Início

Questões de Concursos Médico Veterinário

Resolva questões de Médico Veterinário comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


281Q46421 | Direito Sanitário, Médico Veterinário, SES MG, FUNCAB

A vigilância em saúde tem por objetivo a observação e análise permanentes da situação de saúde da população, garantindo a integralidade da atenção, o que inclui tanto a abordagem individual como coletiva dos problemas de saúde. O conceito de vigilância em saúde NÃO abrange:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

282Q46178 | Veterinária, Médico Veterinário, UFF, COSEAC

A mixomatose é uma doença fatal, causada por um vírus do grupo da varíola, que tem um artrópode como vetor. Sobre esta doença, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

283Q46045 | Veterinária, Bovinocultura, Médico Veterinário, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

No que concerne às características técnicas de um projeto de construção e instalação de um abatedouro frigorífico de bovinos, julgue os itens de 71 a 80.

Quanto mais próximo o matadouro estiver da origem dos animais para o abate, mais viável economicamente se tornará e seu funcionamento.
  1. ✂️
  2. ✂️

284Q46146 | Veterinária, Médico Veterinário, UEPA, UFPA

Analise as afirmativas abaixo:

I A eficiência analgésica do bloqueio dos nervos intercostais diminui quando instituído antes da oclusão do tórax.
II As pinças de Allis podem ser usadas para auxiliar o trabalho da tesoura de Mayo ou Lister na abertura do peritônio.
III A analgesia epidural torácica é pouco efetiva para o alívio da dor pós-toracotomia.
IV A enterotomia para retirada de corpos estranhos deve ser realizada na borda antimesentérica do intestino.

Estão CORRETAS as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

285Q46427 | Enfermagem, Médico Veterinário, SES MG, FUNCAB

As ações de vigilância epidemiológica das doenças transmissíveis abrangem um grande elenco de agravos. Associe as tipologias de agravos da coluna I com as doenças na coluna II a elas relacionadas:

Coluna I
1. Doenças imunopreveníveis.
2. Antropozoonoses e doenças transmitidas por vetores.
3. Doenças de veiculação hídrica e alimentar.

Coluna II
( ) leishmaniose
( ) sarampo
( ) esquistossomose
( ) febre tifoide
( ) coqueluche
( ) botulismo

A única sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

286Q46321 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Piraquara PR, CEC

Nos anos de 2010 a 2012 a ocorrência de Brucelose no Brasil, no Paraguai, na Argentina e no Uruguai foi respectivamente de vinte mil, quinze mil, dez mil e oito mil casos. Diante do exposto, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

288Q46113 | Veterinária, Médico Veterinário, UEM, UEM

Durante o atendimento, você recebe para atendimento de emergência um cão que apresenta quadro de sialorreia, miose, vômito, incontinência urinária, tremores, bradicardia. O proprietário refere um episódio de convulsão. Segundo ele, o paciente começou a apresentar os sinais de forma aguda após voltar de passeio em uma fazenda de criação de gado. Qual a suspeita clínica mais provável? 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

289Q46384 | Veterinária, Médico Veterinário, MPE SP, VUNESP

Segundo o regulamento da inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, em vigor no Brasil, a carne apreendida, proveniente de abate clandestino em estabelecimento sem registro nos órgãos competentes, deve ser
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

290Q46386 | Veterinária, Médico Veterinário, MPE SP, VUNESP

O longo período de anestro pós-parto, um sério transtorno reprodutivo da pecuária brasileira, é consequência do deficit energético nos períodos pré-parto e pós-parto. No planejamento do ciclo da produção de um rebanho de bovinos leiteiros, bem manejado, o espaço de tempo para a manifestação do primeiro cio após o parto deve situar-se entre
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

291Q46310 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Pinhais PR, FAFIPA

As cavidades cardíacas são denominadas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

292Q46338 | Português, Interpretação de Textos, Médico Veterinário, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Texto associado.
A síndrome das pernas inquietas

A cena é conhecida: a pessoa está se preparando para deitar, depois de um longo dia, e, neste exato momento de descanso, as pernas começam a doer, e há uma intensa vontade de balançar os membros inferiores. Trata-se da síndrome das pernas inquietas, a SPI, um problema neurológico que acomete de 5 a 10% da população, mas é pouco reconhecido.
A denominação “pernas inquietas” se refere ao fato de o indivíduo ter que movimentar as pernas para aliviar os sintomas desconfortáveis, como dor, formigamento e ardor nas pernas, do joelho para baixo, especialmente no final do dia, e que pode piorar em períodos de repouso prolongado.
Outra pista para o diagnóstico de síndrome das pernas inquietas são os movimentos periódicos dos membros, que ocorrem à noite durante o sono, e são involuntários. É bastante percebido no dia seguinte, quando se nota o excesso de bagunça nos lençóis.
Em relação a fatores que podem agravar a síndrome, destaca-se o consumo abusivo de cafeína, um dos vilões de quem sofre desta síndrome. Por outro lado, movimentar-se (caminhar ou correr) e fazer massagem nas pernas são dicas boas para aliviar estes sintomas, e muitos dos que sofrem da síndrome das pernas inquietas, nesta hora, podem contar com os parceiros de cama para auxiliar com massagens ou outras técnicas de relaxamento.
Ainda não há formas de prevenção para a síndrome das pernas inquietas, até porque uma parte grande dos casos é hereditária. A boa notícia é que há algumas medicações que podem amenizar bastante os sintomas, como remédios das seguintes classes: agonistas dopaminérgicos, anticonvulsivante e benzodiazepínico. Como sempre, o ideal é buscar orientação de um médico familiarizado com este problema, que irá sugerir a melhor opção de tratamento ao paciente, após confirmar o diagnóstico.

FELÍCIO, André. A síndrome das pernas inquietas. Blog da Saúde. Disponível em: . Acesso em: 6 jan. 2017 (Adaptação).
De acordo com o texto, é uma característica da SPI:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

293Q46135 | Veterinária, Médico Veterinário, UEPA, UFPA

Sobre as afecções entéricas de cães e gatos é CORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

294Q683363 | Veterinária, Médico Veterinário, UFF, COSEAC, 2019

Pode-se afirmar, sobre diferenças entre sinais e sintomas, que: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

295Q35298 | Português, Médico Veterinário, IFRJ, BIO RIO

Texto associado.
SALTANDO AS MURALHAS DA EUROPA

        De um lado está a Europa da abundância econômica e da estabilidade política. De outro, além do Mediterrâneo, uma extensa faixa assolada pela pobreza e por violentos conflitos. O precário equilíbrio rompeu-se de uma vez com o agravamento da guerra civil na Síria. Da Síria, mas também do Iraque e do Afeganistão, puseram-se em marcha os refugiados. Atrás deles, ou junto com eles, marcham os migrantes econômicos da África e da Ásia. No maior fluxo migratório desde a Segunda Guerra Mundial, os desesperados e os deserdados saltam as muralhas da União Europeia.
        Muralhas? Em tempos normais, os portais da União Europeia estão abertos para os refugiados, mas fechados para os imigrantes. Não vivemos tempos normais. Os países da Europa Centro-Oriental, Hungria à frente, fazem eco à xenofobia da extrema-direita, levantando as pontes diante dos refugiados. Vergonhosamente, a Grã-Bretanha segue tal exemplo, ainda que com menos impudor.
        A Alemanha, seguida hesitantemente pela França, insiste num outro rumo, baseado na lógica demográfica e nos princípios humanitários. Angela Merkel explica a seus parceiros que a Europa precisa agir junta para passar num teste ainda mais difícil que o da crise do euro. “O futuro da União Europeia será moldado pelo que fizermos agora, alerta a primeira-ministra alemã.

(Mundo, outubro 2015)
Em tempos normais, os portais da União Europeia estão abertos para os refugiados, mas fechados para os imigrantes”. Entre “refugiados” e “imigrantes” há uma diferença:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

296Q46408 | Direito Administrativo, Médico Veterinário, SES MG, FUNCAB

A Administração Pública, de acordo com Meirelles (1996), em uma visão geral “é todo o aparelhamento do Estado preordenado à realização de seus serviços, visando à satisfação das necessidades coletivas”. Ela pode ser classificada como direta ou indireta. Entende-se por Administração Direta aquela exercida:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

297Q46420 | Direito Sanitário, Médico Veterinário, SES MG, FUNCAB

Os indicadores são utilizados para mensurar resultados desejáveis em saúde, a serem alcançados por meio de ações convergentes nas três esferas de governo. O “Número de consultas médicas (SUS) por habitante” é considerado um indicador:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

298Q46335 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Piraquara PR, CEC

Mus musculus, Rattus rattuse Rattus norvegicussão, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

299Q46399 | Português, Médico Veterinário, SES MG, FUNCAB

Texto associado.
                                           Uma velhinha 

     Quem me dera um pouco de poesia, esta manhã, de simplicidade, ao menos para descrever a velhinha do Westfália! É uma velhinha dos seus setenta anos, que chega todos os dias ao Westfália (dez e meia, onze horas), e tudo daquele momento em diante começa a girar em torno dela. Tudo é para ela. Quem nunca antes a viu, chama o garçom e pergunta quem ela é. Saberá, então, que se trata de uma velhinha “de muito valor", professora de inglês, francês e alemão, mas “uma grande criadora de casos". 

      Não é preciso perguntar de que espécie de casos, porque, um minuto depois, já a velhinha abre sua mala de James Bond, de onde retira, para começar, um copo de prata, em seguida, um guardanapo, com o qual começa a limpar o copo de prata, meticulosamente, por dentro e por fora. Volta à mala e sai lá de dentro com uma faca, um garfo e uma colher, também de prata. Por último o prato, a única peça que não é de prata. Enquanto asseia as “armas" com que vai comer, chama o garçom e manda que leve os talheres e a louça da casa. Um gesto soberbo de repulsa. 

      O garçom (brasileiro) tenta dizer alguma coisa amável, mas ela repele, por considerar (tinha razão) a pronúncia defeituosa. E diz, em francês, que é uma pena aquele homem tentar dizer todo dia a mesma coisa e nunca acertar. Olha-nos e sorri, absolutamente certa de que seu espetáculo está agradando. Pede um filet e recomenda que seja mais bem do que malpassado. Recomenda pressa, enquanto bebe dois copos de água mineral. Vem o filet e ela, num resmungo, manda voltar, porque está cru. Vai o filet, volta o filet e ela o devolve mais uma vez alegando que está assado demais. Vem um novo filet e ela resolve aceitar, mas, antes, faz com os ombros um protesto de resignação. 

      Pela descrição, vocês irão supor que essa velhinha é insuportável. Uma chata. Mas não. É um encanto. Podia ser avó da Grace Kelly. Uma mulher que luta o tempo inteiro pelos seus gostos. Não negocia sua comodidade, seu conforto. Não confia nas louças e nos talheres daquele restaurante de aparência limpíssima. Paciência, traz de sua casa, lavados por ela, a louça, os talheres e o copo de prata. Um dia o garçom lhe dirá um palavrão? Não acredito. A velhinha tão bela e frágil por fora, magrinha como ela é, se a gente abrir, vai ver tem um homem dentro. Um homem solitário, que sabe o que quer e não cede “isso" de sua magnífica solidão. 

(MARIA, Antônio. “Com Vocês, Antônio Maria". Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1964, p. 262.) 
Considere o emprego das aspas nos fragmentos transcritos a seguir.

I. Saberá, então, que se trata de uma velhinha “de muito valor”, professora de inglês, francês e alemão, mas “uma grande criadora de casos”. ( § 1)
II. Enquanto asseia as “armas” com que vai comer... ( § 2)

Explicam-se as aspas empregadas nos dois fragmentos, respectivamente, por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

300Q46158 | Direito Administrativo, Médico Veterinário, UFPA, UFPA

A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa. É o que contempla a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, e suas alterações, que dispõem sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. A sindicância poderá resultar em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.