Questões de Concursos Médico Veterinário

Resolva questões de Médico Veterinário comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

121Q46125 | Veterinária, Médico Veterinário, UEPA, UFPA, 2017

Sobre afecções do sistema urinário de cães e gatos é CORRETO afirmar que 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q35331 | Veterinária, Médico Veterinário, IFRJ, BIO RIO

Acerca do sistema de estadiamento de tumores preconizado pela União Internacional Contra o Câncer (UICC), denominado Sistema TNM de Classificação dos Tumores Malignos, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir:

✓ Para o estadiamento é considerado o momento do diagnóstico, e o sistema se baseia nas características do tumor primário (T), envolvimento de linfonodos (N) e presença ou não de metástase à distância (M).
✓ A classificação T1 indica que o tumor está confinado ao seu local primário e tem mais de 5cm de diâmetro.
✓ A classificação N2 indica que já houve envolvimento em linfonodos distantes.
✓ A classificação M0 indica a ausência de metástases distantes.

As afirmativas são respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q46096 | Veterinária, Médico Veterinário, UEM, UEM, 2017

Você atendeu um cão com uma fratura transversa de rádio e ulna há 70 dias. No exame radiográfico, evidenciou-se esclerose, bordas regulares no foco de fratura e canal medular fechado. Qual seu diagnóstico? 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q46122 | Veterinária, Médico Veterinário, UEM, UEM, 2017

Com relação ao exame ultrassonográfico abdominal de pequenos animais, assinale a alternativa incorreta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q46203 | Veterinária, Médico Veterinário, MAPA, ESAF, 2017

De acordo com a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), algumas doenças detectadas nos animais em exames ante-mortem e post-mortem têm sua notificação de caráter obrigatório, portanto devem ser notificadas em âmbito internacional. Em 2017, a OIE atualizou a lista de doenças de notificação obrigatória. Com base nessa atualização, indique a opção abaixo onde todas as doenças listadas são de notificação obrigatória.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q46390 | Veterinária, Médico Veterinário, MPE SP, VUNESP

No planejamento do programa sanitário de uma fazenda de criação de bovinos de corte, o profissional incluiu a imunização das bezerras fêmeas, com três a oito meses de idade, com a vacina contra a brucelose do tipo B-19. A justificativa para que a indicação da vacina inclua somente as fêmeas é que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q46082 | Veterinária, Tratamentos, Médico Veterinário, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Considere que alguns equinos de alto valor zootécnico, após participarem de uma exposição agropecuária, tenham apresentado sinais clínicos de febre aguda, anemia e perda de peso. Considere, ainda, que um desses animais tenha morrido e que, na necropsia, tenha sido observada a presença de edema subcutâneo, hemorragias petequiais, ligeira icterícia, aumento de tamanho do baço, dos linfonodos e do fígado. Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.

A vacinação é forma eficaz de controle dessa doença.
  1. ✂️
  2. ✂️

128Q46142 | Veterinária, Médico Veterinário, UEPA, UFPA, 2017

Assinale a afirmativa CORRETA em relação aos materiais utilizados para fixação de fraturas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q46062 | Veterinária, Diagnósticos, Médico Veterinário, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Considere que alguns equinos de alto valor zootécnico, após participarem de uma exposição agropecuária, tenham apresentado sinais clínicos de febre aguda, anemia e perda de peso. Considere, ainda, que um desses animais tenha morrido e que, na necropsia, tenha sido observada a presença de edema subcutâneo, hemorragias petequiais, ligeira icterícia, aumento de tamanho do baço, dos linfonodos e do fígado. Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.
O teste de imunodifusão em gel de ágar baseia-se na formação do complexo antígeno anticorpo e pode ser indicado para a realização de monitoramento dessa doença.
  1. ✂️
  2. ✂️

130Q46342 | Português, Médico Veterinário, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP, 2017

Medicina Integrativa e o poder de cura que vem de dentro
Tratar mente, corpo e espírito – o indivíduo em sua totalidade – pode ser mais eficaz que o consumo exagerado de remédios
[...]
Hoje em dia, cada vez mais pessoas se conscientizam da complexidade do corpo humano, e de como a enfermidade nunca se manifesta somente no físico ou apenas na mente. O câncer é um exemplo de que o corpo se fragiliza, após um grande período de sofrimentos, conflitos e frustrações, que transbordam até ferirem o organismo. O inverso também é possível. Males como a depressão e a ansiedade podem culminar em sinais palpáveis como doenças de pele, enxaquecas, úlceras etc. Não é mera coincidência justamente o câncer e a depressão serem conhecidos como as “doenças do século”. No cenário atual, a saúde se tornou tão caótica quanto a vida contemporânea.
Hipócrates, pai da medicina, já dizia bem antes de Cristo que o conhecimento do corpo é impossível sem o conhecimento do homem como um todo. E é seguindo esta ideia que a Medicina Integrativa está disposta a abalar as estruturas ortodoxas.
Criada em universidades americanas em meados de 1970, a Medicina Integrativa convida instituições de pesquisas, hospitais, unidades de saúde e consultórios a mudarem o paradigma do tratamento médico. A doença não é mais o foco de estudo, mas o indivíduo em sua totalidade – mente, corpo e espírito. O paciente passa a ser visto como o principal responsável por sua melhora e é conduzido a entender que a cura vem de dentro para fora, e não o contrário. Os remédios, tratamentos e cirurgias são encarados como agentes catalisadores do processo de recuperação do organismo, e não mais os grandes protagonistas da cura.
Para os convencionais, é importante destacar que a Medicina Integrativa não vem para substituir a Medicina Convencional, mas para criar novas possibilidades de tratamento, tanto para quem está sofrendo com uma doença quanto para quem tenta mantê-la à distância. Uma vez que a Medicina Convencional está vinculada aos interesses do mercado, não é lucrativo que sejam oferecidas todas as respostas para os problemas do ser humano. Afinal, a saúde intacta faz com que as pessoas deixem de comprar medicamentos.
Mas, como o capitalismo e a busca incessante pelo poder ainda falam mais alto, cabe a cada um de nós deixar o ceticismo e os preconceitos de lado, e adotar o caminho da consciência, do autoconhecimento, do bem-estar e felicidade. O destino dessa caminhada é, com certeza, transformador.
[...]
COLOMBINO, Mariana. Medicina integrativa e o poder de cura que vem de dentro. Ponto eletrônico. Disponível em: . Acesso em: 7 dez. 2016 (fragmento adaptado).

Analise as afirmativas a seguir.

I.  Doenças mentais resultam em doenças físicas.
II.  A Medicina Integrativa não visa tomar o lugar da Medicina Convencional, mas complementá-la.
III.  A Medicina Integrativa desloca o centro dos estudos convencionais.

De acordo com o texto, estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

131Q46165 | Português, Médico Veterinário, UFF, COSEAC, 2017

A despesa no serviço público deve ser precedida de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q46196 | Veterinária, Médico Veterinário, MAPA, ESAF, 2017

Com base no Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal, assinale a opção incorreta quanto aos procedimentos que devem ser adotados a partir da constatação de animal acometido de carbúnculo hemático durante a inspeção post-mortem.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q843906 | Veterinária, Parasitologia em Veterinária, Médico Veterinário, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. A Larva Migrans Cutânea (LMC) é um termo clínico que designa uma erupção dérmica de caráter linear, produzida por larvas, normalmente parasitas do intestino delgado de cães e gatos, porém, podem atingir a pele do homem.

II. Amphixenosis são agentes de doenças que se transmitem com igual intensidade entre animais e entre seres humanos. Estafilococose é um exemplo que pode ilustrar esse caso.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

134Q46068 | Veterinária, Higienização, Médico Veterinário, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Com relação aos procedimentos de higienização em um abatedouro frigorífico de aves, julgue os próximos itens.
Na aplicação dos agentes de limpeza, a concentração geralmente é embasada na alcalinidade ativa ou na acidez ativa do composto. Essa concentração é variável de acordo com o tipo de resíduo e as condições de tratamento.
  1. ✂️
  2. ✂️

136Q35345 | Veterinária, Médico Veterinário, IFRJ, BIO RIO

Sobre a síndrome da dilatação volvo gástrica em caninos, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

137Q46357 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP, 2017

A técnica cirúrgica de ovário-histerectomia é comumente utilizada na rotina cirúrgica de animais de companhia.
 
Com relação a essa cirurgia, é incorreto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

138Q46360 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP, 2017

Pneumonia é o termo utilizado para designar inflamação envolvendo o pulmão.

Com relação a essa alteração inflamatória, é incorreto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

139Q46119 | Veterinária, Médico Veterinário, UEM, UEM, 2017

Assinale a alternativa correta quanto ao exame radiográfico dos ossos e articulações em cães.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q46137 | Veterinária, Médico Veterinário, UEPA, UFPA, 2017

Sobre as técnicas e afecções cirúrgicas do trato respiratório em cães e gatos é CORRETO afirmar o seguinte:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.