Início

Questões de Concursos Médico Residente Multiprofissional

Resolva questões de Médico Residente Multiprofissional comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q367297 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

A hipertensão arterial e o diabetes melito representam dois importantes fatores de risco para as doenças cardiovasculares, sendo responsáveis por inúmeros agravos e perda da qualidade de vida de muitos indivíduos. O acompanhamento e o tratamento sistemático são fundamentais e os profissionais de saúde devem estar preparados para o atendimento dessa clientela. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir. Uma das complicações relacionadas à insulinoterapia de pacientes com diabetes do tipo 2 é o efeito sommogy, que se caracteriza por hiperglicemia matinal relacionada a aumento vespertino do cortisol, os quais, associados a baixos níveis de insulina, levam à diminuição na captação de glicose em nível muscular e gorduroso.
  1. ✂️
  2. ✂️

202Q799760 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, SES DF, IADES

Paulo, de 17 anos de idade, que tem o diagnóstico clínico de bronquiolite obliterante (BO), apresentou dor torácica, expectoração de grande volume de secreção mucopurulenta, dispneia a médios esforços e fraqueza muscular em membros inferiores. Um ano antes, ele realizara segmentectomia no pulmão direito.

Com base neste caso clínico e considerando os conhecimentos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

A reabilitação pulmonar é indicada para pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica, pois melhora a capacidade e (ou) a tolerância ao exercício físico e a qualidade de vida.
  1. ✂️
  2. ✂️

203Q359958 | Enfermagem, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

Com relação a características de doenças ácido-pépticas do estômago e duodeno, a sintomas de pacientes com tais doenças e à assistência de enfermagem pertinente, julgue os seguintes itens. Como medidas de alívio da dor estão a orientação para evitar alimentos e bebidas que possam irritar a mucosa gástrica e o uso correto dos medicamentos prescritos.
  1. ✂️
  2. ✂️

204Q796260 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, SES DF, IADES

Com relação ao diagnóstico de síndrome de Down (SD), julgue os itens que se seguem. A equoterapia promove a aquisição de habilidades motoras nas crianças com SD por meio dos movimentos tridimensionais proporcionados pela andadura do cavalo.
  1. ✂️
  2. ✂️

205Q476246 | Farmácia, Administração de Medicamentos, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

O uso indiscriminado de medicamentos pode gerar aumento da morbidade e(ou) mortalidade dos pacientes, surgimento de eventos adversos e aumento da resistência microbiana aos medicamentos disponíveis no mercado. Visando garantir a necessária segurança, eficácia e qualidade do medicamento, o Ministério da Saúde aprovou a Política Nacional de Medicamentos (PNM). Considerando as medidas que contribuem para o uso racional de medicamentos, cuja implementação nos serviços de saúde é uma das diretrizes da PNM, julgue os itens a seguir.

Considere a seguinte situação hipotética.

Pedro foi ao médico, ao qual se queixou de dor no corpo, congestão nasal e estado febril. O médico prescreveu-lhe um medicamento A (paracetamol associado a fenilefedrina) para os dois primeiros sintomas e um medicamento B (paracetamol) para o estado febril.

Nessa situação, esse profissional de saúde prescreveu os medicamentos de acordo com os objetivos do uso racional de medicamentos.

  1. ✂️
  2. ✂️

206Q797788 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

Quanto ao tratamento fisioterapêutico ambulatorial para pacientes oncológicos, julgue os itens a seguir. O enfaixamento compressivo é contraindicado nos casos de linfedema recidivantes.
  1. ✂️
  2. ✂️

207Q799346 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, SES DF, IADES

Considere a análise da evolução fisioterapêutica a seguir.

Paciente com diagnóstico clínico de atropelamento; PO de correção cirúrgica de fratura exposta de fêmur direito e sutura de ferimento em couro cabeludo; e, TCE - fratura com afundamento de seio frontal. Em relação à fratura diafisária do fêmur direito, foi realizado procedimento cirúrgico de fixação interna. O paciente encontra-se sem sedação, em ventilação espontânea sob traqueostomia, sem suplementação de oxigênio. Acamado, restrito ao leito, vem apresentando melhora na mobilidade ativa de membros, principalmente os inferiores. Tem controle cervical bom, mas, em alguns momentos, necessita de comando verbal; o respectivo controle de tronco é precário. Apresenta diagnóstico funcional de hipomobilidade e restrição ao leito; dependência funcional total; fraqueza muscular; e, déficit de controle de tronco.

Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir:

A evolução deveria, necessariamente, descrever a saturação periférica de oxigênio do paciente, pois trata-se de um caso que envolve técnicas de fisioterapia respiratória, além do fato de que o paciente faz uso de um acesso na traqueia.
  1. ✂️
  2. ✂️

208Q800763 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, SES DF, IADES

Considere hipoteticamente que determinada paciente de 66 anos de idade, obesa, passeava em uma exposição de arte quando sofreu entorse de tornozelo direito em inversão.

Diagnóstico: lesão ligamentar lateral parcial e fratura da base do V metatarso.

Conduta médica: fixação cruenta da fratura.

A paciente chega à clínica de fisioterapia duas semanas após o procedimento cirúrgico e imobilizada com robofoot. Durante a anamnese fisioterapêutica, a paciente relatou que, pouco antes do trauma de entorse, sentiu uma dor lombar com irradiação para o membro inferior direito e parestesia na região lateral da perna direita, trazendo dificuldade para deambular, pois o pé arrastava no chão.

Em relação ao caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.

É imprescindível o uso de órteses, como o Air Cast® terapêutico, ou de bandagens funcionais para que essa paciente não venha a ter recidiva da entorse de tornozelo.
  1. ✂️
  2. ✂️

209Q800326 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, SES DF, IADES

Gilberto, com 32 anos de idade, digitador há dois anos, foi encaminhado a uma clínica de fisioterapia por causa de uma queixa de dor nos ombros. No primeiro momento ao exame físico, foi possível perceber hipercifose torácica e ombros protusos.

Considerando o caso clínico apresentado, os conhecimentos a ele relacionados e os aspectos que devem ser observados na avaliação cinético-funcional do fisioterapeuta para este caso, julgue os itens a seguir.

É necessário analisar se há presença de edema e dor à palpação de músculos extensores e flexores dos punhos.
  1. ✂️
  2. ✂️

210Q797081 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, SES DF, IADES

Determinada paciente de 25 anos de idade iniciou sintomas de dor anterolateral nos joelhos de maneira insidiosa, inchaços esporádicos e crepitação em movimentos de estender o joelho, subir e descer escadas, além de limitação funcional para agachar. Ela relata dor grau 5 pela escala análogo-visual de dor. Tem como atividade física o spinning (bicicleta), mas interrompeu a prática do exercício pela dor. Nega lesões ou cirurgias prévias nos membros inferiores. Ao exame físico, também foram constatados pés planos e tornozelos valgos.

Com relação a esse caso clínico hipotético, julgue os itens a seguir.

A abordagem fisioterapêutica, assim que houver a remissão do quadro agudo álgico, é fortalecer isoladamente o músculo vasto medial oblíquo, enfatizando angulação de 20º à extensão completa do joelho em cadeia cinética aberta, e angulação de 90º a 40º de flexão do joelho em cadeia cinética fechada.
  1. ✂️
  2. ✂️

211Q359110 | Enfermagem, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

Uma mulher de 37 anos de idade iniciou quadro de fraqueza e parestesia ascendente nas pernas. Ela relatou infecção viral respiratória poucas semanas antes dos sintomas, que, em duas semanas, evoluíram, com intensificação da parestesia, dor, diminuição dos reflexos tendinosos e dificuldades de locomoção. Foi diagnosticada polineuropatia desmielinizante inflamatória aguda e indicada internação clínica para acompanhamento. Testes da função pulmonar mostraram prejuízos na capacidade vital e na força inspiratória da paciente, mas ainda sem indicação de suporte ventilatório. Os sinais vitais da paciente mostraram-se estáveis, seu peso é 60 kg, ela apresenta dificuldade para a tosse e é capaz de deglutir os alimentos; não houve comprometimento da sua função cognitiva nem do seu nível de consciência. A paciente relatou preocupação em razão das mudanças tão rápidas em seu estado de saúde.

Com relação a características do caso clínico descrito e à adequada assistência de enfermagem à referida paciente, julgue os itens de 91 a 95.

Devem ser observados os sinais de agravamento na dificuldade de deglutição e de eliminação de secreções das vias aéreas, preparando-se a paciente para a possibilidade de entubação e ventilação assistida, caso haja prejuízo grande na ventilação.
  1. ✂️
  2. ✂️

212Q797140 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, SES DF, IADES

Gerson, de 62 anos de idade, que tem o diagnóstico de doença de Parkinson (DP), realizou atendimento de fisioterapia três vezes por semana. O paciente refere como queixa principal a dificuldade em realizar as atividades da vida diária, como alimentar-se e vestir-se.

Em relação à doença de Parkinson (DP), julgue os itens a seguir.

O tratamento cirúrgico consiste na talamotomia ou na palidotomia e pode ser útil quando os pacientes não respondem aos fármacos.
  1. ✂️
  2. ✂️

213Q801023 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, SES DF, IADES

Considere hipoteticamente que determinada paciente de 66 anos de idade, obesa, passeava em uma exposição de arte quando sofreu entorse de tornozelo direito em inversão.

Diagnóstico: lesão ligamentar lateral parcial e fratura da base do V metatarso.

Conduta médica: fixação cruenta da fratura.

A paciente chega à clínica de fisioterapia duas semanas após o procedimento cirúrgico e imobilizada com robofoot. Durante a anamnese fisioterapêutica, a paciente relatou que, pouco antes do trauma de entorse, sentiu uma dor lombar com irradiação para o membro inferior direito e parestesia na região lateral da perna direita, trazendo dificuldade para deambular, pois o pé arrastava no chão.

Em relação ao caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.

O uso de calor profundo, como ultrassom, ondas curtas ou micro-ondas, é recomendável para auxiliar no processo de cicatrização do local de fratura do V metatarso.
  1. ✂️
  2. ✂️

214Q434727 | Direito Constitucional, Saúde, Médico Residente Multiprofissional, SES DF, IADES

O direito à saúde tem, na Constituição Federal, a dimensão da respectiva importância para a sociedade e para o Estado brasileiro. A atuação política capaz de garantir a efetividade desse direito está estabelecida na Lei Maior, com início no art. 1o, inciso III (dignidade da pessoa humana), passando pela previsão da saúde como direito individual inviolável (art. 5o) e social (art. 6o), até o tratamento específico da saúde como integrante da ordem social nos artigos 196 e seguintes. Em relação à seção que trata da saúde estabelecida na Constituição Federal, julgue os itens a seguir. Ao Sistema Único de Saúde (SUS) compete, nos termos da lei, além de outras atribuições, controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde e participar da produção de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos, hemoderivados e outros insumos.
  1. ✂️
  2. ✂️

215Q475958 | Farmácia, Farmacocinética, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

Os glicocorticoides são esteroides produzidos pelas glândulas da suprarrenal e têm diferentes usos clínicos, como na terapia de reposição em pacientes com a doença de Addison, tratamento da doença de Hodgkin ou no tratamento anti-inflamatório de diversas doenças. Com relação aos fármacos utilizados nas patologias inflamatórias, julgue os itens subsequentes. A produção dos glicocorticoides endógenos é regulada pelo eixo hipotálamo-hipófise-suprarrenal.
  1. ✂️
  2. ✂️

216Q800058 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, SES DF, IADES

Amanda, uma idosa de 65 anos de idade, com história de acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico, há oito meses apresentou, como sequelas, hemiparesia E, com leve hipertonia no membro superior, diminuição da força e da sensibilidade no hemicorpo E, além de desvio de comissura labial para D. Apresentou, também, deglutição adequada e dificuldade na fala.

Com base neste caso clínico e considerando os conhecimentos a ele relacionados, julgue os itens seguintes.

A terapia de contenção induzida é eficaz na recuperação funcional do membro superior hemiparético.
  1. ✂️
  2. ✂️

217Q798398 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

Acerca das intervenções fisioterapêuticas para pacientes internados nas enfermarias das clínicas médica e cirúrgica, julgue os itens a seguir. As atelectasias são mais prevalentes após 72 horas das cirurgias abdominais altas, período no qual a função diafragmática está mais inibida.
  1. ✂️
  2. ✂️

218Q799172 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, SES DF, IADES

Considere hipoteticamente que determinada paciente de 66 anos de idade, obesa, passeava em uma exposição de arte quando sofreu entorse de tornozelo direito em inversão.

Diagnóstico: lesão ligamentar lateral parcial e fratura da base do V metatarso.

Conduta médica: fixação cruenta da fratura.

A paciente chega à clínica de fisioterapia duas semanas após o procedimento cirúrgico e imobilizada com robofoot. Durante a anamnese fisioterapêutica, a paciente relatou que, pouco antes do trauma de entorse, sentiu uma dor lombar com irradiação para o membro inferior direito e parestesia na região lateral da perna direita, trazendo dificuldade para deambular, pois o pé arrastava no chão.

Em relação ao caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.

A fim de evitar uma instabilidade crônica no tornozelo, é importante que a fisioterapia enfatize o trabalho de fortalecimento muscular, sobretudo dos músculos tibial anterior e fibulares, bem como o trabalho proprioceptivo. Esse treino sensório-motor deve inicialmente ocorrer em terreno estável, evoluindo para terrenos instáveis, olhos abertos evoluindo para olhos fechados e, finalmente, dispositivos que causem desequilíbrios corporais, como plataformas proprioceptivas e cama elástica.
  1. ✂️
  2. ✂️

219Q478959 | Farmácia, Administração de Medicamentos, Médico Residente Multiprofissional, SES DF, IADES

Determinado usuário, gênero masculino, 46 anos de idade, 1,60 m de altura e 89,6 kg, foi atendido por um médico endocrinologista em uma unidade básica do Sistema Único de Saúde. Durante a consulta médica, o profissional analisou e interpretou os exames laboratoriais, fornecendo o diagnóstico de diabetes mellitus (DM) tipo 2 ao paciente. Nesse momento, o médico solicitou a presença do farmacêutico para discutirem os resultados laboratoriais encontrados nesse usuário.

? Glicemia de jejum: 199 mg/dL (valor de referência - até 100 mg/dL).

? Hemoglobina glicosilada: 12% (valor de referência - até 7%).

? Insulina: 45 ?UI/mL (valor de referência - até 26 ?UI/mL).

Considerando os dados laboratoriais apresentados, julgue os itens a seguir.

Pacientes diabéticos e familiares têm de ser orientados quanto aos diferentes tipos de insulina, as técnicas de aplicação, os sintomas de hipoglicemia, as causas, a prevenção e o tratamento.
  1. ✂️
  2. ✂️

220Q798964 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

A respeito da fisiopatologia e do tratamento fisioterapêutico da incontinência urinária e fecal, julgue os itens que se seguem. Na incontinência urinária por esforço, ocorre a perda involuntária de urina quando a bexiga já atingiu sua plenitude ou até mesmo quando sua capacidade vesical foi ultrapassada.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.