Questões de Concursos Médico Veterinário

Resolva questões de Médico Veterinário comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

561Q908837 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de São Martinho da Serra RS, FUNDATEC, 2024

A Rinotraqueíte Infecciosa dos Bovinos (RIB) é uma doença infecciosa geralmente transmitida por meio de aerossóis. O agente se replica nas membranas mucosas do trato respiratório superior e é eliminado, em grande quantidade, nas secreções nasais. Os animais afetados desenvolvem temperatura elevada e secreção nasal acompanhadas de anorexia. Frequentemente, estão presentes conjuntivite, secreção lacrimal e opacidade da córnea. Em relação à RIB, analise as assertivas a seguir:

I. O herpes-vírus bovino 1 (HVB-1) é o agente causal da RIB.

II. As lesões oculares citadas também podem ser observadas nos casos de ceratoconjuntivite infecciosa dos bovinos.

III. A vacina contendo amostras de Moraxella bovis impede o desenvolvimento das lesões oculares causadas pelo HVB-1.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

562Q908376 | Veterinária, Vigilância Internacional, Médico Veterinário, Prefeitura de Piraquara PR, UNIVIDA, 2024

Estabelecimentos que podem realizar comércio internacional de produtos de origem animal:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

564Q1005312 | Veterinária, Epidemiologia Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de São Vicente SP, IBAM, 2025

A febre aftosa é uma doença viral altamente contagiosa que afeta animais de casco fendido, como bovinos, suínos, ovinos e caprinos. Ela causa grandes perdas econômicas devido à queda na produtividade, limitações no comércio internacional e necessidade de medidas rigorosas de controle. Em uma propriedade rural de grande porte, localizada em área anteriormente livre com vacinação, um surto foi detectado após a introdução irregular de bovinos adquiridos em feiras livres. Os animais começaram a apresentar vesículas na boca e entre os cascos, salivação excessiva e dificuldade para se alimentar. Com base nas informações apresentadas, analise os itens a seguir e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso.

(__)A febre aftosa é causada por um vírus do gênero Aphthovirus, pertencente à família Picornaviridae.
(__)O controle da febre aftosa em zonas livres com vacinação dispensa a notificação obrigatória dos casos suspeitos.
(__)Bovinos doentes apresentam sinais como febre, lesões vesiculares na boca, língua e cascos, além de salivação intensa.
(__)A vacinação é uma das estratégias mais importantes na erradicação da febre aftosa em áreas endêmicas.
(__)O homem pode contrair febre aftosa comumente, sendo considerada uma zoonose de alto risco.

Agora, selecione a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

565Q908841 | Veterinária, Clínica Médica Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de São Martinho da Serra RS, FUNDATEC, 2024

Algas são microrganismos eucarióticos, saprofíticos que estão amplamente distribuídos no meio ambiente, especialmente na água. Prototheca zopfii é uma alga sem coloração, associada à doença nas espécies canina e bovina. Essa alga cresce aerobiamente e no meio de ágar-sangue, formando colônias semelhantes às das leveduras. As infecções causadas por essa alga são oportunísticas. P. zopfii, nas vacas, está implicada como um dos agentes de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

566Q905010 | Veterinária, Leite e Derivados, Médico Veterinário, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

A fraude no leite é uma prática ilícita que envolve adulterações na composição do produto, como diluição com água, adição de substâncias químicas ou mistura com outros líquidos. Essas fraudes prejudicam a qualidade e a segurança alimentar, além de afetarem a confiança do consumidor na indústria láctea. Medidas rigorosas de fiscalização e controle são essenciais para detectar e evitar essas irregularidades.
De acordo com a Instrução Normativa nº 62/2011 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), qual das seguintes práticas é comumente utilizada pelos órgãos de fiscalização para detectar fraudes no leite?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

567Q978793 | Veterinária, Epidemiologia Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

O controle sanitário de enfermidades infecciosas de alto impacto na saúde animal e na saúde pública envolve estratégias de vacinação, produção de antígenos diagnósticos e aplicação de soros hiperimunes. A atuação do médico veterinário nesse contexto exige conhecimento técnico sobre os agentes etiológicos, os mecanismos imunológicos envolvidos e as medidas preventivas adotadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), com foco em doenças como a brucelose, raiva, peste suína, micoplasmose e doença de Newcastle, entre outras.
Associe as doenças listadas às suas características e aplicações em programas sanitários:

1. Vacinação de rotina obrigatória em cães e animais de produção; vírus neurotrópico, com transmissão por mordedura.
2. Bactéria do gênero Brucella, de importância zoonótica; o controle inclui vacinação de bezerras com cepa B19.
3. Vírus de aves de alta transmissibilidade, com sinais respiratórios e nervosos, controlado com vacina viva ou inativada.
4. Doença bacteriana crônica que compromete o trato respiratório de aves, causada por Mycoplasma gallisepticum.
5. Enfermidade viral de suínos, de notificação obrigatória e erradicada no Brasil, mas com vigilância constante.

( ) Doença de Newcastle ( ) Brucelose ( ) Peste suína clássica ( ) Micoplasmose aviária ( ) Raiva

Assinale a sequência CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

568Q908839 | Veterinária, Doenças Infecciosas, Médico Veterinário, Prefeitura de São Martinho da Serra RS, FUNDATEC, 2024

A bronquite infecciosa das aves, causada pelo Vírus da Bronquite Infecciosa (VBI), é uma doença altamente contagiosa e, economicamente, com distribuição mundial, que afeta os sistemas respiratório, reprodutivo e renal das aves, sendo os frangos seus principais hospedeiros. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o gênero do vírus causador da bronquite infecciosa das aves.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

569Q903033 | Veterinária, Médico Veterinário, UFAM, COMVEST UFAM, 2024

Sobre o grau de invasividade de um procedimento conduzido em um animal, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

570Q901340 | Veterinária, Microbiologia em Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024

Em um frigorífico de bovinos, é o método de amostragem mais adequado para coletar amostras de carne moída para análise microbiológica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

571Q1031485 | Veterinária, Anatomia e Fisiologia Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Em anatomia animal, é correto afirmar que o osso conhecido como tálus é encontrado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

572Q907350 | Informática, Sítios de busca e pesquisa na Internet, Médico Veterinário, Prefeitura de Biguaçu SC, IESES, 2024

Qual das alternativas a seguir é uma estratégia eficaz para melhorar os resultados de pesquisa no Google?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

573Q980842 | Veterinária, Epidemiologia Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

Qual das seguintes estratégias representa uma ação primária no âmbito da medicina veterinária preventiva, com o objetivo de reduzir a incidência de doenças infecciosas em uma população animal?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

574Q910711 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

O leite é um alimento bem conhecido dos brasileiros e muito consumido, assim definimos este produto como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

575Q905695 | Veterinária, Abatedouro, Médico Veterinário, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

A inspeção post mortem é um processo muito importante para garantir a qualidade do produto que chega ao consumidor final. Quando o caso for tuberculose, na inspeção post mordem, a carcaça animal pode ser destinada à esterilização pelo calor na seguinte situação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

576Q905475 | Veterinária, Abatedouro, Médico Veterinário, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Conforme a Instrução Normativa Nº 77, de 26 de novembro de 2018, do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. São atribuições do médico veterinário responsável técnico por uma propriedade de produção leiteira:


I- O controle sistemático de parasitoses.


II- O controle sistemático de mastites.


III- O controle de brucelose (Mycobacterium bovis) e tuberculose (Brucella abortus), respeitando-se as normas e procedimentos estabelecidos no Regulamento Técnico do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal.


É CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

577Q903035 | Veterinária, Médico Veterinário, UFAM, COMVEST UFAM, 2024

Segundo o anexo da Orientação Técnica 12, de 8 de maio de 2018, do CONCEA, “O bem-estar animal pode ser aplicado para avaliar e melhorar a qualidade de vida de um indivíduo ou de um grupo das mais diferentes espécies e nas mais variadas situações, auxiliando na elaboração de normas e protocolos que visem melhores práticas na utilização de animais.” Sobre o assunto, considere as seguintes afirmativas:

I. A saúde é um componente chave para o bem-estar animal, mas animais sadios podem apresentar comportamento anormal se o ambiente não permitir a expressão do comportamento natural da espécie.
II. Considera-se bem-estar de um animal o conforto e a saúde física. A saúde mental do animal é desconsiderada para verificação do bem-estar animal, pois são mensurações que não afetam a capacidade de sobrevivência e de produção animal.
III. Nos animais, a espécie, a raça, o sexo e a idade são fatores dispensáveis para avaliação do bem-estar.
IV. O bem-estar animal refere-se a um estado absoluto e classifica-se em “avaliação positiva” e “avaliação negativa”.
V. É fundamental o conhecimento da biologia e o etograma de cada espécie utilizada e a capacitação da equipe para que tanto as respostas fisiológicas consequentes à dor como as respostas comportamentais sejam utilizadas para o reconhecimento da dor dos animais.

Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

578Q901344 | Veterinária, Leite e Derivados, Médico Veterinário, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024

Em uma análise de leite cru, foi detectada a presença de células somáticas em um nível superior ao limite legal. A interpretação mais adequada para este resultado é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

579Q905700 | Veterinária, Leite e Derivados, Médico Veterinário, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

Analise o texto a seguir.

Leite ____ é um leite homogeneizado submetido a uma temperatura entre _____ durante _____ segundos mediante processo térmico de fluxo contínuo e, imediatamente, resfriado a uma temperatura inferior a ____ e envasado sob condições assépticas em embalagens estéreis e hermeticamente fechadas.

Marque a opção que preenche CORRETA e respectivamente as lacunas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

580Q905476 | Veterinária, Clínica Médica para Pequenos Animais, Médico Veterinário, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

O Tumor Venéreo Transmissível (TVT) canino é classificado como uma das neoplasias mais frequentes em cães, principalmente naqueles que são semidomicialiados, errantes e que não são castrados. É uma neoplasia de células redondas ou mesenquimais, que acontece através da transplantação de células tumorais durante o coito ou lambedura. Mas também pode acontecer por contato com a área do animal contaminado. Em relação ao tumor venéreo transmissível, com qual medicamento é preconizado o tratamento quimioterápico citotóxico?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.