Início

Questões de Concursos Médico Residente Multiprofissional

Resolva questões de Médico Residente Multiprofissional comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


441Q796237 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, SES DF, IADES

Soraya, de 25 anos de idade, vítima de lesão traumática na medula espinhal em nível lombar, causada por arma de fogo, apresentou grau II de força muscular e diminuição da sensibilidade nos membros inferiores.

Com base no caso clínico apresentado e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens seguintes.

A avaliação neurológica da lesão medular verifica os distúrbios motores e sensitivos e a função esfincteriana da bexiga e do reto.
  1. ✂️
  2. ✂️

442Q799599 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

Acerca da estrutura e função dos músculos esqueléticos, julgue os itens subsequentes. As fibras musculares do tipo I são as mais eficientes na utilização do oxigênio.
  1. ✂️
  2. ✂️

443Q798206 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, SES DF, IADES

Sabe-se que nosso sistema imunológico pode ser abalado quando nossos hábitos de vida não estão adequados. O inverno contribui muito para o aparecimento de algumas doenças oportunistas, como a pneumonia, que acomete mais idosos e crianças. Os exercícios fisioterapêuticos contribuem para melhorar a imunidade, aumentando o número de linfócitos, que são células que destroem células infectadas.

Considerando este assunto, julgue os itens seguintes.

Para se melhorar o quadro clínico do paciente com a imunidade baixa, somente exercícios físicos são necessários.
  1. ✂️
  2. ✂️

444Q800913 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, SES DF, IADES

Com o aumento na expectativa de vida da população brasileira, surgiram novos problemas de saúde. Um deles é a artrose, que pode acometer diferentes articulações, sendo a implantação de uma prótese a solução para o alívio da dor e para a melhora funcional nos casos avançados da doença. Com base nos conhecimentos a respeito da assistência a esse tipo de paciente, julgue os itens a seguir. A avaliação pré-operatória de um paciente que será submetido à prótese total de quadril deve conter a mensuração da amplitude de movimento, circunferências de coxa, perna, provas de função muscular e a análise cinemática da marcha. O comprimento do membro só é relevante no pós-operatório.
  1. ✂️
  2. ✂️

445Q798154 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, SES DF, IADES

Gerson, de 62 anos de idade, que tem o diagnóstico de doença de Parkinson (DP), realizou atendimento de fisioterapia três vezes por semana. O paciente refere como queixa principal a dificuldade em realizar as atividades da vida diária, como alimentar-se e vestir-se.

Em relação à doença de Parkinson (DP), julgue os itens a seguir.

A dificuldade em se movimentar ocorre com maior intensidade nos membros inferiores que nos superiores.
  1. ✂️
  2. ✂️

446Q800578 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

Determinado paciente, 76 anos de idade, com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) estável, em prova espirométrica, apresentou capacidade vital forçada (CVF) de 77%, volume espirado forçado no 1o segundo (VEF1) de 29% e relação VEF1/CVF de 31%. Além disso, na gasometria com fração inspirada de oxigênio (FIO2) de 21% detectou-se pH = 7,42, PaO2 = 53 mmHg, PaCO2 = 36 mmHg, HCO3 = 22,7 mmol/L e SaO2 = 87%.

A partir desse caso clínico, julgue os seguintes itens, a respeito de DPOC.

Uma das principais formas de tratamento da DPOC é a reabilitação pulmonar, indicada quando o paciente apresenta, mesmo com medicação plena, dispneia e restrições físicas e sociais, independentemente da função pulmonar.
  1. ✂️
  2. ✂️

447Q798542 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir a respeito da fisiologia cardiovascular. O sistema de Purkinje é responsável por conduzir a energia elétrica gerada no nodo sinoatrial para os átrios direito e esquerdo.
  1. ✂️
  2. ✂️

448Q797195 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, SES DF, IADES

Um paciente do gênero masculino, de 35 anos de idade, relatou que, ao fazer um sprint jogando futebol, sentiu uma ?fisgada? muito forte na região posterior da coxa direita, que o impossibilitou de continuar a jogar e limitava a deambulação. Ao exame físico, observou-se equimose em região distal da coxa e atrás do joelho, além de um gap palpável de aproximadamente 2 cm na junção miotendinosa dos isquiotibiais.

A respeito do caso clínico exposto, julgue os itens a seguir.

A junção miotendinosa é mais suscetível à lesão, quando comparada ao ventre muscular e ao tendão.
  1. ✂️
  2. ✂️

449Q798041 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, SES DF, IADES

Considere a análise da evolução fisioterapêutica a seguir.

Paciente com diagnóstico clínico de atropelamento; PO de correção cirúrgica de fratura exposta de fêmur direito e sutura de ferimento em couro cabeludo; e, TCE - fratura com afundamento de seio frontal. Em relação à fratura diafisária do fêmur direito, foi realizado procedimento cirúrgico de fixação interna. O paciente encontra-se sem sedação, em ventilação espontânea sob traqueostomia, sem suplementação de oxigênio. Acamado, restrito ao leito, vem apresentando melhora na mobilidade ativa de membros, principalmente os inferiores. Tem controle cervical bom, mas, em alguns momentos, necessita de comando verbal; o respectivo controle de tronco é precário. Apresenta diagnóstico funcional de hipomobilidade e restrição ao leito; dependência funcional total; fraqueza muscular; e, déficit de controle de tronco.

Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir:

Caso ocorra uma intercorrência durante o atendimento, gerada por imprudência ou imperícia de um residente, o único profissional a ser responsabilizado será o fisioterapeuta chefe da unidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

450Q799011 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, SES DF, IADES

Gerson, de 62 anos de idade, que tem o diagnóstico de doença de Parkinson (DP), realizou atendimento de fisioterapia três vezes por semana. O paciente refere como queixa principal a dificuldade em realizar as atividades da vida diária, como alimentar-se e vestir-se.

Em relação à doença de Parkinson (DP), julgue os itens a seguir.

Os sintomas característicos da DP são bradicinesia, tremor de ação, rigidez e instabilidade postural.
  1. ✂️
  2. ✂️

451Q797036 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, SES DF, IADES

Um paciente do gênero masculino, de 35 anos de idade, relatou que, ao fazer um sprint jogando futebol, sentiu uma ?fisgada? muito forte na região posterior da coxa direita, que o impossibilitou de continuar a jogar e limitava a deambulação. Ao exame físico, observou-se equimose em região distal da coxa e atrás do joelho, além de um gap palpável de aproximadamente 2 cm na junção miotendinosa dos isquiotibiais.

A respeito do caso clínico exposto, julgue os itens a seguir.

Em um primeiro momento, deve-se enfatizar, no tratamento, o PRICE (proteção, repouso, gelo, compressão e elevação) como conduta, a fim de minimizar os sintomas agudos da lesão e auxiliar no processo de reparação do tecido muscular.
  1. ✂️
  2. ✂️

452Q798269 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, SES DF, IADES

Paulo, de 17 anos de idade, que tem o diagnóstico clínico de bronquiolite obliterante (BO), apresentou dor torácica, expectoração de grande volume de secreção mucopurulenta, dispneia a médios esforços e fraqueza muscular em membros inferiores. Um ano antes, ele realizara segmentectomia no pulmão direito.

Com base neste caso clínico e considerando os conhecimentos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

Para Paulo, não é indicada a reabilitação pulmonar com exercício aeróbio e treino de força para os membros inferiores, pois o paciente apresenta grande volume de secreção.
  1. ✂️
  2. ✂️

453Q798344 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, SES DF, IADES

Considere hipoteticamente que certa paciente de 45 anos de idade, médica, cirurgiã plástica, praticante de esportes de aventura, sofreu uma queda em um treino de bicicleta e fraturou a tuberosidade maior do úmero esquerdo. No exame de imagem de ressonância magnética, ficou constatada uma fratura por avulsão. A paciente foi submetida a tratamento cirúrgico para fixação da fratura e encaminhada para fisioterapia. Durante a entrevista da fisioterapia, relatou que também era praticante de tênis de maneira recreacional e que sentia dor no ombro direito no momento do saque e no cotovelo direito no momento de backhand.

A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.

A dor no ombro direito, no momento do saque, pode ser causada por uma síndrome do impacto, muito comum em esportes como o tênis, porque há um atrito dos tendões do manguito rotador com a porção inferior do acrômio e que, por esforço repetitivo, provoca inflamação dos tecidos moles.
  1. ✂️
  2. ✂️

454Q800658 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

Acerca da fisiologia respiratória, julgue os próximos itens. A diferença entre os valores de todos os eletrólitos de carga positiva e de carga negativa dissolvidos no plasma, denominada anion gap, é utilizada para pesquisar a presença de acidose metabólica.
  1. ✂️
  2. ✂️

455Q365752 | Enfermagem, Médico Residente Multiprofissional, HUB, CESPE CEBRASPE

Os cuidados paliativos representam uma conduta de atendimento ao paciente gravemente doente, centrada no conforto, com o objetivo de proporcionar maior qualidade de vida a ele e a sua família. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem. Recomenda-se que os trabalhadores da enfermagem, na relação com pessoas em estado de luto e pesar, evitem falar sobre a pessoa que morreu ou sobre sentimentos negativos, enquanto avaliam a presença de suporte social e as habilidades de enfrentamento da morte.
  1. ✂️
  2. ✂️

456Q800145 | Fisioterapia, Médico Residente Multiprofissional, SES DF, IADES

Adriano, um neonato de 15 dias de vida, com idade gestacional de 34 semanas, peso de 2.600 gramas ao nascimento e Apgar 5 no 1 o e 5 o minutos, está internado em uma unidade de terapia intensiva para suporte ventilatório desde o nascimento.

Considerando o caso clínico apresentado e os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens que se seguem.

A postura dominante do bebê prematuro apresenta tônus flexor, enquanto o bebê a termo apresenta hipotonia fisiológica.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.