Início

Questões de Concursos Médico Psiquiatra

Resolva questões de Médico Psiquiatra comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


581Q1010104 | Psicologia, Esquizofrenia e outros Transtornos Psicóticos, Médico Psiquiatra, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito do tratamento da esquizofrenia, julgue o seguinte item.

Para pacientes em uso de risperidona que apresentem hiperprolactinemia com disfunções sistêmicas, a substituição do medicamento por aripiprazol pode minimizar tais alterações.

  1. ✂️
  2. ✂️

582Q897990 | Psiquiatria, Psicopatologia, Médico Psiquiatra, Prefeitura de São José da Tapera AL, ADVISE, 2024

Na análise do circuito córtico-estriato-tálamocortical de paciente com TOC refratário, candidato aestimulação cerebral profunda, observa-se na neuroimagem funcional: hiperatividade da porção ventromedial do núcleo caudado e do córtex orbitofrontal, com alteração do padrão de conectividade. Nesse contexto, entende que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

583Q895436 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Na abordagem a longo prazo da insônia crônica, a opção menos indicada seria
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

584Q910547 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Os ditos “novos” antidepressivos (que surgiram após os ISRS na década de 1990) não são uma classe uniforme de medicações, sendo chamados muitas vezes de “atípicos” na tentativa de colocar em um mesmo grupo medicações com mecanismos de ação dos mais diversos e fora do padrão de inibidores de recaptação pre-sináptica de monoaminas. Dentre as medicações abaixo, aquela com mecanismo de ação envolvendo o ANTAGONISMO 5-HT2 é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

585Q895450 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Ao abordar um paciente psiquiátrico em agitação psicomotora e heteroagressividade na Emergência, é recomendado

I. iniciar a abordagem de forma serena realizando desescalonamento verbal, mantendo uma atitude não confrontadora nem ameaçadora (por exemplo, mantendo as mãos visíveis evitando que o paciente pense que você esteja portando alguma arma ou objeto para feri-lo)

II. ao concluir que há necessidade de medicar o paciente, preferir a medicação oral. Porém a via parenteral será a opção de escolha em pacientes não cooperativos.

III. no caso do paciente em seu estado de agitação/heteroagressividade coloque a si e terceiros em risco iminente, o mesmo deve ser contido no com faixas apropriadas nos quatro membros, idealmente por cinco profissionais, em cabeceira elevada, até o controle do quadro ser observado. A contenção deve ser informada e o porquê explicado ao paciente.


Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

586Q1054686 | Medicina, Epidemiologia, Médico psiquiatra, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Em saúde pública, as medidas preventivas são classificadas como
primárias, secundárias ou terciárias. Com relação a essas
medidas, julgue os itens seguintes.

A pesquisa e a detecção de nódulo mamário calcificado, por meio de mamografia digital, realizada em uma paciente com 48 anos de idade, assintomática e com história familiar de câncer de mama, são consideradas medidas de prevenção secundária.
  1. ✂️
  2. ✂️

587Q1054692 | Psiquiatria, Transtornos Relacionados a Substâncias, Médico psiquiatra, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
O diagnóstico em psiquiatria possui características especiais
quando comparado a outras especialidades médicas, sendo de
vital importância o conhecimento das alterações psicopatológicas.
Quanto à psicopatologia e aos critérios diagnósticos, julgue os
itens a seguir.

De acordo com a CID-10, para que seja realizado o diagnóstico de síndrome de dependência, é necessário que haja o consumo mínimo semanal de determinada substância, medido objetivamente.
  1. ✂️
  2. ✂️

588Q904995 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

De acordo com o CANMAT (2018), em relação ao tratamento da depressão bipolar, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

589Q911663 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

Sobre a Eletroconvulsoterapia é correto afirmar que, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

590Q986420 | Medicina, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Atende prioritariamente pessoas em intenso sofrimento psíquico decorrente de problemas mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso decorrente de álcool e outras drogas, e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida. Indicado para municípios ou regiões de saúde com população acima de 70 mil habitantes.

Essa é a descrição de qual modalidade de CAPS?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

591Q986422 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Paciente de 32 anos, trazido pela família por "comportamento estranho". Há 6 meses, isolou-se socialmente, começou a falar sozinho e acredita que "vizinhos controlam sua mente através de microchips". Relata ouvir vozes o chamando de "inútil". Ao exame, apresenta afeto embotado, discurso desconexo e higiene pessoal negligenciada.

Qual o fenômeno psicopatológico primário que melhor explica a crença de que "vizinhos controlam sua mente"?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

592Q904254 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Cavalcante GO, Itame, 2024

A equipe multiprofissional mínima de Unidade de Saúde da Família deverá ser integrada por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

593Q900928 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Chapecó SC, OBJETIVA, 2024

Sobre as histerias conversivas, analisar os itens.

I. Os conflitos psíquicos sofrem uma conversão nos órgãos dos sentidos e na musculatura que está sob o comando do sistema nervoso voluntário.
II. A conversão segue a mesma deformação que existe nos sonhos, ou seja, sintomas conversivos representam e dramatizam, simbolicamente, o conflito subjacente.
III. A conversão advém de uma alteração química cerebral hereditária, levando a desdobramentos físicos crônicos e graves.


Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

594Q908363 | Medicina, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Piraquara PR, UNIVIDA, 2024

Dentre as classes de medicamentos que podem causar intoxicação aguda, estão os antidepressivos tricíclicos. Nesses casos, pode ser usado como antídoto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

595Q1058136 | Português, Interpretação de Textos, Médico Psiquiatra, CBM RN, COMPERVE UFRN, 2023

Texto associado.

Para responder à questão, considere o texto abaixo.

Incêndios Florestais e Aquecimento Global

Airton Bodstein


Todos aqueles que acompanham diariamente o noticiário nacional e internacional, através dos principais meios de comunicação, têm se deparado com imagens impressionantes de grandes incêndios florestais que estão ocorrendo em várias partes do mundo, principalmente no hemisfério norte. Todos sabemos que incêndios em florestas sempre ocorreram em função de diversos fatores, como queimadas de vegetação nativa utilizadas na pecuária e na agricultura, acidentes envolvendo crianças brincando com fogo, turistas descuidados fazendo fogueiras para um acampamento provisório ou ainda atos criminosos que provocam os incêndios de maneira intencional. De acordo com o Ministério da Ecologia francês, o país tem, em média, 4 mil incêndios florestais por ano, sendo 90% provocados por atividade humana, geralmente por desconhecimento dos riscos ou imprudência; desse total, 10% são criminosos.

Entretanto, os incêndios florestais podem também ocorrer devido a causas naturais. A queda de um raio sobre uma vegetação seca pode provocar um incêndio localizado, mas, se houver ventos fortes e baixa umidade do ar, pode rapidamente se espalhar, dependendo da topografia do terreno, de forma a atingir grandes áreas de vegetação e até zonas habitadas. Vale lembrar que, na maioria dos casos, os raios ocorrem durante o período de chuvas que podem dificultar a propagação do fogo.

Os incêndios florestais se caracterizam por um fogo intenso fora de controle, capaz de produzir graves danos ao meio ambiente pela destruição da vegetação nativa, liberação de grande quantidade de fumaça com gases tóxicos, além de provocar a morte de muitos animais selvagens. Quando ocorrem nas proximidades de áreas habitadas, podem destruir casas e outras instalações, causar a morte de animais domésticos e colocar em risco a vida de pessoas, que, por qualquer razão, não tenham sido evacuadas a tempo; ou ainda provocar sérios acidentes rodoviários por falta de visibilidade nas estradas ocasionada pela fumaça intensa. Aviões e helicópteros utilizados no combate a incêndios também já sofreram acidentes, bem como outros veículos, voluntários e bombeiros que foram cercados pelas chamas em função da mudança repentina de direção dos ventos. O tipo de vegetação também pode influenciar na propagação do fogo. Algumas plantas produzem óleos que atuam como combustível, aumentando a disseminação das chamas. Nos períodos de calor intenso, nos quais aumentam as emissões de radiações UV, pode ocorrer a ignição espontânea da vegetação seca produzindo fogo, sem intervenção humana. Os grandes incêndios florestais podem provocar a morte de muitas pessoas, mas o calor intenso, nas áreas urbanas, produz um número bem maior de vítimas. Neste verão europeu, já perderam a vida, por excesso de calor, mais de 1.700 pessoas, segundo o escritório europeu da Organização Mundial da Saúde (OMS). Os mais vulneráveis são os bebês, as crianças e os idosos.

O verão, no hemisfério norte, neste ano, vem apresentando temperaturas muito elevadas, bem acima das médias de verões anteriores naqueles países, superando recordes de séculos. Portugal, Espanha, Reino Unido, França e Estados Unidos têm sido submetidos a temperaturas que ultrapassam os 40ºC e que têm causado mortes por calor e incêndios florestais. No dia 16 de julho deste ano, a agência de meteorologia francesa, a Météo France, divulgou um mapa mostrando temperaturas acima da média em todo o território francês, que variavam dos 32ºC até valores extremos para os padrões franceses, de 42ºC. É o que eles chamam de canicule ou onda de calor. Os especialistas atribuem essas altas temperaturas às mudanças climáticas, e a tendência é de elevação na próxima década. A climatologista Françoise Vimeu, do Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento, não descarta temperaturas em torno de 50°C em futuro próximo. O efeito dessas temperaturas elevadas sobre a população europeia é bastante danoso, uma vez que esses países, acostumados com o frio, não possuem as estruturas de minimização dos efeitos do calor, como nos países de clima quente. As habitações são pouco ventiladas, com os telhados revestidos de material escuro que absorve calor e há quase total ausência de aparelhos de ar-condicionado nas residências, as quais possuem apenas os clássicos aquecedores.

Na mesma semana de julho, o Brasil também apresentou temperaturas bem elevadas para a estação do inverno, conforme apresentado no mapa do Instituto Nacional de Meteorologia. Apesar de os brasileiros já estarem bem acostumados com o calor e o uso de ventiladores ou aparelhos de ar-condicionado ser comum em nossas residências, com moradias bem adaptadas para temperaturas altas, vale lembrar que as médias acima de 40ºC ocorrem no verão, geralmente nos meses de dezembro a fevereiro, e com duração de alguns dias, sendo logo amenizadas pelas fortes chuvas tropicais, também comuns no verão do país. E, dado o que vem ocorrendo no hemisfério norte, neste ano, é de se esperar temperaturas extremamente elevadas no próximo verão, agora no hemisfério sul. Então, precisamos nos preparar para o enfrentamento de grandes incêndios florestais, tanto em recursos humanos quanto em equipamentos e, principalmente, estabelecer os protocolos de saúde pública necessários para reduzir os riscos de mortes por calor junto às nossas crianças e idosos.

Como dito anteriormente, 90% dos incêndios florestais são ocasionados por ação humana, daí a grande importância da prevenção por parte da população. Além de evitar as práticas já citadas, não coloque fogo em lixo e nem solte balões. Esta semana, um cidadão norte-americano de 26 anos foi preso em Utah, por provocar um grande incêndio florestal ao queimar uma aranha com um isqueiro na mata. Proteja as nossas florestas e a nossa população.


https://www.revistaemergencia.com.br/blogs/incendios-florestais-e-aquecimento-global/ [Adaptado]

De acordo com o texto, deve-se concluir que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

596Q908381 | Medicina, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Piraquara PR, UNIVIDA, 2024

Um determinado fármaco usado no tratamento da insônia atua no sistema nervoso central e ao se ligar seletivamente ao receptor GABA, na subunidade α1, é capaz de diminuir a latência do sono, momento em que o indivíduo está iniciando seu sono, e de regular o tempo de duração e qualidade do sono. Qual medicamento possui o mecanismo de ação descrito?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

597Q901736 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Métodos Diagnósticos em Psiquiatria Durante a avaliação de um paciente de 50 anos com suspeita de esquizofrenia, a equipe psiquiátrica decidiu realizar exames laboratoriais para descartar causas orgânicas de sintomas psicóticos. Quais são os exames laboratoriais e de imagem recomendados para este cenário, considerando a prática clínica atual?

1. Hemograma completo e painel metabólico. 2. Exame de ressonância magnética (RM) cerebral. 3. Eletroencefalograma (EEG). 4. Testes de função hepática e renal. 5. Avaliação dos níveis de vitamina B12 e ácido fólico.

Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

598Q898665 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Matriz de Camaragibe AL, ADM TEC, 2024

Tendo em vista a Portaria nº 2.203, de 5 de novembro de 1996, do Ministério da Saúde, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

599Q901738 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Psicopatologia Um paciente com transtorno de personalidade borderline apresenta um histórico de automutilação, instabilidade emocional e relações interpessoais caóticas. Quais aspectos da psicopatologia devem ser enfatizados na avaliação clínica para melhor compreender e manejar este transtorno?

1. Avaliação da impulsividade e comportamento autolesivo podem ser executados em um segundo momento.

2. Investigação de padrões de pensamento dicotômico.

3. Exame das estratégias de regulação emocional e mecanismos de defesa.

4. A análise da história de traumas na infância e eventos adversos são importantes, mas não primordialmente executados nesse caso.

5. Avaliação da identidade e da autoimagem do paciente deve ser prioridade na avaliação.


Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

600Q990086 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Em relação aos transtornos esquizotípicos, qual das seguintes afirmações descreve corretamente as características relacionadas ao pensamento e percepção distorcidos observados nesses transtornos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.