Questões de Concurso Matemática

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

111 Q975593 | Matemática, Geometria Analítica, Matemática, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

A empresa Conecta+ Telecom instalou uma torre de sinal em um terreno plano, cuja localização foi marcada na planta por meio das coordenadas (3,−2), em um sistema cartesiano. Para garantir a cobertura ideal, a área de alcance da torre é definida por uma circunferência de raio 5 unidades, centrada exatamente nesse ponto.

• Um técnico precisa verificar se o ponto P = (7,1) está dentro da área de cobertura do sinal.
• Com base nessas informações, é correto afirmar que o ponto P:
• O ponto P está dentro da circunferência, pois a distância do ponto ao centro é maior que 5 unidades.

112 Q909850 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Matemática, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Assinale a alternativa que está em desacordo com a perspectiva de investigação matemática apresentada por Ponte, Brocardo e Oliveira (2009).

113 Q899687 | Pedagogia, Matemática, Prefeitura de Baliza GO, Itame, 2024

A promoção é uma das formas legalmente admitidas para que ocorra a classificação em qualquer série ou etapa, exceto a primeira do ensino fundamental. É a promoção destinada a discentes:

114 Q899037 | Pedagogia, Educação Especial, Matemática, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva busca implementar práticas que garantam a inclusão efetiva de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Considerando os princípios orientadores dessa política, quais as seguintes afirmações não estão de acordo com seus objetivos e diretrizes?

115 Q975589 | Matemática, Matemática, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Em uma fábrica de embalagens, 6 operários produziram 468 unidades de um determinado item em 8 dias, trabalhando 6,5 horas por dia. Com o aumento da demanda, a equipe foi reforçada, agora são 9 operários, que trabalham 7,5 horas por dia durante 6 dias.
Mantendo o mesmo ritmo de produção por hora, qual foi o aumento na quantidade total de unidades produzidas após a ampliação da equipe e mudança na jornada de trabalho?]

116 Q910385 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Matemática, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

São perspectivas que estão de acordo com a modelagem matemática apresentadas por Meyer, Caldeira e Malheiros (2011), exceto:

117 Q898157 | Pedagogia, Gestão Escolar, Matemática, Prefeitura de Itapissuma PE, IGEDUC, 2024

Considere o excerto abaixo:

"Falar em engajamento dos alunos vai muito além de estar atento às aulas. Trata-se do engajamento cognitivo, em que o aluno participa atentamente por meio de ideias, opiniões e reflexões. Manter os estudantes engajados reflete benefícios a longo prazo, como a formação de cidadãos pensantes e com a capacidade de inserir pensamentos críticos em sua realidade. Existem alguns desafios enfrentados pelos educadores, que envolvem tempo e dedicação por parte dos docentes. Contudo, os resultados se refletem de uma maneira muito mais perceptível quando os alunos estão realmente envolvidos em seu processo de aprendizagem."
Fonte: https://tinyurl.com/52xymumh

Em uma escola de ensino fundamental, uma professora enfrenta dificuldades para manter o engajamento de seus alunos durante as aulas. Após analisar a situação, ela identifica a necessidade de adaptar seu planejamento. Considerando uma perspectiva humanista na gestão de sala de aula, qual das alternativas a seguir representa a ação mais eficaz?

118 Q906702 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Matemática, Prefeitura de Cuiabá MT, SELECON, 2024

Em relação à Unidade Temática Números, proposta pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), uma habilidade a ser desenvolvida no 6º ano do Ensino Fundamental está corretamente indicada na seguinte alternativa:

119 Q896672 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Matemática, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Instituto Consulplan, 2024

O ensino de matemática mais tradicional é aquele em que o professor assume o papel de protagonista e compila conceitos de livros didáticos, levando em conta o que considera importante, cabendo ao aluno acreditar que a aprendizagem de matemática se resume em acumular e aplicar fórmulas, algoritmos e regras transmitidas pelo professor e não vem se mostrado muito eficaz. Esse conceito, em que a prioridade não é a aprendizagem do aluno e sim o volume de conteúdo a ser trabalhado, dificulta a percepção do estudante da relação entre a matemática e a realidade em que ele está inserido. A fim de aumentar o estímulo e a motivação dos estudantes, novas abordagens metodológicas que contribuem para uma maior motivação dos alunos e para a melhoria na aprendizagem desses estudantes estão sendo aplicadas. Qual das alternativas a seguir NÃO é exemplo dessas novas abordagens metodológicas?

120 Q896044 | Pedagogia, Matemática, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

No campo da Educação, o currículo é uma peça fundamental que norteia as práticas pedagógicas e define os objetivos e conteúdos a serem trabalhados em um determinado contexto educacional. Nesse sentido, aprecie com atenção o enigma abaixo:
A origem etimológica da palavra "currículo" remonta ao latim "curriculum", que significa "corrida" ou "percurso". Essa raiz etimológica reflete a ideia de que o currículo educacional é um caminho a ser percorrido, um conjunto de experiências e aprendizados planejados. No contexto educacional, o currículo pode ser definido como
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.