seguir, retirado do texto.

Contudo, a melhor forma de mudar essa situação [...].
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

589Q900919 | Informática, Windows, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Chapecó SC, OBJETIVA, 2024

No sistema operacional Windows 10, é possível utilizar uma variedade de atalhos de teclado para realizar diversas operações. Sabendo-se disso, assinalar a alternativa em que o atalho e a ação apresentada estão CORRETOS.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

590Q904254 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Cavalcante GO, Itame, 2024

A equipe multiprofissional mínima de Unidade de Saúde da Família deverá ser integrada por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

591Q1058142 | Português, Crase, Médico Psiquiatra, CBM RN, COMPERVE UFRN, 2023

Texto associado.

Para responder à questão, considere o texto abaixo.

Incêndios Florestais e Aquecimento Global

Airton Bodstein


Todos aqueles que acompanham diariamente o noticiário nacional e internacional, através dos principais meios de comunicação, têm se deparado com imagens impressionantes de grandes incêndios florestais que estão ocorrendo em várias partes do mundo, principalmente no hemisfério norte. Todos sabemos que incêndios em florestas sempre ocorreram em função de diversos fatores, como queimadas de vegetação nativa utilizadas na pecuária e na agricultura, acidentes envolvendo crianças brincando com fogo, turistas descuidados fazendo fogueiras para um acampamento provisório ou ainda atos criminosos que provocam os incêndios de maneira intencional. De acordo com o Ministério da Ecologia francês, o país tem, em média, 4 mil incêndios florestais por ano, sendo 90% provocados por atividade humana, geralmente por desconhecimento dos riscos ou imprudência; desse total, 10% são criminosos.

Entretanto, os incêndios florestais podem também ocorrer devido a causas naturais. A queda de um raio sobre uma vegetação seca pode provocar um incêndio localizado, mas, se houver ventos fortes e baixa umidade do ar, pode rapidamente se espalhar, dependendo da topografia do terreno, de forma a atingir grandes áreas de vegetação e até zonas habitadas. Vale lembrar que, na maioria dos casos, os raios ocorrem durante o período de chuvas que podem dificultar a propagação do fogo.

Os incêndios florestais se caracterizam por um fogo intenso fora de controle, capaz de produzir graves danos ao meio ambiente pela destruição da vegetação nativa, liberação de grande quantidade de fumaça com gases tóxicos, além de provocar a morte de muitos animais selvagens. Quando ocorrem nas proximidades de áreas habitadas, podem destruir casas e outras instalações, causar a morte de animais domésticos e colocar em risco a vida de pessoas, que, por qualquer razão, não tenham sido evacuadas a tempo; ou ainda provocar sérios acidentes rodoviários por falta de visibilidade nas estradas ocasionada pela fumaça intensa. Aviões e helicópteros utilizados no combate a incêndios também já sofreram acidentes, bem como outros veículos, voluntários e bombeiros que foram cercados pelas chamas em função da mudança repentina de direção dos ventos. O tipo de vegetação também pode influenciar na propagação do fogo. Algumas plantas produzem óleos que atuam como combustível, aumentando a disseminação das chamas. Nos períodos de calor intenso, nos quais aumentam as emissões de radiações UV, pode ocorrer a ignição espontânea da vegetação seca produzindo fogo, sem intervenção humana. Os grandes incêndios florestais podem provocar a morte de muitas pessoas, mas o calor intenso, nas áreas urbanas, produz um número bem maior de vítimas. Neste verão europeu, já perderam a vida, por excesso de calor, mais de 1.700 pessoas, segundo o escritório europeu da Organização Mundial da Saúde (OMS). Os mais vulneráveis são os bebês, as crianças e os idosos.

O verão, no hemisfério norte, neste ano, vem apresentando temperaturas muito elevadas, bem acima das médias de verões anteriores naqueles países, superando recordes de séculos. Portugal, Espanha, Reino Unido, França e Estados Unidos têm sido submetidos a temperaturas que ultrapassam os 40ºC e que têm causado mortes por calor e incêndios florestais. No dia 16 de julho deste ano, a agência de meteorologia francesa, a Météo France, divulgou um mapa mostrando temperaturas acima da média em todo o território francês, que variavam dos 32ºC até valores extremos para os padrões franceses, de 42ºC. É o que eles chamam de canicule ou onda de calor. Os especialistas atribuem essas altas temperaturas às mudanças climáticas, e a tendência é de elevação na próxima década. A climatologista Françoise Vimeu, do Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento, não descarta temperaturas em torno de 50°C em futuro próximo. O efeito dessas temperaturas elevadas sobre a população europeia é bastante danoso, uma vez que esses países, acostumados com o frio, não possuem as estruturas de minimização dos efeitos do calor, como nos países de clima quente. As habitações são pouco ventiladas, com os telhados revestidos de material escuro que absorve calor e há quase total ausência de aparelhos de ar-condicionado nas residências, as quais possuem apenas os clássicos aquecedores.

Na mesma semana de julho, o Brasil também apresentou temperaturas bem elevadas para a estação do inverno, conforme apresentado no mapa do Instituto Nacional de Meteorologia. Apesar de os brasileiros já estarem bem acostumados com o calor e o uso de ventiladores ou aparelhos de ar-condicionado ser comum em nossas residências, com moradias bem adaptadas para temperaturas altas, vale lembrar que as médias acima de 40ºC ocorrem no verão, geralmente nos meses de dezembro a fevereiro, e com duração de alguns dias, sendo logo amenizadas pelas fortes chuvas tropicais, também comuns no verão do país. E, dado o que vem ocorrendo no hemisfério norte, neste ano, é de se esperar temperaturas extremamente elevadas no próximo verão, agora no hemisfério sul. Então, precisamos nos preparar para o enfrentamento de grandes incêndios florestais, tanto em recursos humanos quanto em equipamentos e, principalmente, estabelecer os protocolos de saúde pública necessários para reduzir os riscos de mortes por calor junto às nossas crianças e idosos.

Como dito anteriormente, 90% dos incêndios florestais são ocasionados por ação humana, daí a grande importância da prevenção por parte da população. Além de evitar as práticas já citadas, não coloque fogo em lixo e nem solte balões. Esta semana, um cidadão norte-americano de 26 anos foi preso em Utah, por provocar um grande incêndio florestal ao queimar uma aranha com um isqueiro na mata. Proteja as nossas florestas e a nossa população.


https://www.revistaemergencia.com.br/blogs/incendios-florestais-e-aquecimento-global/ [Adaptado]

Considere os dois trechos abaixo.
[1] Mas os incêndios florestais podem também ocorrer devido a causas naturais.
[2] Aviões e helicópteros utilizados no combate a incêndios também já sofreram acidentes [...]
Nos termos em destaque, a ausência de acento grave se justifica porque,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

592Q1084295 | Psiquiatria, História da Psiquiatria, Médico psiquiatra, SAP SP, VUNESP

Sobre a Psiquiatria Democrática italiana, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

593Q896414 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

Paciente com quadro de depressão bipolar (diagnóstico de TAB tipo I) mantém sintomas depressivos. Está em uso de lítio 900 mg/dia (litemia de 1,0), lamotrigina 200 mg/dia. Qual a conduta mais indicada para o quadro atual?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

594Q999327 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Para pacientes com Anorexia Nervosa o tratamento padrão consiste em reabilitação nutricional e psicoterapia. Em alguns casos, contudo, pode haver benefício da introdução de medicamentos. Assinale a alternativa que apresenta uma medicação que tem se mostrado mais eficaz no tratamento destas pacientes.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

595Q897441 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Brasília de Minas MG, COTEC, 2024

Caso clínico: Seu Edvaldo, 52 anos, vem à Unidade Básica de Saúde (UBS) queixando-se de estar com as “pernas pesadas” e rigidez muscular generalizada, que dificultam seus movimentos. Ao exame, apresenta tremores finos das mãos e “braço em roda denteada”. Ele relata fazer uso de haloperidol injetável de depósito, de 21 em 21 dias, há 20 anos.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente os sinais e os sintomas apresentados no paciente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

596Q897993 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de São José da Tapera AL, ADVISE, 2024

Durante aplicação de ECT bilateral em paciente feminina, 68 anos, com depressão unipolar grave resistente, em uso de venlafaxina 225mg/dia, observa-se após estímulo elétrico (carga=384mC, duração pulso=1.0ms): convulsão motora prolongada (145 segundos), seguida de confusão mental importante, FC=145bpm, PA=185x105mmHg, SpO2=91% em ar ambiente, apesar de adequada preparação anestésica com propofol e succinilcolina. Esta apresentação sugere:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

597Q895437 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Uma estratégia farmacológica para tratamento de Transtorno do Déficit de Atenção, recém lançada no Brasil é a atomoxetina, cujo mecanismo de ação provavelmente centraliza-se em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

598Q910547 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Os ditos “novos” antidepressivos (que surgiram após os ISRS na década de 1990) não são uma classe uniforme de medicações, sendo chamados muitas vezes de “atípicos” na tentativa de colocar em um mesmo grupo medicações com mecanismos de ação dos mais diversos e fora do padrão de inibidores de recaptação pre-sináptica de monoaminas. Dentre as medicações abaixo, aquela com mecanismo de ação envolvendo o ANTAGONISMO 5-HT2 é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

599Q1054680 | Medicina, Alergia e Imunologia, Médico psiquiatra, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Muitas doenças ocorrem por alterações nas imunoglobulinas
(anticorpos). Com relação a esses componentes do sistema
imunológico, julgue os itens seguintes.

A principal classe de anticorpos produzidos no leite materno e no colostro é a das imunoglobulinas A (IgA).
  1. ✂️
  2. ✂️

600Q896729 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

O transtorno de personalidade borderline é caracterizado por um padrão difuso de instabilidade das relações interpessoais, da autoimagem e dos afetos, e de impulsividade acentuada que surge no início da vida adulta e está presente em vários contextos. Qual das opções abaixo NÃO corresponde a uma característica desse transtorno?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.