Início

Questões de Concursos Médico Veterinário

Resolva questões de Médico Veterinário comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


11Q46355 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP, 2017

A mastite ocorre em todas as espécies domésticas, embora seja mais importante em bovinos.
 
Com relação a essa enfermidade, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q35343 | Veterinária, Médico Veterinário, IFRJ, BIO RIO

Observe as afirmativas a seguir, sobre intoxicações por organofosforados em bovinos:

I. Os sinais clínicos apresentados são sialorréia, bradicardia, tremores musculares, miose, ataxia e dispneia.
II. As intoxicações geralmente ocorrem através da contaminação acidental de água e alimentos ou pastejo em áreas recém pulverizadas.
III. Os animais ao ingerirem acidentalmente organofosforados vão à óbito poucas horas após apresentarem os sinais clínicos.
IV. Organofosforados inibem a acetilcolinesterase gerando acúmulo de acetilcolina nas junções neuromusculares, levando à hiperestimulação.

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q46440 | Administração Financeira e Orçamentária, Médico Veterinário, SES MG, FUNCAB

As principais ferramentas introduzidas nas últimas seis décadas no campo das finanças públicas em geral e no do planejamento governamental nas três esferas de governo foram:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q22764 | Veterinária, Médico Veterinário, CEAGESP, VUNESP

O mel, quando classificado por sua origem, pode receber, entre outras classificações, a de "melato" ou "mel de melato". Essa categoria refere-se ao produto
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q22756 | Conhecimentos Específicos, Tecnologia e Inspeção de Carnes, Médico Veterinário, CEAGESP, VUNESP

Assinale a alternativa que corresponde ao ponto crítico da linha de abate, exclusivo dos suínos, em que pode ocorrer a contaminação de carcaças, por salmonelas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q46364 | Português, Médico Veterinário, MPE SP, VUNESP

McLuhan já alertava que a aldeia global resultante das mídias eletrônicas não implica necessariamente harmonia, implica, sim, que cada participante das novas mídias terá um envolvimento gigantesco na vida dos demais membros, que terá a chance de meter o bedelho onde bem quiser e fazer o uso que quiser das informações que conseguir. A aclamada transparência da coisa pública carrega consigo o risco de fim da privacidade e a superexposição de nossas pequenas ou grandes fraquezas morais ao julgamento da comunidade de que escolhemos participar.
Não faz sentido falar de dia e noite das redes sociais, apenas em número de atualizações nas páginas e na capacidade dos usuários de distinguir essas variações como relevantes no conjunto virtualmente infinito das possibilidades das redes. Para achar o fio de Ariadne no labirinto das redes sociais, os usuários precisam ter a habilidade de identificar e estimar parâmetros, aprender a extrair informações relevantes de um conjunto finito de observações e reconhecer a organização geral da rede de que participam.
O fluxo de informação que percorre as artérias das redes sociais é um poderoso fármaco viciante. Um dos neologismos recentes vinculados à dependência cada vez maior dos jovens a esses dispositivos é a “nomobofobia” (ou “pavor de ficar sem conexão no telefone celular”), descrito como a ansiedade e o sentimento de pânico experimentados por um número crescente de pessoas quando acaba a bateria do dispositivo móvel ou quando ficam sem conexão com a Internet. Essa informação, como toda nova droga, ao embotar a razão e abrir os poros da sensibilidade, pode tanto ser um remédio quanto um veneno para o espírito.

(Vinicius Romanini, Tudo azul no universo das redes. Revista USP, no 92. Adaptado)

A substituição do trecho destacado por aquele colocado entre parênteses está de acordo com a norma-padrão de regência verbal em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q46114 | Veterinária, Médico Veterinário, UEM, UEM, 2017

Com relação ao hipotireoidismo canino, assinale a alternativa correta. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q35329 | Veterinária, Médico Veterinário, IFRJ, BIO RIO

Sobre a doença renal crônica (DRC) em cães e gatos, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q46246 | Matemática, Médico Veterinário, Prefeitura de Pinhais PR, FAFIPA

Lucas foi a um abrigo de animais para adotar um gato e um cachorro. Neste abrigo, vivem 55 cachorros e 24 gatos. Sendo assim, de quantas maneiras distintas Lucas pode escolher um gato e um cachorro?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q651675 | Códigos de Ética, Código de Ética do Médico Veterinário, Médico Veterinário, Prefeitura de Natividade RJ, CONSULPLAN

Segundo a Resolução CFMV nº 722, de 16 de agosto de 2002, que aprova o Código de Ética profissional, o médico veterinário deve:

I. Exercer somente atividades que estejam no âmbito de seu conhecimento profissional.

II. Atender clínica ou cirurgicamente, ou receitar apenas em estabelecimento comercial.

III. Empenhar?se para melhorar as condições de saúde animal e humana e os padrões de serviços médicos veterinários.

IV. Administrar drogas que tenham objetivo de aumentar a capacidade física de animais somente em períodos de treinos e preparos para o esporte, respeitados os períodos de carência.

Estão corretas apenas as alternativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

21Q22766 | Veterinária, Médico Veterinário, CEAGESP, VUNESP

A delimitação física do estabelecimento de abate de animais de corte em áreas "suja" e "limpa" tem a finalidade de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q46339 | Português, Interpretação de Textos, Médico Veterinário, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP, 2017

Texto associado.
A síndrome das pernas inquietas

A cena é conhecida: a pessoa está se preparando para deitar, depois de um longo dia, e, neste exato momento de descanso, as pernas começam a doer, e há uma intensa vontade de balançar os membros inferiores. Trata-se da síndrome das pernas inquietas, a SPI, um problema neurológico que acomete de 5 a 10% da população, mas é pouco reconhecido.
A denominação “pernas inquietas” se refere ao fato de o indivíduo ter que movimentar as pernas para aliviar os sintomas desconfortáveis, como dor, formigamento e ardor nas pernas, do joelho para baixo, especialmente no final do dia, e que pode piorar em períodos de repouso prolongado.
Outra pista para o diagnóstico de síndrome das pernas inquietas são os movimentos periódicos dos membros, que ocorrem à noite durante o sono, e são involuntários. É bastante percebido no dia seguinte, quando se nota o excesso de bagunça nos lençóis.
Em relação a fatores que podem agravar a síndrome, destaca-se o consumo abusivo de cafeína, um dos vilões de quem sofre desta síndrome. Por outro lado, movimentar-se (caminhar ou correr) e fazer massagem nas pernas são dicas boas para aliviar estes sintomas, e muitos dos que sofrem da síndrome das pernas inquietas, nesta hora, podem contar com os parceiros de cama para auxiliar com massagens ou outras técnicas de relaxamento.
Ainda não há formas de prevenção para a síndrome das pernas inquietas, até porque uma parte grande dos casos é hereditária. A boa notícia é que há algumas medicações que podem amenizar bastante os sintomas, como remédios das seguintes classes: agonistas dopaminérgicos, anticonvulsivante e benzodiazepínico. Como sempre, o ideal é buscar orientação de um médico familiarizado com este problema, que irá sugerir a melhor opção de tratamento ao paciente, após confirmar o diagnóstico.

FELÍCIO, André. A síndrome das pernas inquietas. Blog da Saúde. Disponível em: . Acesso em: 6 jan. 2017 (Adaptação).
Releia o trecho a seguir.

“Em relação a fatores que podem agravar a síndrome, destaca-se o consumo abusivo de cafeína, um dos vilões de quem sofre desta síndrome. Por outro lado, movimentar-se (caminhar ou correr) e fazer massagem nas pernas são dicas boas para aliviar estes sintomas, e muitos dos que sofrem da síndrome das pernas inquietas, nesta hora, podem contar com os parceiros de cama para auxiliar com massagens ou outras técnicas de relaxamento.
Ainda não há formas de prevenção para a síndrome das pernas inquietas, até porque uma parte grande dos casos é hereditária. A boa notícia é que há algumas medicações que podem amenizar bastante os sintomas, como remédios das seguintes classes: agonistas dopaminérgicos, anticonvulsivante e benzodiazepínico.”

Entre as palavras destacadas, a que não é acentuada pelo mesmo motivo das outras é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q46033 | Veterinária, Avicultura, Médico Veterinário, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Debates sobre a cama na produção avícola não são muito comuns, tanto no meio científico/acadêmico quanto no meio produtivo. Em consequência disso e em contraste com os avanços da avicultura, o desconhecimento dos materiais mais apropriados para serem utilizados como cama e suas respectivas propriedades são mencionados como um dos grandes entraves a um maior desenvolvimento da atividade.

Fabio José Paganini. In: Produção de frangos de corte, Facta, 2004 (com adaptações).

Com relação à cama de frango na avicultura, julgue os itens a seguintes.

Atualmente, dentro da avicultura, é comum a prática de utilização da cama por uma única vez no galpão, sendo descartada após a liberação do lote de animais.
  1. ✂️
  2. ✂️

24Q46415 | Direito Sanitário, Médico Veterinário, SES MG, FUNCAB

A gestão do fundo de saúde se faz sob a supervisão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q22763 | Veterinária, Médico Veterinário, CEAGESP, VUNESP

Na análise sensorial do pescado, o off flavor, identificado como gosto ou odor de "mofo" e "barro", é um fenômeno que ocorre em peixes de cultivo intensivo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q46080 | Veterinária, Tecnologia e Inspeção de Leite e Derivados, Médico Veterinário, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Considere que na embalagem de um leite tenha sido informado que esse leite era pasteurizado, padronizado e homogeneizado e que o teste para fosfatase alcalina tenha dado positivo na análise desse leite. Com base nessas informações, julgue os itens subsequentes.
O resultado positivo para o teste da fosfatase alcalina demonstra que o procedimento de pasteurização foi correto.
  1. ✂️
  2. ✂️

27Q22758 | Conhecimentos Específicos, Tecnologia e Inspeção de Carnes, Médico Veterinário, CEAGESP, VUNESP

Assinale a alternativa que justifica o exame dos linfonodos, na inspeção post mortem dos animais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q46208 | Veterinária, Médico Veterinário, MAPA, ESAF, 2017

Uma das características de um abate humanitário é a realização de uma correta insensibilização do animal antes de sua sangria. Algumas avaliações podem ser realizadas em um animal insensibilizado para identificar a correta e efetiva insensibilização. Considerando este aspecto, assinale a opção que indica as características anatômicas e fisiológicas de um suíno corretamente insensibilizado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q46206 | Veterinária, Médico Veterinário, MAPA, ESAF, 2017

No processo de abate de suínos, a escaldagem é extremamente importante tecnologicamente, pois amolece as cerdas facilitando a sua retirada na depiladeira. Quando feita por imersão, a escaldagem inevitavelmente resultará em excesso de matéria orgânica na água do tanque, que favorecerá uma proliferação excessiva de Salmonella ssp e, por conseguinte, contaminação cruzada aos animais que ali entrarem na sequência. O CODEX Alimentarius publicou em 2016 a CAC/GL 87, que trata dos procedimentos de controle de Salmonella ssp em carne bovina e suína durante os procedimentos de abate.
Na etapa de escaldagem de suínos, assinale, entre as opções abaixo, a que indica corretamente quais as medidas baseadas no perigo que constam do documento CAC/ GL 87-2016 para controle e até redução de Salmonella ssp em carcaças suínas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q35337 | Veterinária, Médico Veterinário, IFRJ, BIO RIO

São indicações para a cirurgia de ruminotomia, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.