Início

Questões de Concursos Médico Veterinário

Resolva questões de Médico Veterinário comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q35331 | Veterinária, Médico Veterinário, IFRJ, BIO RIO

Acerca do sistema de estadiamento de tumores preconizado pela União Internacional Contra o Câncer (UICC), denominado Sistema TNM de Classificação dos Tumores Malignos, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir:

✓ Para o estadiamento é considerado o momento do diagnóstico, e o sistema se baseia nas características do tumor primário (T), envolvimento de linfonodos (N) e presença ou não de metástase à distância (M).
✓ A classificação T1 indica que o tumor está confinado ao seu local primário e tem mais de 5cm de diâmetro.
✓ A classificação N2 indica que já houve envolvimento em linfonodos distantes.
✓ A classificação M0 indica a ausência de metástases distantes.

As afirmativas são respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q46125 | Veterinária, Médico Veterinário, UEPA, UFPA

Sobre afecções do sistema urinário de cães e gatos é CORRETO afirmar que 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q46337 | Português, Interpretação de Textos, Médico Veterinário, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Texto associado.
A síndrome das pernas inquietas

A cena é conhecida: a pessoa está se preparando para deitar, depois de um longo dia, e, neste exato momento de descanso, as pernas começam a doer, e há uma intensa vontade de balançar os membros inferiores. Trata-se da síndrome das pernas inquietas, a SPI, um problema neurológico que acomete de 5 a 10% da população, mas é pouco reconhecido.
A denominação “pernas inquietas” se refere ao fato de o indivíduo ter que movimentar as pernas para aliviar os sintomas desconfortáveis, como dor, formigamento e ardor nas pernas, do joelho para baixo, especialmente no final do dia, e que pode piorar em períodos de repouso prolongado.
Outra pista para o diagnóstico de síndrome das pernas inquietas são os movimentos periódicos dos membros, que ocorrem à noite durante o sono, e são involuntários. É bastante percebido no dia seguinte, quando se nota o excesso de bagunça nos lençóis.
Em relação a fatores que podem agravar a síndrome, destaca-se o consumo abusivo de cafeína, um dos vilões de quem sofre desta síndrome. Por outro lado, movimentar-se (caminhar ou correr) e fazer massagem nas pernas são dicas boas para aliviar estes sintomas, e muitos dos que sofrem da síndrome das pernas inquietas, nesta hora, podem contar com os parceiros de cama para auxiliar com massagens ou outras técnicas de relaxamento.
Ainda não há formas de prevenção para a síndrome das pernas inquietas, até porque uma parte grande dos casos é hereditária. A boa notícia é que há algumas medicações que podem amenizar bastante os sintomas, como remédios das seguintes classes: agonistas dopaminérgicos, anticonvulsivante e benzodiazepínico. Como sempre, o ideal é buscar orientação de um médico familiarizado com este problema, que irá sugerir a melhor opção de tratamento ao paciente, após confirmar o diagnóstico.

FELÍCIO, André. A síndrome das pernas inquietas. Blog da Saúde. Disponível em: . Acesso em: 6 jan. 2017 (Adaptação).
Analise as afirmativas a seguir.

I.     A SPI é um problema pouco reconhecido, mas já possui cura.
II.     Antes de iniciar o tratamento, o ideal é procurar um especialista no assunto.
III.     Uma das causas da SPI é a cafeína.

De acordo com o texto, estão incorretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

124Q46142 | Veterinária, Médico Veterinário, UEPA, UFPA

Assinale a afirmativa CORRETA em relação aos materiais utilizados para fixação de fraturas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q46129 | Veterinária, Médico Veterinário, UEPA, UFPA

Assinale a afirmativa CORRETA em relação aos materiais de síntese:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q35327 | Veterinária, Médico Veterinário, IFRJ, BIO RIO

Os seguintes sinais/sintomas podem ser causados pela endocardiose de mitral em cães, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q46122 | Veterinária, Médico Veterinário, UEM, UEM

Com relação ao exame ultrassonográfico abdominal de pequenos animais, assinale a alternativa incorreta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q46422 | Enfermagem, Médico Veterinário, SES MG, FUNCAB

O evento em que se evidenciou que as modificações propostas para o setor da saúde transcendiam os marcos de uma simples reforma administrativa e financeira foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

129Q35305 | Português, Médico Veterinário, IFRJ, BIO RIO

Texto associado.
SALTANDO AS MURALHAS DA EUROPA

        De um lado está a Europa da abundância econômica e da estabilidade política. De outro, além do Mediterrâneo, uma extensa faixa assolada pela pobreza e por violentos conflitos. O precário equilíbrio rompeu-se de uma vez com o agravamento da guerra civil na Síria. Da Síria, mas também do Iraque e do Afeganistão, puseram-se em marcha os refugiados. Atrás deles, ou junto com eles, marcham os migrantes econômicos da África e da Ásia. No maior fluxo migratório desde a Segunda Guerra Mundial, os desesperados e os deserdados saltam as muralhas da União Europeia.
        Muralhas? Em tempos normais, os portais da União Europeia estão abertos para os refugiados, mas fechados para os imigrantes. Não vivemos tempos normais. Os países da Europa Centro-Oriental, Hungria à frente, fazem eco à xenofobia da extrema-direita, levantando as pontes diante dos refugiados. Vergonhosamente, a Grã-Bretanha segue tal exemplo, ainda que com menos impudor.
        A Alemanha, seguida hesitantemente pela França, insiste num outro rumo, baseado na lógica demográfica e nos princípios humanitários. Angela Merkel explica a seus parceiros que a Europa precisa agir junta para passar num teste ainda mais difícil que o da crise do euro. “O futuro da União Europeia será moldado pelo que fizermos agora, alerta a primeira-ministra alemã.

(Mundo, outubro 2015)
“O futuro da União Europeia será moldado pelo que fizermos”; a forma inadequada da correspondência entre os tempos verbais sublinhados é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q46062 | Veterinária, Diagnósticos, Médico Veterinário, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Considere que alguns equinos de alto valor zootécnico, após participarem de uma exposição agropecuária, tenham apresentado sinais clínicos de febre aguda, anemia e perda de peso. Considere, ainda, que um desses animais tenha morrido e que, na necropsia, tenha sido observada a presença de edema subcutâneo, hemorragias petequiais, ligeira icterícia, aumento de tamanho do baço, dos linfonodos e do fígado. Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.
O teste de imunodifusão em gel de ágar baseia-se na formação do complexo antígeno anticorpo e pode ser indicado para a realização de monitoramento dessa doença.
  1. ✂️
  2. ✂️

131Q843906 | Veterinária, Parasitologia em Veterinária, Médico Veterinário, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. A Larva Migrans Cutânea (LMC) é um termo clínico que designa uma erupção dérmica de caráter linear, produzida por larvas, normalmente parasitas do intestino delgado de cães e gatos, porém, podem atingir a pele do homem.

II. Amphixenosis são agentes de doenças que se transmitem com igual intensidade entre animais e entre seres humanos. Estafilococose é um exemplo que pode ilustrar esse caso.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

132Q46390 | Veterinária, Médico Veterinário, MPE SP, VUNESP

No planejamento do programa sanitário de uma fazenda de criação de bovinos de corte, o profissional incluiu a imunização das bezerras fêmeas, com três a oito meses de idade, com a vacina contra a brucelose do tipo B-19. A justificativa para que a indicação da vacina inclua somente as fêmeas é que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q651248 | Códigos de Ética, Código de Ética do Médico Veterinário, Médico Veterinário, Prefeitura de Acari RN

Em relação ao Código de Ética Profissional do Médico Veterinário, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q46331 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Piraquara PR, CEC

No controle das doenças dos animais, a taxa de letalidade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

135Q46342 | Português, Médico Veterinário, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Medicina Integrativa e o poder de cura que vem de dentro
Tratar mente, corpo e espírito – o indivíduo em sua totalidade – pode ser mais eficaz que o consumo exagerado de remédios
[...]
Hoje em dia, cada vez mais pessoas se conscientizam da complexidade do corpo humano, e de como a enfermidade nunca se manifesta somente no físico ou apenas na mente. O câncer é um exemplo de que o corpo se fragiliza, após um grande período de sofrimentos, conflitos e frustrações, que transbordam até ferirem o organismo. O inverso também é possível. Males como a depressão e a ansiedade podem culminar em sinais palpáveis como doenças de pele, enxaquecas, úlceras etc. Não é mera coincidência justamente o câncer e a depressão serem conhecidos como as “doenças do século”. No cenário atual, a saúde se tornou tão caótica quanto a vida contemporânea.
Hipócrates, pai da medicina, já dizia bem antes de Cristo que o conhecimento do corpo é impossível sem o conhecimento do homem como um todo. E é seguindo esta ideia que a Medicina Integrativa está disposta a abalar as estruturas ortodoxas.
Criada em universidades americanas em meados de 1970, a Medicina Integrativa convida instituições de pesquisas, hospitais, unidades de saúde e consultórios a mudarem o paradigma do tratamento médico. A doença não é mais o foco de estudo, mas o indivíduo em sua totalidade – mente, corpo e espírito. O paciente passa a ser visto como o principal responsável por sua melhora e é conduzido a entender que a cura vem de dentro para fora, e não o contrário. Os remédios, tratamentos e cirurgias são encarados como agentes catalisadores do processo de recuperação do organismo, e não mais os grandes protagonistas da cura.
Para os convencionais, é importante destacar que a Medicina Integrativa não vem para substituir a Medicina Convencional, mas para criar novas possibilidades de tratamento, tanto para quem está sofrendo com uma doença quanto para quem tenta mantê-la à distância. Uma vez que a Medicina Convencional está vinculada aos interesses do mercado, não é lucrativo que sejam oferecidas todas as respostas para os problemas do ser humano. Afinal, a saúde intacta faz com que as pessoas deixem de comprar medicamentos.
Mas, como o capitalismo e a busca incessante pelo poder ainda falam mais alto, cabe a cada um de nós deixar o ceticismo e os preconceitos de lado, e adotar o caminho da consciência, do autoconhecimento, do bem-estar e felicidade. O destino dessa caminhada é, com certeza, transformador.
[...]
COLOMBINO, Mariana. Medicina integrativa e o poder de cura que vem de dentro. Ponto eletrônico. Disponível em: . Acesso em: 7 dez. 2016 (fragmento adaptado).

Analise as afirmativas a seguir.

I.  Doenças mentais resultam em doenças físicas.
II.  A Medicina Integrativa não visa tomar o lugar da Medicina Convencional, mas complementá-la.
III.  A Medicina Integrativa desloca o centro dos estudos convencionais.

De acordo com o texto, estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

136Q35345 | Veterinária, Médico Veterinário, IFRJ, BIO RIO

Sobre a síndrome da dilatação volvo gástrica em caninos, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

137Q46360 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Pneumonia é o termo utilizado para designar inflamação envolvendo o pulmão.

Com relação a essa alteração inflamatória, é incorreto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

138Q46196 | Veterinária, Médico Veterinário, MAPA, ESAF

Com base no Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal, assinale a opção incorreta quanto aos procedimentos que devem ser adotados a partir da constatação de animal acometido de carbúnculo hemático durante a inspeção post-mortem.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

139Q46200 | Veterinária, Médico Veterinário, MAPA, ESAF

Entre as opções abaixo, assinale aquela que contempla instituições que elaboram as normas internacionais que são explicitamente reconhecidas como referência pelo Acordo sobre Medidas Sanitárias e Fitossanitárias (SPS), no Âmbito da Organização Mundial do Comércio.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q46068 | Veterinária, Higienização, Médico Veterinário, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Com relação aos procedimentos de higienização em um abatedouro frigorífico de aves, julgue os próximos itens.
Na aplicação dos agentes de limpeza, a concentração geralmente é embasada na alcalinidade ativa ou na acidez ativa do composto. Essa concentração é variável de acordo com o tipo de resíduo e as condições de tratamento.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.