Questões de Concursos Médico Veterinário

Resolva questões de Médico Veterinário comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

201Q46385 | Veterinária, Médico Veterinário, MPE SP, VUNESP

Os alimentos utilizados para a nutrição de animais devem ser armazenados corretamente, pois podem perder as suas características organolépticas, nutricionais e de segurança. Os microrganismos, por exemplo os fungos, podem deteriorar as rações e produzir toxinas (micotoxigênicas) capazes de causar danos à saúde animal. Em um caso de intoxicação de cães pela ingestão de ração mal armazenada e contaminada pelo Aspergillus flavus, o alvo das aflatoxinas produzidas pelo fungo é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

202Q46230 | Veterinária, Médico Veterinário, MAPA, ESAF, 2017

Segundo o Decreto 9.013, de 29/03/2017, a critério do Serviço de Inspeção Federal e de acordo com os achados na inspeção post-mortem, podem ser utilizados como aproveitamento condicional para carcaças e vísceras dos animais abatidos os protocolos listados abaixo, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

203Q46027 | Veterinária, Agentes Etiológicos, Médico Veterinário, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Considere que alguns equinos de alto valor zootécnico, após participarem de uma exposição agropecuária, tenham apresentado sinais clínicos de febre aguda, anemia e perda de peso. Considere, ainda, que um desses animais tenha morrido e que, na necropsia, tenha sido observada a presença de edema subcutâneo, hemorragias petequiais, ligeira icterícia, aumento de tamanho do baço, dos linfonodos e do fígado. Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.

A estrutura do agente etiológico apresenta um capsídeo de forma esférica ou cônica, que pode ser recoberto por um envelope lipoproteico.
  1. ✂️
  2. ✂️

204Q46325 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Piraquara PR, CEC

A qualidade da água é de extrema importância na indústria de alimentos, pois se sabe que por meio dela podem ser veiculados agentes causadores de enfermidades. Assinale a alternativa que contém os agentes que podem causar doenças por veiculação hídrica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

205Q46379 | Veterinária, Médico Veterinário, MPE SP, VUNESP

A equipe responsável pelo estabelecimento de um programa de controle de insetos rasteiros em uma clínica veterinária decidiu utilizar um produto com baixíssima toxicidade para os mamíferos e sem ação cumulativa. Nesse caso, a equipe pode optar, corretamente, pelo emprego do seguinte regulador de crescimento de insetos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

206Q46212 | Veterinária, Médico Veterinário, MAPA, ESAF, 2017

De acordo com os critérios de julgamento de carcaças, mais especificamente os previstos no Artigo 134 do RIISPOA/2017, as carcaças que apresentem abscessos múltiplos em órgãos ou em partes, sem repercussão no seu estado geral, deverão ser julgadas da seguinte forma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

207Q46005 | Meio Ambiente, Médico Veterinário, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em um planeta aquecido, mantenha o refrigerador ligado. A floresta amazônica há muito deixou de ser tratada como o pulmão do mundo, mas ganhou status ainda mais importante, o de ar-condicionado da Terra. A preservação da mata é fundamental no combate ao aquecimento global, apontam especialistas.
O Globo. "Planeta Terra", nov./2009, p. 20 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a inserção da Amazônia no quadro de desenvolvimento sustentável, julgue os itens que se seguem.

A cobiça internacional sobre a Amazônia passa ao largo de seu importante peso nos processos naturais que regulam os padrões climáticos globais, como afirmado no texto, mas deriva do extraordinário patrimônio mineral da região, hoje plenamente conhecido e devidamente mensurado.

  1. ✂️
  2. ✂️

208Q46101 | Veterinária, Médico Veterinário, UEM, UEM, 2017

Assinale a alternativa incorreta em relação às anemias hemolíticas. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

209Q46121 | Veterinária, Médico Veterinário, UEM, UEM, 2017

Com relação ao exame ultrassonográfico do sistema reprodutor masculino de cães, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

210Q843873 | Veterinária, Avicultura, Médico Veterinário, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. A ração balanceada é a quantidade de alimentos calculada para fornecer uma quantidade inferior aos requisitos nutricionais mínimos conhecidos para os animais, sem considerar as diferentes fases de sua vida.

II. As esporas encontradas na superfície caudomedial das pernas de galos, usadas como defesa pelo animal, possuem um núcleo ósseo dentro de um cone córneo e a remoção da papila da espora inibe seu crescimento.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

211Q46219 | Veterinária, Médico Veterinário, MAPA, ESAF, 2017

Alguns fatores de virulência do Bacillus anthracis são codificados por plasmídeos, incluindo os genes das toxinas (antígeno de proteção, fator letal e fator edema) e os genes da cápsula. Assinale a opção correta que corresponde ao plasmídeo produtor de toxinas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

212Q46233 | Português, Médico veterinário, Prefeitura de Pinhais PR, FAFIPA

Texto associado.
Aplicativo de celular gratuito ajudará população a identificar notas de dinheiro falsificadas

            Para usar o aplicativo “Dinheiro Brasileiro” é preciso aproximar a cédula da câmera do aparelho. O aplicativo indica onde fcam os elementos de segurança em que se verifca a legalidade do dinheiro 
                                                                                                                                                11 de Junho de 2014 - Kelly Oliveira

            O Banco Central (BC) lançou nesta quarta (11) o aplicativo Dinheiro Brasileiro, que fornece informações sobre os elementos de segurança do real. Também foi lançada a nova versão do aplicativo Câmbio Legal, que localiza pontos de compra e venda de moeda estrangeira. Os aplicativos para celular e tablet estão disponíveis em português, inglês e espanhol e podem ser baixados gratuitamente na App Store e na Google Play Store.
            Para usar o aplicativo Dinheiro Brasileiro é preciso aproximar a cédula da câmera do aparelho. O aplicativo indica onde ficam os elementos de segurança para que a população brasileira ou turista estrangeiro possa verificar se a nota testada é verdadeira. Segundo o BC, a ideia é que o próprio usuário faça a verificação em caso de dúvida, pois o aplicativo não tem a capacidade, nem a finalidade, de verificar automaticamente a autenticidade das notas.
            Segundo o chefe do Departamento do Meio Circulante, João Sidney Figueiredo Filho, esse tipo de iniciativa segue uma tendência internacional. Há aplicativos como esse no México, no Japão e na zona do euro. “Achamos por bem trazê-lo para o Brasil, aproveitando o momento em que turistas vêm para a Copa do Mundo”, disse. 
            Este ano, até maio, foram recolhidas 132,3 mil notas de real falsificadas. A de R$ 100 da segunda família foi a mais copiada, com 37,7 mil unidades. A orientação do BC para quem recebeu uma cédula falsificada, sem perceber, é entregá-la a um banco. 
            Hoje, o BC também divulgou a nova versão do aplicativo Câmbio Legal, criado no ano passado. A ferramenta para dispositivos móveis, que localiza pontos de compra e venda de moeda estrangeira, tem agora novas funcionalidades. O aplicativo permite a identificação de 13 mil pontos de atendimento cadastrados, sendo que desse total, 10 mil são caixas eletrônicos. Esses dados de pontos de atendimento são atualizados pelas próprias instituições financeiras. 
O aplicativo também faz a conversão de mais de 160 moedas diferentes e mostra o histórico das cotações. Outra novidade é que o usuário pode consultar o Valor Efetivo Total (VET) cobrado nas operações de câmbio nas instituições desejadas. O VET reúne, em um único indicador, a taxa de câmbio, o tributo incidente e as tarifas eventualmente cobradas. O VET, no entanto, é baseado na média de valor oferecido pela instituição financeira com dados do mês anterior. Ou seja, não é exatamente o valor que será cobrado do cliente na hora da compra da moeda. Entretanto, o chefe adjunto do Departamento de Regulação Prudencial e Cambial do BC, Augusto Ornelas Filho, considera que a informação serve de referência para quem vai comprar ou vender a moeda no banco ou na casa de câmbio. “[Isso] não dá garantia para o cliente que for ao banco, mas ele vai ter a referência para argumentar.

Texto adaptado. Fonte: http://acritica.uol.com.br/noticias/Aplicativo -populacao-identificar-dinheiro-falsificadas_0_1154884540.html
Assinale a alternativa cujo “que” esteja introduzindo uma oração restritiva, ou seja, que esteja restringindo algo que o antecede.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

213Q46340 | Português, Interpretação de Textos, Médico Veterinário, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP, 2017

Texto associado.
A síndrome das pernas inquietas

A cena é conhecida: a pessoa está se preparando para deitar, depois de um longo dia, e, neste exato momento de descanso, as pernas começam a doer, e há uma intensa vontade de balançar os membros inferiores. Trata-se da síndrome das pernas inquietas, a SPI, um problema neurológico que acomete de 5 a 10% da população, mas é pouco reconhecido.
A denominação “pernas inquietas” se refere ao fato de o indivíduo ter que movimentar as pernas para aliviar os sintomas desconfortáveis, como dor, formigamento e ardor nas pernas, do joelho para baixo, especialmente no final do dia, e que pode piorar em períodos de repouso prolongado.
Outra pista para o diagnóstico de síndrome das pernas inquietas são os movimentos periódicos dos membros, que ocorrem à noite durante o sono, e são involuntários. É bastante percebido no dia seguinte, quando se nota o excesso de bagunça nos lençóis.
Em relação a fatores que podem agravar a síndrome, destaca-se o consumo abusivo de cafeína, um dos vilões de quem sofre desta síndrome. Por outro lado, movimentar-se (caminhar ou correr) e fazer massagem nas pernas são dicas boas para aliviar estes sintomas, e muitos dos que sofrem da síndrome das pernas inquietas, nesta hora, podem contar com os parceiros de cama para auxiliar com massagens ou outras técnicas de relaxamento.
Ainda não há formas de prevenção para a síndrome das pernas inquietas, até porque uma parte grande dos casos é hereditária. A boa notícia é que há algumas medicações que podem amenizar bastante os sintomas, como remédios das seguintes classes: agonistas dopaminérgicos, anticonvulsivante e benzodiazepínico. Como sempre, o ideal é buscar orientação de um médico familiarizado com este problema, que irá sugerir a melhor opção de tratamento ao paciente, após confirmar o diagnóstico.

FELÍCIO, André. A síndrome das pernas inquietas. Blog da Saúde. Disponível em: . Acesso em: 6 jan. 2017 (Adaptação).
Releia o trecho a seguir.
“Outra pista para o diagnóstico de síndrome das pernas inquietas são os movimentos periódicos dos membros, que ocorrem à noite durante o sono, e são involuntários.”

Em relação ao acento indicativo de crase, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

214Q46112 | Veterinária, Médico Veterinário, UEM, UEM, 2017

Foi encaminhado para seu atendimento um paciente felino obeso, com anorexia há cinco dias, vômito e diarreia. Ao exame físico, ele apresentou icterícia, desidratação e letargia. Após a avaliação de exames complementares, a suspeita de lipidose hepática foi confirmada. Com relação ao tratamento, assinale a alternativa verdadeira. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

215Q46395 | Português, Médico Veterinário, SES MG, FUNCAB

Texto associado.
                                           Uma velhinha 

     Quem me dera um pouco de poesia, esta manhã, de simplicidade, ao menos para descrever a velhinha do Westfália! É uma velhinha dos seus setenta anos, que chega todos os dias ao Westfália (dez e meia, onze horas), e tudo daquele momento em diante começa a girar em torno dela. Tudo é para ela. Quem nunca antes a viu, chama o garçom e pergunta quem ela é. Saberá, então, que se trata de uma velhinha “de muito valor", professora de inglês, francês e alemão, mas “uma grande criadora de casos". 

      Não é preciso perguntar de que espécie de casos, porque, um minuto depois, já a velhinha abre sua mala de James Bond, de onde retira, para começar, um copo de prata, em seguida, um guardanapo, com o qual começa a limpar o copo de prata, meticulosamente, por dentro e por fora. Volta à mala e sai lá de dentro com uma faca, um garfo e uma colher, também de prata. Por último o prato, a única peça que não é de prata. Enquanto asseia as “armas" com que vai comer, chama o garçom e manda que leve os talheres e a louça da casa. Um gesto soberbo de repulsa. 

      O garçom (brasileiro) tenta dizer alguma coisa amável, mas ela repele, por considerar (tinha razão) a pronúncia defeituosa. E diz, em francês, que é uma pena aquele homem tentar dizer todo dia a mesma coisa e nunca acertar. Olha-nos e sorri, absolutamente certa de que seu espetáculo está agradando. Pede um filet e recomenda que seja mais bem do que malpassado. Recomenda pressa, enquanto bebe dois copos de água mineral. Vem o filet e ela, num resmungo, manda voltar, porque está cru. Vai o filet, volta o filet e ela o devolve mais uma vez alegando que está assado demais. Vem um novo filet e ela resolve aceitar, mas, antes, faz com os ombros um protesto de resignação. 

      Pela descrição, vocês irão supor que essa velhinha é insuportável. Uma chata. Mas não. É um encanto. Podia ser avó da Grace Kelly. Uma mulher que luta o tempo inteiro pelos seus gostos. Não negocia sua comodidade, seu conforto. Não confia nas louças e nos talheres daquele restaurante de aparência limpíssima. Paciência, traz de sua casa, lavados por ela, a louça, os talheres e o copo de prata. Um dia o garçom lhe dirá um palavrão? Não acredito. A velhinha tão bela e frágil por fora, magrinha como ela é, se a gente abrir, vai ver tem um homem dentro. Um homem solitário, que sabe o que quer e não cede “isso" de sua magnífica solidão. 

(MARIA, Antônio. “Com Vocês, Antônio Maria". Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1964, p. 262.) 
A respeito do texto são feitas as seguintes afirmações.

I. A partir do momento em que, toda manhã, a velhinha, de cerca de setenta anos, chega ao restaurante Westfália, tudo começa a girar em torno dela.
II. A resposta do garçom a quem não conhece a velhinha e quer saber a respeito dela é que se trata de uma pessoa consentânea, pois, não obstante sua qualificação como professora de línguas estrangeiras, é dada a hábitos incomuns.
III. Ao abrir sua mala, estilo James Bond, e dela retirar copo e talheres de prata e começar a limpá-los cuidadosamente com um guardanapo, a velhinha demonstra aos presentes no restaurante em que consistem os casos que cria.
IV. O gesto de solicitar ao garçom que recolha os talheres e louça do restaurante, enquanto limpa as peças com que vai comer, vai de encontro à sua arrogante aversão aos talheres e pratos do restaurante.
V. Depois de impedir que o garçom tente dizer-lhe um agrado, humilhando-o por causa da pronúncia, pelo olhar e sorriso mostra-se consciente de que suas atitudes são de agrado geral.
VI. Em vista do que foi descrito, a despeito da suposição de ser uma criatura abominável, a velhinha é uma graça, haja vista ser uma mulher que preza seus gostos e que não negocia seu bem-estar.

Das afirmações acima, estão de acordo com o texto apenas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

216Q46396 | Português, Médico Veterinário, SES MG, FUNCAB

Texto associado.
                                           Uma velhinha 

     Quem me dera um pouco de poesia, esta manhã, de simplicidade, ao menos para descrever a velhinha do Westfália! É uma velhinha dos seus setenta anos, que chega todos os dias ao Westfália (dez e meia, onze horas), e tudo daquele momento em diante começa a girar em torno dela. Tudo é para ela. Quem nunca antes a viu, chama o garçom e pergunta quem ela é. Saberá, então, que se trata de uma velhinha “de muito valor", professora de inglês, francês e alemão, mas “uma grande criadora de casos". 

      Não é preciso perguntar de que espécie de casos, porque, um minuto depois, já a velhinha abre sua mala de James Bond, de onde retira, para começar, um copo de prata, em seguida, um guardanapo, com o qual começa a limpar o copo de prata, meticulosamente, por dentro e por fora. Volta à mala e sai lá de dentro com uma faca, um garfo e uma colher, também de prata. Por último o prato, a única peça que não é de prata. Enquanto asseia as “armas" com que vai comer, chama o garçom e manda que leve os talheres e a louça da casa. Um gesto soberbo de repulsa. 

      O garçom (brasileiro) tenta dizer alguma coisa amável, mas ela repele, por considerar (tinha razão) a pronúncia defeituosa. E diz, em francês, que é uma pena aquele homem tentar dizer todo dia a mesma coisa e nunca acertar. Olha-nos e sorri, absolutamente certa de que seu espetáculo está agradando. Pede um filet e recomenda que seja mais bem do que malpassado. Recomenda pressa, enquanto bebe dois copos de água mineral. Vem o filet e ela, num resmungo, manda voltar, porque está cru. Vai o filet, volta o filet e ela o devolve mais uma vez alegando que está assado demais. Vem um novo filet e ela resolve aceitar, mas, antes, faz com os ombros um protesto de resignação. 

      Pela descrição, vocês irão supor que essa velhinha é insuportável. Uma chata. Mas não. É um encanto. Podia ser avó da Grace Kelly. Uma mulher que luta o tempo inteiro pelos seus gostos. Não negocia sua comodidade, seu conforto. Não confia nas louças e nos talheres daquele restaurante de aparência limpíssima. Paciência, traz de sua casa, lavados por ela, a louça, os talheres e o copo de prata. Um dia o garçom lhe dirá um palavrão? Não acredito. A velhinha tão bela e frágil por fora, magrinha como ela é, se a gente abrir, vai ver tem um homem dentro. Um homem solitário, que sabe o que quer e não cede “isso" de sua magnífica solidão. 

(MARIA, Antônio. “Com Vocês, Antônio Maria". Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1964, p. 262.) 
O texto permite o entendimento de que poesia e simplicidade são necessárias para a descrição da velhinha em decorrência, principalmente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

218Q46184 | Veterinária, Médico Veterinário, UFF, COSEAC, 2017

A paratuberculose foi descrita em numerosas espécies de ruminantes, tendo como agente etiológico o Mycobacterium paratuberculosis. Também conhecida como doença de Johne, no gado, é uma doença caracterizada por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

220Q46153 | Veterinária, Médico Veterinário, UEPA, UFPA, 2017

Analise as afirmativas abaixo, sobre os materiais utilizados na diérese.

I O trocarte é uma ferramenta utilizada na diérese de tecidos moles.
II A pinça-goiva é uma ferramenta utilizada na diérese de tecidos duros.
III A pinça de Kevison é uma ferramenta utilizada na diérese de tecidos moles.
IV A tentacânula é uma ferramenta utilizada na diérese de tecidos duros.

Estão CORRETAS as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.