Questões de Concursos Música

Resolva questões de Música comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q680046 | Música, Música, IFPE, IF PE, 2019

É CORRETO conceituar “andamento” como o movimento
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q680048 | Música, Música, IFPE, IF PE, 2019

Quais tonalidades são consideradas vizinhas diretas da Tonalidade de Fá Maior?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q680051 | Música, Música, IFPE, IF PE, 2019

Quando falamos em Mordente, Afretando e Mezzo Piano, estamos nos referindo a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q680045 | Música, Música, IFPE, IF PE, 2019

Analise o que se afirma sobre a unidade de tempo e a unidade de compasso.

I. A unidade de tempo é a figura que vale um tempo e a unidade de compasso preenche todo o compasso.

II. A unidade de compasso preenche um tempo e a unidade de tempo preenche o compasso.

III.A semínima é a unidade de tempo dos compassos quaternário simples, ternário simples e binário simples.

IV.A unidade de compasso do 6/4 (seis por quatro) é a semibreve pontuada.

V. A unidade de tempo dos compassos binário composto, ternário composto e quaternário composto é a semicolcheia.

Estão CORRETAS, apenas, as assertivas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q680054 | Música, Música, IFPE, IF PE, 2019

Avalie o que se afirma sobre as escalas diatônicas maiores de Lá, Si bemol, Dó sustenido e Mi bemol.
I. Suas Supertônicas são, respectivamente, Si natural, Dó natural, Ré sustenido e Fá natural. II. Seus Homônimos são, respectivamente, Lá menor, Si bemol menor, Dó sustenido menor e Mi bemol menor. III. Possuem, nas armaduras de clave, respectivamente, 3 sustenidos, 2 bemóis, 7 sustenidos e 3 bemóis. IV. Suas Dominantes são, respectivamente, Mi maior, Mi bemol maior, Sol maior e Si maior. V. Suas relativas são, respectivamente, Fá sustenido menor, Sol menor, Lá bemol menor e Si menor.
Estão CORRETAS, apenas, as assertivas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q680055 | Música, Música, IFPE, IF PE, 2019

Sabemos que a escala geral é constituída de 97 sons que o ouvido pode perceber e classificar. Assim sendo, qual das notas da mesma escala é chamada de Diapasão Normal?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q680049 | Música, Música, IFPE, IF PE, 2019

Quanto a síncope e contratempo, marque a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q680050 | Música, Música, IFPE, IF PE, 2019

Os intervalos de terça menor, quarta justa, quarta aumentada, quinta justa e sétima aumentada possuem, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q680052 | Música, Música, IFPE, IF PE, 2019

Um trecho em Mi bemol maior, transposto uma 4ª Justa acima, deverá soar em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q680047 | Música, Música, IFPE, IF PE, 2019

Marque a alternativa que apresenta o conceito CORRETO da dinâmica e de seus símbolos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q680053 | Música, Música, IFPE, IF PE, 2019

Avalie o que se afirma sobre a tonalidade de Ré sustenido menor.

I. Possui dois sustenidos.

II. É enarmônico de Mi bemol menor.

III. É relativa de Fá sustenido maior.

IV. Sua primeira terça é menor.

V. Tem, entre os tons vizinhos, Fá maior, Ré maior e Si maior.

Estão CORRETAS, apenas, as assertivas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q911238 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Música, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

As alternativas a seguir descrevem formas de registro musical mencionadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Documento Curricular do Tocantins como elementos de linguagem e objetos de conhecimento pertinentes especificamente ao ensino de Música na etapa do Ensino Fundamental II, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q911236 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Música, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece diretrizes e objetivos para o ensino de Música nas escolas brasileiras. Um dos objetivos principais é desenvolver a percepção e a apreciação musical dos alunos. Analise as seguintes afirmativas em conformidade com as diretrizes da BNCC para o ensino de Música no Ensino Fundamental:
I. A prática musical deve ser voltada para a execução instrumental, sem considerar a criação ou apreciação de diferentes estilos musicais. II. A Educação Musical deve promover a compreensão e o respeito pelas diversas manifestações culturais e musicais presentes no Brasil. III. O ensino de Música deve ser centrado em repertórios musicais eruditos, descartando os populares. IV. O processo de ensino-aprendizagem musical deve incluir atividades de improvisação, composição e interpretação, valorizando a criatividade dos alunos.
Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q911235 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Música, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

A música brasileira é rica e diversificada, refletindo a mistura de diferentes culturas e influências ao longo dos séculos. Analise as seguintes afirmativas sobre características da música no Brasil:
I. O samba, um dos gêneros musicais mais representativos do Brasil, surgiu no início do século XX e tem suas raízes na cultura afrobrasileira. II. A Bossa Nova, que ganhou destaque na década de 1950, é caracterizada por uma combinação de samba e jazz, sendo popularizada por artistas como João Gilberto e Tom Jobim. III. O Tropicalismo foi um movimento musical dos anos 1960 que buscou integrar elementos da música tradicional brasileira com influências do rock e da música psicodélica, sendo liderado por artistas como Caetano Veloso e Gilberto Gil. IV. O Axé Music, que se popularizou na década de 1980, tem origem na cidade de Salvador e combina ritmos afro-brasileiros com pop, reggae e outros estilos.
Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q911237 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Música, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

A criação de jingles é mencionada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Documento Curricular do Tocantins como atividade no campo da expressão de ideias musicais de maneira individual ou coletiva e colaborativa, na etapa do Ensino Fundamental II.
Assinale a alternativa que define CORRETAMENTE o jingle:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q911239 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Música, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

A suça é uma manifestação cultural afro-brasileira característica do Tocantins e do norte de Goiás, que envolve música e dança.
Analise as afirmativas sobre características musicais da suça:
I. O batuque é produzido com tambores artesanais, alguns feitos em troncos de árvores ocados. II. Um dos tambores utilizados em rodas de suça é o roncador, espécie de cuíca de registro grave. III. A parte cantada é constituída pela alternância de frases curtas entre solo e coro.
Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q1074213 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Música, Prefeitura de Bom Jardim PE, FACET Concursos, 2025

No pensamento estético de Theodor W. Adorno, a música moderna, especialmente na obra de Schoenberg, adquire papel de resistência crítica à racionalidade instrumental. Considerando os fundamentos dessa abordagem filosófica, qual alternativa expressa uma compreensão adequada da autonomia da obra de arte musical?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1070711 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Música, SEDF, Quadrix, 2018

Texto associado.

A estética é a área da filosofia que estuda as concepções de forma e beleza e a maneira como o ser humano enxerga, ouve e percebe o meio em que vive. Tem‐se visto a música como uma expressão da estrutura social, um elemento político, que trata da relação entre o homem e o tempo.

L. B. Meyer. Emotion and Meaning in Music. 1956.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir acerca de estética musical.

A estética musical não se resume apenas a relacionar a música com várias artes de acordo com pontos em comum, mas a compreender e definir o significado e o objetivo da música e seu impacto no ser humano.
  1. ✂️
  2. ✂️

19Q1071915 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Música, Prefeitura de Piratuba SC, AMAUC, 2022

Carlos Gomes (1836-1896) foi um grande compositor brasileiro. O sucesso de sua primeira ópera A noite no castelo valeu o apoio do imperador Dom Pedro II, que lhe concedeu uma bolsa de estudos em Milão. Segundo Guérios (2003), a língua portuguesa, ainda o único elemento nacional presente nas óperas de Gomes, cedeu lugar ao italiano. A partir do lirismo italiano Carlos Gomes ira compor _______________ cuja temática se baseia no drama indígena e luso-brasileiro, a música era tipicamente italiana, com notória influência de Verdi.

Após análise, marque a opção que completa corretamente a lacuna acima:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1071916 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Música, Prefeitura de Piratuba SC, AMAUC, 2022

Com o apoio do interventor, Villa-Lobos conseguiu pela primeira vez uma multidão para cantar e ouvir um programa que incluía a protofonia. A imprensa colaborou com o evento, divulgando locais e horários de ensaios de acordo com as diferentes vozes. Professores de música e regentes de coro corresponderam ao chamado para ensaiar o povo em diferentes teatros à noite. Uma firma cedeu dez pianos para ensaios, e a polícia colaborou com a organização do evento enviando dois mil militares. No dia 24 de maio de 1931, no Clube de Futebol São Bento, Villa-Lobos regeu um coro com o número estimado de quinze mil vozes. O impacto e o sucesso da apresentação certamente foram decisivos para que o compositor abandonasse seus planos de voltara Paris e se concentrasse em uma nova trajetória, que o levou a ocupar o posto de maior educador e disseminador da música de todos os tempos no Brasil. Uma das peças executadas por Villa-Lobos foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.