Questões de Concursos Médico do Trabalho

Resolva questões de Médico do Trabalho comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

521Q215246 | Medicina, Médico do Trabalho, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), entidade criada com a finalidade institucional de promover a defesa do interesse público na assistência suplementar à saúde, regulando as operadoras setoriais, inclusive quanto às suas relações com prestadores e consumidores, contribuindo para o desenvolvimento das ações de saúde no país, julgue os itens que se seguem.

A gestão da ANS é exercida por diretoria colegiada composta por até cinco diretores, sendo um deles o seu diretor-presidente. A despeito de a ANS ser uma autarquia especial vinculada ao Ministério da Saúde, os componentes de sua diretoria colegiada são indicados e nomeados pelo presidente da República.

  1. ✂️
  2. ✂️

522Q844769 | Biologia, Moléculas, Médico do Trabalho, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. As mitocôndrias têm a função de realizar a respiração celular.

II. As células eucarióticas não apresentam núcleo.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

523Q214834 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, PRODESP, ZAMBINI

São considerados "Equipamentos Conjugados de Proteção Individual":

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

524Q216654 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, BANPARÁ, ESPP

São doenças ou manifestações associadas à exposição ocupacional ao asbesto ou amianto, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

525Q215647 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, Petrobras, CESGRANRIO

A sigla ISO refere-se a International Organization for Standardization e a sua função é a de promover a auditoria de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada.

PORQUE

A ISO estabelece requisitos que auxiliam a maior capacitação dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, a verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, num processo contínuo de melhoria do sistema de gestão da qualidade. Analisando as afirmações acima, conclui-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

526Q723299 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Energia, Médico do Trabalho, CEF, CESGRANRIO

No Japão, depois do acidente na usina de Fukushima, em 11 de março de 2011, o consenso nacional sobre essas usinas foi abalado quando a população viu sua segurança ameaçada pela radiação que contaminou o ambiente num vasto território no leste do país. Em decorrência desse acidente, tanto no debate público nacional quanto no internacional, críticas recorrentes contrárias à geração de energia nuclear em países como o Japão se fortaleceram. Nesse contexto, uma crítica recorrente à geração de energia nuclear no Japão refere-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

527Q215420 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, TRT 13a Região, FCC

O objetivo de um estudo era avaliar a associação do trabalho em galvânica com a ocorrência de perfuração de septo nasal. Foram levantados os casos atendidos de 2000 a 2005 do Serviço de otorrinolaringologia de um determinado Hospital com o diagnóstico de perfuração de septo nasal. Para comparação levantou-se os atendimentos ocorridos no mesmo período com diagnósticos de outras doenças otorrinolaringológicas que não fossem a perfuração de septo nasal. Nestes dois grupos foi aplicado questionário levantando a informação sobre trabalho em galvanoplastia. Este tipo de estudo é chamado de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

528Q821557 | Legislação Federal, Lei 8213 1991, Médico do Trabalho, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE

Acerca da legislação previdenciária vigente, julgue os itens subsecutivos.

Para a caracterização do acidente-tipo, é necessário que o evento provoque lesão corporal ou perturbação funcional, ensejando a morte, a perda ou a redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho.

  1. ✂️
  2. ✂️

529Q214848 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, TJ PA, VUNESP

O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), previsto na NR-7,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

530Q215617 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, Petrobras, CESGRANRIO

As atividades humanas são desenvolvidas nos diversos processos produtivos e na organização do trabalho. Muitos aspectos são de grande relevância, segundo Norma Regulamentadora específica. O Médico do Trabalho deve conhecer esses critérios para identificar condições de risco ergonômico nas atividades dos trabalhadores. Quais os critérios temporais que envolvem a organização do trabalho?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

531Q214605 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, TJ PA, VUNESP

Paciente com crises hipertensivas intermitentes associadas a cefaleia, sudorese e palpitações sugere um quadro clínico de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

532Q214889 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, PRODESP, ZAMBINI

Texto associado.

Nas questões 20 e 21, assinale a INCORRETA, considerando a seguinte situação:
Trabalhador acidentado é submetido a perícia do INSS e não é verificado Nexo Técnico Epidemiológico entre a atividade preponderante da empresa (CNA(E) e a entidade mórbida motivadora da incapacidade (CI(D) porém a Perícia Médica considera que há Nexo Técnico;
A inexistência de nexo técnico epidemiológico não elide a relação entre o trabalho e o agravo, cabendo à perícia médica a caracterização técnica do acidente do trabalho.

Ao não concordar como o disposto pelo INSS na situação anterior a empresa poderá interpor recurso com documentação comprobatória, que contenha evidências circunstanciadas e contemporâneas, demonstrando que os agravos não tem relação com o trabalho como por exemplo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

533Q216493 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, CEAGESP, VUNESP

Para um trabalhador que realiza tarefas com exigências manuais repetitivas, com queixa de parestesia, dor e impotência funcional, principalmente na face palmar dos 3 primeiros dedos e em região tenar da mão direita, deve-se suspeitar da síndrome

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

534Q856831 | Direito Constitucional, Ordem Social, Médico do Trabalho, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. No Brasil, o Estado tem o dever de garantir a saúde das pessoas, não havendo, dessa forma, qualquer responsabilidade das pessoas ou das famílias com a manutenção da própria saúde.

II. Prover o atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, causando prejuízo aos serviços assistenciais, é uma diretriz de atuação do Sistema Único de Saúde.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

535Q215294 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, TJ PA, VUNESP

No exame periódico de um pintor de automóveis, exposto ao tolueno, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

536Q820231 | Legislação Federal, Lei 8213 1991, Médico do Trabalho, CEF, CESPE CEBRASPE

Em 2011, quando José estava com sessenta e dois anos de idade, aposentou-se como pedreiro por tempo de serviço. Três meses após sua aposentadoria, ele começou a trabalhar em outra empresa, como auxiliar de serviços gerais. Após alguns meses de trabalho, José sofreu uma queda no local de trabalho e fraturou o membro inferior direito, e, devido a esse acidente, foi afastado do serviço por quarenta e cinco dias. Após quinze dias de seu retorno às atividades, ele sofreu um acidente de carro, não relacionado ao trabalho, que lhe causou uma nova fratura no mesmo membro antes afetado, que demandou a realização de uma cirurgia e o afastamento de José do trabalho por mais noventa dias.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Durante o período da primeira licença, José fazia jus a continuar recebendo sua aposentadoria e, a partir do décimo sexto dia de afastamento do trabalho, a receber também o auxílio-doença acidentário.
  1. ✂️
  2. ✂️

537Q214806 | Direito do Trabalho, Segurança e Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, BRB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A NR 7 e a NR 9 do Ministério do Trabalho e do Emprego
estabelecem, respectivamente, os parâmetros mínimos e as
diretrizes gerais a serem observados na execução do Programa de
Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e na
implementação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais
(PPRA). Com base nessas normas, julgue os itens de 101 a 109.

Para a concessão dos benefícios auxílio-doença acidentário e aposentadoria por invalidez acidentária, dispensa-se o período de carência.

  1. ✂️
  2. ✂️

538Q216618 | Medicina, Médico do Trabalho, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Entre as medidas efetivas para aprimorar os controles dos planos de assistência à saúde nas instituições de autogestão, estão o gerenciamento da demanda, a hierarquização do acesso, o controle de autorizações prévias, a adequada orientação ao beneficiário e a eficaz gestão da informação. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsecutivos.

Modelos alternativos de atenção à saúde, como os médicos de família, o atendimento pré-hospitalar e as internações domiciliares (home care), são opções para a melhoria dos serviços prestados, com resultados positivos para a saúde dos usuários, apesar de aumentarem o custo da assistência.

  1. ✂️
  2. ✂️

539Q215364 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, Petrobras, CESGRANRIO

A Norma Regulamentadora específica esclarece que a organização do trabalho deve ser adequada às características psicofisiológicas dos trabalhadores e à natureza do trabalho a ser executado. Respeitando esses princípios, o Médico do Trabalho deve solicitar Análise Ergonômica do Trabalho, incluindo a organização dos postos de trabalho, com base em qual dispositivo legal?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

540Q216157 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, Petrobras, CESGRANRIO

Após autorização de funcionamento pela ANS, as operadoras de planos privados de assistência à saúde devem comercializar seus produtos, sob pena de cancelamento da autorização, num prazo máximo de quantos dias?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.