Início

Questões de Concursos Médico do Trabalho Júnior

Resolva questões de Médico do Trabalho Júnior comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


71Q215875 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

Dentre os agentes químicos causadores de vasculopatias, assinale aquele que em baixas doses, sensibiliza o coração para os efeitos arritmogênicos das catecolaminas; em altos níveis de exposição, pode deprimir a atividade do nodo sinusal, causando bradicardia e até parada cardíaca, ou pode também deprimir a condução átrio-ventricular, causando bloqueios de vários graus.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q216502 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

Sobre o tema Levantamento, Transporte e Descarga Individual de Materiais, o Manual de Aplicação da NR-17 estabelece que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q215998 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

De acordo com a NR-15, para uma jornada de trabalho com duração de 3 horas, cujo limite de tolerância a sons intensos é de 92 dB, qual é, em dB, o nível legal de ação?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q214527 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Homem de 28 anos de idade trabalha em plataforma de petróleo há 4 anos, na atividade de mecânico de manutenção. Relata que sua atividade o deixa exposto à vibração e que, ao realizar recuperação de ductos e sistemas de exploração de petróleo, tem contato com produtos químicos. Nas duas últimas semanas, inalou hidrocarbonatos orgânicos ou tinta com ligantes hidrófobos por 1 hora/dia. Foi informado pelo Engenheiro de Segurança que a dose do produto se encontra em níveis considerados de ação e sua tarefa foi realizada em ambiente ventilado. Apesar dessas explicações, iniciou quadro de tonteira, cefaleia e náuseas. O Médico do Trabalho deverá identificar e classificar o grau de intoxicação, analisando os sintomas dos trabalhadores para fundamentar tomada de decisões.
Com base nos sintomas, a sequência que identifica intoxicação por hidrocarbonatos orgânicos em grau muito elevado, com ação de emergência médica, está em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q523987 | Auditoria, Procedimentos de Auditoria, Médico do Trabalho Júnior, Petrobras, CESGRANRIO, 2017

As empresas do ramo petrolífero costumam capitalizar no mercado internacional, extremamente exigente para com os requisitos de clareza contratual, de pontualidade na entrega do produto, de qualidade global do produto e de certificação nas normas universais de qualidade, meio ambiente e segurança e saúde no trabalho. Por essa razão, periodicamente são realizadas auditorias internas e externas nessas empresas, com vistas a garantir os padrões de excelência requeridos pelo referido mercado. As auditorias internas são conduzidas pela própria organização, para análise crítica pela direção e para outros propósitos internos, como, por exemplo, para confirmar a eficácia do sistema de gestão ou para obter informações para a melhoria do sistema de gestão em vigor. As auditorias externas são realizadas por partes que têm algum interesse na organização, como clientes e fornecedores, ou podem ainda ser realizadas por organizações de auditorias independentes, para fins de certificação nova ou renovação.

Quando a empresa audita seu próprio sistema de gestão, com vistas a aperfeiçoá-lo, diz-se que se trata de auditoria

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q216261 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Os produtos derivados do petróleo devem ser observados pelo Médico do Trabalho em relação às suas medições ambientais, fichas toxicológicas e à monitorização biológica, para inserção de critérios de monitorização biológica dos trabalhadores e implantação de ações de prevenção de doenças.

Os produtos com maior percentual de produção também são aqueles que possuem maior relação com os trabalhadores. Nessa perspectiva, os produtos de maior produção e que necessitam de maior observação médica são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q215661 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Todos os 100 funcionários de uma empresa realizaram, durante a avaliação anual periódica, um exame para detectar uma determinada enfermidade. Do total, 25 mostraram alterações durante o ano em estudo, dentre os quais os 20 que já apresentavam essas mesmas alterações em exames de anos anteriores. Com base nesses dados, conclui-se que a prevalência no ano foi de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q214623 | Medicina, Médico do Trabalho Júnior, Petrobras, Petrobrás Médico do Trabalho Júnior

Através do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, conseguiram-se eliminar algumas doenças infectocontagiosas do país. Qual doença deixou de ter casos autóctones registrados a partir do ano 2000?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q216505 | Medicina, Médico do Trabalho Júnior, Petrobras, Petrobrás Médico do Trabalho Júnior

Paciente busca atendimento, pois notou que, ao acordar, estava babando, não conseguia assobiar, seu lábio estava torto para a direita, não conseguia fechar o olho esquerdo e notou hiperacusia em orelha esquerda. Negou alterações prévias. Negou outros sintomas. Ao exame, nota-se desvio da comissura labial para a direita, sinal de Bell em olho esquerdo, diminuição da mímica facial em andares superior e inferior à esquerda, teste de Schirmer positivo em olho esquerdo. Não foram identificadas perdas de força ou sensibilidade nos membros, exame dos demais pares cranianos não identificou alterações. Esse quadro é compatível com

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q214757 | Medicina, Médico do Trabalho Júnior, Petrobras, Petrobrás Médico do Trabalho Júnior

De acordo com a NR 17, deve ser realizada uma análise ergonômica do trabalho, devendo abordar, no mínimo, condições de trabalho para que sejam adaptadas a condições psicofisiológicas dos trabalhadores. A análise ergonômica do trabalho deve ser realizada pelo(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

81Q215279 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

A glomerulonefrite secundária à exposição a solventes pode ocorrer de forma isolada ou como parte da Síndrome de Goodpasture. Nesses casos, a glomerulonefrite rapidamente progressiva, que geralmente ocorre em jovens do sexo masculino, é desencadeada depois de um quadro de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q215695 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Dentre as medidas de prevenção de doenças de trabalhadores de área de saúde, inclui-se a vacinação. De acordo com a NR-32, as vacinas que devem ser fornecidas gratuitamente aos trabalhadores são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q216239 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O ressarcimento ao SUS, previsto na Lei nº 9.656/98, possui as seguintes características, EXCETO a de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q215890 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) tem como finalidade a vigilância epidemiológica de doenças. Com base no que ali está expresso, o grupo de moléstias que NÃO é de notificação compulsória nacional é composto de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q214902 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), na defesa do interesse público no setor de saúde suplementar, tem competência para regulamentar a instituição de programas especiais de incentivo à adaptação de contratos de planos privados de assistência à saúde, anteriores à Lei no 9.656/98. Para isso, estabelece uma série de diretrizes, EXCETO a de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q215103 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Em caso de atividades laborativas com uso predominante de movimentos da coluna cervical, cintura escapular e membros superiores, com o objetivo de estabelecer ações preventivas, o Médico do Trabalho deve classificar os movimentos que possam trazer risco de adoecimento para tendões e músculos. As contrações musculares classificam-se em estáticas e dinâmicas. Quando a predominância for de ações musculares estáticas, a prevenção diária deve ser instituída por meio de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q216528 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

É vedada a exclusão, pela operadora ao contratante, de cobertura às doenças e lesões preexistentes à data de contratação da prestação continuada de serviços ou cobertura de custos assistenciais.

Tal procedimento se dá após quantos meses de vigência contratual?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q216079 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A variação circadiana da sonolência faz com que o indivíduo sinta mais sono em determinadas horas do dia e da noite. Os períodos de maior sonolência diurna e noturna são os que ocorrem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q216425 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

Em um estudo que considere dois grupos, um de expostos e outro de não expostos a um fator de risco ao longo de determinado período, a razão entre a incidência da doença em estudo no grupo de expostos e a incidência no grupo de não expostos é chamada de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q215224 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

A todo paciente politraumatizado deve ser fornecido, inicialmente, oxigênio, sendo sempre avaliada a sua ventilação. São parâmetros utilizados para avaliar a ventilação, EXCETO o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.