Início

Questões de Concursos Médico Veterinário

Resolva questões de Médico Veterinário comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


142Q46119 | Veterinária, Médico Veterinário, UEM, UEM

Assinale a alternativa correta quanto ao exame radiográfico dos ossos e articulações em cães.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

143Q46145 | Veterinária, Médico Veterinário, UEPA, UFPA

Analise as afirmativas abaixo, relacionadas às afecções cirúrgicas dos olhos e anexos em cães e gatos.

I O exame esquelético orbitário pode indicar a presença de uma fratura de nasoetmóide, quando a distância intercantal do olho for maior do que a distância entre as pálpebras.
II Lesões no forame orbitário podem ocasionar neuropatias sensoriais do trigêmeo.
III Quemose, blefarospasmo e hifema podem estar presentes em casos de proptose ocular.
IV A anti-sepsia das superfícies ocular e conjuntival pode ser realizada com polivinilpirrolidona iodo diluída em solução salina na proporção de 1:5.

Estão CORRETAS as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

144Q46036 | Veterinária, Avicultura, Médico Veterinário, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Debates sobre a cama na produção avícola não são muito comuns, tanto no meio científico/acadêmico quanto no meio produtivo. Em consequência disso e em contraste com os avanços da avicultura, o desconhecimento dos materiais mais apropriados para serem utilizados como cama e suas respectivas propriedades são mencionados como um dos grandes entraves a um maior desenvolvimento da atividade.

Fabio José Paganini. In: Produção de frangos de corte, Facta, 2004 (com adaptações).

Com relação à cama de frango na avicultura, julgue os itens a seguintes. Para ser considerada de boa qualidade, a cama deve ter a capacidade de absorver a umidade sem emplastrar.
  1. ✂️
  2. ✂️

145Q46137 | Veterinária, Médico Veterinário, UEPA, UFPA

Sobre as técnicas e afecções cirúrgicas do trato respiratório em cães e gatos é CORRETO afirmar o seguinte:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

147Q46357 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

A técnica cirúrgica de ovário-histerectomia é comumente utilizada na rotina cirúrgica de animais de companhia.
 
Com relação a essa cirurgia, é incorreto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

148Q46078 | Veterinária, Tecnologia e Inspeção de Leite e Derivados, Médico Veterinário, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Considere que na embalagem de um leite tenha sido informado que esse leite era pasteurizado, padronizado e homogeneizado e que o teste para fosfatase alcalina tenha dado positivo na análise desse leite. Com base nessas informações, julgue os itens subsequentes.
Leite padronizado apresenta 0,5% em massa de gordura.
  1. ✂️
  2. ✂️

149Q46186 | Veterinária, Médico Veterinário, UFF, COSEAC

Nas necropsias em animais, deve-se observar o seguinte procedimento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

150Q46402 | Português, Médico Veterinário, SES MG, FUNCAB

Texto associado.
                                           Uma velhinha 

     Quem me dera um pouco de poesia, esta manhã, de simplicidade, ao menos para descrever a velhinha do Westfália! É uma velhinha dos seus setenta anos, que chega todos os dias ao Westfália (dez e meia, onze horas), e tudo daquele momento em diante começa a girar em torno dela. Tudo é para ela. Quem nunca antes a viu, chama o garçom e pergunta quem ela é. Saberá, então, que se trata de uma velhinha “de muito valor", professora de inglês, francês e alemão, mas “uma grande criadora de casos". 

      Não é preciso perguntar de que espécie de casos, porque, um minuto depois, já a velhinha abre sua mala de James Bond, de onde retira, para começar, um copo de prata, em seguida, um guardanapo, com o qual começa a limpar o copo de prata, meticulosamente, por dentro e por fora. Volta à mala e sai lá de dentro com uma faca, um garfo e uma colher, também de prata. Por último o prato, a única peça que não é de prata. Enquanto asseia as “armas" com que vai comer, chama o garçom e manda que leve os talheres e a louça da casa. Um gesto soberbo de repulsa. 

      O garçom (brasileiro) tenta dizer alguma coisa amável, mas ela repele, por considerar (tinha razão) a pronúncia defeituosa. E diz, em francês, que é uma pena aquele homem tentar dizer todo dia a mesma coisa e nunca acertar. Olha-nos e sorri, absolutamente certa de que seu espetáculo está agradando. Pede um filet e recomenda que seja mais bem do que malpassado. Recomenda pressa, enquanto bebe dois copos de água mineral. Vem o filet e ela, num resmungo, manda voltar, porque está cru. Vai o filet, volta o filet e ela o devolve mais uma vez alegando que está assado demais. Vem um novo filet e ela resolve aceitar, mas, antes, faz com os ombros um protesto de resignação. 

      Pela descrição, vocês irão supor que essa velhinha é insuportável. Uma chata. Mas não. É um encanto. Podia ser avó da Grace Kelly. Uma mulher que luta o tempo inteiro pelos seus gostos. Não negocia sua comodidade, seu conforto. Não confia nas louças e nos talheres daquele restaurante de aparência limpíssima. Paciência, traz de sua casa, lavados por ela, a louça, os talheres e o copo de prata. Um dia o garçom lhe dirá um palavrão? Não acredito. A velhinha tão bela e frágil por fora, magrinha como ela é, se a gente abrir, vai ver tem um homem dentro. Um homem solitário, que sabe o que quer e não cede “isso" de sua magnífica solidão. 

(MARIA, Antônio. “Com Vocês, Antônio Maria". Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1964, p. 262.) 
"... em seguida, um guardanapo, com o qual começa a limpar o copo de prata...” (§ 2)
Das alterações feitas na redação da oração adjetiva do fragmento acima, constitui um desvio de regência em relação à norma culta da língua a seguinte:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

151Q46300 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Pinhais PR, FAFIPA

Qual doença definimos como uma inflamação do conduto auditivo externo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

152Q46083 | Veterinária, Tratamentos, Médico Veterinário, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Alguns bovinos de determinada propriedade rural vêm apresentando progressiva perda de peso, anorexia, febre, paresia do posterior, exoftalmia, dificuldade respiratória, obstrução intestinal e agalactia. A necropsia de alguns animais revelou aumento generalizado dos linfonodos, tanto superficiais como internos. Ao corte, os linfonodos apresentavam uma superfície brancoamarelada, sem distinção entre a cortical e a medular. Foram observadas ainda massas tumorais com o mesmo aspecto no coração, nos rins e intestinos, no abomaso, na medula espinhal e no útero.
A partir dessas informações, julgue os itens de 61 a 70.

No controle dessa enfermidade, deve-se promover a separação dos animais em grupos de positivos e de negativos, o que favorece o manejo. Os animais negativos devem ser manejados antes dos demais.
  1. ✂️
  2. ✂️

153Q46426 | Enfermagem, Médico Veterinário, SES MG, FUNCAB

Em 2006, os gestores do SUS assumiram o compromisso público da construção do Pacto pela Saúde/2006, com base nos princípios constitucionais do SUS e ênfase nas necessidades de saúde da população. O Pacto pela Saúde define prioridades articuladas e integradas em três componentes: Pacto pela Vida, Pacto em Defesa do SUS e Pacto de Gestão do SUS. Uma das prioridades do Pacto pela Vida é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

154Q46171 | Veterinária, Médico Veterinário, UFF, COSEAC

A prática da “eutanásia”, que é a indução tecnicamente consciente do óbito (morte), implica em diversas técnicas preconizadas para tal, como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

155Q804790 | Legislação e Decretos, Regulamento da Previdência Social, Médico Veterinário, Ministério da Agricultura, ESAF

Com base no Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal – RIISPOA, assinale a opção que indica corretamente dois pontos considerados de eleição para verificação rotineira da presença de cistos de Cysticercus bovis, na linha de inspeção post-mortem de bovinos e bubalinos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

156Q46336 | Português, Interpretação de Textos, Médico Veterinário, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Texto associado.
A síndrome das pernas inquietas

A cena é conhecida: a pessoa está se preparando para deitar, depois de um longo dia, e, neste exato momento de descanso, as pernas começam a doer, e há uma intensa vontade de balançar os membros inferiores. Trata-se da síndrome das pernas inquietas, a SPI, um problema neurológico que acomete de 5 a 10% da população, mas é pouco reconhecido.
A denominação “pernas inquietas” se refere ao fato de o indivíduo ter que movimentar as pernas para aliviar os sintomas desconfortáveis, como dor, formigamento e ardor nas pernas, do joelho para baixo, especialmente no final do dia, e que pode piorar em períodos de repouso prolongado.
Outra pista para o diagnóstico de síndrome das pernas inquietas são os movimentos periódicos dos membros, que ocorrem à noite durante o sono, e são involuntários. É bastante percebido no dia seguinte, quando se nota o excesso de bagunça nos lençóis.
Em relação a fatores que podem agravar a síndrome, destaca-se o consumo abusivo de cafeína, um dos vilões de quem sofre desta síndrome. Por outro lado, movimentar-se (caminhar ou correr) e fazer massagem nas pernas são dicas boas para aliviar estes sintomas, e muitos dos que sofrem da síndrome das pernas inquietas, nesta hora, podem contar com os parceiros de cama para auxiliar com massagens ou outras técnicas de relaxamento.
Ainda não há formas de prevenção para a síndrome das pernas inquietas, até porque uma parte grande dos casos é hereditária. A boa notícia é que há algumas medicações que podem amenizar bastante os sintomas, como remédios das seguintes classes: agonistas dopaminérgicos, anticonvulsivante e benzodiazepínico. Como sempre, o ideal é buscar orientação de um médico familiarizado com este problema, que irá sugerir a melhor opção de tratamento ao paciente, após confirmar o diagnóstico.

FELÍCIO, André. A síndrome das pernas inquietas. Blog da Saúde. Disponível em: . Acesso em: 6 jan. 2017 (Adaptação).
Esse texto é um exemplo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

157Q46361 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Procedimentos cirúrgicos realizados na bexiga urinária e na uretra são relativamente frequentes na rotina cirúrgica de animais de companhia.

Com relação a esses procedimentos e suas indicações, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

158Q46243 | Matemática, Médico Veterinário, Prefeitura de Pinhais PR, FAFIPA

Qual é o oitavo termo de uma progressão geométrica que tem razão igual a 3 e primeiro termo igual a 2?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

159Q46380 | Veterinária, Médico Veterinário, MPE SP, VUNESP

Ao analisar um projeto de preservação da fauna silvestre em uma propriedade localizada no Estado de São Paulo, o profissional teve que destacar as espécies de animais tidas como em extinção. É correto afirmar que no Estado de São Paulo, dentre outras, está incluído(a) entre as espécies em extinção
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

160Q46217 | Veterinária, Médico Veterinário, MAPA, ESAF

Assinale, entre as opções abaixo, a que corresponde à espécie bacteriana responsável pelo mormo em equinos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.