Questões de Concursos Médico Veterinário

Resolva questões de Médico Veterinário comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1021Q896766 | Enfermagem, Médico Veterinário, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

A raiva ou hidrofobia é de extrema importância para a saúde pública devido a sua letalidade de aproximadamente 100%. É uma doença infecciosa viral aguda grave, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda. É causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae.
Assinale a alternativa que indica a medida de prevenção da transmissão da raiva.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1022Q999440 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

A Portaria n° 1.428 de 26 de novembro de 1993 do Ministério da Saúde aprovou o Regulamento Técnico para Inspeção Sanitária de Alimentos, diretrizes para o Estabelecimento de Boas Práticas de Produção e de Prestação de Serviços na Área de Alimentos e o Regulamento Técnico para o Estabelecimento de Padrão de Identidade e Qualidade (PIQ's) para Serviços e Produtos na Área de Alimentos. Sobre a referida portaria, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) Define-se como Inspeção Programada aquela exigida por um determinado evento que teve como consequência um agravo ao consumidor e/ou trabalhador, com vistas a determinar e intervir na causa dos efeitos prejudiciais à saúde humana.


( ) O laudo de inspeção deve ser mantido em duplicata, sendo que o documento original ficará em poder do Serviço de Vigilância Sanitária que realizou a inspeção, como acervo histórico do estabelecimento, e a cópia será encaminhada ao responsável pelo estabelecimento inspecionado.


( ) Sempre que achados clínicos ou o resultado de pesquisa ou estudos específicos e investigação epidemiológica demonstrarem a ocorrência de danos à saúde, devido a produtos, procedimentos, equipamentos, utensílios, devese intervir no sentido de proibir o uso/comercialização imediata do produto, modificar os procedimentos e substituir equipamentos e utensílios, se for o caso; tendo a saúde do consumidor como fundamento e a saúde do manipulador de alimentos como fator limitante.


( ) Controle de Qualidade compreende as informações sobre a tecnologia usada para obtenção do padrão de identidade e qualidade adotado.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1023Q987945 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

A Febre Aftosa é uma doença infecciosa aguda, causada por vírus (família Picornaviridae, gênero Aphthovirus). É uma das doenças infecciosas mais contagiosas dos animais, podendo acometer rapidamente criações inteiras, e acomete as espécies biunguladas (casco fendido) como bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e suínos.
Marque a opção que apresenta os sinais clínicos dessa doença.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1024Q1078058 | Noções de Informática, Sistema Operacional, Médico Veterinário, Prefeitura de Itaguara MG, Instituto Access, 2024

Julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F) sobre o Microsoft Windows 7:

(__)No Microsoft Windows 7, o recurso "Aero Snap" permite que o usuário organize janelas abertas ao arrastá-las para as bordas da tela, maximizando ou ajustando-as automaticamente.
(__)O Microsoft Windows 7 possui o recurso "Bibliotecas", que permite ao usuário organizar e acessar arquivos de diferentes locais de armazenamento, como pastas locais e dispositivos externos, em um único lugar.
(__)O Microsoft Word 2010 não possui a funcionalidade de salvar documentos em formato PDF, sendo necessário instalar um complemento ou software externo para essa tarefa.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1025Q989747 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Considere a seguinte situação abaixo: Durante uma inspeção rotineira em um mercado local, um fiscal encontra produtos de origem animal sendo vendidos sem a devida refrigeração e identificação do selo de inspeção sanitária. Considerando a situação descrita, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1026Q989750 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

No que concerne à farmacocinética em animais, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1027Q995930 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Em 2021 o Ministério da Saúde (MS) emitiu a Nota Técnica Nº 5/2021-CGZV/DEIDT/SVS/MS, que trata da proposta de incorporação das coleiras impregnadas com inseticida (deltametrina a 4%) para o controle da leishmaniose visceral (LV) em municípios prioritários. O município de Fortaleza, Ceará, foi elencado entre esses municípios prioritários, como constou em listagem específica publicada pelo MS. Sobre essa nota técnica, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1028Q910706 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

Quando se discute epidemiologia, os profissionais veterinários frequentemente empregam o termo "zoonose", o qual se refere a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1029Q910715 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

A leucose enzoótica bovina (LEB), relevante para o controle sanitário, é uma doença que tem aumentado sua incidência ao longo do tempo, causando consideráveis prejuízos econômicos devido ao seu potencial imunossupressor e natureza crônica. Nesse contexto, qual é o agente etiológico responsável por essa doença?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1030Q909190 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024

Consideradas zoonoses de grande impacto à saúde pública e causas de enormes prejuízos econômicos, a teníase e a cisticercose são duas doenças parasitárias distintas causadas por platelmintos do gênero Taenia. A cisticercose e a teníase são encontradas com maior frequência em países cujas populações apresentam hábitos de higiene precários e com saneamento básico deficiente. É considerado como hospedeiro intermediário da T. solium:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1031Q902283 | Farmácia, Médico Veterinário, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

O Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) é um instrumento informatizado brasileiro, que visa controlar a venda de medicamentos de controle especial, tais como anorexígenos, antibióticos e antidepressivos. Assinale a alternativa correta acerca do SNGPC.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1032Q909197 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024

No regulamento técnico de identidade e qualidade para carne maturada de bovino, entende-se por carne maturada de bovino a carne submetida ao processo de maturação úmida, a vácuo. A maturação inicia-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1033Q1045908 | Matemática, Álgebra, Médico Veterinário, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024

Uma sequência é definida pela seguinte lei de formação: [an = 3 – n² • 2], com an sendo um termo qualquer da sequência e n a posição de um número na sequência. O número que ocupa a décima quinta posição na sequência é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1034Q1083038 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Médico Veterinário, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

A esporotricose é uma micose subcutânea de importância crescente na medicina veterinária, especialmente em áreas urbanas. O agente etiológico pertence ao gênero Sporothrix e pode acometer diversas espécies, apresentando caráter zoonótico e impacto em saúde pública. Sobre a esporotricose em animais, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1035Q1083046 | Veterinária, Bovinocultura, Médico Veterinário, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

A vacinação sistemática de bovinos constitui uma ferramenta estratégica na bovinocultura brasileira, promovendo a sanidade do rebanho, a manutenção da produtividade e a viabilidade do comércio de animais e produtos de origem animal. Considerando os princípios do manejo vacinal, a legislação vigente e a profilaxia das principais enfermidades bovinas, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1036Q985275 | Veterinária, Órgãos Relacionados e Planos Nacionais, Médico Veterinário, Prefeitura de Arvorezinha RS, OBJETIVA, 2025

Em conformidade com o Decreto nº 5.741/2006 − Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária, com relação às responsabilidades da Instância Central e Superior, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Organizar, conduzir, elaborar e homologar análise de risco de pragas e doenças para importação e exportação de produtos e matérias-primas.

( ) Participar no desenvolvimento de padrões internacionais relacionados ao requerimento sanitário e fitossanitário, e à análise de risco para pragas e doenças.

( ) Gerenciar, compilar e sistematizar informações de risco associado às pragas e doenças.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1037Q909005 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

O cisto hidático é uma lesão responsável por uma parcela de condenação de pulmões e fígado de bovinos e ovinos em matadouros. Em certas regiões do estado do Rio Grande do Sul, a doença alcança níveis mais elevados do que em outras. As pessoas também podem ser acometidas pela hidatidose, assim como os bovinos e ovinos, pela mesma forma de transmissão da doença. Nesses animais, assim como nos seres humanos, a maioria dos cistos hidáticos se desenvolve nos pulmões e no fígado, que são os hospedeiros intermediários do platelminto identificado como Echinococcus granulosus. Qual é o mais importante hospedeiro definitivo desse parasito em uma propriedade rural?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1038Q905696 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

As linhas de inspeção são padronizadas e classificadas da linha A à linha J. No entanto, a classificação de cada estabelecimento pode variar de acordo com a velocidade do abate. Assinale a alternativa que se refere à linha facultativa, sendo que sua obrigatoriedade é para estabelecimentos exportadores ou para coleta de dados zootécnicos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1039Q909538 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024

Na prática como médico veterinário em uma clínica que atende animais de produção, considerando o contexto de saúde pública e a importância da prevenção de doenças zoonóticas, como a Yersiniose, em animais e humanos, especialmente em áreas rurais onde há contato próximo entre animais e pessoas, qual é o principal meio de transmissão que você identifica para essa doença:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1040Q909539 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024

Qual o principal objetivo da Vigilância de Zoonoses:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.