Início

Questões de Concursos Médico Veterinário

Resolva questões de Médico Veterinário comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q46212 | Veterinária, Médico Veterinário, MAPA, ESAF

De acordo com os critérios de julgamento de carcaças, mais especificamente os previstos no Artigo 134 do RIISPOA/2017, as carcaças que apresentem abscessos múltiplos em órgãos ou em partes, sem repercussão no seu estado geral, deverão ser julgadas da seguinte forma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

222Q46041 | Veterinária, Bovinocultura, Médico Veterinário, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

No que concerne às características técnicas de um projeto de construção e instalação de um abatedouro frigorífico de bovinos, julgue os itens de 71 a 80.

Para a construção de abatedouro, deve-se escolher preferenciamente áreas onde há crescimento urbano nas imediações, principalmente casas populares, para uma maior disponibilidade de mão de obra.
  1. ✂️
  2. ✂️

223Q46340 | Português, Interpretação de Textos, Médico Veterinário, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Texto associado.
A síndrome das pernas inquietas

A cena é conhecida: a pessoa está se preparando para deitar, depois de um longo dia, e, neste exato momento de descanso, as pernas começam a doer, e há uma intensa vontade de balançar os membros inferiores. Trata-se da síndrome das pernas inquietas, a SPI, um problema neurológico que acomete de 5 a 10% da população, mas é pouco reconhecido.
A denominação “pernas inquietas” se refere ao fato de o indivíduo ter que movimentar as pernas para aliviar os sintomas desconfortáveis, como dor, formigamento e ardor nas pernas, do joelho para baixo, especialmente no final do dia, e que pode piorar em períodos de repouso prolongado.
Outra pista para o diagnóstico de síndrome das pernas inquietas são os movimentos periódicos dos membros, que ocorrem à noite durante o sono, e são involuntários. É bastante percebido no dia seguinte, quando se nota o excesso de bagunça nos lençóis.
Em relação a fatores que podem agravar a síndrome, destaca-se o consumo abusivo de cafeína, um dos vilões de quem sofre desta síndrome. Por outro lado, movimentar-se (caminhar ou correr) e fazer massagem nas pernas são dicas boas para aliviar estes sintomas, e muitos dos que sofrem da síndrome das pernas inquietas, nesta hora, podem contar com os parceiros de cama para auxiliar com massagens ou outras técnicas de relaxamento.
Ainda não há formas de prevenção para a síndrome das pernas inquietas, até porque uma parte grande dos casos é hereditária. A boa notícia é que há algumas medicações que podem amenizar bastante os sintomas, como remédios das seguintes classes: agonistas dopaminérgicos, anticonvulsivante e benzodiazepínico. Como sempre, o ideal é buscar orientação de um médico familiarizado com este problema, que irá sugerir a melhor opção de tratamento ao paciente, após confirmar o diagnóstico.

FELÍCIO, André. A síndrome das pernas inquietas. Blog da Saúde. Disponível em: . Acesso em: 6 jan. 2017 (Adaptação).
Releia o trecho a seguir.
“Outra pista para o diagnóstico de síndrome das pernas inquietas são os movimentos periódicos dos membros, que ocorrem à noite durante o sono, e são involuntários.”

Em relação ao acento indicativo de crase, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

224Q46109 | Veterinária, Médico Veterinário, UEM, UEM

Considere um cão, com idade de 8 anos, peso de 12 kg, com histórico de apatia e anorexia há 10 dias e vômito há três dias. Ao exame físico, ele apresenta mucosa hipocorada, tempo de preenchimento capilar maior que 2 segundos, peso abaixo do esperado para o porte do paciente, hálito urêmico, dispneia, turgor de pele aumentado e mucosas secas. Os exames laboratoriais confirmam quadro de uremia, e ele apresenta hematócrito de 10% e proteína plasmática total de 6.0 g/dL. Com relação à reposição volêmica, o mais indicado seria
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

225Q46425 | Enfermagem, Médico Veterinário, SES MG, FUNCAB

A Secretaria de Vigilância em Saúde - SVS/MS é a gestora responsável pelo Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC) em todo o país. O SINASC foi implantado oficialmente a partir de 1990, com o objetivo de coletar dados sobre os nascimentos informados em todo o território nacional e fornecer dados sobre natalidade para todos os níveis do Sistema de Saúde. Assinale a seguir a alternativa que apresenta algumas das principais variáveis presentes no SINASC:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

226Q46112 | Veterinária, Médico Veterinário, UEM, UEM

Foi encaminhado para seu atendimento um paciente felino obeso, com anorexia há cinco dias, vômito e diarreia. Ao exame físico, ele apresentou icterícia, desidratação e letargia. Após a avaliação de exames complementares, a suspeita de lipidose hepática foi confirmada. Com relação ao tratamento, assinale a alternativa verdadeira. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

227Q46213 | Veterinária, Médico Veterinário, MAPA, ESAF

Considerando o Artigo 495 do RIISPOA/2017, que trata das medidas cautelares, se houver evidência ou suspeita de que um produto de origem animal represente risco à saúde pública ou tenha sido alterado, adulterado ou falsificado, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento deverá adotar, isolada ou cumulativamente, as seguintes medidas cautelares:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

228Q46225 | Veterinária, Médico Veterinário, MAPA, ESAF

Na patogenia da pododermatite ou foot-rot em ovinos, agem em conjunto duas espécies bacterianas descritas na opção correta a seguir:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

230Q46327 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Piraquara PR, CEC

Fipronil, lufenuron e carbaril são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

231Q35325 | Veterinária, Médico Veterinário, IFRJ, BIO RIO

Acerca da medicina de mustelídeos, as doenças endócrinas que ocorrem com maior frequência nos furões (Mustela putorius furo) são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

232Q46373 | Veterinária, Médico Veterinário, MPE SP, VUNESP

Durante a realização da investigação epidemiológica de uma doença infectocontagiosa em uma dada localidade, a análise da hipótese de que outras pessoas ou animais tivessem sido infectados a partir de uma mesma fonte de infecção oferece informações para a determinação de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

233Q46184 | Veterinária, Médico Veterinário, UFF, COSEAC

A paratuberculose foi descrita em numerosas espécies de ruminantes, tendo como agente etiológico o Mycobacterium paratuberculosis. Também conhecida como doença de Johne, no gado, é uma doença caracterizada por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

234Q46028 | Veterinária, Agentes Etiológicos, Médico Veterinário, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Alguns bovinos de determinada propriedade rural vêm apresentando progressiva perda de peso, anorexia, febre, paresia do posterior, exoftalmia, dificuldade respiratória, obstrução intestinal e agalactia. A necropsia de alguns animais revelou aumento generalizado dos linfonodos, tanto superficiais como internos. Ao corte, os linfonodos apresentavam uma superfície brancoamarelada, sem distinção entre a cortical e a medular. Foram observadas ainda massas tumorais com o mesmo aspecto no coração, nos rins e intestinos, no abomaso, na medula espinhal e no útero.

A partir dessas informações, julgue os itens de 61 a 70.

O agente etiológico da doença descrita é o BLV (bovine leukemia virus), que é também um retrovírus.
  1. ✂️
  2. ✂️

235Q46039 | Veterinária, Avicultura, Médico Veterinário, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Quanto à produção de aves, julgue os itens que se seguem.

O comedouro tipo linear de corrente é o mais utilizado na produção de frangos de corte industrial moderno, por apresentar bons resultados zootécnicos, possuir rápida e uniforme distribuição de ração, não apresentar problemas de dissociação de nutrientes, além de reduzir o desperdício.
  1. ✂️
  2. ✂️

236Q35322 | Veterinária, Médico Veterinário, IFRJ, BIO RIO

Se na inspeção post mortem da carcaça bovina for identificado um único cisto calcificado de Cysticercus bovis, o destino da carcaça é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

237Q46090 | Veterinária, Médico Veterinário, UEM, UEM

Qual o tratamento emergencial indicado para um cão apresentando vólvulo gástrico? 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

238Q46197 | Veterinária, Médico Veterinário, MAPA, ESAF

Entre os micro-organismos listados abaixo, assinale a opção correta que indica qual não está associado às doenças transmissíveis por alimentos de origem animal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

239Q46233 | Português, Médico veterinário, Prefeitura de Pinhais PR, FAFIPA

Texto associado.
Aplicativo de celular gratuito ajudará população a identificar notas de dinheiro falsificadas

            Para usar o aplicativo “Dinheiro Brasileiro” é preciso aproximar a cédula da câmera do aparelho. O aplicativo indica onde fcam os elementos de segurança em que se verifca a legalidade do dinheiro 
                                                                                                                                                11 de Junho de 2014 - Kelly Oliveira

            O Banco Central (BC) lançou nesta quarta (11) o aplicativo Dinheiro Brasileiro, que fornece informações sobre os elementos de segurança do real. Também foi lançada a nova versão do aplicativo Câmbio Legal, que localiza pontos de compra e venda de moeda estrangeira. Os aplicativos para celular e tablet estão disponíveis em português, inglês e espanhol e podem ser baixados gratuitamente na App Store e na Google Play Store.
            Para usar o aplicativo Dinheiro Brasileiro é preciso aproximar a cédula da câmera do aparelho. O aplicativo indica onde ficam os elementos de segurança para que a população brasileira ou turista estrangeiro possa verificar se a nota testada é verdadeira. Segundo o BC, a ideia é que o próprio usuário faça a verificação em caso de dúvida, pois o aplicativo não tem a capacidade, nem a finalidade, de verificar automaticamente a autenticidade das notas.
            Segundo o chefe do Departamento do Meio Circulante, João Sidney Figueiredo Filho, esse tipo de iniciativa segue uma tendência internacional. Há aplicativos como esse no México, no Japão e na zona do euro. “Achamos por bem trazê-lo para o Brasil, aproveitando o momento em que turistas vêm para a Copa do Mundo”, disse. 
            Este ano, até maio, foram recolhidas 132,3 mil notas de real falsificadas. A de R$ 100 da segunda família foi a mais copiada, com 37,7 mil unidades. A orientação do BC para quem recebeu uma cédula falsificada, sem perceber, é entregá-la a um banco. 
            Hoje, o BC também divulgou a nova versão do aplicativo Câmbio Legal, criado no ano passado. A ferramenta para dispositivos móveis, que localiza pontos de compra e venda de moeda estrangeira, tem agora novas funcionalidades. O aplicativo permite a identificação de 13 mil pontos de atendimento cadastrados, sendo que desse total, 10 mil são caixas eletrônicos. Esses dados de pontos de atendimento são atualizados pelas próprias instituições financeiras. 
O aplicativo também faz a conversão de mais de 160 moedas diferentes e mostra o histórico das cotações. Outra novidade é que o usuário pode consultar o Valor Efetivo Total (VET) cobrado nas operações de câmbio nas instituições desejadas. O VET reúne, em um único indicador, a taxa de câmbio, o tributo incidente e as tarifas eventualmente cobradas. O VET, no entanto, é baseado na média de valor oferecido pela instituição financeira com dados do mês anterior. Ou seja, não é exatamente o valor que será cobrado do cliente na hora da compra da moeda. Entretanto, o chefe adjunto do Departamento de Regulação Prudencial e Cambial do BC, Augusto Ornelas Filho, considera que a informação serve de referência para quem vai comprar ou vender a moeda no banco ou na casa de câmbio. “[Isso] não dá garantia para o cliente que for ao banco, mas ele vai ter a referência para argumentar.

Texto adaptado. Fonte: http://acritica.uol.com.br/noticias/Aplicativo -populacao-identificar-dinheiro-falsificadas_0_1154884540.html
Assinale a alternativa cujo “que” esteja introduzindo uma oração restritiva, ou seja, que esteja restringindo algo que o antecede.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

240Q46085 | Veterinária, Vegetais Tóxicos, Médico Veterinário, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca da planta conhecida como cafezinho ou erva-de-rato, julgue os itens que se seguem.
Os frutos e folhas dessa planta são tóxicos quando verdes e secos, sendo que a toxicidade atinge o máximo na fase de frutificação.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.