Início

Questões de Concursos Médico Residente Multiprofissional

Resolva questões de Médico Residente Multiprofissional comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


341Q797596 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

Atualmente, a obesidade é a doença metabólica mais comum no mundo e, em 2015, estima-se que atingirá 10% da população mundial. Essa enfermidade acomete todas as faixas etárias e todos os níveis socioeconômicos, e sua prevenção e seu tratamento são prioridades da Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, há importante associação entre obesidade e distúrbios relacionados ao sono, asma e, principalmente, cardiopatias.

Acerca do impacto da obesidade no sistema respiratório e cardiovascular e da abordagem fisioterapêutica nesse contexto, julgue os itens seguintes.

Na ausência de doença pulmonar, o padrão espirométrico comum do paciente com obesidade mórbida é do tipo restritivo.
  1. ✂️
  2. ✂️

342Q797624 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, SES DF, IADES

Amanda, uma idosa de 65 anos de idade, com história de acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico, há oito meses apresentou, como sequelas, hemiparesia E, com leve hipertonia no membro superior, diminuição da força e da sensibilidade no hemicorpo E, além de desvio de comissura labial para D. Apresentou, também, deglutição adequada e dificuldade na fala.

Com base neste caso clínico e considerando os conhecimentos a ele relacionados, julgue os itens seguintes.

Orientações de posicionamento adequado do paciente quando deitado incluem o uso de coxins para apoio do membro superior. Além disso, o decúbito lateral não pode ser feito sobre o lado afetado.
  1. ✂️
  2. ✂️

343Q796956 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir a respeito da fisiologia cardiovascular. A viscosidade do sangue é a variável mais importante na determinação da resistência vascular.
  1. ✂️
  2. ✂️

344Q796758 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, SES DF, IADES

Um paciente do gênero masculino, de 35 anos de idade, relatou que, ao fazer um sprint jogando futebol, sentiu uma ?fisgada? muito forte na região posterior da coxa direita, que o impossibilitou de continuar a jogar e limitava a deambulação. Ao exame físico, observou-se equimose em região distal da coxa e atrás do joelho, além de um gap palpável de aproximadamente 2 cm na junção miotendinosa dos isquiotibiais.

A respeito do caso clínico exposto, julgue os itens a seguir.

O retorno à prática da atividade esportiva ocorre após a remissão do quadro sintomatológico agudo e após exame de ultrassonografia que constate a lesão cicatrizada. Isso ocorre em torno de duas a três semanas após a lesão.
  1. ✂️
  2. ✂️

345Q800412 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

Determinado paciente, 76 anos de idade, com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) estável, em prova espirométrica, apresentou capacidade vital forçada (CVF) de 77%, volume espirado forçado no 1o segundo (VEF1) de 29% e relação VEF1/CVF de 31%. Além disso, na gasometria com fração inspirada de oxigênio (FIO2) de 21% detectou-se pH = 7,42, PaO2 = 53 mmHg, PaCO2 = 36 mmHg, HCO3 = 22,7 mmol/L e SaO2 = 87%.

A partir desse caso clínico, julgue os seguintes itens, a respeito de DPOC.

A desnutrição pode atingir até 50% dos pacientes com DPOC hospitalizados, e torna-se um fator prognóstico negativo, independentemente da função pulmonar.
  1. ✂️
  2. ✂️

346Q799691 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

No que concerne a fisiopatologia das enfermidades infecciosas no sistema respiratório e sua interação com intervenções terapêuticas nas áreas da terapia intensiva, clínica médica e clínica cirúrgica, julgue os seguintes itens. Nos pacientes com SDRA em ventilação mecânica, a manutenção da pressão de platô abaixo de 45 cmH2O auxilia na preservação do tecido pulmonar e evita a hiperdistensão de unidades alveolares com complacência reduzida.
  1. ✂️
  2. ✂️

347Q797418 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, SES DF, IADES

Helena, uma menina com um ano e dois meses de idade, foi encaminhada para a fisioterapia com o diagnóstico clínico de paralisia cerebral (PC). A queixa principal dos pais era a de que a criança não conseguia se sentar, além de não conseguir realizar atividades da vida diária, como comer ou brincar. Na avaliação funcional, foi possível observar que existia o controle da cabeça, mas a criança não conseguia atingir a postura sentada. Além disso, constatou-se que existia leve hipertonia extensora de membros inferiores.

Com base no caso clínico apresentado e nos conhecimentos a ele relacionados, julgue os itens seguintes.

O reflexo tônico cervical assimétrico e o reflexo de Moro são esperados nessa fase do desenvolvimento.
  1. ✂️
  2. ✂️

348Q796925 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, SES DF, IADES

Determinada paciente de 25 anos de idade iniciou sintomas de dor anterolateral nos joelhos de maneira insidiosa, inchaços esporádicos e crepitação em movimentos de estender o joelho, subir e descer escadas, além de limitação funcional para agachar. Ela relata dor grau 5 pela escala análogo-visual de dor. Tem como atividade física o spinning (bicicleta), mas interrompeu a prática do exercício pela dor. Nega lesões ou cirurgias prévias nos membros inferiores. Ao exame físico, também foram constatados pés planos e tornozelos valgos.

Com relação a esse caso clínico hipotético, julgue os itens a seguir.

Uma das causas da disfunção patelofemoral é o aumento do valgismo dinâmico do joelho, causado pela rotação femoral medial e pela rotação lateral da tíbia, podendo estar associado também a um valgismo do tornozelo.
  1. ✂️
  2. ✂️

349Q796962 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, SES DF, IADES

Sabe-se que nosso sistema imunológico pode ser abalado quando nossos hábitos de vida não estão adequados. O inverno contribui muito para o aparecimento de algumas doenças oportunistas, como a pneumonia, que acomete mais idosos e crianças. Os exercícios fisioterapêuticos contribuem para melhorar a imunidade, aumentando o número de linfócitos, que são células que destroem células infectadas.

Considerando este assunto, julgue os itens seguintes.

Para uma pessoa com processo infeccioso, o exercício físico é contraindicado, tendo em vista que este proporciona aumento da frequência cardiorrespiratória do paciente.
  1. ✂️
  2. ✂️

350Q797249 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, SES DF, IADES

Atleta profissional de futebol, FAM, gênero masculino, de 25 anos de idade.

Diagnósticos: lesão completa do ligamento cruzado anterior; lesão em alça de balde do menisco medial; e, lesão longitudinal do menisco lateral na porção periférica.

História clínica: entorse de joelho em valgo com o pé preso no solo. Estalido no joelho, seguido de muita dor que o impossibilitou de permanecer no jogo. No dia seguinte, o paciente não conseguia fazer descarga de peso porque o joelho estava bloqueado em semiflexão e muito inchado.

Com base nesse caso clínico hipotético, e considerando os conhecimentos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

O acompanhamento desses pacientes deve ser feito por meio de testes funcionais e questionários específicos. Entre os testes funcionais, os mais comuns são os testes de hop (saltos) e os questionários de Lysholm, International Knee Documentation Committee (IKDC) e o Activities of Daily Living Scale (ADLS).
  1. ✂️
  2. ✂️

351Q799057 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, SES DF, IADES

Considere a análise da evolução fisioterapêutica a seguir.

Paciente com diagnóstico clínico de atropelamento; PO de correção cirúrgica de fratura exposta de fêmur direito e sutura de ferimento em couro cabeludo; e, TCE - fratura com afundamento de seio frontal. Em relação à fratura diafisária do fêmur direito, foi realizado procedimento cirúrgico de fixação interna. O paciente encontra-se sem sedação, em ventilação espontânea sob traqueostomia, sem suplementação de oxigênio. Acamado, restrito ao leito, vem apresentando melhora na mobilidade ativa de membros, principalmente os inferiores. Tem controle cervical bom, mas, em alguns momentos, necessita de comando verbal; o respectivo controle de tronco é precário. Apresenta diagnóstico funcional de hipomobilidade e restrição ao leito; dependência funcional total; fraqueza muscular; e, déficit de controle de tronco.

Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir:

O tipo de lesão sofrida pelo paciente representa a maior causa de morte na população mundial, sendo os acidentes de trânsito considerados um problema de saúde pública.
  1. ✂️
  2. ✂️

352Q817512 | Legislação Federal, Lei n 8080 1990 Lei Orgânica da Saúde, Médico Residente Multiprofissional, CESPE CEBRASPE

Acerca do Sistema Único de Saúde (SUS), julgue os itens que se seguem. O SUS foi criado pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado pelas Leis n.º 8.080/1990 e n.º 8.142/1990, Leis Orgânicas da Saúde. A criação do SUS teve a finalidade de alterar a desigualdade na assistência à saúde da população e tornou obrigatório o atendimento público a qualquer cidadão, ao mesmo tempo proibiu a cobrança de quantias em dinheiro sob qualquer pretexto.
  1. ✂️
  2. ✂️

353Q800969 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

A respeito da fisiopatologia e do tratamento fisioterapêutico da incontinência urinária e fecal, julgue os itens que se seguem. O parto vaginal e a gestação são os principais fatores de risco para o desenvolvimento da incontinência urinária de esforço.
  1. ✂️
  2. ✂️

354Q799211 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

Determinado paciente, 76 anos de idade, com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) estável, em prova espirométrica, apresentou capacidade vital forçada (CVF) de 77%, volume espirado forçado no 1o segundo (VEF1) de 29% e relação VEF1/CVF de 31%. Além disso, na gasometria com fração inspirada de oxigênio (FIO2) de 21% detectou-se pH = 7,42, PaO2 = 53 mmHg, PaCO2 = 36 mmHg, HCO3 = 22,7 mmol/L e SaO2 = 87%.

A partir desse caso clínico, julgue os seguintes itens, a respeito de DPOC.

De acordo com a classificação funcional do GOLD (Global Strategy for the Diagnosis, Management, and Prevention of Chronic Obstructive Pulmonary Disease), é correto afirmar que esse paciente tem DPOC de grau moderado, mas os resultados da gasometria indicam necessidade de oxigenoterapia contínua.
  1. ✂️
  2. ✂️

355Q799110 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, SES DF, IADES

Simone, de 55 anos de idade, foi submetida à amputação no terço médio da perna esquerda por complicações do diabetes melito e realizou fisioterapia dois meses antes e quatro meses após a colocação das próteses.

A respeito de amputação e colocação de próteses, julgue os itens a seguir.

O mau alinhamento protético pode gerar padrão de marcha irregular e maior gasto energético.
  1. ✂️
  2. ✂️

356Q363430 | Enfermagem, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

Um homem de 58 anos de idade, com queixa principal de icterícia, foi internado no setor de clínica médica de um hospital para tratamento de cirrose hepática; ex-tabagista, fumou da adolescência até os 54 anos e faz ingesta de destilados, cerca de três doses por dia, há 40 anos. Ele relatou surgimento de icterícia e fraqueza em membros inferiores há 30 dias; nos dias subsequentes, referiu aumento de volume abdominal e sensação de empachamento pós-prandial; negou sangramentos, vômitos ou náuseas. Relatou, ainda, perda de peso não aferida nesse período e aumento da ingesta alcoólica nos últimos 2 meses. Durante a coleta de dados, o paciente mostrou-se em regular estado geral; apresentou icterícia, abdome distendido, indolor, hepatimetria de 6 cm, baço impalpável e sinais de ascite. Apresentou pressão arterial de 90 mmHg × 60 mmHg, frequência respiratória de 22 movimentos respiratórios por minuto, frequência cardíaca de 86 batimentos por minuto e temperatura de 36,1 ºC. Observou-se, no corpo do paciente, a presença de angiomas aracnoideos, equimoses e púrpuras. Ele relatou também evacuações líquidas, quatro vezes ao dia, diurese colúrica, sono prejudicado e apetite diminuído; queixou-se de cansaço e falta de energia para manter as rotinas habituais e diminuição da qualidade de vida.

Acerca do caso clínico apresentado, julgue os itens de 76 a 85.

A icterícia apresentada pelo paciente resulta diretamente da hipertensão portal e do estado circulatório hiperdinâmico, o que se reflete na hiperbilirrubinemia.
  1. ✂️
  2. ✂️

357Q801453 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

Acerca da estrutura e função dos músculos esqueléticos, julgue os itens subsequentes. Os túbulos T são as estruturas responsáveis por conduzir os estímulos elétricos para as fibras musculares que não fazem parte da placa motora.
  1. ✂️
  2. ✂️

358Q801361 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, SES DF, IADES

Considere a análise da evolução fisioterapêutica a seguir.

Paciente com diagnóstico clínico de atropelamento; PO de correção cirúrgica de fratura exposta de fêmur direito e sutura de ferimento em couro cabeludo; e, TCE - fratura com afundamento de seio frontal. Em relação à fratura diafisária do fêmur direito, foi realizado procedimento cirúrgico de fixação interna. O paciente encontra-se sem sedação, em ventilação espontânea sob traqueostomia, sem suplementação de oxigênio. Acamado, restrito ao leito, vem apresentando melhora na mobilidade ativa de membros, principalmente os inferiores. Tem controle cervical bom, mas, em alguns momentos, necessita de comando verbal; o respectivo controle de tronco é precário. Apresenta diagnóstico funcional de hipomobilidade e restrição ao leito; dependência funcional total; fraqueza muscular; e, déficit de controle de tronco.

Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir:

O posicionamento funcional no leito é uma das condutas mais relevantes quanto à evolução do paciente em médio prazo, pois pode evitar encurtamentos e alterações circulatórias, e ainda promove aumento da força muscular.
  1. ✂️
  2. ✂️

359Q801154 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

Acerca da estrutura e função dos músculos esqueléticos, julgue os itens subsequentes. Na produção de ATP muscular, a fosforilação oxidativa é o sistema energético de menor eficiência.
  1. ✂️
  2. ✂️

360Q798128 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir a respeito da fisiologia cardiovascular. O nodo sinoatrial é responsável pela geração de energia elétrica necessária para a contração do miocárdio, sendo, por isso, considerado o marcapasso cardíaco.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.