Questões de Concursos Médico Veterinário

Resolva questões de Médico Veterinário comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

901Q901335 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024

O parasita gastrointestinal, um dos principais agentes causadores de diarreia, anemia e perda de peso em caprinos, especialmente em criações extensivas, denomina-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

902Q909015 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

A leptospirose bovina é uma doença cosmopolita ocasionada por microrganismos do gênero Leptospira, que compromete os níveis de produção e produtividade dos rebanhos afetados, sendo considerada endêmica no Brasil. Além dos aspectos da produção animal, devem ser considerados os aspectos de saúde pública, principalmente para pessoas que têm contato com os animais, nas atividades laborais de maneira geral, bem como trabalhadores nas indústrias de carnes. Em relação à leptospirose bovina, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Leptospiras são microrganismos em forma de cocos, imóveis, esporulados e capsulados.

( ) São bactérias nutricionalmente exigentes em termos nutricionais e coram-se com corantes à base de sais de prata.

( ) As principais vias de transmissão do agente são através da saliva, aerossóis e contato direto com o pus causado pelo processo infeccioso subcutâneo.

( ) A penetração ativa dos microrganismos pela mucosa, pele escarificada ou íntegra, está inclusa entre os fatores de patogenicidade da bactéria.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

903Q909016 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

Vários tipos de cestódeos podem infectar o intestino delgado de cães, raramente causando uma doença grave. Em razão do formato de seu proglote, que lembra um grão de arroz ou semente de pepino, o Dipylidium caninum, além dos cães, também pode infectar gatos e, eventualmente, o ser humano. Em relação a essa parasitose, analise as assertivas abaixo:

I. Os hospedeiros intermediários do D. caninum são pulgas como a Ctenocephalides felis e C. canis, e piolhos como o Trichodectes canis.

II. Proglotes grávidas podem sair ativamente pelo ânus e causar prurido anal nos hospedeiros definitivos.

III. A principal via de transmissão da doença reside na ingestão, pelos cães e gatos, de vísceras dos hospedeiros intermediários contendo as larvas encistadas na musculatura.

IV. As proglotes grávidas são eliminadas pelas fezes dos hospedeiros definitivos e pelos ovos no ambiente, e são consumidas pelas larvas das pulgas ou por todos os estágios do piolho.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

904Q991213 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Colíder MT, IBADE, 2022

O Sistema Nacional de Informação Zoossanitária (SIZ) fornece dados para o conhecimento da situação sanitária animal no País. Um dos principais documentos produzidos com base nos dados e informações do SIZ, refere-se às Comunicações Mensais, que, dentre outras, traz a seguinte notificação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

905Q991215 | Veterinária, Saúde Pública, Médico Veterinário, Prefeitura de Colíder MT, IBADE, 2022

A raiva é uma zoonose causada por um vírus que infecta animais domésticos e selvagens, e se transmite às pessoas pelo contato com a saliva infectada através de mordidas ou arranhões. Os cães são os principais transmissores da raiva às pessoas no mundo. O Dia Mundial contra a Raiva (DMR), estabelecido pela Aliança Global para o Controle da Raiva (GARC) e reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

906Q900599 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

Sobre a higiene do pessoal que trabalha em estabelecimentos de produtos de origem animal, qual das opções a seguir é uma medida imprescindível para evitar a contaminação cruzada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

907Q1005305 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de São Vicente SP, IBAM, 2025

As doenças transmitidas por alimentos representam um sério risco à saúde pública e animal, frequentemente associadas a práticas inadequadas de higiene, armazenamento e manipulação de alimentos. Em um município do interior de São Paulo, ocorreu um surto de intoxicação alimentar após um evento comunitário onde foram servidos alimentos preparados em condições sanitárias inadequadas. Aproximadamente 30 pessoas apresentaram sintomas como vômito, diarreia intensa, dor abdominal e desidratação poucas horas após o consumo do alimento contaminado. Após investigação sanitária, concluiu-se que o agente etiológico responsável era o Staphylococcus aureus, uma bactéria conhecida por sua capacidade de produzir toxinas altamente estáveis ao calor. Com base no contexto apresentado, complete corretamente a lacuna abaixo.

"A intoxicação alimentar provocada por Staphylococcus aureus ocorre principalmente devido à ingestão de alimentos contaminados com ________ produzidas pela bactéria."

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

908Q905465 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

É uma doença viral aguda, imunoprevenível, transmitida ao homem e a primatas não humanos (macacos), por meio da picada de mosquitos infectados. Possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. Em áreas de mata, os principais vetores são os mosquitosHaemagogus e Sabethes. Já nas áreas urbanas, o vetor do vírus é oAedes aegypti. A qual enfermidade o texto se refere?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

909Q989740 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Sobre anatomia e fisiologia cardiovascular em cães, avalie as afirmações abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS.

1. (__) O coração do cão possui quatro câmaras, com duas válvulas atrioventriculares responsáveis pela prevenção do refluxo sanguíneo para os átrios durante a sístole ventricular.
2. (__) O sistema de condução elétrica do coração canino inicia-se no nó sinoatrial, localizado no ventrículo direito.
3. (__) A insuficiência cardíaca congestiva em cães pode ser resultado de cardiomiopatias dilatadas, levando à redução da eficácia do bombeamento cardíaco.

A sequência CORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

910Q989752 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Considere a seguinte situação abaixo:
Durante um surto de diarreia em um rebanho bovino, um veterinário coleta amostras fecais para análise microbiológica. Os resultados indicam a presença de E. coli enterotoxigênica. Considerando a situação descrita, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

911Q989755 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Acerca dos príons, julgue as frases abaixo.

I.Os príons são compostos exclusivamente por uma forma anormal da proteína PrP (proteína prion), que também é encontrada em uma forma normal e funcional na superfície celular de muitos tipos de células, especialmente nos neurônios.
II.A transmissão de príons pode ocorrer por relação sexual, pela ingestão de tecido infectado ou pelo sistema respiratório.
III.A forma patogênica dos príons tem uma estrutura tridimensional diferente da forma normal, sendo mais resistente à degradação enzimática e capaz de se aglomerar em fibrilas amiloides.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) seguinte(s) proposição(ões).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

912Q1031492 | Veterinária, Clínica Médica Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A Doença de Aujeszky, causada por um herpesvírus, é uma doença de notificação imediata ao Serviço Veterinário Oficial de qualquer caso suspeito. Ela afeta bovinos, equinos, suínos, caprinos, ovinos, e outros mamíferos, sendo todos considerados hospedeiros finais.
Assinale a opção que indica os portadores assintomáticos, que servem como fonte de infecção para outros animais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

913Q1031496 | Veterinária, Clínica Médica Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Nas criações de bovinos, quando um animal é reagente positivo ao teste de tuberculose, ele deve ser marcado com um “P” do lado direito da cara.
Além dessa marcação, os animais reagentes positivos devem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

914Q995926 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

A Imunoglobulina humana hiperimune antirrábica (IGHAR) – soro homólogo – é uma solução concentrada e purificada de anticorpos, preparada a partir de hemoderivados de indivíduos imunizados com antígeno rábico, é um produto mais seguro que o soro antirrábico, porém de produção limitada e, por isso, de baixa disponibilidade e alto custo. Sobre a utilização da IGHAR na profilaxia de pós-exposição da raiva, assinale a alternativa correta que contém o período máximo, em dias, que esse imunobiológico pode ser administrado após a data da primeira dose de vacina antirrábica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

915Q995927 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Analise o seguinte trecho sobre diagnóstico laboratorial de Dengue:

“O diagnóstico laboratorial de arboviroses pode ser realizado por meio de técnicas laboratoriais que correspondem a métodos diretos e indiretos. É importante observar que, em razão da semelhança entre alguns sinais e sintomas de Dengue, Chikungunya e Zika, recomenda-se, em caso de a suspeita inicial ser dengue, que a testagem seja iniciada por métodos ______ como, por exemplo, a ______ em amostras coletadas até o ______ dia de início de sintomas.”
(Guia de Vigilância em Saúde – Ministério da Saúde, 6 ed., vol. 2, pag. 739-740, 2023, adaptado)


Após analisar o texto acima, assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

916Q995936 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

Uma das principais normas utilizadas na área de Vigilância Sanitária de Alimentos é a Resolução n° 216, de 15 de setembro de 2004, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação. Sobre o assunto, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

917Q978794 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Durante uma visita a uma propriedade leiteira tecnificada, o médico veterinário é solicitado a revisar o programa reprodutivo do rebanho. A fazenda utiliza protocolos de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), Transferência de Embriões (TE) e Fertilização In Vitro (FIV) para acelerar o ganho genético econtrolar a estação de monta. Diante da análise do rebanho e dos resultados reprodutivos inconsistentes, o profissional discute com a equipe a importância da aplicação correta das biotecnologias da reprodução, desde o manejo hormonal até a escolha de doadoras e receptoras.
A respeito das tecnologias aplicadas à reprodução animal, analise as afirmativas a seguir:

I. A inseminação artificial é uma técnica eficiente para disseminar material genético de alto valor zootécnico, além de permitir melhor controle sanitário reprodutivo.
II. A transferência de embriões exige sincronização do ciclo estral entre doadora e receptora, visando à receptividade endometrial adequada no momento da implantação.
III. A fertilização in vitro (FIV) permite a produção de embriões a partir de oócitos coletados em fêmeas em diferentes fases do ciclo estral, sem necessidade de estarem em estro.
IV. A clonagem por transferência nuclear somática, embora menos utilizada comercialmente, é uma técnica viável para replicação genética de indivíduos superiores.

Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

919Q910701 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

A utilização descontrolada e irracional de antibióticos em vacas leiteiras pode acarretar em várias consequências adversas, excluindo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

920Q985278 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Arvorezinha RS, OBJETIVA, 2025

Nos animais de exploração pecuária, sulfonamidas são utilizadas primordialmente nos casos de diarreia que acometem animais jovens, por exemplo, como colibacilose, salmonelose e eimeriose. Deve-se ressaltar que, seja qual for a espécie a ser tratada, a primeira escolha sempre deverá recair sobre produtos em que haja sulfonamidas associadas à trimetoprima na sua composição. Com relação às sulfonamidas, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.