Início

Questões de Concursos Médico do Trabalho

Resolva questões de Médico do Trabalho comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


541Q216493 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, CEAGESP, VUNESP

Para um trabalhador que realiza tarefas com exigências manuais repetitivas, com queixa de parestesia, dor e impotência funcional, principalmente na face palmar dos 3 primeiros dedos e em região tenar da mão direita, deve-se suspeitar da síndrome

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

542Q214745 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, CEAGESP, VUNESP

Considere o texto:

A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

É possível afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

543Q214834 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, PRODESP, ZAMBINI

São considerados "Equipamentos Conjugados de Proteção Individual":

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

544Q216157 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, Petrobras, CESGRANRIO

Após autorização de funcionamento pela ANS, as operadoras de planos privados de assistência à saúde devem comercializar seus produtos, sob pena de cancelamento da autorização, num prazo máximo de quantos dias?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

545Q723299 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Energia, Médico do Trabalho, CEF, CESGRANRIO

No Japão, depois do acidente na usina de Fukushima, em 11 de março de 2011, o consenso nacional sobre essas usinas foi abalado quando a população viu sua segurança ameaçada pela radiação que contaminou o ambiente num vasto território no leste do país. Em decorrência desse acidente, tanto no debate público nacional quanto no internacional, críticas recorrentes contrárias à geração de energia nuclear em países como o Japão se fortaleceram. Nesse contexto, uma crítica recorrente à geração de energia nuclear no Japão refere-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

546Q215683 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, PRODESP, ZAMBINI

Segundo a NR7 que estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO, com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores, a interpretação dos resultados do exame audiométrico deve seguir os seguintes parâmetros EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

547Q820231 | Legislação Federal, Lei 8213 1991, Médico do Trabalho, CEF, CESPE CEBRASPE

Em 2011, quando José estava com sessenta e dois anos de idade, aposentou-se como pedreiro por tempo de serviço. Três meses após sua aposentadoria, ele começou a trabalhar em outra empresa, como auxiliar de serviços gerais. Após alguns meses de trabalho, José sofreu uma queda no local de trabalho e fraturou o membro inferior direito, e, devido a esse acidente, foi afastado do serviço por quarenta e cinco dias. Após quinze dias de seu retorno às atividades, ele sofreu um acidente de carro, não relacionado ao trabalho, que lhe causou uma nova fratura no mesmo membro antes afetado, que demandou a realização de uma cirurgia e o afastamento de José do trabalho por mais noventa dias.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Durante o período da primeira licença, José fazia jus a continuar recebendo sua aposentadoria e, a partir do décimo sexto dia de afastamento do trabalho, a receber também o auxílio-doença acidentário.
  1. ✂️
  2. ✂️

548Q214806 | Direito do Trabalho, Segurança e Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, BRB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A NR 7 e a NR 9 do Ministério do Trabalho e do Emprego
estabelecem, respectivamente, os parâmetros mínimos e as
diretrizes gerais a serem observados na execução do Programa de
Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e na
implementação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais
(PPRA). Com base nessas normas, julgue os itens de 101 a 109.

Para a concessão dos benefícios auxílio-doença acidentário e aposentadoria por invalidez acidentária, dispensa-se o período de carência.

  1. ✂️
  2. ✂️

549Q216618 | Medicina, Médico do Trabalho, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Entre as medidas efetivas para aprimorar os controles dos planos de assistência à saúde nas instituições de autogestão, estão o gerenciamento da demanda, a hierarquização do acesso, o controle de autorizações prévias, a adequada orientação ao beneficiário e a eficaz gestão da informação. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsecutivos.

Modelos alternativos de atenção à saúde, como os médicos de família, o atendimento pré-hospitalar e as internações domiciliares (home care), são opções para a melhoria dos serviços prestados, com resultados positivos para a saúde dos usuários, apesar de aumentarem o custo da assistência.

  1. ✂️
  2. ✂️

550Q215088 | Saúde Pública, Médico do Trabalho, Banco do Brasil, CESGRANRIO

Nos termos da Lei n° 8.080/1990, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) receberão recursos do orçamento geral da União por meio do Fundo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

551Q821557 | Legislação Federal, Lei 8213 1991, Médico do Trabalho, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE

Acerca da legislação previdenciária vigente, julgue os itens subsecutivos.

Para a caracterização do acidente-tipo, é necessário que o evento provoque lesão corporal ou perturbação funcional, ensejando a morte, a perda ou a redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho.

  1. ✂️
  2. ✂️

552Q214889 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, PRODESP, ZAMBINI

Texto associado.

Nas questões 20 e 21, assinale a INCORRETA, considerando a seguinte situação:
Trabalhador acidentado é submetido a perícia do INSS e não é verificado Nexo Técnico Epidemiológico entre a atividade preponderante da empresa (CNA(E) e a entidade mórbida motivadora da incapacidade (CI(D) porém a Perícia Médica considera que há Nexo Técnico;
A inexistência de nexo técnico epidemiológico não elide a relação entre o trabalho e o agravo, cabendo à perícia médica a caracterização técnica do acidente do trabalho.

Ao não concordar como o disposto pelo INSS na situação anterior a empresa poderá interpor recurso com documentação comprobatória, que contenha evidências circunstanciadas e contemporâneas, demonstrando que os agravos não tem relação com o trabalho como por exemplo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

553Q214673 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, BANPARÁ, ESPP

Considerando os parâmetros para controle biológico da exposição ocupacional a alguns agentes químicos constantes da Norma Regulamentadora(NR) 7, pode-se afirmar que o indicador biológico para avaliação da exposição ao tolueno é a dosagem de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

554Q215786 | Português, Interpretação de Textos, Médico do Trabalho, PRODESP, ZAMBINI

Texto associado.

A hora do encontro

Astrônomos acham que a grande descoberta dos próximos 100 anos será a da vida fora da Terra. O Universo está cheio de ETs, avaliam, e já não parece tão difícil encontrar um deles por aí.
O cerco para captar sinais enviados do espaço por possíveis ETs inteligentes aumentou. Durante muito tempo essa missão foi encarada apenas pela Sociedade Planetária, na Califórnia, Estados Unidos, com o seu Programa de Busca de Inteligência Extraterrestre, conhecido pela sigla em inglês, Seti. Este ano, várias outras instituições se integraram à tarefa. Entre elas estão a Universidade Harvard e da Califórnia, nos Estados Unidos, o Observatório Medicina, na Itália, e a Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália. Com o reforço, será possível investigar, nos próximos vinte anos, cerca de 5 000 estrelas. É dez vezes mais do que o Seti pôde fazer, sozinho, em uma década e meia de existência. [...]
Alta, cabelos claros, bonita, 55 anos, a astrônoma Jill Tarter dedicou sua carreira ao trabalho de procurar criaturas desenvolvidas em outros mundos. [...]
Mas, se existe alguém capaz disso, esse alguém é ela. A astrônoma dirige o principal projeto do Seti, batizado de Fênix, instalado no Observatório de Arecibo, em Porto Rico (mas, de fato, operado pela Universidade Cornell, americana). O objetivo do Fênix é usar a grande antena de Arecibo para captar emissões de rádio vindas de 1 000 estrelas e em seguida analisá–las para achar algum traço incomum. [...]

Mil cópias da Terra girando pela Galáxia

Os avanços tecnológicos que impulsionam a pesquisa de sinais de ETs no Cosmo prometem transformar 2012 num ano de grandes emoções. Nessa data, a Nasa planeja lançar ao espaço o Terrestrial Planet Finder, conhecido pela sigla em inglês TPF, que quer dizer descobridor de planetas terrestres. Mais ou menos na mesma época, a Agência Espacial Européia pretende decolar um irmão do TPF, chamado Darwin.
Esses serão os primeiros telescópios em condições de observar planetas do tamanho da Terra que giram em volta de estrelas a mais de 500 trilhões de quilômetros daqui. Atualmente, a essa distância, só é possível detectar mundos gigantes como Júpiter, dentro do qual caberiam 1 300 planetinhas como o nosso.
Satélite–monstro de 100 metros de comprimento, o TPF ficará estacionado a mais de 1 bilhão de quilômetros do Sol para evitar que a luz da estrela ofusque as lentes do aparelho. Daí, ele deverá encontrar mais de 1 000 planetas parecidos com a Terra — acredita–se que a semelhança aumente a chance de eles serem habitados. A meta é examinar a atmosfera das centenas de cópias da Terra que deverão ser captadas. O ar pode revelar sinais de que na superfície dos planetas existam criaturas. O indício mais esperado é o oxigênio. Como esse elemento é naturalmente raro nos corpos celestes, se ele estiver presente é porque foi produzido por organismos.
Disponível em http://super.abril.com.br/tecnologia/horaencontro– 438346.shtml. Acesso em 30 abr. 2010.

Assinale a alternativa cujo conteúdo é apresentado, no texto, como fato.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

555Q215294 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, TJ PA, VUNESP

No exame periódico de um pintor de automóveis, exposto ao tolueno, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

556Q215568 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, CEAGESP, VUNESP

Segundo a Lista Estadual de Doenças de Notificação Compulsória da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, a doença que deve ser notificada apenas quando confirmada é o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

557Q214813 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, Petrobras, CESGRANRIO

Ao realizar um atendimento pré-hospitalar, como socorrista em um acidente, seja qual for, alguns cuidados devem ser obrigatoriamente observados, EXCETO

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

558Q215081 | Medicina, Médico do Trabalho, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O financiamento da assistência à saúde é um desafio mundial de sistemas públicos e privados, de países desenvolvidos e em desenvolvimento. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

As operadoras representadas por empresas, como as de medicina de grupo, são uma forma de empresas de autogestão que não visam lucro e representam mais da metade dos planos e seguros privados de saúde.

  1. ✂️
  2. ✂️

559Q215932 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, TRF 2a, FCC

Texto associado.

Instruções: Para responder às questões de números 63 e 64,
considere o caso clínico abaixo.

Mulher de 33 anos procura pronto-atendimento por qua-
dro de dor em membro inferior direito há 3 dias. É asmática em
uso irregular de corticóide inalatório, tabagista eventual e
usuária de anticoncepcional oral há vários anos. Ao exame
clínico inicial apresentava-se consciente e orientada, frequência
cardíaca de 80 bpm, frequência respiratória de 16 mrpm, pres-
são arterial de 138 × 86 mmHg, murmúrios vesiculares presen-
tes bilateralmente sem ruídos adventícios, bulhas rítmicas
normofonéticas sem sopros, membro inferior direito com edema
e empastamento de panturrilha, e dor importante à dorsiflexão
do pé.

A principal hipótese diagnóstica e o exame complementar necessário para confirmá-la são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

560Q215711 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, BANPARÁ, ESPP

O trabalho em turnos e o trabalho noturno estão associados a alguns danos à saúde, entre os quais não se inclui (incluem):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.