Questões de Concursos Médico Veterinário

Resolva questões de Médico Veterinário comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

341Q46454 | Legislação Municipal, Médico Veterinário, Prefeitura de São João da Barra RJ, BIO RIO

ATENÇÃO: responda a questão  a seguir com base no Estatuto dos Servidores Civis do Município de São João da Barra – RJ.

Avalie se são formas de provimento de cargo público, dentre outras: 

I – nomeação.
II – readaptação.
III – reversão.
IV–aproveitamento. 

Estão corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

342Q46345 | Português, Médico Veterinário, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP, 2017

Medicina Integrativa e o poder de cura que vem de dentro
Tratar mente, corpo e espírito – o indivíduo em sua totalidade – pode ser mais eficaz que o consumo exagerado de remédios
[...]
Hoje em dia, cada vez mais pessoas se conscientizam da complexidade do corpo humano, e de como a enfermidade nunca se manifesta somente no físico ou apenas na mente. O câncer é um exemplo de que o corpo se fragiliza, após um grande período de sofrimentos, conflitos e frustrações, que transbordam até ferirem o organismo. O inverso também é possível. Males como a depressão e a ansiedade podem culminar em sinais palpáveis como doenças de pele, enxaquecas, úlceras etc. Não é mera coincidência justamente o câncer e a depressão serem conhecidos como as “doenças do século”. No cenário atual, a saúde se tornou tão caótica quanto a vida contemporânea.
Hipócrates, pai da medicina, já dizia bem antes de Cristo que o conhecimento do corpo é impossível sem o conhecimento do homem como um todo. E é seguindo esta ideia que a Medicina Integrativa está disposta a abalar as estruturas ortodoxas.
Criada em universidades americanas em meados de 1970, a Medicina Integrativa convida instituições de pesquisas, hospitais, unidades de saúde e consultórios a mudarem o paradigma do tratamento médico. A doença não é mais o foco de estudo, mas o indivíduo em sua totalidade – mente, corpo e espírito. O paciente passa a ser visto como o principal responsável por sua melhora e é conduzido a entender que a cura vem de dentro para fora, e não o contrário. Os remédios, tratamentos e cirurgias são encarados como agentes catalisadores do processo de recuperação do organismo, e não mais os grandes protagonistas da cura.
Para os convencionais, é importante destacar que a Medicina Integrativa não vem para substituir a Medicina Convencional, mas para criar novas possibilidades de tratamento, tanto para quem está sofrendo com uma doença quanto para quem tenta mantê-la à distância. Uma vez que a Medicina Convencional está vinculada aos interesses do mercado, não é lucrativo que sejam oferecidas todas as respostas para os problemas do ser humano. Afinal, a saúde intacta faz com que as pessoas deixem de comprar medicamentos.
Mas, como o capitalismo e a busca incessante pelo poder ainda falam mais alto, cabe a cada um de nós deixar o ceticismo e os preconceitos de lado, e adotar o caminho da consciência, do autoconhecimento, do bem-estar e felicidade. O destino dessa caminhada é, com certeza, transformador.
[...]
COLOMBINO, Mariana. Medicina integrativa e o poder de cura que vem de dentro. Ponto eletrônico. Disponível em: . Acesso em: 7 dez. 2016 (fragmento adaptado).

Releia o trecho a seguir.

“A doença não é mais o foco de estudo, mas o indivíduo em sua totalidade – mente, corpo e espírito.”
Esse trecho não pode, de acordo com a norma padrão e sem alterar seu sentido original, ser reescrito como consta em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

343Q46029 | Veterinária, Agentes Etiológicos, Médico Veterinário, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Alguns bovinos de determinada propriedade rural vêm apresentando progressiva perda de peso, anorexia, febre, paresia do posterior, exoftalmia, dificuldade respiratória, obstrução intestinal e agalactia. A necropsia de alguns animais revelou aumento generalizado dos linfonodos, tanto superficiais como internos. Ao corte, os linfonodos apresentavam uma superfície brancoamarelada, sem distinção entre a cortical e a medular. Foram observadas ainda massas tumorais com o mesmo aspecto no coração, nos rins e intestinos, no abomaso, na medula espinhal e no útero.

A partir dessas informações, julgue os itens de 61 a 70.

O ciclo replicativo do agente etiológico é dividido em duas fases: a primeira fase, que ocorre após a penetração e o desnudamento, envolve a síntese de uma cópia de DNA a partir do genoma RNA e posterior integração na célula hospedeira; a segunda fase envolve a síntese e o processamento de mRNAs e a síntese de proteínas virais.
  1. ✂️
  2. ✂️

344Q46130 | Veterinária, Médico Veterinário, UEPA, UFPA, 2017

Analise as afirmativas abaixo:

I Os cães toleram uma glossectomia de no máximo 10% da língua rostral, visto que amputações maiores do que isso impossibilitam os animais de se alimentar.
II Mucoceles salivares podem ser tratadas por meio da excisão das glândulas salivares.
III Para a resolução de um caso de mucocele, as glândulas salivares mandibular e sublingual devem ser excisadas juntas, pois a glândula sublingual se associa intimamente com o ducto da glândula salivar mandibular e a remoção de uma traumatizaria a outra.
IV Hemimandibulectomias são mais bem toleradas por gatos do que por cães.

Estão CORRETAS as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

345Q46136 | Veterinária, Médico Veterinário, UEPA, UFPA, 2017

Sobre as técnicas e afecções cirúrgicas do trato respiratório em cães e gatos é CORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

346Q46038 | Veterinária, Avicultura, Médico Veterinário, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Quanto à produção de aves, julgue os itens que se seguem.

Na restrição alimentar quantitativa de frangos de corte, a ordem prioritária do processo de mobilização de energia corporal é glicólise, lipólise e proteólise.
  1. ✂️
  2. ✂️

347Q46407 | Português, Médico Veterinário, SES MG, FUNCAB

Texto associado.
                                           Uma velhinha 

     Quem me dera um pouco de poesia, esta manhã, de simplicidade, ao menos para descrever a velhinha do Westfália! É uma velhinha dos seus setenta anos, que chega todos os dias ao Westfália (dez e meia, onze horas), e tudo daquele momento em diante começa a girar em torno dela. Tudo é para ela. Quem nunca antes a viu, chama o garçom e pergunta quem ela é. Saberá, então, que se trata de uma velhinha “de muito valor", professora de inglês, francês e alemão, mas “uma grande criadora de casos". 

      Não é preciso perguntar de que espécie de casos, porque, um minuto depois, já a velhinha abre sua mala de James Bond, de onde retira, para começar, um copo de prata, em seguida, um guardanapo, com o qual começa a limpar o copo de prata, meticulosamente, por dentro e por fora. Volta à mala e sai lá de dentro com uma faca, um garfo e uma colher, também de prata. Por último o prato, a única peça que não é de prata. Enquanto asseia as “armas" com que vai comer, chama o garçom e manda que leve os talheres e a louça da casa. Um gesto soberbo de repulsa. 

      O garçom (brasileiro) tenta dizer alguma coisa amável, mas ela repele, por considerar (tinha razão) a pronúncia defeituosa. E diz, em francês, que é uma pena aquele homem tentar dizer todo dia a mesma coisa e nunca acertar. Olha-nos e sorri, absolutamente certa de que seu espetáculo está agradando. Pede um filet e recomenda que seja mais bem do que malpassado. Recomenda pressa, enquanto bebe dois copos de água mineral. Vem o filet e ela, num resmungo, manda voltar, porque está cru. Vai o filet, volta o filet e ela o devolve mais uma vez alegando que está assado demais. Vem um novo filet e ela resolve aceitar, mas, antes, faz com os ombros um protesto de resignação. 

      Pela descrição, vocês irão supor que essa velhinha é insuportável. Uma chata. Mas não. É um encanto. Podia ser avó da Grace Kelly. Uma mulher que luta o tempo inteiro pelos seus gostos. Não negocia sua comodidade, seu conforto. Não confia nas louças e nos talheres daquele restaurante de aparência limpíssima. Paciência, traz de sua casa, lavados por ela, a louça, os talheres e o copo de prata. Um dia o garçom lhe dirá um palavrão? Não acredito. A velhinha tão bela e frágil por fora, magrinha como ela é, se a gente abrir, vai ver tem um homem dentro. Um homem solitário, que sabe o que quer e não cede “isso" de sua magnífica solidão. 

(MARIA, Antônio. “Com Vocês, Antônio Maria". Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1964, p. 262.) 
“Volta à mala e sai lá de dentro com uma faca...” (§ 2)

No fragmento acima, o acento indicativo da crase é de emprego obrigatório, pelas normas da língua culta. Das alterações feitas na redação do fragmento, é facultativo empregar o acento indicativo da crase em: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

348Q46177 | Veterinária, Médico Veterinário, UFF, COSEAC, 2017

Em biossegurança, o descarte de carcaças é um ato que requer grande senso de responsabilidade por parte do profissional que o está executando. Sendo assim, as carcaças podem ter os seguintes destinos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

349Q35302 | Português, Médico Veterinário, IFRJ, BIO RIO

Texto associado.
SALTANDO AS MURALHAS DA EUROPA

        De um lado está a Europa da abundância econômica e da estabilidade política. De outro, além do Mediterrâneo, uma extensa faixa assolada pela pobreza e por violentos conflitos. O precário equilíbrio rompeu-se de uma vez com o agravamento da guerra civil na Síria. Da Síria, mas também do Iraque e do Afeganistão, puseram-se em marcha os refugiados. Atrás deles, ou junto com eles, marcham os migrantes econômicos da África e da Ásia. No maior fluxo migratório desde a Segunda Guerra Mundial, os desesperados e os deserdados saltam as muralhas da União Europeia.
        Muralhas? Em tempos normais, os portais da União Europeia estão abertos para os refugiados, mas fechados para os imigrantes. Não vivemos tempos normais. Os países da Europa Centro-Oriental, Hungria à frente, fazem eco à xenofobia da extrema-direita, levantando as pontes diante dos refugiados. Vergonhosamente, a Grã-Bretanha segue tal exemplo, ainda que com menos impudor.
        A Alemanha, seguida hesitantemente pela França, insiste num outro rumo, baseado na lógica demográfica e nos princípios humanitários. Angela Merkel explica a seus parceiros que a Europa precisa agir junta para passar num teste ainda mais difícil que o da crise do euro. “O futuro da União Europeia será moldado pelo que fizermos agora, alerta a primeira-ministra alemã.

(Mundo, outubro 2015)
De alguns segmentos do texto o leitor pode fazer uma série de inferências. A inferência inadequada do segmento “O precário equilíbrio rompeu-se de uma vez com o agravamento da guerra civil na Síria" é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

350Q839949 | Veterinária, Clínica Médica Veterinária, Médico Veterinário, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. A oxidação é parte anormal do metabolismo. A função e a viabilidade celular, bem como a integridade estrutural e funcional de órgãos, são prejudicadas pelo fornecimento constante de oxigênio e de glicose.

II. Na fase inicial da cinomose, acontece o acometimento do sistema linfático, que é quando o animal passa a ter o andar desorientado e tremores musculares que podem evoluir para crises de convulsões.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

351Q46428 | Enfermagem, Médico Veterinário, SES MG, FUNCAB

A Organização Mundial de Saúde estima que cerca de 2 bilhões de pessoas já tiveram contato com o vírus da hepatite B, contabilizando 325 milhões de portadores crônicos. Sobre as hepatites virais, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

352Q46222 | Veterinária, Médico Veterinário, MAPA, ESAF, 2017

O vírus da Peste Suína Clássica pertence a família viral:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

353Q46035 | Veterinária, Avicultura, Médico Veterinário, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Debates sobre a cama na produção avícola não são muito comuns, tanto no meio científico/acadêmico quanto no meio produtivo. Em consequência disso e em contraste com os avanços da avicultura, o desconhecimento dos materiais mais apropriados para serem utilizados como cama e suas respectivas propriedades são mencionados como um dos grandes entraves a um maior desenvolvimento da atividade.

Fabio José Paganini. In: Produção de frangos de corte, Facta, 2004 (com adaptações).

Com relação à cama de frango na avicultura, julgue os itens a seguintes.

Para se evitar a presença de celulite aviária, é aconselhável que a cama seja feita de material grosseiro, que evita acúmulo de matéria orgânica no galpão e lesões na pele das aves.
  1. ✂️
  2. ✂️

354Q46306 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Pinhais PR, FAFIPA

É benzodiazepínico de escolha para uso como miorrelaxante de ação central
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

355Q46252 | Informática, Médico Veterinário, Prefeitura de Pinhais PR, FAFIPA

Programa que acompanha o Windows e é utilizado para eliminar arquivos desnecessários, como, por exemplo, arquivos temporários, arquivos da lixeira, temporários da internet, entre outros, esta é a função do(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

356Q46298 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Pinhais PR, FAFIPA

Bordetella bronchiseptica causa em cães a chamada tosse dos canis. Esta doença raramente afeta gatos, é causada por um adenovirus tipo 2 e
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

357Q46160 | Legislação Federal, Médico Veterinário, UFPA, UFPA, 2017

A melhoria da eficiência, eficácia e qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão e a racionalização e efetividade dos gastos com capacitação são finalidades previstas no Decreto nº 5.707, de 23 de fevereiro de 2006, que instituiu a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e regulamenta dispositivos da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. As demais finalidades dos serviços públicos, por exigência do referido Decreto, são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

358Q46254 | Informática, Médico Veterinário, Prefeitura de Pinhais PR, FAFIPA

Com relação aos sublinhados em um documento do Microsoft Word 2010 (instalação padrão português – Brasil), assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

359Q46032 | Veterinária, Avicultura, Médico Veterinário, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Debates sobre a cama na produção avícola não são muito comuns, tanto no meio científico/acadêmico quanto no meio produtivo. Em consequência disso e em contraste com os avanços da avicultura, o desconhecimento dos materiais mais apropriados para serem utilizados como cama e suas respectivas propriedades são mencionados como um dos grandes entraves a um maior desenvolvimento da atividade.

Fabio José Paganini. In: Produção de frangos de corte, Facta, 2004 (com adaptações).

Com relação à cama de frango na avicultura, julgue os itens a seguintes. Cama é todo material distribuído sobre o piso de galpões para servir de leito às aves.
  1. ✂️
  2. ✂️

360Q46048 | Veterinária, Bovinocultura, Médico Veterinário, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

No que concerne às características técnicas de um projeto de construção e instalação de um abatedouro frigorífico de bovinos, julgue os itens de 71 a 80.

Dentro da sala de abate, a iluminação pode ser natural ou artificial, desde que a iluminação artificial seja de coloração azul (da área de insensibilização até o início dos procedimentos de esfola), com o objetivo de minimizar a condição de estresse pré-abate que são submetidos os animais nesses pontos.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.