Início

Questões de Concursos Médico Psiquiatra

Resolva questões de Médico Psiquiatra comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


661Q897991 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de São José da Tapera AL, ADVISE, 2024

Em avaliação de paciente com quadro psicótico crônico utilizando os Critérios de Poder e Ameaça Social (CPAT) do modelo biopsicossocial de Kingdon & Turkington, observa-se: alucinações auditivas comando persistentes, delírios persecutórios estruturados, isolamento social grave e histórico de trauma complexo na infância. Segundo a formulação moderna do caso:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

662Q895444 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Monitorar frequentemente a contagem de neutrófilos devido ao risco de neutropenia à agranulocitose é um procedimento indispensável no uso de

I. clozapina. II. olanzapina. II. ácido Valproico. IV. carbonato de Lítio.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

663Q910555 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Alguns fatores são considerados como sendo de risco ou de proteção para o suicídio, a depender de sua natureza. A alternativa em que há um fator de risco para o suicídio é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

664Q1033438 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória em Raciocínio Lógico, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Antônio Carlos SC, UNIVALI, 2024

Na turma do 3º ano de uma escola, 15 alunos vão participar de uma gincana e precisam se dividir em trios para montar as equipes. De quantas maneiras diferentes essas equipes podem ser formadas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

665Q1054690 | Medicina, Farmacologia e Anestesiologia, Médico psiquiatra, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Um paciente com 35 anos de idade procurou o prontosocorro
apresentando dispneia súbita e intensa, ortopneia,
sudorese fria, palidez cutânea, cianose e tosse produtiva com
escarro róseo. No exame clínico, apresentou redução difusa do
murmúrio vesicular e estertores pulmonares em todos os campos
pulmonares, bulhas taquicárdicas com galope de 4 tempos e
pressão arterial de 200 mmHg × 128 mmHg. O eletrocardiograma
revelou taquicardia sinusal e sobrecarga de câmaras esquerdas.

Com referência a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

A medicação de primeira escolha para tratamento desse paciente hipotético é a nifedipina por via sublingual, com vistas à redução da tensão de cisalhamento (dP/dt).
  1. ✂️
  2. ✂️

666Q896740 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

O transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) é caracterizado pelo desenvolvimento de sintomas após a exposição a um ou mais eventos traumáticos. Esta exposição pode ocorrer de algumas formas. O DSM-5 exige para o diagnóstico de TEPT, no seu critério A, que a exposição a episódio concreto ou ameaça de morte, lesão grave ou violência sexual ocorra através de, no mínimo, uma forma, entre quatro formas possíveis.
Todas as opções abaixo são formas possíveis de exposição, segundo o DSM-5, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

667Q987931 | Medicina, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Acerca do Sistema Nervoso Central (SNC), julgue as frases abaixo.
I. Os neurônios são as células fundamentais do sistema nervoso, responsáveis pela transmissão de impulsos elétricos. Eles consistem em: corpo celular, dendritos e axônio. II. Os oligodendrócitos revestem os ventrículos cerebrais e o canal central da medula espinhal, contribuindo para a produção e circulação do líquido cefalorraquidiano (LCR). III. Localizado na parte posterior do cérebro, o cerebelo é fundamental para a coordenação motora, equilíbrio e precisão dos movimentos. Ele recebe informações sensoriais e motoras para ajustar a atividade motora de forma precisa.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) seguinte(s) proposição(ões).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

668Q904990 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

Dentre as alternativas indicadas a seguir, qual delas apresenta os dois principais fatores de risco para o suicídio?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

669Q986412 | Saúde Pública, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

A Política Nacional de Atenção Básica, 2017, garante aos municípios a possibilidade de desenvolvimento de ações no contexto da assistência farmacêutica que visem a integralidade do cuidado ao usuário do Sistema Único de Saúde. Sabemos que uma medicação pode ser incluída na relação de medicamentos essenciais de uma cidade para uso específico em determinadas condições clínicas, baseando-se em critérios de risco e vulnerabilidade associados a essas condições.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente o princípio doutrinário do SUS em ação no caso descrito.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

670Q986414 | Medicina, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Maria Carla, 67 anos, recebeu o diagnóstico de câncer de mama metastático. Foi acolhida pelo seu médico assistente, ouviu as possibilidades disponíveis e seus prognósticos, aproveitou a consulta para tirar todas as dúvidas que possuía sobre o tema. No retorno, comunicou ao profissional de saúde que não deseja realizar tratamento para a sua condição.

Qual princípio ético nesse caso deve ser respeitado pelo médico assistente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

671Q906556 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

Assinale a afirmativa que está em desacordo aos conceitos fundamentais para o diagnóstico em psiquiatria.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

672Q906562 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

No transtorno obsessivo-compulsivo, os antidepressivos de maior eficácia têm ação predominante em qual sistema neurotransmissor?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

673Q1058137 | Português, Sintaxe, Médico Psiquiatra, CBM RN, COMPERVE UFRN, 2023

Texto associado.

Para responder à questão, considere o texto abaixo.

Incêndios Florestais e Aquecimento Global

Airton Bodstein


Todos aqueles que acompanham diariamente o noticiário nacional e internacional, através dos principais meios de comunicação, têm se deparado com imagens impressionantes de grandes incêndios florestais que estão ocorrendo em várias partes do mundo, principalmente no hemisfério norte. Todos sabemos que incêndios em florestas sempre ocorreram em função de diversos fatores, como queimadas de vegetação nativa utilizadas na pecuária e na agricultura, acidentes envolvendo crianças brincando com fogo, turistas descuidados fazendo fogueiras para um acampamento provisório ou ainda atos criminosos que provocam os incêndios de maneira intencional. De acordo com o Ministério da Ecologia francês, o país tem, em média, 4 mil incêndios florestais por ano, sendo 90% provocados por atividade humana, geralmente por desconhecimento dos riscos ou imprudência; desse total, 10% são criminosos.

Entretanto, os incêndios florestais podem também ocorrer devido a causas naturais. A queda de um raio sobre uma vegetação seca pode provocar um incêndio localizado, mas, se houver ventos fortes e baixa umidade do ar, pode rapidamente se espalhar, dependendo da topografia do terreno, de forma a atingir grandes áreas de vegetação e até zonas habitadas. Vale lembrar que, na maioria dos casos, os raios ocorrem durante o período de chuvas que podem dificultar a propagação do fogo.

Os incêndios florestais se caracterizam por um fogo intenso fora de controle, capaz de produzir graves danos ao meio ambiente pela destruição da vegetação nativa, liberação de grande quantidade de fumaça com gases tóxicos, além de provocar a morte de muitos animais selvagens. Quando ocorrem nas proximidades de áreas habitadas, podem destruir casas e outras instalações, causar a morte de animais domésticos e colocar em risco a vida de pessoas, que, por qualquer razão, não tenham sido evacuadas a tempo; ou ainda provocar sérios acidentes rodoviários por falta de visibilidade nas estradas ocasionada pela fumaça intensa. Aviões e helicópteros utilizados no combate a incêndios também já sofreram acidentes, bem como outros veículos, voluntários e bombeiros que foram cercados pelas chamas em função da mudança repentina de direção dos ventos. O tipo de vegetação também pode influenciar na propagação do fogo. Algumas plantas produzem óleos que atuam como combustível, aumentando a disseminação das chamas. Nos períodos de calor intenso, nos quais aumentam as emissões de radiações UV, pode ocorrer a ignição espontânea da vegetação seca produzindo fogo, sem intervenção humana. Os grandes incêndios florestais podem provocar a morte de muitas pessoas, mas o calor intenso, nas áreas urbanas, produz um número bem maior de vítimas. Neste verão europeu, já perderam a vida, por excesso de calor, mais de 1.700 pessoas, segundo o escritório europeu da Organização Mundial da Saúde (OMS). Os mais vulneráveis são os bebês, as crianças e os idosos.

O verão, no hemisfério norte, neste ano, vem apresentando temperaturas muito elevadas, bem acima das médias de verões anteriores naqueles países, superando recordes de séculos. Portugal, Espanha, Reino Unido, França e Estados Unidos têm sido submetidos a temperaturas que ultrapassam os 40ºC e que têm causado mortes por calor e incêndios florestais. No dia 16 de julho deste ano, a agência de meteorologia francesa, a Météo France, divulgou um mapa mostrando temperaturas acima da média em todo o território francês, que variavam dos 32ºC até valores extremos para os padrões franceses, de 42ºC. É o que eles chamam de canicule ou onda de calor. Os especialistas atribuem essas altas temperaturas às mudanças climáticas, e a tendência é de elevação na próxima década. A climatologista Françoise Vimeu, do Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento, não descarta temperaturas em torno de 50°C em futuro próximo. O efeito dessas temperaturas elevadas sobre a população europeia é bastante danoso, uma vez que esses países, acostumados com o frio, não possuem as estruturas de minimização dos efeitos do calor, como nos países de clima quente. As habitações são pouco ventiladas, com os telhados revestidos de material escuro que absorve calor e há quase total ausência de aparelhos de ar-condicionado nas residências, as quais possuem apenas os clássicos aquecedores.

Na mesma semana de julho, o Brasil também apresentou temperaturas bem elevadas para a estação do inverno, conforme apresentado no mapa do Instituto Nacional de Meteorologia. Apesar de os brasileiros já estarem bem acostumados com o calor e o uso de ventiladores ou aparelhos de ar-condicionado ser comum em nossas residências, com moradias bem adaptadas para temperaturas altas, vale lembrar que as médias acima de 40ºC ocorrem no verão, geralmente nos meses de dezembro a fevereiro, e com duração de alguns dias, sendo logo amenizadas pelas fortes chuvas tropicais, também comuns no verão do país. E, dado o que vem ocorrendo no hemisfério norte, neste ano, é de se esperar temperaturas extremamente elevadas no próximo verão, agora no hemisfério sul. Então, precisamos nos preparar para o enfrentamento de grandes incêndios florestais, tanto em recursos humanos quanto em equipamentos e, principalmente, estabelecer os protocolos de saúde pública necessários para reduzir os riscos de mortes por calor junto às nossas crianças e idosos.

Como dito anteriormente, 90% dos incêndios florestais são ocasionados por ação humana, daí a grande importância da prevenção por parte da população. Além de evitar as práticas já citadas, não coloque fogo em lixo e nem solte balões. Esta semana, um cidadão norte-americano de 26 anos foi preso em Utah, por provocar um grande incêndio florestal ao queimar uma aranha com um isqueiro na mata. Proteja as nossas florestas e a nossa população.


https://www.revistaemergencia.com.br/blogs/incendios-florestais-e-aquecimento-global/ [Adaptado]

No segundo parágrafo, a conjunção “Entretanto” foi utilizada para interligar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

674Q1058139 | Português, Interpretação de Textos, Médico Psiquiatra, CBM RN, COMPERVE UFRN, 2023

Texto associado.

Para responder à questão, considere o texto abaixo.

Incêndios Florestais e Aquecimento Global

Airton Bodstein


Todos aqueles que acompanham diariamente o noticiário nacional e internacional, através dos principais meios de comunicação, têm se deparado com imagens impressionantes de grandes incêndios florestais que estão ocorrendo em várias partes do mundo, principalmente no hemisfério norte. Todos sabemos que incêndios em florestas sempre ocorreram em função de diversos fatores, como queimadas de vegetação nativa utilizadas na pecuária e na agricultura, acidentes envolvendo crianças brincando com fogo, turistas descuidados fazendo fogueiras para um acampamento provisório ou ainda atos criminosos que provocam os incêndios de maneira intencional. De acordo com o Ministério da Ecologia francês, o país tem, em média, 4 mil incêndios florestais por ano, sendo 90% provocados por atividade humana, geralmente por desconhecimento dos riscos ou imprudência; desse total, 10% são criminosos.

Entretanto, os incêndios florestais podem também ocorrer devido a causas naturais. A queda de um raio sobre uma vegetação seca pode provocar um incêndio localizado, mas, se houver ventos fortes e baixa umidade do ar, pode rapidamente se espalhar, dependendo da topografia do terreno, de forma a atingir grandes áreas de vegetação e até zonas habitadas. Vale lembrar que, na maioria dos casos, os raios ocorrem durante o período de chuvas que podem dificultar a propagação do fogo.

Os incêndios florestais se caracterizam por um fogo intenso fora de controle, capaz de produzir graves danos ao meio ambiente pela destruição da vegetação nativa, liberação de grande quantidade de fumaça com gases tóxicos, além de provocar a morte de muitos animais selvagens. Quando ocorrem nas proximidades de áreas habitadas, podem destruir casas e outras instalações, causar a morte de animais domésticos e colocar em risco a vida de pessoas, que, por qualquer razão, não tenham sido evacuadas a tempo; ou ainda provocar sérios acidentes rodoviários por falta de visibilidade nas estradas ocasionada pela fumaça intensa. Aviões e helicópteros utilizados no combate a incêndios também já sofreram acidentes, bem como outros veículos, voluntários e bombeiros que foram cercados pelas chamas em função da mudança repentina de direção dos ventos. O tipo de vegetação também pode influenciar na propagação do fogo. Algumas plantas produzem óleos que atuam como combustível, aumentando a disseminação das chamas. Nos períodos de calor intenso, nos quais aumentam as emissões de radiações UV, pode ocorrer a ignição espontânea da vegetação seca produzindo fogo, sem intervenção humana. Os grandes incêndios florestais podem provocar a morte de muitas pessoas, mas o calor intenso, nas áreas urbanas, produz um número bem maior de vítimas. Neste verão europeu, já perderam a vida, por excesso de calor, mais de 1.700 pessoas, segundo o escritório europeu da Organização Mundial da Saúde (OMS). Os mais vulneráveis são os bebês, as crianças e os idosos.

O verão, no hemisfério norte, neste ano, vem apresentando temperaturas muito elevadas, bem acima das médias de verões anteriores naqueles países, superando recordes de séculos. Portugal, Espanha, Reino Unido, França e Estados Unidos têm sido submetidos a temperaturas que ultrapassam os 40ºC e que têm causado mortes por calor e incêndios florestais. No dia 16 de julho deste ano, a agência de meteorologia francesa, a Météo France, divulgou um mapa mostrando temperaturas acima da média em todo o território francês, que variavam dos 32ºC até valores extremos para os padrões franceses, de 42ºC. É o que eles chamam de canicule ou onda de calor. Os especialistas atribuem essas altas temperaturas às mudanças climáticas, e a tendência é de elevação na próxima década. A climatologista Françoise Vimeu, do Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento, não descarta temperaturas em torno de 50°C em futuro próximo. O efeito dessas temperaturas elevadas sobre a população europeia é bastante danoso, uma vez que esses países, acostumados com o frio, não possuem as estruturas de minimização dos efeitos do calor, como nos países de clima quente. As habitações são pouco ventiladas, com os telhados revestidos de material escuro que absorve calor e há quase total ausência de aparelhos de ar-condicionado nas residências, as quais possuem apenas os clássicos aquecedores.

Na mesma semana de julho, o Brasil também apresentou temperaturas bem elevadas para a estação do inverno, conforme apresentado no mapa do Instituto Nacional de Meteorologia. Apesar de os brasileiros já estarem bem acostumados com o calor e o uso de ventiladores ou aparelhos de ar-condicionado ser comum em nossas residências, com moradias bem adaptadas para temperaturas altas, vale lembrar que as médias acima de 40ºC ocorrem no verão, geralmente nos meses de dezembro a fevereiro, e com duração de alguns dias, sendo logo amenizadas pelas fortes chuvas tropicais, também comuns no verão do país. E, dado o que vem ocorrendo no hemisfério norte, neste ano, é de se esperar temperaturas extremamente elevadas no próximo verão, agora no hemisfério sul. Então, precisamos nos preparar para o enfrentamento de grandes incêndios florestais, tanto em recursos humanos quanto em equipamentos e, principalmente, estabelecer os protocolos de saúde pública necessários para reduzir os riscos de mortes por calor junto às nossas crianças e idosos.

Como dito anteriormente, 90% dos incêndios florestais são ocasionados por ação humana, daí a grande importância da prevenção por parte da população. Além de evitar as práticas já citadas, não coloque fogo em lixo e nem solte balões. Esta semana, um cidadão norte-americano de 26 anos foi preso em Utah, por provocar um grande incêndio florestal ao queimar uma aranha com um isqueiro na mata. Proteja as nossas florestas e a nossa população.


https://www.revistaemergencia.com.br/blogs/incendios-florestais-e-aquecimento-global/ [Adaptado]

Em relação ao modo de organização das ideias, no terceiro parágrafo, a sequência textual dominante está caracterizada pela
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

675Q898664 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Matriz de Camaragibe AL, ADM TEC, 2024

Sistema de saúde é o conjunto articulado de recursos humanos e materiais dedicado à prestação de serviços de saúde. Atualmente, ele se estrutura em redes, e a área da saúde mental tem a sua Rede de Atenção Psicossocial. Nessas redes, se desenvolvem ações de prevenção e promoção de saúde. Qual tipo de prevenção consiste na detecção precoce e no tratamento efetivo de doenças e transtornos mentais e do comportamento, visando o restabelecimento da saúde individual e a prevenção de complicações e sequelas, e deve ser feita em todos os níveis de serviços de atenção à saúde?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

676Q991102 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

Os transtornos mentais e do comportamento decorrentes do uso de substâncias psicoativas englobam uma ampla gama de condições psiquiátricas que variam desde o uso nocivo até a dependência. Entre estas substâncias, algumas podem induzir quadros psicóticos agudos, dependência severa, alterações de humor e cognição, impactando significativamente a vida do indivíduo. Levando em consideração as características clínicas e os efeitos no cérebro, qual substância é conhecida por induzir mais frequentemente quadros de psicose aguda, além de possuir um alto potencial para desenvolver dependência e alterações cognitivas significativas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

677Q991108 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

Selecione a alternativa que corretamente preenche as lacunas 1 e 2, respectivamente:


Os transtornos do desenvolvimento psicológico representam um grupo de condições que se manifestam precocemente no curso do desenvolvimento, frequentemente antes da entrada na escola, e são caracterizados por atrasos ou anormalidades no desenvolvimento de funções intimamente ligadas ao desenvolvimento biológico do sistema nervoso central. Dentre esses transtornos, o __________ (1) é caracterizado por dificuldades significativas na comunicação e interação social, padrões de comportamentos, interesses ou atividades restritos e repetitivos. Por outro lado, o __________ (2) envolve desafios específicos na aprendizagem e no uso de habilidades acadêmicas, incluindo leitura, escrita e matemática, que não são explicados por deficiência intelectual ou deficiências sensoriais globais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

678Q1084294 | Psiquiatria, Psiquiatria Clínica, Médico psiquiatra, SAP SP, VUNESP

Segundo Caplan, a prevenção secundária dos transtornos mentais deve incluir programas comunitários para

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

679Q1084311 | Psiquiatria, Psiquiatria Clínica, Médico psiquiatra, SAP SP, VUNESP

Conjunto de características que explica e prediz um modo próprio do indivíduo de responder aos estímulos ambientais, às suas respostas emocionais e às suas escolhas. Esse conceito refere-se a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

680Q999323 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

O nascimento de uma criança pode ser acompanhado de alterações de humor da mãe, notadamente Humor depressivo. Entre as alternativas abaixo, assinale aquela que contém uma afirmação falsa sobre estas alterações de humor.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.