Questões de Concursos Médico Veterinário

Resolva questões de Médico Veterinário comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

81Q46120 | Veterinária, Médico Veterinário, UEM, UEM, 2017

No exame ultrassonográfico do fígado de um cão, uma imagem do referido órgão aumentado de tamanho e com alterações difusas hiperecogênicas NÃO tem como diagnóstico diferencial  
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q46077 | Veterinária, Tecnologia e Inspeção de Leite e Derivados, Médico Veterinário, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Considere que na embalagem de um leite tenha sido informado que esse leite era pasteurizado, padronizado e homogeneizado e que o teste para fosfatase alcalina tenha dado positivo na análise desse leite. Com base nessas informações, julgue os itens subsequentes.
A partir da denominação homogeneizado, pode-se inferir que houve ruptura/divisão dos glóbulos de gordura do leite.
  1. ✂️
  2. ✂️

83Q46095 | Veterinária, Médico Veterinário, UEM, UEM, 2017

Você atendeu um cão apresentando tetraparesia flácida, midríase e ausência de dor à palpação epaxial. O provável diagnóstico é? 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q46099 | Veterinária, Médico Veterinário, UEM, UEM, 2017

Um líquor que apresenta pleocitose neutrofílica, glicose normal, proteína aumentada e densidade aumentada é indicativo de 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q46139 | Veterinária, Médico Veterinário, UEPA, UFPA, 2017

Sobre a classificação de fraturas é CORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q46451 | Português, Médico Veterinário, Prefeitura de São João da Barra RJ, BIO RIO

Texto associado.
                                                                  Ciclovia
 
    As ciclovias exercem um grande fascínio sobre a população em geral, em especial nos ciclistas leigos. A crença que só a segregação do ciclista em relação ao trânsito proporciona segurança no pedalar é muito enraizada. A realidade apresentada por pesquisas mostra que não é bem assim. Não resta dúvidas que ciclovias têm qualidades, mas não existe milagre e elas também apresentam seus pontos fracos. Talvez o ponto mais forte do conceito ciclovia esteja no imaginário das pessoas.  Ciclovia é uma dentre várias opções técnicas de segurança de trânsito para melhoria da vida do ciclista. Ela pode ou não ser a opção mais segura ou apropriada. Em várias situações é mais apropriado ter faixas para ciclistas, sinalização, trânsito partlhado ou mesmo não fazer absolutamente nada. Em cidades de pequeno porte ou no interior de bairros onde o trânsito é de baixa velocidade e tranquilo, ciclovias provavelmente são totalmente desnecessárias. 
    A matemátca é simples: a quase totalidade dos acidentes envolvendo ciclistas acontece em cruzamentos, portanto resolvendo estes pontos, o índice de acidentes envolvendo ciclistas pratcamente zera. E aí vem o detalhe: não existe ciclovia sem algum tipo de cruzamento. 
    Mas há outros fatores a ponderar antes de optar pela ciclovia. Para criar uma via apropriada é necessário tirar espaço de alguém, seja dos veículos motorizados ou até mesmo dos pedestres, o que faz com que processo de implementação seja realizado no mínimo com alguma espécie de atrito.
      Ciclovia é sempre a opção mais complicada de ser implementada e a mais cara. Os altos custos de sua manutenção também devem ser levados em consideração ou então o dinheiro investido será jogado no lixo.
O par de palavras abaixo que apresenta uma estrutura de classes gramaticais diferente das demais é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q46341 | Português, Interpretação de Textos, Médico Veterinário, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP, 2017

Texto associado.
A síndrome das pernas inquietas

A cena é conhecida: a pessoa está se preparando para deitar, depois de um longo dia, e, neste exato momento de descanso, as pernas começam a doer, e há uma intensa vontade de balançar os membros inferiores. Trata-se da síndrome das pernas inquietas, a SPI, um problema neurológico que acomete de 5 a 10% da população, mas é pouco reconhecido.
A denominação “pernas inquietas” se refere ao fato de o indivíduo ter que movimentar as pernas para aliviar os sintomas desconfortáveis, como dor, formigamento e ardor nas pernas, do joelho para baixo, especialmente no final do dia, e que pode piorar em períodos de repouso prolongado.
Outra pista para o diagnóstico de síndrome das pernas inquietas são os movimentos periódicos dos membros, que ocorrem à noite durante o sono, e são involuntários. É bastante percebido no dia seguinte, quando se nota o excesso de bagunça nos lençóis.
Em relação a fatores que podem agravar a síndrome, destaca-se o consumo abusivo de cafeína, um dos vilões de quem sofre desta síndrome. Por outro lado, movimentar-se (caminhar ou correr) e fazer massagem nas pernas são dicas boas para aliviar estes sintomas, e muitos dos que sofrem da síndrome das pernas inquietas, nesta hora, podem contar com os parceiros de cama para auxiliar com massagens ou outras técnicas de relaxamento.
Ainda não há formas de prevenção para a síndrome das pernas inquietas, até porque uma parte grande dos casos é hereditária. A boa notícia é que há algumas medicações que podem amenizar bastante os sintomas, como remédios das seguintes classes: agonistas dopaminérgicos, anticonvulsivante e benzodiazepínico. Como sempre, o ideal é buscar orientação de um médico familiarizado com este problema, que irá sugerir a melhor opção de tratamento ao paciente, após confirmar o diagnóstico.

FELÍCIO, André. A síndrome das pernas inquietas. Blog da Saúde. Disponível em: . Acesso em: 6 jan. 2017 (Adaptação).
Releia o trecho a seguir.
“[...] um problema neurológico que acomete de 5 a 10% da população, mas é pouco reconhecido.”
Conservando seu sentido original, esse trecho não pode ser rescrito da seguinte forma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

88Q22753 | Conhecimentos Específicos, Microrganismos, Médico Veterinário, CEAGESP, VUNESP

Assinale a alternativa que corresponde ao microrganismo cujos esporos podem permanecer viáveis durante vários anos no solo ou nas pastagens.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q46049 | Veterinária, Bovinocultura, Médico Veterinário, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Com relação à produção de vacas leiteiras, julgue os itens a seguir.

O balanço energético negativo ocorre no início da lactação em vacas leiteiras de alta produção, quando a energia líquida consumida na dieta é menor que a requerida para mantença e lactação. Com isso, ocorre a mobilização de reservas corporais adquiridas durante o final da lactação anterior e no período não lactante.
  1. ✂️
  2. ✂️

90Q46092 | Veterinária, Médico Veterinário, UEM, UEM, 2017

Você atendeu um cão de 3 anos de idade, SRD, apresentando vários episódios de vômito nas últimas 48 horas, abdômen levemente dolorido na região epigástrica, temperatura 38°C e desidratação de 5%. Qual sua principal suspeita?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q46111 | Veterinária, Médico Veterinário, UEM, UEM, 2017

Com relação à abordagem de emergência ao paciente em cetoacidose diabética, assinale a questão correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q46372 | Veterinária, Médico Veterinário, MPE SP, VUNESP

O profissional responsável pelo controle de zoonoses em um dado município programou as atividades da sua equipe para que o setor identificasse todos os subgrupos das populações humana e canina em que ocorressem casos de leishmaniose visceral. Com essa conduta, ele ajustou a característica quantitativa de avaliação da vigilância epidemiológica definida como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q46127 | Veterinária, Médico Veterinário, UEPA, UFPA, 2017

Sempre que a integridade da pele é interrompida, como em uma cirurgia, microorganismos podem ter acesso a tecidos internos. Sendo assim, a antissepsia e a assepsia cirúrgica são fundamentais. Baseado nisso assinale a afirmativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q35330 | Veterinária, Médico Veterinário, IFRJ, BIO RIO

Os órgãos mais comumente afetados pela hipertensão arterial secundária à DRC são os seguintes, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q46188 | Veterinária, Médico Veterinário, UFF, COSEAC, 2017

O registro continuado de uma doença ou agente etiológico, numa mesma população e numa mesma área geográfica, é uma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q46187 | Veterinária, Médico Veterinário, UFF, COSEAC, 2017

A porcentagem de animais afetados/doentes em qualquer época corresponde à:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q46244 | Matemática, Médico Veterinário, Prefeitura de Pinhais PR, FAFIPA

A negação de “Jonas é alemão e Juca é brasileiro” é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

98Q46030 | Veterinária, Agentes Etiológicos, Médico Veterinário, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Alguns bovinos de determinada propriedade rural vêm apresentando progressiva perda de peso, anorexia, febre, paresia do posterior, exoftalmia, dificuldade respiratória, obstrução intestinal e agalactia. A necropsia de alguns animais revelou aumento generalizado dos linfonodos, tanto superficiais como internos. Ao corte, os linfonodos apresentavam uma superfície brancoamarelada, sem distinção entre a cortical e a medular. Foram observadas ainda massas tumorais com o mesmo aspecto no coração, nos rins e intestinos, no abomaso, na medula espinhal e no útero.

A partir dessas informações, julgue os itens de 61 a70.

A permanência do agente etiológico no organismo animal deve-se à replicação desse agente via transcriptase reversa (RT).
  1. ✂️
  2. ✂️

99Q46108 | Veterinária, Médico Veterinário, UEM, UEM, 2017

Em relação ao manejo e aos tipos de feridas em equinos, assinale a afirmativa correta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q46126 | Veterinária, Médico Veterinário, UEPA, UFPA, 2017

Sobre afecções do sistema urinário de cães e gatos é CORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.