Início

Questões de Concursos Médico Residente Multiprofissional

Resolva questões de Médico Residente Multiprofissional comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


301Q801119 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, SES DF, IADES

Gilberto, com 32 anos de idade, digitador há dois anos, foi encaminhado a uma clínica de fisioterapia por causa de uma queixa de dor nos ombros. No primeiro momento ao exame físico, foi possível perceber hipercifose torácica e ombros protusos.

Considerando o caso clínico apresentado, os conhecimentos a ele relacionados e os aspectos que devem ser observados na avaliação cinético-funcional do fisioterapeuta para este caso, julgue os itens a seguir.

É necessário proceder à palpação, em repouso e em atividade, do tendão da cabeça longa do bíceps braquial e de músculos como o supraespinhoso, o deltoide anterior, o peitoral maior, o trapézio e o serrátil anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️

302Q796855 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, SES DF, IADES

Soraya, de 25 anos de idade, vítima de lesão traumática na medula espinhal em nível lombar, causada por arma de fogo, apresentou grau II de força muscular e diminuição da sensibilidade nos membros inferiores.

Com base no caso clínico apresentado e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens seguintes.

De acordo com a topografia, a paciente do caso clínico apresenta quadro de tetraplegia.
  1. ✂️
  2. ✂️

303Q799699 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

Determinado paciente, 76 anos de idade, com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) estável, em prova espirométrica, apresentou capacidade vital forçada (CVF) de 77%, volume espirado forçado no 1o segundo (VEF1) de 29% e relação VEF1/CVF de 31%. Além disso, na gasometria com fração inspirada de oxigênio (FIO2) de 21% detectou-se pH = 7,42, PaO2 = 53 mmHg, PaCO2 = 36 mmHg, HCO3 = 22,7 mmol/L e SaO2 = 87%.

A partir desse caso clínico, julgue os seguintes itens, a respeito de DPOC.

Hipertensão pulmonar (HP), ou pressão aumentada na artéria pulmonar é comum em pacientes com DPOC muito grave. A HP pode ser causada por hipoxemia arterial, destruição do leito capilar pulmonar e policitemia.
  1. ✂️
  2. ✂️

304Q365791 | Enfermagem, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

As alterações do hormônio tireoidiano, que acometem várias pessoas, podem gerar distúrbios. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. Em um paciente com hipotireoidismo, os achados de aumento difuso e textura lobular são incompatíveis com o exame físico da tireoide.
  1. ✂️
  2. ✂️

305Q800243 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

Atualmente, a obesidade é a doença metabólica mais comum no mundo e, em 2015, estima-se que atingirá 10% da população mundial. Essa enfermidade acomete todas as faixas etárias e todos os níveis socioeconômicos, e sua prevenção e seu tratamento são prioridades da Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, há importante associação entre obesidade e distúrbios relacionados ao sono, asma e, principalmente, cardiopatias.

Acerca do impacto da obesidade no sistema respiratório e cardiovascular e da abordagem fisioterapêutica nesse contexto, julgue os itens seguintes.

Na obesidade de grau III, mesmo com aumento da carga elástica do sistema respiratório, é comum a manutenção da CVF e da CRF nos níveis previstos de normalidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

306Q360298 | Enfermagem, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

O enfermeiro aplica os conhecimentos científicos junto a clientes, pacientes, grupos e comunidades na utilização do processo de enfermagem e do raciocínio clínico. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes. Histórico, exame físico, diagnóstico, prescrição e evolução de enfermagem compõem as etapas do processo de enfermagem descritas na última resolução do Conselho Federal de Enfermagem, que dispõe sobre a sistematização da assistência de enfermagem.
  1. ✂️
  2. ✂️

307Q798068 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens a respeito da avaliação e tratamento fisioterapêutico de cardiopatas crônicos. A escala modificada de Borg avalia a sensação subjetiva de esforço.
  1. ✂️
  2. ✂️

308Q799381 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

A respeito da fisiopatologia e do tratamento fisioterapêutico da incontinência urinária e fecal, julgue os itens que se seguem. A eletroestimulação utilizada no tratamento de pacientes com incontinência urinária se baseia no princípio da capacitância para despolarizar as fibras musculares.
  1. ✂️
  2. ✂️

309Q798362 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

Quanto ao tratamento fisioterapêutico ambulatorial para pacientes oncológicos, julgue os itens a seguir. O uso de banho de constraste é indicado para o tratamento de linfedema pós-mastectomia.
  1. ✂️
  2. ✂️

310Q359103 | Enfermagem, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

As alterações do hormônio tireoidiano, que acometem várias pessoas, podem gerar distúrbios. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. A tireotoxicose é uma síndrome sistêmica provocada pela exposição a quantidades excessivas de hormônio tireoidiano.
  1. ✂️
  2. ✂️

311Q799436 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

A respeito da fisiopatologia e do tratamento fisioterapêutico da incontinência urinária e fecal, julgue os itens que se seguem. Os cones vaginais pesam de 20 gramas a 100 gramas e provocam contração reflexa da musculatura do assoalho pélvico, seu principal mecanismo de ação.
  1. ✂️
  2. ✂️

312Q800240 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, SES DF, IADES

Considere a análise da evolução fisioterapêutica a seguir.

Paciente com diagnóstico clínico de atropelamento; PO de correção cirúrgica de fratura exposta de fêmur direito e sutura de ferimento em couro cabeludo; e, TCE - fratura com afundamento de seio frontal. Em relação à fratura diafisária do fêmur direito, foi realizado procedimento cirúrgico de fixação interna. O paciente encontra-se sem sedação, em ventilação espontânea sob traqueostomia, sem suplementação de oxigênio. Acamado, restrito ao leito, vem apresentando melhora na mobilidade ativa de membros, principalmente os inferiores. Tem controle cervical bom, mas, em alguns momentos, necessita de comando verbal; o respectivo controle de tronco é precário. Apresenta diagnóstico funcional de hipomobilidade e restrição ao leito; dependência funcional total; fraqueza muscular; e, déficit de controle de tronco.

Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir:

Considerando o tratamento utilizado para a fratura do paciente, o uso da tecnologia de mobilização passiva contínua seria vantajoso, pois permitiria o trabalho contínuo para melhora da ADM.
  1. ✂️
  2. ✂️

313Q798751 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, SES DF, IADES

Helena, uma menina com um ano e dois meses de idade, foi encaminhada para a fisioterapia com o diagnóstico clínico de paralisia cerebral (PC). A queixa principal dos pais era a de que a criança não conseguia se sentar, além de não conseguir realizar atividades da vida diária, como comer ou brincar. Na avaliação funcional, foi possível observar que existia o controle da cabeça, mas a criança não conseguia atingir a postura sentada. Além disso, constatou-se que existia leve hipertonia extensora de membros inferiores.

Com base no caso clínico apresentado e nos conhecimentos a ele relacionados, julgue os itens seguintes.

O Gross Motor Function Classification System (GMFCS) determina o nível de funcionalidade de crianças e adolescentes com PC.
  1. ✂️
  2. ✂️

314Q797994 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, SES DF, IADES

Um paciente do gênero masculino de 46 anos de idade, empresário e praticante de corrida (maratonista), foi encaminhado para tratamento fisioterapêutico após diagnóstico de bursite trocantérica à direita, confirmado pelo médico responsável por meio do exame clínico e de ressonância nuclear magnética. Esse paciente já havia sido atendido anteriormente por outro serviço de fisioterapia, no qual foram realizadas 10 sessões com condutas analgésicas e anti-inflamatórias com remissão do quadro álgico; porém, ao retornar à atividade de corrida, houve recidiva do sintoma de dor no quadril. Ao exame clínico fisioterapêutico, foi constatado Trendelemburg positivo à direita e, na história pregressa coletada durante anamnese, foi relatada cirurgia prévia de reconstrução do ligamento cruzado anterior com enxerto do terço central do tendão patelar do joelho ipsilateral, há 10 anos, e o paciente relatava joelho estável e sem sintomas de dor.

Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.

Bandagens funcionais do tipo kinesio taping devem ser utilizadas no retorno à prática da atividade física, pois a respectiva aplicação é apoiada por evidências científicas que garantem a respectiva utilização no tratamento e na prevenção de lesões.
  1. ✂️
  2. ✂️

315Q800364 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

Quanto à influência da ventilação mecânica, de enfermidades como DPOC e asma e das técnicas fisioterapêuticas na mecânica do sistema respiratório, julgue os seguintes itens. A hiperinsuflação dinâmica e a atividade dos músculos expiratórios são capazes de gerar auto-PEEP.
  1. ✂️
  2. ✂️

316Q808836 | Legislação Federal, Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, Médico Residente Multiprofissional, Hospital Universitário de Brasília, CESPE CEBRASPE

Considerando as normas do código de ética dos profissionais de enfermagem, julgue os itens seguintes. O enfermeiro tem o direito de se recusar a administrar um medicamento quando a prescrição deste não estiver legível.
  1. ✂️
  2. ✂️

317Q799930 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

No que concerne a fisiopatologia das enfermidades infecciosas no sistema respiratório e sua interação com intervenções terapêuticas nas áreas da terapia intensiva, clínica médica e clínica cirúrgica, julgue os seguintes itens. Em pulmões com LPA, a manobra de recrutamento alveolar aplicada com PEEP externa pode gerar efeitos distintos no parênquima pulmonar. Isso ocorre devido à diferença na pressão de abertura alveolar e na relação pressão-volume de regiões pulmonares distintas (inomogenidade pulmonar) e em função do gradiente gravitacional da pressão pleural que existe no pulmão.
  1. ✂️
  2. ✂️

318Q800468 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, SES DF, IADES

Um paciente do gênero masculino, de 35 anos de idade, relatou que, ao fazer um sprint jogando futebol, sentiu uma ?fisgada? muito forte na região posterior da coxa direita, que o impossibilitou de continuar a jogar e limitava a deambulação. Ao exame físico, observou-se equimose em região distal da coxa e atrás do joelho, além de um gap palpável de aproximadamente 2 cm na junção miotendinosa dos isquiotibiais.

A respeito do caso clínico exposto, julgue os itens a seguir.

Proporcionalmente, atletas profissionais têm mais lesões do que praticantes de atividade física esporádica, visto que a mídia frequentemente informa lesões em profissionais.
  1. ✂️
  2. ✂️

319Q799538 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, SES DF, IADES

Adriano, um neonato de 15 dias de vida, com idade gestacional de 34 semanas, peso de 2.600 gramas ao nascimento e Apgar 5 no 1 o e 5 o minutos, está internado em uma unidade de terapia intensiva para suporte ventilatório desde o nascimento.

Considerando o caso clínico apresentado e os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens que se seguem.

Agressões ao pulmão de um recém-nascido prematuro acarretam um impacto maior, a longo prazo, na estrutura e na sua função pulmonar, que ao pulmão de uma criança com dois a quatro anos de idade.
  1. ✂️
  2. ✂️

320Q801138 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, SES DF, IADES

Um paciente do gênero masculino, de 35 anos de idade, relatou que, ao fazer um sprint jogando futebol, sentiu uma ?fisgada? muito forte na região posterior da coxa direita, que o impossibilitou de continuar a jogar e limitava a deambulação. Ao exame físico, observou-se equimose em região distal da coxa e atrás do joelho, além de um gap palpável de aproximadamente 2 cm na junção miotendinosa dos isquiotibiais.

A respeito do caso clínico exposto, julgue os itens a seguir.

O ganho de flexibilidade da musculatura isquiotibial deve começar nas primeiras sessões de tratamento, e pode iniciar-se com o método de alongamento chamado ?3S? (contrai, contrai, relaxa), em que se aproveita a inibição neural após a contração para promover o relaxamento da musculatura abordada, assim tendo maior efetividade o ganho de amplitude.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.