Início

Questões de Concursos Médico Veterinário

Resolva questões de Médico Veterinário comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


621Q903034 | Veterinária, Médico Veterinário, UFAM, COMVEST UFAM, 2024

A Lei 13.426, de 30 de março de 2017, dispõe sobre a política de controle da natalidade de cães e gatos em todo território nacional, mediante esterilização permanente por cirurgia ou por outro procedimento que garanta eficiência, segurança e bem-estar ao animal. Para aplicação da lei, deve ser levado em conta, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

622Q985529 | Veterinária, Normas, Médico Veterinário, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

Conforme o Decreto nº 9.013/2017 – RIISPOA, sobre a inspeção ante mortem, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) É permitido o abate de animais desacompanhados de documentos de trânsito.

( ) É obrigatória a realização do exame ante mortem dos animais destinados ao abate por servidor competente do Serviço de Inspeção Federal (SIF).

( ) O exame ante mortem deve ser realizado no maior tempo possível após a chegada dos animais ao estabelecimento e ao abate.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

624Q1005320 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de São Vicente SP, IBAM, 2025

A avicultura industrial moderna depende de um equilíbrio preciso entre nutrição, genética e ambiente. A formulação de rações para frangos de corte deve considerar não apenas os requisitos energéticos e proteicos, mas também o fornecimento de aditivos que otimizem a conversão alimentar. Em um sistema de criação intensivo no Centro-Oeste, o veterinário responsável observou aumento na conversão alimentar e queda no ganho de peso médio diário. Após análise, constatou-se que a ração utilizada na fase inicial estava deficiente em aminoácidos essenciais como lisina e metionina, além da ausência de aditivos que favorecem o desenvolvimento intestinal, como os __________.

Agora, selecione a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

625Q908842 | Veterinária, Intoxicações, Médico Veterinário, Prefeitura de São Martinho da Serra RS, FUNDATEC, 2024

Caruru é o nome popular de diversas espécies do gênero Amaranthus spp. Casos de intoxicação causada pela ingestão do caruru têm sido relatados em bovinos, ovinos e suínos. A morbidade nos surtos pode variar de 5-40% e a letalidade é alta, podendo chegar a 100%. Embora não esteja perfeitamente esclarecido o princípio ativo da planta, sua toxicidade está associada à presença de cristais de oxalatos. Essa planta está envolvida nos casos de intoxicação por sua ação:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

626Q1082933 | Veterinária, Avicultura, Médico Veterinário, Prefeitura de Cuparaque MG, Máxima, 2025

Em granjas frente à Doença de Newcastle, qual conjunto compõe estratégia sanitária coerente com sistemas comerciais?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

627Q989754 | Veterinária, Clínica Médica para Pequenos Animais, Médico Veterinário, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Sobre patologias cardíacas em cães, avalie as afirmações abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS.

1.(__) A cardiomiopatia dilatada é mais comum em raças pequenas.
2.(__) A doença valvar mitral é predominante em cães idosos e de raças pequenas.
3.(__) A estenose aórtica é uma condição congênita que não tem tratamento.

A sequência CORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

628Q980828 | Veterinária, Saúde Pública, Médico Veterinário, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

Um surto de uma nova variante de influenza aviária altamente patogênica (IAAP) é detectado numa granja de produção de aves de corte localizada em uma região com alta densidade de propriedades rurais e intensa movimentação de veículos de transporte de animais e produtos. Diante dessa situação, qual das seguintes estratégias de controle e fiscalização sanitária, implementada de forma integrada e coordenada entre os órgãos de saúde animal e saúde pública, demonstra ser a abordagem mais eficaz e abrangente para mitigar o risco de disseminação da doença para outras aves e, principalmente, para a população humana?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

629Q978792 | Veterinária, Reprodução, Médico Veterinário, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Analise as afirmativas abaixo relacionadas ao sistema reprodutor de machos e fêmeas em animais domésticos:

I. O hormônio luteinizante (LH) estimula a ovulação e a formação do corpo lúteo nas fêmeas e a produção de testosterona nos machos.

II. A endometrite é uma inflamação do endométrio, comumente causada por contaminações pós-cobertura ou pós-parto, afetando a fertilidade da fêmea.

III. A criptorquidia é uma alteração comum em machos bovinos, que compromete a espermatogênese no testículo não descido, podendo ser hereditária.

IV. A ocitocina, secretada pela neuro-hipófise, promove a ejeção do leite e as contrações uterinas no parto.

Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

630Q1048501 | Veterinária, Patologia Clínica Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Sobre as diferenças entre o músculo liso, músculo estriado esquelético e músculo cardíaco, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

631Q901338 | Veterinária, Defesa Sanitária, Médico Veterinário, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024

Um tanque de leite cru apresenta as seguintes características:

• Temperatura de 30°C;

• Acidez titulavel de 22°Dornic;

• Presença de células somáticas em quantidade superior ao limite legal.

Considerando os critérios de inspeção de leite e derivados, a classificação sanitária mais adequada para este leite é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

633Q980830 | Saúde Pública, Meio Ambiente e Saúde Pública, Médico Veterinário, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

Qual das seguintes estratégias representa a abordagem mais sustentável e eficaz a longo prazo para o controle de vetores transmissores de zoonoses em áreas urbanas, visando a proteção da saúde animal e humana?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

634Q978789 | Veterinária, Normas, Médico Veterinário, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Em um frigorífico de médio porte, o Médico Veterinário responsável pela inspeção sanitária realiza a avaliação dos produtos de origem animal destinados ao consumo humano. Durante a inspeção, ele observa aspectos relacionados às condições higiênico-sanitárias do abate, armazenamento e transporte dos produtos. Além disso, verifica a presença do selo de inspeção nos produtos finalizados, que atesta a conformidade com os padrões estabelecidos pelos órgãos reguladores. No entanto, ele também encontra produtos artesanais destinados à comercialização local, que não apresentam o selo e possuem processos de produção menos formalizados.
Considerando essa rotina, assinale a alternativa INCORRETA sobre a inspeção de produtos de origem animal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

635Q903041 | Veterinária, Médico Veterinário, UFAM, COMVEST UFAM, 2024

Os resíduos resultantes da rotina operacional de uma instalação animal exigem tratamentos específicos. O gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) é constituído por um conjunto deprocedimentos de gestão, visando minimizar os riscos inerentes à saúde humana e animal, assim como à proteção ao meio ambiente. Sobre o assunto, considere as seguintes afirmativas:

I. Os materiais perfurocortantes devem ser descartados separadamente, no local de sua geração, imediatamente após o uso ou necessidade de descarte.
II. Os animais que tenham vindo a óbito por causa natural e/ou desconhecida, antes da utilização em experimentação, devem ser submetidos à necropsia e, posteriormente, incinerados.
III. Resíduos provenientes de atividade de vacinação, como vacinas de microrganismos vivos, atenuados ou inativados, são classificados no grupo A.
IV. O acondicionamento deve ser feito em sacos plásticos brancos, identificados com a simbologia de substância infectante, até o limite máximo de 2/3 de sua capacidade.
V. Carcaças de animais suspeitos de contaminação, devem ser acondicionadas em saco branco leitoso com o símbolo de infectante e a inscrição: "Peças Anatômicas”.

Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

636Q1048494 | Veterinária, Reprodução, Médico Veterinário, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Sobre a fertilização, o processo conhecido como capacitação espermática é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

638Q1005313 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de São Vicente SP, IBAM, 2025

A produção de suínos exige cuidados rigorosos com o manejo sanitário, especialmente nas fases iniciais da vida, como a maternidade. O médico veterinário responsável por uma granja em expansão orientou a equipe quanto à importância da colostragem adequada, do manejo correto da ambiência e da imunização dos leitões. Em uma das salas, observou-se aumento de diarreia neonatal e baixa taxa de ganho de peso diário nos leitões, o que levantou suspeita de falhas nos primeiros cuidados após o nascimento. Com base nesse contexto, qual das medidas abaixo é fundamental para reduzir a mortalidade de leitões recém-nascidos e garantir sua sanidade inicial?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

639Q896775 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Médico Veterinário, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

A imunização e a resposta imunitária são um poderoso aliado para a medicina e prevenção de doenças infecciosas, não apenas em escala individual mas também social. O processo que torna um indivíduo protegido contra determinada doença ou agente patógeno é denominado imunização, que pode ser ativa ou passiva.
Das doenças mencionadas a seguir, qual NÃO possui vacina para o uso humano?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

640Q911623 | Veterinária, Órgãos Relacionados e Planos Nacionais, Médico Veterinário, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

A Febre Aftosa é uma doença de notificação obrigatória conforme o Código Sanitário para Animais Terrestres da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e a Instrução Normativa nº 50/2013 do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

Sobre a Febre Aftosa é correto afirmar que:

I. É causada por um vírus altamente contagioso, com impacto econômico significativo, acometendo principalmente os animais de produção como bovinos, suínos, caprinos, ovinos e outros animais, em especial os de cascos bipartidos (cascos fendidos). A doença é raramente fatal em animais adultos, mas pode causar mortalidade entre os animais jovens.

II. O vírus da febre aftosa pertence à família Picornaviridae, gênero Aphtovirus. Atualmente, existem seis sorotipos diferentes que são endêmicos em algumas partes do mundo: A, O, SAT1, SAT2, SAT3 e Asia1.

III. Segundo a OMSA, a gravidade da enfermidade está relacionada à facilidade com que o vírus pode se disseminar. As espécies susceptíveis são aquelas da subordem Ruminantia e da família Suidae, da ordem Artiodactyla.

IV. O vírus é encontrado em todas as secreções e excreções do animal infectado e pode ser transmitido pelas vias direta (contato entre animais, aerossóis e suas secreções e excreções, sangue e sêmen) ou indireta (água, alimentos, fômites, trânsito de pessoas, equipamentos, materiais, veículos, vestuários, produtos, alimentos de origem animal), entrando no organismo por inalação, ingestão ou abrasão de pele ou mucosas.


Estão CORRETAS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.