Questões de Concursos Médico Veterinário

Resolva questões de Médico Veterinário comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

261Q46073 | Veterinária, Plantas Tóxicas, Médico Veterinário, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca da planta conhecida como cafezinho ou erva-de-rato, julgue os itens que se seguem.
Como medida de profilaxia, recomenda-se a erradicação da planta no enxadão ou evitando-se o pastejo mediante a utilização de cercas ao redor das áreas que contém a planta.
  1. ✂️
  2. ✂️

262Q46100 | Veterinária, Médico Veterinário, UEM, UEM, 2017

Um cão de 13 anos de idade que apresenta head tilt, andar em círculos, estrabismo ventro-medial e nistagmo vertical provavelmente apresenta lesão em _________________ e provavelmente está acometido por _____________________.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

263Q46425 | Enfermagem, Médico Veterinário, SES MG, FUNCAB

A Secretaria de Vigilância em Saúde - SVS/MS é a gestora responsável pelo Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC) em todo o país. O SINASC foi implantado oficialmente a partir de 1990, com o objetivo de coletar dados sobre os nascimentos informados em todo o território nacional e fornecer dados sobre natalidade para todos os níveis do Sistema de Saúde. Assinale a seguir a alternativa que apresenta algumas das principais variáveis presentes no SINASC:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

264Q35298 | Português, Médico Veterinário, IFRJ, BIO RIO

Texto associado.
SALTANDO AS MURALHAS DA EUROPA

        De um lado está a Europa da abundância econômica e da estabilidade política. De outro, além do Mediterrâneo, uma extensa faixa assolada pela pobreza e por violentos conflitos. O precário equilíbrio rompeu-se de uma vez com o agravamento da guerra civil na Síria. Da Síria, mas também do Iraque e do Afeganistão, puseram-se em marcha os refugiados. Atrás deles, ou junto com eles, marcham os migrantes econômicos da África e da Ásia. No maior fluxo migratório desde a Segunda Guerra Mundial, os desesperados e os deserdados saltam as muralhas da União Europeia.
        Muralhas? Em tempos normais, os portais da União Europeia estão abertos para os refugiados, mas fechados para os imigrantes. Não vivemos tempos normais. Os países da Europa Centro-Oriental, Hungria à frente, fazem eco à xenofobia da extrema-direita, levantando as pontes diante dos refugiados. Vergonhosamente, a Grã-Bretanha segue tal exemplo, ainda que com menos impudor.
        A Alemanha, seguida hesitantemente pela França, insiste num outro rumo, baseado na lógica demográfica e nos princípios humanitários. Angela Merkel explica a seus parceiros que a Europa precisa agir junta para passar num teste ainda mais difícil que o da crise do euro. “O futuro da União Europeia será moldado pelo que fizermos agora, alerta a primeira-ministra alemã.

(Mundo, outubro 2015)
Em tempos normais, os portais da União Europeia estão abertos para os refugiados, mas fechados para os imigrantes”. Entre “refugiados” e “imigrantes” há uma diferença:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

265Q46338 | Português, Interpretação de Textos, Médico Veterinário, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP, 2017

Texto associado.
A síndrome das pernas inquietas

A cena é conhecida: a pessoa está se preparando para deitar, depois de um longo dia, e, neste exato momento de descanso, as pernas começam a doer, e há uma intensa vontade de balançar os membros inferiores. Trata-se da síndrome das pernas inquietas, a SPI, um problema neurológico que acomete de 5 a 10% da população, mas é pouco reconhecido.
A denominação “pernas inquietas” se refere ao fato de o indivíduo ter que movimentar as pernas para aliviar os sintomas desconfortáveis, como dor, formigamento e ardor nas pernas, do joelho para baixo, especialmente no final do dia, e que pode piorar em períodos de repouso prolongado.
Outra pista para o diagnóstico de síndrome das pernas inquietas são os movimentos periódicos dos membros, que ocorrem à noite durante o sono, e são involuntários. É bastante percebido no dia seguinte, quando se nota o excesso de bagunça nos lençóis.
Em relação a fatores que podem agravar a síndrome, destaca-se o consumo abusivo de cafeína, um dos vilões de quem sofre desta síndrome. Por outro lado, movimentar-se (caminhar ou correr) e fazer massagem nas pernas são dicas boas para aliviar estes sintomas, e muitos dos que sofrem da síndrome das pernas inquietas, nesta hora, podem contar com os parceiros de cama para auxiliar com massagens ou outras técnicas de relaxamento.
Ainda não há formas de prevenção para a síndrome das pernas inquietas, até porque uma parte grande dos casos é hereditária. A boa notícia é que há algumas medicações que podem amenizar bastante os sintomas, como remédios das seguintes classes: agonistas dopaminérgicos, anticonvulsivante e benzodiazepínico. Como sempre, o ideal é buscar orientação de um médico familiarizado com este problema, que irá sugerir a melhor opção de tratamento ao paciente, após confirmar o diagnóstico.

FELÍCIO, André. A síndrome das pernas inquietas. Blog da Saúde. Disponível em: . Acesso em: 6 jan. 2017 (Adaptação).
De acordo com o texto, é uma característica da SPI:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

266Q46172 | Veterinária, Médico Veterinário, UFF, COSEAC, 2017

No “manejo” de animais, os ambientes em geral, mas principalmente os biotérios, os ambulatórios e laboratórios, devem estar rigorosamente higienizados. Isto inclui desinfecção de todas as áreas do ambiente de trabalho e dos materiais utilizados na rotina. A desinfecção compreende um(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

267Q46183 | Veterinária, Médico Veterinário, UFF, COSEAC, 2017

Corpos estranhos são ocasionalmente encontrados nos pré-estômagos dos ruminantes. As concreções formadas a partir de pelos e fibras vegetais são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

268Q46446 | Português, Médico Veterinário, Prefeitura de São João da Barra RJ, BIO RIO

Texto associado.
                                                                  Ciclovia
 
    As ciclovias exercem um grande fascínio sobre a população em geral, em especial nos ciclistas leigos. A crença que só a segregação do ciclista em relação ao trânsito proporciona segurança no pedalar é muito enraizada. A realidade apresentada por pesquisas mostra que não é bem assim. Não resta dúvidas que ciclovias têm qualidades, mas não existe milagre e elas também apresentam seus pontos fracos. Talvez o ponto mais forte do conceito ciclovia esteja no imaginário das pessoas.  Ciclovia é uma dentre várias opções técnicas de segurança de trânsito para melhoria da vida do ciclista. Ela pode ou não ser a opção mais segura ou apropriada. Em várias situações é mais apropriado ter faixas para ciclistas, sinalização, trânsito partlhado ou mesmo não fazer absolutamente nada. Em cidades de pequeno porte ou no interior de bairros onde o trânsito é de baixa velocidade e tranquilo, ciclovias provavelmente são totalmente desnecessárias. 
    A matemátca é simples: a quase totalidade dos acidentes envolvendo ciclistas acontece em cruzamentos, portanto resolvendo estes pontos, o índice de acidentes envolvendo ciclistas pratcamente zera. E aí vem o detalhe: não existe ciclovia sem algum tipo de cruzamento. 
    Mas há outros fatores a ponderar antes de optar pela ciclovia. Para criar uma via apropriada é necessário tirar espaço de alguém, seja dos veículos motorizados ou até mesmo dos pedestres, o que faz com que processo de implementação seja realizado no mínimo com alguma espécie de atrito.
      Ciclovia é sempre a opção mais complicada de ser implementada e a mais cara. Os altos custos de sua manutenção também devem ser levados em consideração ou então o dinheiro investido será jogado no lixo.
Entre os chamados “pontos fracos” das ciclovias encontramos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

269Q46293 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Pinhais PR, FAFIPA

Quando tratamos de distúrbios do trato urinário, somos, em algumas situações, levados a utilizar um diurético de alça, neste caso uma droga de escolha pode ser
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

270Q46041 | Veterinária, Bovinocultura, Médico Veterinário, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

No que concerne às características técnicas de um projeto de construção e instalação de um abatedouro frigorífico de bovinos, julgue os itens de 71 a 80.

Para a construção de abatedouro, deve-se escolher preferenciamente áreas onde há crescimento urbano nas imediações, principalmente casas populares, para uma maior disponibilidade de mão de obra.
  1. ✂️
  2. ✂️

271Q46310 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Pinhais PR, FAFIPA

As cavidades cardíacas são denominadas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

272Q46330 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Piraquara PR, CEC

A fonte de infecção de maior importância na disseminação da leptospirose é representada pelo (a) (s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

273Q46087 | Veterinária, Vegetais Tóxicos, Médico Veterinário, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca da planta conhecida como cafezinho ou erva-de-rato, julgue os itens que se seguem.
Os sintomas clínicos aparecem após uma semana de ingestão da planta, e os bovinos com cerca de 15 dias apresentam um quadro super agudo.
  1. ✂️
  2. ✂️

274Q46135 | Veterinária, Médico Veterinário, UEPA, UFPA, 2017

Sobre as afecções entéricas de cães e gatos é CORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

275Q46146 | Veterinária, Médico Veterinário, UEPA, UFPA, 2017

Analise as afirmativas abaixo:

I A eficiência analgésica do bloqueio dos nervos intercostais diminui quando instituído antes da oclusão do tórax.
II As pinças de Allis podem ser usadas para auxiliar o trabalho da tesoura de Mayo ou Lister na abertura do peritônio.
III A analgesia epidural torácica é pouco efetiva para o alívio da dor pós-toracotomia.
IV A enterotomia para retirada de corpos estranhos deve ser realizada na borda antimesentérica do intestino.

Estão CORRETAS as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

276Q46170 | Veterinária, Médico Veterinário, UFF, COSEAC, 2017

A pesquisa científica avança vertiginosamente, e aquelas experimentais, com os chamados “animais de laboratório”, têm hoje o seu uso legalmente disciplinado pelas CEUAs (Comissões de Ética no Uso de Animais). Assim, algumas espécies são de indivíduos “roedores”, como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

277Q46178 | Veterinária, Médico Veterinário, UFF, COSEAC, 2017

A mixomatose é uma doença fatal, causada por um vírus do grupo da varíola, que tem um artrópode como vetor. Sobre esta doença, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

278Q46235 | Português, Médico veterinário, Prefeitura de Pinhais PR, FAFIPA

Texto associado.
Aplicativo de celular gratuito ajudará população a identificar notas de dinheiro falsificadas

            Para usar o aplicativo “Dinheiro Brasileiro” é preciso aproximar a cédula da câmera do aparelho. O aplicativo indica onde fcam os elementos de segurança em que se verifca a legalidade do dinheiro 
                                                                                                                                                11 de Junho de 2014 - Kelly Oliveira

            O Banco Central (BC) lançou nesta quarta (11) o aplicativo Dinheiro Brasileiro, que fornece informações sobre os elementos de segurança do real. Também foi lançada a nova versão do aplicativo Câmbio Legal, que localiza pontos de compra e venda de moeda estrangeira. Os aplicativos para celular e tablet estão disponíveis em português, inglês e espanhol e podem ser baixados gratuitamente na App Store e na Google Play Store.
            Para usar o aplicativo Dinheiro Brasileiro é preciso aproximar a cédula da câmera do aparelho. O aplicativo indica onde ficam os elementos de segurança para que a população brasileira ou turista estrangeiro possa verificar se a nota testada é verdadeira. Segundo o BC, a ideia é que o próprio usuário faça a verificação em caso de dúvida, pois o aplicativo não tem a capacidade, nem a finalidade, de verificar automaticamente a autenticidade das notas.
            Segundo o chefe do Departamento do Meio Circulante, João Sidney Figueiredo Filho, esse tipo de iniciativa segue uma tendência internacional. Há aplicativos como esse no México, no Japão e na zona do euro. “Achamos por bem trazê-lo para o Brasil, aproveitando o momento em que turistas vêm para a Copa do Mundo”, disse. 
            Este ano, até maio, foram recolhidas 132,3 mil notas de real falsificadas. A de R$ 100 da segunda família foi a mais copiada, com 37,7 mil unidades. A orientação do BC para quem recebeu uma cédula falsificada, sem perceber, é entregá-la a um banco. 
            Hoje, o BC também divulgou a nova versão do aplicativo Câmbio Legal, criado no ano passado. A ferramenta para dispositivos móveis, que localiza pontos de compra e venda de moeda estrangeira, tem agora novas funcionalidades. O aplicativo permite a identificação de 13 mil pontos de atendimento cadastrados, sendo que desse total, 10 mil são caixas eletrônicos. Esses dados de pontos de atendimento são atualizados pelas próprias instituições financeiras. 
O aplicativo também faz a conversão de mais de 160 moedas diferentes e mostra o histórico das cotações. Outra novidade é que o usuário pode consultar o Valor Efetivo Total (VET) cobrado nas operações de câmbio nas instituições desejadas. O VET reúne, em um único indicador, a taxa de câmbio, o tributo incidente e as tarifas eventualmente cobradas. O VET, no entanto, é baseado na média de valor oferecido pela instituição financeira com dados do mês anterior. Ou seja, não é exatamente o valor que será cobrado do cliente na hora da compra da moeda. Entretanto, o chefe adjunto do Departamento de Regulação Prudencial e Cambial do BC, Augusto Ornelas Filho, considera que a informação serve de referência para quem vai comprar ou vender a moeda no banco ou na casa de câmbio. “[Isso] não dá garantia para o cliente que for ao banco, mas ele vai ter a referência para argumentar.

Texto adaptado. Fonte: http://acritica.uol.com.br/noticias/Aplicativo -populacao-identificar-dinheiro-falsificadas_0_1154884540.html
“...considera que a informação serve de referência para quem vai comprar ou vender a moeda no banco ou na casa de câmbio". 

Acerca do excerto acima, assinale a alternativa INCORRETA quanto ao que se afirma sobre o que está destacado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

280Q46158 | Direito Administrativo, Médico Veterinário, UFPA, UFPA, 2017

A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa. É o que contempla a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, e suas alterações, que dispõem sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. A sindicância poderá resultar em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.