Questões de Concursos Médico Veterinário

Resolva questões de Médico Veterinário comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

601Q1029322 | Veterinária, Reprodução, Médico Veterinário, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

O ciclo menstrual conta com a participação de múltiplos hormônios, que são produzidos em diferentes locais do corpo. Assinale a opção que indica o local de produção do hormônio foliculoestimulante (FSH) e do hormônio luteinizante (LH).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

602Q911623 | Veterinária, Órgãos Relacionados e Planos Nacionais, Médico Veterinário, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

A Febre Aftosa é uma doença de notificação obrigatória conforme o Código Sanitário para Animais Terrestres da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e a Instrução Normativa nº 50/2013 do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

Sobre a Febre Aftosa é correto afirmar que:

I. É causada por um vírus altamente contagioso, com impacto econômico significativo, acometendo principalmente os animais de produção como bovinos, suínos, caprinos, ovinos e outros animais, em especial os de cascos bipartidos (cascos fendidos). A doença é raramente fatal em animais adultos, mas pode causar mortalidade entre os animais jovens.

II. O vírus da febre aftosa pertence à família Picornaviridae, gênero Aphtovirus. Atualmente, existem seis sorotipos diferentes que são endêmicos em algumas partes do mundo: A, O, SAT1, SAT2, SAT3 e Asia1.

III. Segundo a OMSA, a gravidade da enfermidade está relacionada à facilidade com que o vírus pode se disseminar. As espécies susceptíveis são aquelas da subordem Ruminantia e da família Suidae, da ordem Artiodactyla.

IV. O vírus é encontrado em todas as secreções e excreções do animal infectado e pode ser transmitido pelas vias direta (contato entre animais, aerossóis e suas secreções e excreções, sangue e sêmen) ou indireta (água, alimentos, fômites, trânsito de pessoas, equipamentos, materiais, veículos, vestuários, produtos, alimentos de origem animal), entrando no organismo por inalação, ingestão ou abrasão de pele ou mucosas.


Estão CORRETAS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

603Q905006 | Veterinária, Clínica Cirúrgica e Anestesiologia para Pequenos Animais, Médico Veterinário, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

Durante cirurgias em pequenos animais, é crucial garantir que a profundidade da anestesia seja monitorada de forma precisa e contínua, a fim de assegurar a segurança e o conforto do paciente.
Nesse contexto, qual das seguintes técnicas é comumente empregada para essa finalidade?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

604Q992855 | Veterinária, Clínica Médica para Pequenos Animais, Médico Veterinário, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Considere a seguinte situação abaixo:
Um médico veterinário recebe em sua clínica um animal com sinais clínicos de uma doença rara. Após o atendimento, o veterinário registra detalhadamente os sinais clínicos, o tratamento aplicado e a resposta do animal ao tratamento. Esses registros são posteriormente utilizados em um estudo de caso publicado em uma revista científica.

Considerando a situação descrita, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

605Q978792 | Veterinária, Reprodução, Médico Veterinário, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Analise as afirmativas abaixo relacionadas ao sistema reprodutor de machos e fêmeas em animais domésticos:

I. O hormônio luteinizante (LH) estimula a ovulação e a formação do corpo lúteo nas fêmeas e a produção de testosterona nos machos.

II. A endometrite é uma inflamação do endométrio, comumente causada por contaminações pós-cobertura ou pós-parto, afetando a fertilidade da fêmea.

III. A criptorquidia é uma alteração comum em machos bovinos, que compromete a espermatogênese no testículo não descido, podendo ser hereditária.

IV. A ocitocina, secretada pela neuro-hipófise, promove a ejeção do leite e as contrações uterinas no parto.

Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

606Q904649 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

Sobre os conceitos de epidemiologia aplicada à medicina veterinária, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

607Q1005320 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de São Vicente SP, IBAM, 2025

A avicultura industrial moderna depende de um equilíbrio preciso entre nutrição, genética e ambiente. A formulação de rações para frangos de corte deve considerar não apenas os requisitos energéticos e proteicos, mas também o fornecimento de aditivos que otimizem a conversão alimentar. Em um sistema de criação intensivo no Centro-Oeste, o veterinário responsável observou aumento na conversão alimentar e queda no ganho de peso médio diário. Após análise, constatou-se que a ração utilizada na fase inicial estava deficiente em aminoácidos essenciais como lisina e metionina, além da ausência de aditivos que favorecem o desenvolvimento intestinal, como os __________.

Agora, selecione a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

608Q908838 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de São Martinho da Serra RS, FUNDATEC, 2024

Urolitíase é uma alteração clínica definida como a formação de cálculos no trato urinário. O quadro clínico observado quando há obstrução da passagem da urina por cálculos denomina-se urolitíase obstrutiva. Em relação a essa doença em ruminantes, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A principal causa de urolitíase em ruminantes alimentados com concentrados é o aporte excessivo de fósforo com desequilíbrio na relação Ca e P da dieta que aumentam a fosfatemia e, consequentemente, a eliminação de fosfatos pela urina.

( ) O valor do pH da urina é um fator importante, uma vez que os fosfatos precipitam quando o pH é alcalino, o que ocorre normalmente nos ovinos.

( ) Pela conformação da uretra, a obstrução ocorre, quase que exclusivamente, nos machos.

( ) Em bovinos, a localização mais frequente da obstrução da uretra é na flexura sigmoide.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

610Q980830 | Saúde Pública, Meio Ambiente e Saúde Pública, Médico Veterinário, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

Qual das seguintes estratégias representa a abordagem mais sustentável e eficaz a longo prazo para o controle de vetores transmissores de zoonoses em áreas urbanas, visando a proteção da saúde animal e humana?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

611Q903048 | Veterinária, Médico Veterinário, UFAM, COMVEST UFAM, 2024

O Guia Brasileiro de Produção, Manutenção ou Utilização de animais em Atividades de Ensino ou Pesquisa Científica trata, no capítulo 13, dos estudos conduzidos com animais silvestres mantidos fora de instalações. Analise as seguintes afirmativas:

I. A CEUA deve garantir que as necessidades etológicas, biológicas, fisiológicas, nutricionais, higiênico-sanitárias e psicológicas dos animais sejam atendidas durante todo o período da pesquisa.
II. Os projetos de ensino e/ou de pesquisa científica que objetivem apenas observações, sem qualquer manipulação ou intervenção no manejo dos animais não precisam ser autorizados pela CEUA pertinente.
III. São consideradas instalações temporárias aquelas onde o animal pode permanecer por um curto período, apenas o suficiente para sua recuperação ou retorno a suas habilidades naturais de comportamento e sobrevida.
IV. A CEUA deve elaborar um plano de contingência para casos de fuga ou de acidentes com outros animais, humanos ou não humanos, relacionados com as atividades de ensino ou pesquisa.

Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

612Q906910 | Português, Advérbios, Médico Veterinário, Prefeitura de Quebrangulo AL, ADM TEC, 2024

Texto associado.

Escolas do futuro são escolas 'low tech'

Materiais físicos impulsionam habilidades motoras, criatividade e imaginação

2. mai. 2024 | José Ruy Lozano

Chamou a atenção da imprensa, no ano passado, o fato de que o sistema público1 de educação da Suécia decidiu voltar a usar livros e cadernos físicos2, como material didático obrigatório, no lugar de tablets e lap tops. As razões apresentadas pelos suecos3 são várias, mas passam pela aprendizagem da leitura e pela manutenção da capacidade de concentração dos estudantes4. Em ambos os casos, os materiais físicos apresentam resultados muito melhores.

Os escandinavos não estão sozinhos. Já forma uma longa fileira a lista de países desenvolvidos que ________ [vem/vêm] progressivamente abandonando equipamentos digitais e retornando ao papel e à caneta. As autoridades educacionais desses países baseiam-se em pesquisas científicas recorrentes, que apontam não só a melhoria do rendimento acadêmico como também o desenvolvimento mais adequado de habilidades motoras e o impulso à criatividade e à imaginação, sempre mais bem estimuladas pelo uso de materiais físicos nas escolas.

Não há que se imaginar a escola contemporânea totalmente desconectada do mundo digital. Evidentemente, salas de aulas com computador e conexão à internet, que permitam a exibição de materiais visuais diversos, além de espaços com equipamentos digitais para pesquisa online, mostram-se indispensáveis no mundo de hoje. A tecnologia digital, no entanto, não é fetiche ou panaceia. Ela não só não é capaz de solucionar problemas, como, por vezes, termina por ampliá-los.

Jonathan Haidt, professor da Universidade de Nova York, publicou dados alarmantes em seu novo livro, "The Anxious Generation" (A Geração Ansiosa”), que aborda a deterioração da saúde mental de crianças e adolescentes a partir de 2010. Quadros de depressão, ansiedade, automutilação e suicídio ________ [tem/têm] aumentado dramaticamente desde então. Não à toa, é justamente a partir de 2010 que se dá a generalização do uso das redes sociais, notadamente o Instagram, difundindo-se entre os mais jovens.

Ao largo das pressões negativas do mundo virtual, que captura a atenção dos mais jovens, corrói sua capacidade de concentração e os transforma em objetos manipulados por algoritmos, educadores_________ [tem/têm] reiterado a necessidade da redescoberta das relações de proximidade e do mundo físico. Nas mais renomadas escolas do Vale do Silício, na Califórnia, onde estudam os filhos dos executivos das grandes corporações mundiais de tecnologia, há poucas telas de LED e muitas ferramentas. No lugar do computador, lápis e caneta, mas também martelo, chave de fenda, pincel. A educação "mão na massa", com objetos e materiais físicos, predomina em relação a dispositivos eletrônicos.

Diante da revolução representada pelo Big Data e pelas inteligências artificiais, devemos nos manter firmes como educadores que visam produzir conhecimento, não apenas reproduzir o que está armazenado nas bases de dados de governos e de empresas. Afinal, a educação não é apenas dar acesso a informações, mas principalmente fazer refletir e questionar a partir das informações que acessamos.

José Ruy Lozano - Sociólogo e educador, é autor de livros didáticos e membro da Comunidade Reinventando a Educação (Core).

LOZANO, José Ruy. Escolas do futuro são escolas "low tech”. Folha de São Paulo, 02 de maio de 2024. Disponível em: htips://wwwT folha.uol.com.br/opiniao/2024/05/escolasdo-futuro-sao-escolas-low-tech.shtml. Acesso em: 05 mai. 2024. Adaptado.

Os advérbios presentes na expressão “sempre mais bem estimuladas" veiculam, respectivamente, as ideias

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

613Q1042595 | Veterinária, Nutrição, Médico Veterinário, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Os ruminantes possuem algumas modificações em seu sistema digestório, que surgiram principalmente devido ao tipo de dieta desses animais, baseada na ingestão de grandes quantidades de fibras.
Assinale a opção que indica uma modificação do trato gastrointestinal dos ruminantes.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

614Q1029320 | Veterinária, Anatomia e Fisiologia Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Assinale a opção que indica a função principal do surfactante pulmonar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

615Q1029324 | Veterinária, Vigilância Internacional, Médico Veterinário, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

De acordo com a Lei nº 9.782/1999, que define o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária pode delegar aos Estados e Municípios a execução de algumas atribuições.
Assinale a opção que indica uma dessas atribuições.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

617Q989745 | Veterinária, Clínica Médica para Pequenos Animais, Médico Veterinário, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Acerca do atendimento de urgências em clínicas veterinárias, julgue as frases abaixo.

I. Na abordagem inicial de um animal em estado crítico, a avaliação do sistema cardiovascular deve preceder qualquer procedimento invasivo.
II. Em casos de trauma, a estabilização da coluna vertebral é desnecessária até que se confirme a existência de lesões neurológicas.
III. A oxigenoterapia é indicada para animais com insuficiência respiratória evidente e não como medida preventiva.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) seguinte(s) proposição(ões).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

618Q980831 | Veterinária, Epidemiologia Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

No protocolo de investigação de um surto de toxinfecção alimentar em uma comunidade após um evento com consumo de alimentos de origem animal, qual dos seguintes elementos é fundamental para a elaboração de um parecer de informe técnico veterinário preciso e conclusivo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

619Q903042 | Veterinária, Médico Veterinário, UFAM, COMVEST UFAM, 2024

O Guia Brasileiro de Produção, Manutenção ou Utilização de Animais em Atividades de Ensino ou Pesquisa Científica trata, no capítulo 12, da utilização de aves domésticas de interesse comercial usadas em ensino e pesquisa. Analise as seguintes afirmativas:

( ) Deve haver cortinas nas laterais do aviário, pelo lado de dentro, que poderão ser de plástico especial trançado, lona ou PVC, fixadas na metade da mureta e que ultrapassem o bandô (em aproximadamente 30cm).
( ) A vacinação contra a doença de Marek deve ser feita na chegada das aves no galpão.
( ) Para a manutenção ou experimentação com aves localmente adaptadas ou não, a CEUA deve analisar os níveis nutricionais ofertados pela ração, observando a compatibilidade com as exigências de manutenção das aves e assegurando o bem estar.
( ) O manuseio das aves é feito pelos pés e só é permitido carregar duas aves por vez. Para essa “captura”, usam-se as duas mãos para prender as asas e evitar suas fraturas.
( ) Toda a criação deve estar submetida ao controle sanitário para a doença de Newcastle, Influenza aviária, salmoneloses e micoplasmoses. ( ) Por ser uma prática rotineira, a debicagem e muda induzida (ou “forçada”), não é necessária aprovação da CEUA para essas práticas.

Identificando com “V” as afirmativas verdadeiras e com “F” as falsas, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

620Q903047 | Veterinária, Médico Veterinário, UFAM, COMVEST UFAM, 2024

Sobre a colocação de fístula ruminal em bovinos, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.