Questões de Concursos Médico do Trabalho Júnior

Resolva questões de Médico do Trabalho Júnior comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

81Q215279 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

A glomerulonefrite secundária à exposição a solventes pode ocorrer de forma isolada ou como parte da Síndrome de Goodpasture. Nesses casos, a glomerulonefrite rapidamente progressiva, que geralmente ocorre em jovens do sexo masculino, é desencadeada depois de um quadro de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q214757 | Medicina, Médico do Trabalho Júnior, Petrobras, Petrobrás Médico do Trabalho Júnior

De acordo com a NR 17, deve ser realizada uma análise ergonômica do trabalho, devendo abordar, no mínimo, condições de trabalho para que sejam adaptadas a condições psicofisiológicas dos trabalhadores. A análise ergonômica do trabalho deve ser realizada pelo(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q523987 | Auditoria, Procedimentos de Auditoria, Médico do Trabalho Júnior, Petrobras, CESGRANRIO, 2017

As empresas do ramo petrolífero costumam capitalizar no mercado internacional, extremamente exigente para com os requisitos de clareza contratual, de pontualidade na entrega do produto, de qualidade global do produto e de certificação nas normas universais de qualidade, meio ambiente e segurança e saúde no trabalho. Por essa razão, periodicamente são realizadas auditorias internas e externas nessas empresas, com vistas a garantir os padrões de excelência requeridos pelo referido mercado. As auditorias internas são conduzidas pela própria organização, para análise crítica pela direção e para outros propósitos internos, como, por exemplo, para confirmar a eficácia do sistema de gestão ou para obter informações para a melhoria do sistema de gestão em vigor. As auditorias externas são realizadas por partes que têm algum interesse na organização, como clientes e fornecedores, ou podem ainda ser realizadas por organizações de auditorias independentes, para fins de certificação nova ou renovação.

Quando a empresa audita seu próprio sistema de gestão, com vistas a aperfeiçoá-lo, diz-se que se trata de auditoria

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q215103 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Em caso de atividades laborativas com uso predominante de movimentos da coluna cervical, cintura escapular e membros superiores, com o objetivo de estabelecer ações preventivas, o Médico do Trabalho deve classificar os movimentos que possam trazer risco de adoecimento para tendões e músculos. As contrações musculares classificam-se em estáticas e dinâmicas. Quando a predominância for de ações musculares estáticas, a prevenção diária deve ser instituída por meio de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q216425 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

Em um estudo que considere dois grupos, um de expostos e outro de não expostos a um fator de risco ao longo de determinado período, a razão entre a incidência da doença em estudo no grupo de expostos e a incidência no grupo de não expostos é chamada de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q214902 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), na defesa do interesse público no setor de saúde suplementar, tem competência para regulamentar a instituição de programas especiais de incentivo à adaptação de contratos de planos privados de assistência à saúde, anteriores à Lei no 9.656/98. Para isso, estabelece uma série de diretrizes, EXCETO a de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q216528 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

É vedada a exclusão, pela operadora ao contratante, de cobertura às doenças e lesões preexistentes à data de contratação da prestação continuada de serviços ou cobertura de custos assistenciais.

Tal procedimento se dá após quantos meses de vigência contratual?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q215890 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) tem como finalidade a vigilância epidemiológica de doenças. Com base no que ali está expresso, o grupo de moléstias que NÃO é de notificação compulsória nacional é composto de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q214796 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Os fatores a seguir estão associados ao desenvolvimento, à suscetibilidade e à incapacidade gerada pela LER/DORT, EXCETO a(o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q215572 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

A respeito de acidentes do trabalho que resultem em am- putação de um membro, considere as afirmativas a seguir.

I Caracteriza acidente como lesão corporal de natureza grave por debilidade permanente de membro, sentido ou função.

II A perda ou inutilização do membro, sentido ou fun- ção é o que define a natureza grave de um acidente dessa natureza.

III A incapacidade permanente para o trabalho é o indicador de gravidade em acidentes desse tipo.

IV Trata-se de enfermidade incurável que, pela irreversibilidade, constitui lesão corporal grave.

Está correto APENAS o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q215224 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

A todo paciente politraumatizado deve ser fornecido, inicialmente, oxigênio, sendo sempre avaliada a sua ventilação. São parâmetros utilizados para avaliar a ventilação, EXCETO o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q216111 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

Sobre atribuições da CIPA relacionadas à prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, considere as afirmativas a seguir.

I A CIPA deve elaborar plano de atuação que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho.

II A colaboração, quando solicitada, nos projetos e na implantação de novas instalações físicas e tecnológicas da empresa é atribuição da CIPA.

III É de responsabilidade da CIPA participar, anualmente, em conjunto com a empresa, de campanhas de prevenção da Aids.

IV A CIPA tem por dever esclarecer e conscientizar os empregadores sobre acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, estimulando-os em favor da pre- venção.

Está correto APENAS o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q216401 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Em relação à Lei no 9.656, de 03/06/1998, que trata dos Planos de Saúde, com redação dada pela Medida Provisória nº 2.177-44, de 2001, analise as afirmações a seguir.

I - Os planos privados devem oferecer prestação continuada de serviços ou cobertura de custos assistenciais a preço preestabelecido.

II - Os planos de saúde devem garantir, sem limite financeiro, a assistência à saúde.

III - Os planos devem garantir atendimento por profissionais ou serviços de saúde, livremente escolhidos.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q215476 | Medicina, Médico do Trabalho Júnior, Petrobras, Petrobrás Médico do Trabalho Júnior

Em determinado estabelecimento assistencial de saúde, foi construído um abrigo externo para armazenamento dos resíduos, no qual está previsto um compartimento para abrigo dos resíduos químicos do Grupo B juntamente com os resíduos dos Grupos A e E, todos devidamente embalados, conforme legislação vigente. Esse armazenamento está em DESACORDO com o estabelecido na Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, RDC, n° 306, de 07/12/2004, pois os resíduos químicos do Grupo B devem ser armazenados

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q215736 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Dentre as medidas de prevenção de doenças infecciosas no trabalho, considera(m)-se como medida(s) terciária(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q216079 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A variação circadiana da sonolência faz com que o indivíduo sinta mais sono em determinadas horas do dia e da noite. Os períodos de maior sonolência diurna e noturna são os que ocorrem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q215747 | Medicina, Médico do Trabalho Júnior, Petrobras, Petrobrás Médico do Trabalho Júnior

Schilling, em 1984, classificou doenças, segundo sua relação com o trabalho, em três categorias. Algumas doenças podem inclusive ser incluídas em mais de uma categoria, dependendo do caso. Nesse contexto, considere uma conjuntivite ocupacional desencadeada por exposição a irritantes, em trabalhador sem história prévia da doença, e outra causada por alérgenos ambientais em trabalhador portador de conjuntivite alérgica. Esses dois casos se enquadram, respectivamente, nos seguintes grupos da Classificação de Schilling:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q818116 | Legislação Federal, Lei 8213 1991, Médico do Trabalho Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Quais empresas são obrigadas a preencher seu quadro de funcionários com um percentual específico de trabalhadores reabilitados ou portadores de deficiência, de acordo com a Lei no 8.213/1991?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q214907 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Um paciente de 58 anos chega à emergência com queixas de dor abdominal, febre, náuseas, vômitos e, ao exame físico, apresenta massa epigástrica palpável, equimose em flanco esquerdo e periumbilical, com histórico de etilismo e tabagismo. Exames laboratoriais de admissão mostram leucocitose (20.000 células/mm3 ), glicose = 300 mg/dL, LDH = 400 U/L, TGO = 430 U/L. Quais são a hipótese diagnóstica mais provável e o respectivo prognóstico?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q214717 | Medicina, Médico do Trabalho Júnior, Petrobras, Petrobrás Médico do Trabalho Júnior

Num atendimento de emergência, um paciente de 55 anos, masculino, hipertenso, queixa-se de dor precordial iniciada há 4 horas, sem irradiação. Nega melhora ou piora da dor ao se movimentar, respirar ou ao alimentar-se. Foi solicitado ECG, que não evidenciou sinais de isquemia aguda. Considerando-se esse quadro, quais os próximos procedimentos que devem ser adotados?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.