Início

Questões de Concursos Médico Veterinário

Resolva questões de Médico Veterinário comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


941Q909198 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024

Considerando as micotoxinas, é correto afirmar que, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

942Q1045904 | Português, Morfologia, Médico Veterinário, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024

Há verbo conjugado no futuro do pretérito do modo indicativo apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

943Q902296 | Farmácia, Médico Veterinário, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

O Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB) disponibiliza através das farmácias da rede privada, das farmácias municipais e das Unidades Básicas de Saúde os medicamentos utilizados na Atenção Primária à Saúde. Esta parceria favorece ao cidadão a obtenção dos medicamentos básicos e essenciais, reduzindo, assim, o impacto do preço dos medicamentos no orçamento familiar. Nesse contexto, assinale a alternativa que contempla todas as enfermidades cujos medicamentos são disponibilizados através do Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

944Q985275 | Veterinária, Órgãos Relacionados e Planos Nacionais, Médico Veterinário, Prefeitura de Arvorezinha RS, OBJETIVA, 2025

Em conformidade com o Decreto nº 5.741/2006 − Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária, com relação às responsabilidades da Instância Central e Superior, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Organizar, conduzir, elaborar e homologar análise de risco de pragas e doenças para importação e exportação de produtos e matérias-primas.

( ) Participar no desenvolvimento de padrões internacionais relacionados ao requerimento sanitário e fitossanitário, e à análise de risco para pragas e doenças.

( ) Gerenciar, compilar e sistematizar informações de risco associado às pragas e doenças.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

946Q904648 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

Sobre o funcionamento do Vigiagro, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

947Q906953 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Araçariguama SP, Avança SP, 2024

No contexto da vigilância sanitária de alimentos, as toxinfecções ocupam lugar de destaque por causa do grande número de micro-organismos envolvidos, da diversidade de períodos de incubação, da variabilidade dos quadros clínicos e, principalmente, da elevada quantidade de produtos de origem animal ou vegetal que podem veicular esses agentes. Sobre o tema, analise as assertivas a seguir julgando-as em verdadeiras (V) ou falsas (F) e depois assinale a alternativa que contenha a sequência CORRETA:

( ) A síndrome diarreica causada pelo Bacillus cereus está associada a uma longa lista de alimentos, entre os quais se incluem produtos cárneos, pescados, hortaliças, leite e derivados, cremes, sopas e molhos.

( ) O leite cru ou insuficientemente pasteurizado é o alimento apontado com mais frequência como responsável por surtos de yersiniose o que também se aplica para os produtos derivados.

( ) As conservas artesanais ou caseiras constituem o maior risco de botulismo para o homem em razão dos procedimentos inadequados para sua preparação. As conservas industriais, elaboradas em empresas com rigor tecnológico, representam um perigo mínimo em saúde pública, embora não estejam totalmente isentas de risco.

( ) As enterotoxinas A e C do C. perfringens são as responsáveis pelo quadro agudo de diarreia, característico das toxinfecções clostridianas. As cepas do tipo A são as mais comuns, sendo responsáveis também pela gangrena gasosa.

( ) Produtos cárneos crus ou termoprocessados de diversas origens (bovina, ovina, caprina, suína e de aves), peixes crus ou defumados e embutidos preparados a partir de carne crua fermentada são os principais alimentos envolvidos na intoxicação alimentar por E. coli, por apresentarem níveis altos da toxina.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

948Q1029323 | Veterinária, Reprodução, Médico Veterinário, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

O cisto folicular ovariano (CFO) é um grande folículo que persiste por vários dias na ausência de um corpo lúteo, e sua ocorrência costuma ser mais comum em vacas leiteiras. As fêmeas afetadas podem apresentar como sintomas o anestro, o ciclo estral irregular e a ninfomania.
Assinale a opção que apresenta a forma de tratamento mais comum para o CFO.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

949Q909010 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

O teste de Imunodifusão em Gel de Ágar (IDGA) é realizado para o diagnóstico de Epididimite dos carneiros, doença causada pela Brucella ovis. Nesse sentido, são doenças que também podem ser diagnosticadas pelo emprego desse teste:

I. Brucelose bovina e Brucelose suína.

II. Brucelose canina e Anemia Infeciosa Equina.

III. Brucelose suína e Epidermite exsudativa suína.

IV. Listeriose ovina e Neosporose canina.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

950Q904659 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

O manejo e a inspeção de animais de abate são fundamentais para garantir a segurança alimentar e a qualidade dos produtos de origem animal. Durante o processo de abate, é importante avaliar a saúde dos animais, as condições de manejo e as práticas de processamento para assegurar que o produto final esteja livre de doenças e contaminantes. A legislação e os procedimentos veterinários estabelecem diretrizes rigorosas para a inspeção ante e post mortem, assim como para o manejo humanitário dos animais.
Sobre o manejo e a inspeção de animais de abate, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

951Q909011 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

O parasitismo é a associação entre seres vivos, em que um dos associados – o hospedeiro – é prejudicado, e o parasito é o beneficiado. O parasito consome partes dos seus hospedeiros, obtendo, assim, seus nutrientes. Os parasitos podem ser divididos em ectoparasitos e endoparasitos, dependendo do lugar que habitam no corpo do hospedeiro. Os ectoparasitos constituem um grupo de animais bem diversificados e altamente adaptados que infestam a superfície externa do corpo dos vertebrados; são considerados vetores principais e desempenham um importante papel na transmissão de várias doenças. Os termos Anoplura e Mallophaga são empregados na identificação de quais ectoparasitos?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

952Q976095 | Veterinária, Doenças Infecciosas, Médico Veterinário, SESABA, IDCAP, 2025

A brucelose bovina é uma zoonose de grande importância sanitária e econômica. Causada por bactérias do gênero Brucella, essa enfermidade pode afetar bovinos e humanos, sendo considerada uma doença de notificação obrigatória. Sobre a brucelose bovina, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

953Q909536 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024

Levando em consideração a prática clínica em clínicas veterinárias e o contexto de saúde pública animal, especialmente em ambientes onde há contato próximo entre animais domésticos e selvagens, como parques e áreas naturais, qual é o agente etiológico mais comum associado à Yersiniose nos animais:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

954Q909537 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024

Em uma experiência como médico veterinário em uma clínica de pequenos animais, considerando a crescente preocupação com a saúde pública e a possibilidade de transmissão de doenças entre animais e humanos, especialmente em ambientes urbanos, como parques e áreas residenciais, qual é o sintoma clínico mais predominante que pode ser observado em pacientes com Yersiniose:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

955Q984803 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

As doenças-alvo da vigilância da síndrome respiratória e nervosa das aves (SRN) são Influenza Aviária (IA) e Doença de Newcastle (DNC). Sobre estas doenças, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

956Q896766 | Enfermagem, Médico Veterinário, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

A raiva ou hidrofobia é de extrema importância para a saúde pública devido a sua letalidade de aproximadamente 100%. É uma doença infecciosa viral aguda grave, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda. É causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae.
Assinale a alternativa que indica a medida de prevenção da transmissão da raiva.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

957Q1078057 | Informática, Correio Eletrônico Cliente de e Mail e Webmail, Médico Veterinário, Prefeitura de Itaguara MG, Instituto Access, 2024

No uso de ferramentas e aplicativos de navegação, correio eletrônico, grupos de discussão e de busca e pesquisa na Internet, qual das alternativas abaixo está correta?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

958Q989740 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Sobre anatomia e fisiologia cardiovascular em cães, avalie as afirmações abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS.

1. (__) O coração do cão possui quatro câmaras, com duas válvulas atrioventriculares responsáveis pela prevenção do refluxo sanguíneo para os átrios durante a sístole ventricular.
2. (__) O sistema de condução elétrica do coração canino inicia-se no nó sinoatrial, localizado no ventrículo direito.
3. (__) A insuficiência cardíaca congestiva em cães pode ser resultado de cardiomiopatias dilatadas, levando à redução da eficácia do bombeamento cardíaco.

A sequência CORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

959Q908372 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Piraquara PR, UNIVIDA, 2024

A unidade de beneficiamento de ovos e derivados destinada exclusivamente à expedição de ovos, não poderá ser dispensada da exigência de instalações para a industrialização de ovos.

A afirmativa acima está:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

960Q908379 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Piraquara PR, UNIVIDA, 2024

O descongelamento de forma correta é imprescindível para resguardar a qualidade do pescado, por isso, o procedimento deve ser realizado em equipamentos apropriados e em condições autorizadas pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, observando-se que, uma vez descongelado, o pescado deve ser mantido sob as mesmas condições de conservação exigidas para o pescado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.