Questões de Concursos: MODALIDADE INTEGRADO

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21 Q939677 | Matemática, Médias, MODALIDADE INTEGRADO, IFBA, INEP

Numa escola o grupo A é composto por 6 pessoas e tem a média de idade de 13 anos. O grupo B tem a mesma soma de idade que o grupo A. Entram no grupo B duas pessoas com idades de 14 anos e 18 anos, e então a média de idade do grupo B passa a ser de 11 anos. Quantos integrantes tinha o grupo B, antes da chegada dos dois últimos integrantes?

22 Q939683 | História, Fundamentos da História Tempo, MODALIDADE INTEGRADO, IFBA, INEP

A ciência da História, como qualquer outra ciência, é um conhecimento racional, objetivo, progressivo, verificável e verdadeiro, ainda que falível. Contudo, a ciência da História para conhecer a realidade dos homens no tempo tem determinada especificidade, essa especificidade na construção do passado dos homens no tempo é:

23 Q939691 | Geografia, MODALIDADE INTEGRADO, IFBA, INEP

O Manifesto Comunista de 1848, elaborado por Karl Marx e F. Engels é um documento fundamental para compreender a crítica social ao capitalismo no século XIX.
“Seguraram com firmeza as visões originais de seus mestres, em oposição ao desenvolvimento histórico progressivo do proletariado. Eles, portanto, empenharam-se, de modo consistente, para enfraquecer a luta de classe e para reconciliar os antagonismo de classe. Ainda sonham com a realização experimental de suas utopias sociais, de fundar phalanstères isolados, de fundar “colônias residenciais”, e de erigir uma Pequena Içaria – décima segunda edição da Nova Jerusalém, e para realizar todos estes castelos no ar, são compelidos a apelar para os sentimentos e bolsas dos burgueses.”
MARX, Karl. O Manifesto Comunista. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1998. p. 62.
Na passagem acima os autores daquele documento criticavam:

24 Q939694 | Atualidades, MODALIDADE INTEGRADO, IFBA, INEP

Para responder a essa questão, leia o trecho da reportagem que segue, intitulada “Quênia proíbe produção, venda e uso de sacolas plásticas” de 01/09/2017:
“O que era para ser um objeto prático e útil do dia-a-dia, tornou-se um dos maiores problemas ambientais da humanidade: a sacola plástica. A produção e o descarte em quantidades irracionais fizeram com que este resíduo não só entulhasse lixões e aterros sanitários, levando centenas de anos para se decompor, mas o pior de tudo, poluindo os oceanos do planeta, matando animais, pois o Quênia, na África, decidiu tomar uma decisão radical para combater esta situação: proibiu a produção, comercialização e o uso de sacolas plásticas. Quem desrespeitar a nova lei poderá pagar multa de até 38 mil dólares ou ainda prisão de quatro anos. Para conseguir aprovar a rígida legislação, foram necessários dez anos de muitas negociações. Foram três tentativas – frustradas – para colocar a norma em vigor, mas a partir de hoje, não há mais discussão.”
Texto adaptado. Disponível em: <https://catracalivre.com. br/cidadania/quenia-proibe-producao-venda-e-uso-desacolas-plasticas/>. Acessado em 26/07/2018

Sobre o problema relatado pela reportagem e a solução proposta pelo Quênia, analise as afirmações que seguem e marque a única verdadeira:

25 Q939684 | História e Geografia de Estados e Municípios, MODALIDADE INTEGRADO, IFBA, INEP

TEXTO I
Carlos Martel, que sucedeu a seu pai, Pepino de Herstal, em 714, foi considerado como o verdadeiro rei e seu prestígio foi realçado por suas vitórias, entre as quais estava a ganha perto de Poitiers contra os muçulmanos. LE GOFF, Jacques. As raízes medievais da Europa. Petrópolis, Vozes, 2007. p.50.


TEXTO II
João da Mota era baiano e filho de Pedro da Mota. Foi servir como soldado na capitania de Pernambuco a partir de 2 de outubro de 1684, galgou postos militares por seus serviços e bravura, chegando a sargento-mor do Recife.
CAVALCANTI, Nireu. História de Conflitos no Rio Colonial. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2013. P. 219.
Os séculos indicados nos textos I e II, relativos a Carlos Martel e João da Mota, são, respectivamente:

26 Q939687 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, MODALIDADE INTEGRADO, IFBA, INEP

Voyages contém dados sobre mais de 3,8 milhões de escravos embarcados em navios luso-brasileiro na África e cerca de 3,4 milhões desembarcados nas Américas (…). A maior parte dos africanos trazidos por comerciantes luso-brasileiros embarcou em navios que haviam partido de portos brasileiros. De acordo com Voyages, pelo menos 37% dos escravos transportados por traficantes luso-brasileiros embarcaram em navios que haviam partido do Rio de Janeiro, 36% em navios saídos de Salvador da Bahia e 12% em embarcações de Recife em Pernambuco. O restante, cerca de 15%, foi transportado em navios que haviam partido de outros portos, com Lisboa, Porto, Belém do Pará e São Luís do Maranhão.”
SILVA, Daniel B. Domingues da. Brasil e Portugal no Comércio atlântico de escravos: um balanço histórico e estatístico. In. GUEDES, Roberto (org.). África – Brasileiros e Portugueses. Rio de Janeiro, Mauad X, 2013 p.53-54.
No início do século XVII, o tráfico de escravos da África para o Brasil passou a ser regular e tinha intima relação com as economias desenvolvidas no Brasil colonial. Com base nos dados apresentados, é possível afirmar que:
I – Pelos dados apresentados, o porto do Rio de Janeiro já era o mais concorrido para o desembarque de pessoas na condição de escravos, podendo evidenciar a maior atividade econômica desta região, como, por exemplo, a economia aurífera ou do ouro.
II – A cidade do Salvador, com base nos dados apresentados, mantinha o segundo lugar no trato de escravos podendo evidenciar a continuidade da importância da economia do açúcar e do tabaco.
III – Pernambuco, pelos dados do Voyages, aparecia com 12% dos navios embarcados revelando a falência da economia açucareira e aurífera daquela região.
IV – A presença de diversos portos no trato ou tráfico de escravos evidencia o quanto a economia do escravismo e da escravidão estavam disseminadas na Idade Moderna.
Marque a alternativa que apresenta as preposições verdadeiras:
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