Questões de Concursos Médico Veterinário

Resolva questões de Médico Veterinário comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q22766 | Veterinária, Médico Veterinário, CEAGESP, VUNESP

A delimitação física do estabelecimento de abate de animais de corte em áreas "suja" e "limpa" tem a finalidade de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q46033 | Veterinária, Avicultura, Médico Veterinário, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Debates sobre a cama na produção avícola não são muito comuns, tanto no meio científico/acadêmico quanto no meio produtivo. Em consequência disso e em contraste com os avanços da avicultura, o desconhecimento dos materiais mais apropriados para serem utilizados como cama e suas respectivas propriedades são mencionados como um dos grandes entraves a um maior desenvolvimento da atividade.

Fabio José Paganini. In: Produção de frangos de corte, Facta, 2004 (com adaptações).

Com relação à cama de frango na avicultura, julgue os itens a seguintes.

Atualmente, dentro da avicultura, é comum a prática de utilização da cama por uma única vez no galpão, sendo descartada após a liberação do lote de animais.
  1. ✂️
  2. ✂️

23Q46339 | Português, Interpretação de Textos, Médico Veterinário, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP, 2017

Texto associado.
A síndrome das pernas inquietas

A cena é conhecida: a pessoa está se preparando para deitar, depois de um longo dia, e, neste exato momento de descanso, as pernas começam a doer, e há uma intensa vontade de balançar os membros inferiores. Trata-se da síndrome das pernas inquietas, a SPI, um problema neurológico que acomete de 5 a 10% da população, mas é pouco reconhecido.
A denominação “pernas inquietas” se refere ao fato de o indivíduo ter que movimentar as pernas para aliviar os sintomas desconfortáveis, como dor, formigamento e ardor nas pernas, do joelho para baixo, especialmente no final do dia, e que pode piorar em períodos de repouso prolongado.
Outra pista para o diagnóstico de síndrome das pernas inquietas são os movimentos periódicos dos membros, que ocorrem à noite durante o sono, e são involuntários. É bastante percebido no dia seguinte, quando se nota o excesso de bagunça nos lençóis.
Em relação a fatores que podem agravar a síndrome, destaca-se o consumo abusivo de cafeína, um dos vilões de quem sofre desta síndrome. Por outro lado, movimentar-se (caminhar ou correr) e fazer massagem nas pernas são dicas boas para aliviar estes sintomas, e muitos dos que sofrem da síndrome das pernas inquietas, nesta hora, podem contar com os parceiros de cama para auxiliar com massagens ou outras técnicas de relaxamento.
Ainda não há formas de prevenção para a síndrome das pernas inquietas, até porque uma parte grande dos casos é hereditária. A boa notícia é que há algumas medicações que podem amenizar bastante os sintomas, como remédios das seguintes classes: agonistas dopaminérgicos, anticonvulsivante e benzodiazepínico. Como sempre, o ideal é buscar orientação de um médico familiarizado com este problema, que irá sugerir a melhor opção de tratamento ao paciente, após confirmar o diagnóstico.

FELÍCIO, André. A síndrome das pernas inquietas. Blog da Saúde. Disponível em: . Acesso em: 6 jan. 2017 (Adaptação).
Releia o trecho a seguir.

“Em relação a fatores que podem agravar a síndrome, destaca-se o consumo abusivo de cafeína, um dos vilões de quem sofre desta síndrome. Por outro lado, movimentar-se (caminhar ou correr) e fazer massagem nas pernas são dicas boas para aliviar estes sintomas, e muitos dos que sofrem da síndrome das pernas inquietas, nesta hora, podem contar com os parceiros de cama para auxiliar com massagens ou outras técnicas de relaxamento.
Ainda não há formas de prevenção para a síndrome das pernas inquietas, até porque uma parte grande dos casos é hereditária. A boa notícia é que há algumas medicações que podem amenizar bastante os sintomas, como remédios das seguintes classes: agonistas dopaminérgicos, anticonvulsivante e benzodiazepínico.”

Entre as palavras destacadas, a que não é acentuada pelo mesmo motivo das outras é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q46415 | Direito Sanitário, Médico Veterinário, SES MG, FUNCAB

A gestão do fundo de saúde se faz sob a supervisão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q22763 | Veterinária, Médico Veterinário, CEAGESP, VUNESP

Na análise sensorial do pescado, o off flavor, identificado como gosto ou odor de "mofo" e "barro", é um fenômeno que ocorre em peixes de cultivo intensivo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q22758 | Conhecimentos Específicos, Tecnologia e Inspeção de Carnes, Médico Veterinário, CEAGESP, VUNESP

Assinale a alternativa que justifica o exame dos linfonodos, na inspeção post mortem dos animais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q46080 | Veterinária, Tecnologia e Inspeção de Leite e Derivados, Médico Veterinário, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Considere que na embalagem de um leite tenha sido informado que esse leite era pasteurizado, padronizado e homogeneizado e que o teste para fosfatase alcalina tenha dado positivo na análise desse leite. Com base nessas informações, julgue os itens subsequentes.
O resultado positivo para o teste da fosfatase alcalina demonstra que o procedimento de pasteurização foi correto.
  1. ✂️
  2. ✂️

28Q46208 | Veterinária, Médico Veterinário, MAPA, ESAF, 2017

Uma das características de um abate humanitário é a realização de uma correta insensibilização do animal antes de sua sangria. Algumas avaliações podem ser realizadas em um animal insensibilizado para identificar a correta e efetiva insensibilização. Considerando este aspecto, assinale a opção que indica as características anatômicas e fisiológicas de um suíno corretamente insensibilizado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q46353 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP, 2017

A babesiose é uma enfermidade que pode atingir cães de todas as raças, portes e idades. Com relação a essa enfermidade, é incorreto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q35337 | Veterinária, Médico Veterinário, IFRJ, BIO RIO

São indicações para a cirurgia de ruminotomia, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q46206 | Veterinária, Médico Veterinário, MAPA, ESAF, 2017

No processo de abate de suínos, a escaldagem é extremamente importante tecnologicamente, pois amolece as cerdas facilitando a sua retirada na depiladeira. Quando feita por imersão, a escaldagem inevitavelmente resultará em excesso de matéria orgânica na água do tanque, que favorecerá uma proliferação excessiva de Salmonella ssp e, por conseguinte, contaminação cruzada aos animais que ali entrarem na sequência. O CODEX Alimentarius publicou em 2016 a CAC/GL 87, que trata dos procedimentos de controle de Salmonella ssp em carne bovina e suína durante os procedimentos de abate.
Na etapa de escaldagem de suínos, assinale, entre as opções abaixo, a que indica corretamente quais as medidas baseadas no perigo que constam do documento CAC/ GL 87-2016 para controle e até redução de Salmonella ssp em carcaças suínas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q35342 | Veterinária, Médico Veterinário, IFRJ, BIO RIO

Observe as afirmativas a seguir, em relação à cirurgia de cesariana em bovinos:

I. As cesarianas são indicadas tanto para casos de distocia de origem fetal quanto materna.
II. Antibióticos são administrados no pós-operatório, e a ocitocina pode ser administrada a qualquer momento após o fechamento do útero, para acelerar a involução uterina.
III. A adesão entre o útero e o tecido adjacente é uma complicação que comumente ocorre.

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q22762 | Veterinária, Médico Veterinário, CEAGESP, VUNESP

Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, as definições de: boas práticas de fabricação de alimentos - BPF - e análise de perigos e pontos críticos de controle - APPCC.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q46107 | Veterinária, Médico Veterinário, UEM, UEM, 2017

Um equino macho, da raça QM, de 7 anos de idade, usado para provas de vaquejada, apresenta perda de peso, cifose, disúria, estrangúria, polaquiúria e relutância ao exercício, associado à hematúria durante ou especialmente após o exercício, há aproximadamente uma semana. Quando o animal está em repouso, a hematúria diminui ou cessa, mas os outros sinais urinários permanecem. Qual o diagnóstico? Quais exames complementares auxiliam no diagnóstico? 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q46220 | Veterinária, Médico Veterinário, MAPA, ESAF, 2017

Alguns gêneros bacterianos produzem o endósporo para se proteger do ambiente hostil. Assinale a opção correta que possui gêneros bacterianos com esta capacidade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q46026 | Veterinária, Agentes Etiológicos, Médico Veterinário, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Considere que alguns equinos de alto valor zootécnico, após participarem de uma exposição agropecuária, tenham apresentado sinais clínicos de febre aguda, anemia e perda de peso. Considere, ainda, que um desses animais tenha morrido e que, na necropsia, tenha sido observada a presença de edema subcutâneo, hemorragias petequiais, ligeira icterícia, aumento de tamanho do baço, dos linfonodos e do fígado. Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.

O agente etiológico apresenta a molécula fita dupla de DNA como genoma.
  1. ✂️
  2. ✂️

37Q46191 | Veterinária, Médico Veterinário, UFF, COSEAC, 2017

“A peste suína clássica” PS , ou “cólera dos porcos”, ou “febre do suíno”, é uma doença febril altamente contagiosa que acomete porcos e javalis. A doença é causada por um vírus RNA que pertence à família Flaviviridae. A principal lesão observada nesses animais consiste em uma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q46359 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP, 2017

A infecção pelo protozoário Neospora caninum é reconhecida atualmente como uma das principais causas de aborto em bovinos. Com relação a essa infecção, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) Há tanto infecção horizontal por ingestão de oocistos quanto infecção vertical.
( ) O aborto é resultado de lesões placentárias e fetais em que há multiplicação do microrganismo nas vilosidades coriônicas, podendo ocasionar necrose focal.
( ) A recorrência de aborto por Neospora caninun é muito frequente e comum.
( ) No feto abortado, as lesões mais comuns ocorrem no sistema gastrointestinal.

Assinale a sequência CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q22755 | Conhecimentos Específicos, Microrganismos, Médico Veterinário, CEAGESP, VUNESP

É o microrganismo cuja resistência térmica, originalmente, serviu de padrão para o estabelecimento do binômio tempo/ temperatura empregado na pasteurização do leite:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q46210 | Veterinária, Médico Veterinário, MAPA, ESAF, 2017

De acordo com a Portaria MAPA nº 711/95, são obrigatoriamente incisados nas “Linhas de Inspeção” os seguintes nodos linfáticos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.