Início

Questões de Concursos Médico Residente Multiprofissional

Resolva questões de Médico Residente Multiprofissional comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q366878 | Enfermagem, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

No início de uma consulta, uma mulher de 48 anos de idade mostrava-se ofegante e cansada. Ela faz acompanhamento há seis meses no serviço ambulatorial para tratamento de diabetes. Tem uma fístula arteriovenosa ativa no membro superior direito. Relata episódios febris em casa, com temperatura do corpo alternando com regularidade entre um período de febre e outro com temperatura normal ou subnormal. Tem peso corporal de 80 kg, 1,68 m de altura e 45 cm de circunferência do braço. A enfermeira fez a verificação da temperatura corporal axilar, da frequência cardíaca no pulso braquial, da frequência respiratória e da pressão arterial. Todos os parâmetros de sinais vitais avaliados estavam dentro do padrão de normalidade.

Considerando o caso clínico apresentado e os aspectos relativos ao cuidado a ser prestado, julgue os itens que se seguem.

Para realizar corretamente a avaliação dos movimentos respiratórios na paciente, deve-se observar os movimentos torácicos e abdominais, observando se eles são regulares e ininterruptos (condição de eupneia).
  1. ✂️
  2. ✂️

222Q800903 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, SES DF, IADES

Considere a análise da evolução fisioterapêutica a seguir.

Paciente com diagnóstico clínico de atropelamento; PO de correção cirúrgica de fratura exposta de fêmur direito e sutura de ferimento em couro cabeludo; e, TCE - fratura com afundamento de seio frontal. Em relação à fratura diafisária do fêmur direito, foi realizado procedimento cirúrgico de fixação interna. O paciente encontra-se sem sedação, em ventilação espontânea sob traqueostomia, sem suplementação de oxigênio. Acamado, restrito ao leito, vem apresentando melhora na mobilidade ativa de membros, principalmente os inferiores. Tem controle cervical bom, mas, em alguns momentos, necessita de comando verbal; o respectivo controle de tronco é precário. Apresenta diagnóstico funcional de hipomobilidade e restrição ao leito; dependência funcional total; fraqueza muscular; e, déficit de controle de tronco.

Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir:

O paciente apresenta lesões nas porções axial e apendicular do esqueleto.
  1. ✂️
  2. ✂️

223Q814320 | Legislação Federal, Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

Considerando as normas do código de ética dos profissionais de enfermagem, julgue os itens seguintes. Em caso de ofensa que venha a atingir a profissão, o enfermeiro tem o direito de obter desagravo público por meio do Conselho Regional de Enfermagem (CRE).
  1. ✂️
  2. ✂️

224Q817687 | Legislação Federal, Lei n 8742 1993 Organização da Assistência Social LOAS, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

Os benefícios eventuais compõem, juntamente com o benefício de prestação continuada, o conjunto de benefícios assistenciais no âmbito da política de assistência social. Com relação a esses benefícios assistenciais, julgue os itens seguintes. Os benefícios eventuais são provisões suplementares e provisórias, prestadas aos cidadãos e às famílias em virtude de nascimento, morte, situações de vulnerabilidade temporária ou de calamidade pública.
  1. ✂️
  2. ✂️

225Q794175 | Ética na Administração Pública, Teoria em Ética, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, referentes à temática abordada no texto acima. A moral profissional diz respeito à relação entre a ação profissional do indivíduo singular, os sujeitos nela envolvidos e o produto concreto da intervenção profissional.
  1. ✂️
  2. ✂️

226Q799849 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, SES DF, IADES

Um paciente do gênero masculino, de 35 anos de idade, relatou que, ao fazer um sprint jogando futebol, sentiu uma ?fisgada? muito forte na região posterior da coxa direita, que o impossibilitou de continuar a jogar e limitava a deambulação. Ao exame físico, observou-se equimose em região distal da coxa e atrás do joelho, além de um gap palpável de aproximadamente 2 cm na junção miotendinosa dos isquiotibiais.

A respeito do caso clínico exposto, julgue os itens a seguir.

Na fase inicial do processo de reabilitação, devem ser utilizadas formas de calor profundo, como o ultrassom ou ondas curtas no modo contínuo, a fim de absorver a equimose causada pelo sangramento após a ruptura das fibras musculares.
  1. ✂️
  2. ✂️

227Q479853 | Farmácia, Administração de Medicamentos, Médico Residente Multiprofissional, SES DF, IADES

Considere que o setor de farmácia clínica de certo hospital recebeu a prescrição de um medicamento em forma farmacêutica líquida para atendimento pediátrico. A farmacoterapia prescrita pelo pediatra foi de 60 mg/kg/dia a ser administrada de seis em seis horas durante 10 dias consecutivos. A criança pesa 14 kg, e o frasco possui 150 mg a cada 5 mL (150 mg / 5 mL), com um volume de 60 mL em cada frasco.

De acordo com o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.

A criança deverá tomar, a cada seis horas, 6 mL do medicamento prescrito pelo pediatra, totalizando 24 mL ao dia. Durante todo o tratamento, o farmacêutico deverá monitorar se a criança está tomando 240 mL do medicamento.
  1. ✂️
  2. ✂️

228Q362393 | Enfermagem, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

Um paciente de 52 anos de idade, com diagnóstico de câncer de laringe em estágio avançado e laringectomia total programada, encontrava-se ansioso relatando desconhecimento a respeito da doença e do tratamento a que seria submetido. Na cirurgia, foram retiradas suas estruturas laríngeas, a epiglote, a cartilagem cricoide e dois anéis da traqueia.

Considerando esse quadro clínico e os aspectos do perioperatório, julgue os próximos itens.

A meta a ser traçada para o paciente, quando o diagnóstico for de conhecimento deficiente acerca do procedimento cirúrgico e da evolução pós-operatória, descritos na North American Nursing Diagnosis Association (NANDA), será a obtenção, pelo paciente, de um nível adequado de conhecimento de seu quadro clínico.
  1. ✂️
  2. ✂️

229Q796320 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, SES DF, IADES

Gerson, de 62 anos de idade, que tem o diagnóstico de doença de Parkinson (DP), realizou atendimento de fisioterapia três vezes por semana. O paciente refere como queixa principal a dificuldade em realizar as atividades da vida diária, como alimentar-se e vestir-se.

Em relação à doença de Parkinson (DP), julgue os itens a seguir.

A realidade virtual é um instrumento da neurorreabilitação de pacientes com DP que gera aprendizagem por meio dos estímulos sensoriais, da integração cognitivo-motora e da possibilidade de maior número de repetições.
  1. ✂️
  2. ✂️

230Q800433 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

Quanto ao tratamento fisioterapêutico ambulatorial para pacientes oncológicos, julgue os itens a seguir. O linfedema sempre ocorre após retirada cirúrgica dos gânglios linfáticos axilares.
  1. ✂️
  2. ✂️

231Q806852 | Legislação Federal, Lei n 8080 1990 Lei Orgânica da Saúde, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

Em relação às políticas de saúde e ao Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, julgue os itens de 16 a 25. A universalidade do direito, um dos fundamentos centrais do SUS e contido no projeto de reforma sanitária, é um dos aspectos que têm estimulado a adesão e o consenso nas proposições por parte dos formuladores do projeto saúde articulado ao mercado ou a reatualização do modelo médico assistencial privatista.
  1. ✂️
  2. ✂️

232Q815311 | Legislação Federal, Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

A respeito dos aspectos éticos à luz do código de ética dos profissionais de enfermagem, julgue os itens seguintes. O código de ética proíbe qualquer atuação do profissional, direta (provocar) ou indireta (cooperar), em todo ato abortivo.
  1. ✂️
  2. ✂️

233Q800527 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, SES DF, IADES

Helena, uma menina com um ano e dois meses de idade, foi encaminhada para a fisioterapia com o diagnóstico clínico de paralisia cerebral (PC). A queixa principal dos pais era a de que a criança não conseguia se sentar, além de não conseguir realizar atividades da vida diária, como comer ou brincar. Na avaliação funcional, foi possível observar que existia o controle da cabeça, mas a criança não conseguia atingir a postura sentada. Além disso, constatou-se que existia leve hipertonia extensora de membros inferiores.

Com base no caso clínico apresentado e nos conhecimentos a ele relacionados, julgue os itens seguintes.

Na PC, podem ocorrer distúrbios associados a dificuldades na deglutição e na articulação da fala e a alterações comportamentais e mentais.
  1. ✂️
  2. ✂️

234Q800037 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir a respeito da fisiologia cardiovascular. Segundo a lei de Fick, o consumo de oxigênio é igual ao produto do débito cardíaco pela diferença arteriovenosa de oxigênio.
  1. ✂️
  2. ✂️

235Q796541 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, SES DF, IADES

Considere hipoteticamente que certa paciente de 45 anos de idade, médica, cirurgiã plástica, praticante de esportes de aventura, sofreu uma queda em um treino de bicicleta e fraturou a tuberosidade maior do úmero esquerdo. No exame de imagem de ressonância magnética, ficou constatada uma fratura por avulsão. A paciente foi submetida a tratamento cirúrgico para fixação da fratura e encaminhada para fisioterapia. Durante a entrevista da fisioterapia, relatou que também era praticante de tênis de maneira recreacional e que sentia dor no ombro direito no momento do saque e no cotovelo direito no momento de backhand.

A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.

Nos atletas, pode-se atribuir uma maior incidência de dor no cotovelo em razão de erros no movimento, que faz com que eles sobrecarreguem mais os respectivos cotovelos em movimentos específicos da prática do tênis.
  1. ✂️
  2. ✂️

236Q367753 | Enfermagem, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

Um homem de 58 anos de idade, com queixa principal de icterícia, foi internado no setor de clínica médica de um hospital para tratamento de cirrose hepática; ex-tabagista, fumou da adolescência até os 54 anos e faz ingesta de destilados, cerca de três doses por dia, há 40 anos. Ele relatou surgimento de icterícia e fraqueza em membros inferiores há 30 dias; nos dias subsequentes, referiu aumento de volume abdominal e sensação de empachamento pós-prandial; negou sangramentos, vômitos ou náuseas. Relatou, ainda, perda de peso não aferida nesse período e aumento da ingesta alcoólica nos últimos 2 meses. Durante a coleta de dados, o paciente mostrou-se em regular estado geral; apresentou icterícia, abdome distendido, indolor, hepatimetria de 6 cm, baço impalpável e sinais de ascite. Apresentou pressão arterial de 90 mmHg × 60 mmHg, frequência respiratória de 22 movimentos respiratórios por minuto, frequência cardíaca de 86 batimentos por minuto e temperatura de 36,1 ºC. Observou-se, no corpo do paciente, a presença de angiomas aracnoideos, equimoses e púrpuras. Ele relatou também evacuações líquidas, quatro vezes ao dia, diurese colúrica, sono prejudicado e apetite diminuído; queixou-se de cansaço e falta de energia para manter as rotinas habituais e diminuição da qualidade de vida.

Acerca do caso clínico apresentado, julgue os itens de 76 a 85.

Na realização da hepatimetria, a borda superior do fígado foi definida por percussão na altura da linha hemiclavicular direita, no nível do 5.º espaço intercostal, tendo-se identificado som submaciço, resultado que indica hepatomegalia.
  1. ✂️
  2. ✂️

237Q796620 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, SES DF, IADES

Helena, uma menina com um ano e dois meses de idade, foi encaminhada para a fisioterapia com o diagnóstico clínico de paralisia cerebral (PC). A queixa principal dos pais era a de que a criança não conseguia se sentar, além de não conseguir realizar atividades da vida diária, como comer ou brincar. Na avaliação funcional, foi possível observar que existia o controle da cabeça, mas a criança não conseguia atingir a postura sentada. Além disso, constatou-se que existia leve hipertonia extensora de membros inferiores.

Com base no caso clínico apresentado e nos conhecimentos a ele relacionados, julgue os itens seguintes.

É necessário avaliar a habilidade motora da criança em posturas mais baixas, como em prono, para verificar a atividade do tronco e a estabilização da cintura escapular.
  1. ✂️
  2. ✂️

238Q477745 | Farmácia, Assistência Farmacêutica, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

O uso indiscriminado de medicamentos pode gerar aumento da morbidade e(ou) mortalidade dos pacientes, surgimento de eventos adversos e aumento da resistência microbiana aos medicamentos disponíveis no mercado. Visando garantir a necessária segurança, eficácia e qualidade do medicamento, o Ministério da Saúde aprovou a Política Nacional de Medicamentos (PNM). Considerando as medidas que contribuem para o uso racional de medicamentos, cuja implementação nos serviços de saúde é uma das diretrizes da PNM, julgue os itens a seguir. A estratégia educacional mais eficiente para a implementação do uso racional de medicamentos é a divulgação de material escrito para a equipe envolvida no atendimento dos pacientes.
  1. ✂️
  2. ✂️

239Q799032 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

Quanto ao tratamento fisioterapêutico ambulatorial para pacientes oncológicos, julgue os itens a seguir. No membro acometido por linfedema, os exercícios ativos resistidos são contraindicados.
  1. ✂️
  2. ✂️

240Q800826 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, SES DF, IADES

Considere hipoteticamente que certa paciente de 45 anos de idade, médica, cirurgiã plástica, praticante de esportes de aventura, sofreu uma queda em um treino de bicicleta e fraturou a tuberosidade maior do úmero esquerdo. No exame de imagem de ressonância magnética, ficou constatada uma fratura por avulsão. A paciente foi submetida a tratamento cirúrgico para fixação da fratura e encaminhada para fisioterapia. Durante a entrevista da fisioterapia, relatou que também era praticante de tênis de maneira recreacional e que sentia dor no ombro direito no momento do saque e no cotovelo direito no momento de backhand.

A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.

A consolidação da fratura pode ser comprometida, pois existe uma área de hipovascularização no ombro, conhecida como Área de Codman, que pode ocasionar pseudoartrose.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.